Meu marido completou o ensino fundamental (1º grau) em 1998 foi dada à mãe dele a 1ª via do histórico escolar. Hoje, em 2008, ele está precisando da 2ª via, pois sua mãe perdeu, e quando ele foi pedir o colégio informou que a mãe dele não tinha quitado oa últimos 6 meses em 1998 e que somente forneceria a 2ª via caso ele pague esses 6 meses. Meu marido quer entrar na faculdade ainda esse ano, mas o colégio na qual ele cursou o ensino médio (2º grau) está exigindo à ele o histórico do 1º grau. Esses 6 meses já não prescreveu ? Afinal já se passaram 10 anos e o colégio nunca cobrou nem propôs ação. Devo entrar no JEC e pedir uma tutela antecipada ? Gostaria de sugestões. Obrigada, Roberta.

Respostas

    A

    adriana sppezapria fernandes Sexta, 01 de maio de 2009, 21h59min

    Estou com dificuldads, nao comclui o ensino fundamental quando me faltava apenas meio ano, isso no ano de 95 e nas escolas por onde passei dizem que estao procurando. Mas estou com uma certa urgencia em concluir meus estudos como posso agir nesse caso?
    [email protected]
    grata

    M

    Marisa Sexta, 01 de maio de 2009, 22h39min

    Oi Adriana

    Veja o que diz a Lei de Diretrizes e Bases, sobre a Educação de Jovens e Adultos:

    "Da Educação de Jovens e Adultos

    Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.

    § 1º. Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.

    § 2º. O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.

    Art. 38. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.

    § 1º. Os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão:

    I - no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos;

    II - no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.

    § 2º. Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames."

    Você pode ter perdido o histórico escolar, mas com certeza não perdeu seus conhecimentos; procure uma escola de jovens e adultos do seu municipio (não precisa gastar dinheiro com isso, busque escola pública) e veja em que série você se enquadra.

    E SUCESSO

    C

    Claudia Bezerra Garcia Quinta, 21 de maio de 2009, 16h41min

    Meu marido perdeu seu historico escolar mas a escola que terminou seu 2º grau não existe mais como faço para conseguir a 2º via do mesmo pois ele quer prestar vestibular e sem o historico não pode desde ja obrigado

    C

    carlos eduardo_1 Domingo, 24 de maio de 2009, 16h15min

    oi terminei meu primeiro grau no colegio particular em 1991 só que até hoje não podi pegar meu historico escolar, devido a uma divida anterior . quando eu vou tentar pegar tenho uma negação, eles me informão q ainda tenho uma divida pendente como eu posso pegar esse historico?????? tem auguma lei que exija esse documento?

    H

    Haroldo Passos Domingo, 13 de dezembro de 2009, 9h39min

    Depois de um Tempo sem fazer Cursos, Fiz em 2008 um Curso Pós Técnico. No inicio do Curso o Colégio exigiu-me os seguintes documentos, Certificado do 2 Grau e Historico Escolar.
    Agora ao final de 2009 e do Curso, fui "pagar"pelo Certicado e a publicação no diario Oficial, e o colegio mencionou que faltam os seguintes documentos: Declaração de Estagio que já consegui e só falta entregar e o mais estranho, pediram-me o Historico Escolar da 1 a 4 séries. Ora eu devo ter concluido a 4 serie por volta de 1972, pois meu certificado de 8 serie e o respectivo historico datam de 1976. Nao sei como conseguir este documento, segundo a pessoa do colegio que fica em Nilopolis, a exigencia e da Secretaria de Educação da Seção de Nova Iguaçu.
    Estudei da 1 a 8 serie no Rio de Janeiro, tendo trocado de colegios, tenho o Certificado original da 8 serie da Escola Municipal Jose de Alencar, o 2 Grau passei por um colegio Publico e no Final conclui em um Particular em bonsucesso, depois disso fiz dois anos do Curso de Letras em Universidade Particular.
    Não sei o que Fazer ?
    Alem de ter que conseguir o Novo Certicado do pós Médio, estou com Vestibular Prestado e tendo que fazer Matricula em Universidade.
    Será que se consegue cópias de documentos de 1972 ?