A pergunta é: “quais os benefícios que um contribuinte autônomo (INSS) tem junto à Previdência Social ?” tipo: auxilio doença, salário maternidade/paternidade, acidente de trabalho (?), aposentadoria...etc - por favor se possível enviar texto com fundamento.

Outra pergunta, que preciso por favor - tenho um amigo que não recolhe INSS desde o ano de 2005 ele pode recolher estes INSS atrasados ? visto que ele é proprietário de empresa ? Caso ele possa recolher este período contará como aposentadoria normalmente?

Gostaria de parabenizar pelo site, muito bom.

Obrigada, Marcia Borges

Respostas

    Armando Franco

    Armando Franco Sábado, 08 de outubro de 2016, 23h23min

    Giselle Alves Franco Suave//
    Para receber o benefício de auxílio-doença, a carência é de no mínimo 12 contribuições mensais sem atrasos.
    Como você tem só 7 meses, creio que não irá obter tal benefício.
    Boa sorte
    Armando

    Monica Cassiano

    Monica Cassiano Quarta, 11 de janeiro de 2017, 16h11min

    Boa Tarde, ja contribuo a 3 anos o INSS fiz uma cirugia a 20 dias eu tenho direito ao auxilio doença

    Armando Franco

    Armando Franco Quarta, 11 de janeiro de 2017, 17h00min

    Monica Cassiano//
    Tem direito a solicitar auxílio doença. Seu médico deve fazer a recomendação e a concessão ou não dependerá de perícia a ser feita pelo médico do INSS.
    Sds.
    Armando

    C

    Claudio nei maciel Sexta, 13 de janeiro de 2017, 10h25min

    Minha mae tem 65 anos,tem 12 anos que paga ao INSS individual,já nao consegue exercer seus trabalhos do lar,pois,sente muitas dores e inchaços nas maos e pernas.ela tem direito ao auxilio doença ou aposentadoria ? Grato.