Boa noite,

Sou acadêmica do curso de Administração à distância EAD, pela Unitins, tendo como mediadora uma instituíção chamada Eadcon. A grande maioria dos alunos têm tido grandes problemas com essa instituíção, pois pelo que soube, eles não tem suporte para atender a grande demanda de pessoas que se inscreveram no vestibular. Comecei o curso há 1 ano e meio e me arrependo até hoje. Não que a Universidade seja ruim, não, a Universidade é ótima, mas a Eadcon é péssima. As apostilas atrasam , as aulas ficam fora do ar, o portal fica sobrecarregado, na central de atendimento ninguém atende e depois de duas semanas tentando, quando você consegue falar, ninguém resolve o seu problema. Quer ver pior, os contratos estão sem a assinatura da Universidade. Prometeram (tanto em propaganda, quando no portal), bibliotecas, fóruns de discussão, chat's, etc, e até agora nada. Criaram um ambiente virtual AVA, com fóruns de discussão e chat's, só que é só para a nova turma, ou seja, 2008. Gente! isso é o mínimo do que acontece lá, é inacreditável o descaso. Não podemos sair , pois se sairmos perderemos tempo e dinheiro. No final estamos aguardando a boa vontade da Eadcon em resolver os problemas. Desta forma, peço por favor, orientações para resolver essas questões, pois não sei mais a quem recorrer, estou quase indo ao Procon. Já entrei em contato com o MEC, mas eles disseram que o problema não é com eles, que eu teria que enviar uma carta para a Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Pensei, isso vai é acabar em pizza, então não enviei carta nenhuma. Estou então recorrendo a este Fórum, pedindo ajuda. Agradeço e aguardo

Respostas

    M

    Marcio_1 Terça, 27 de maio de 2008, 10h54min

    Concordo totalmente com a Deise Lucia Brandão, a EADCON é uma verdadeira vergonha para a classe acadêmica.

    A

    Alessandra Maria Ferreira Frazão Terça, 16 de setembro de 2008, 9h13min

    Concordo plenamente com os colegas, não é só uma vergonha, é no mínimo desrespeitoso com os acadêmicos, estou cursando o quarto periodo de administração e pesquisando a minha situação acadêmica pude obeservar que fiquei reprovada em todas as disciplinas por falta, detalhe não sei com quem resolver já que a tutora não sabe resolver.

    I

    Izaias Marques Prudente Quarta, 24 de setembro de 2008, 10h25min

    ola! alguns dia atrás postei uma reclamação contra a EADCON, porém o meu problema foi resolvido, sendo assim estou retirando minha reclamação do fórum.
    Espero que os problemas de vocês sejam resolvidos em breve.
    grato.

    D

    Debora Gabriela Dias Dos Santos Terça, 30 de setembro de 2008, 13h21min

    concordo também sou aluna da eadcon e estou chatiada de mais com o que tem ocorrido.

    S

    suraya elias caram Terça, 07 de outubro de 2008, 23h24min

    Prezados colegas, sou aluna de pós-graduação e tutora na EADCON/EDUCON. Posso garantir-lhes que os problemas aqui expostos estão sendo sanados. Falo isto com a convicção de quem faz parte da vida acadêmica na instituição e, também como quem presta serviços a ela. Portanto, como alguém que passou pelos problemas e , ao mesmo tempo, tenta resolvê-los para os colegas. Ocorre o seguinte: a EDUCON cresceu demais nos últimos 8 anos e sua estrutura tornou-se se insuficiente para tal. Hoje, o "0800" tem apostos 80 posições de telemarketing, ou seja: 160 atendentes distribuídos em dois turnos - manhã e tarde - conseguindo atender a 95% das ligações, PROTOCOLANDO OS PEDIDOS dos alunos e enviando-os aos departamentos responsáveis. Isto faz com que seja possível identificar quem o atendeu, em que dia, hora e para que departamento o pedido foi encaminhado. Além disso, existe, agora a determinação de EM QUANTO TEMPO aquele determinado problema deve ser solucionado. Estas medidas foram tomadas para que a EADCON nos possa oferecer melhores serviços e tranquilidade. Em caso de o tutor não poder responder às suas dúvidas, procure o seu C.A - Centro Acadêmico. Se nem ali, o informarem, lance mão do "0800" que, como já sabem foi remodelado. Com o protocolo em mãos será possível solucionar o problema. Em pouco tempo, espera-se que não haja mais dificuldades neste aspecto.Quanto à credibilidade da instituição, temos a campanha em massa através da tevê que nos respalda, pois coloca em evidência para todo o país seu nome no mercado. Outra medidas estão sendo tomadas para que tenhamos maior segurança , uma vez que a distância entre nós e as faculdades, muitas vezes prejudica nossa confiança no sistema de ensino à distância. Pessoal, o EAD é uma realidade no país e nós fazemos parte da maior instituição no ramo. Visitem o site do MEC. Lá estão as instituições credenciadas, entre elas, a FAEL e a UNITINS cujos cursos estão registrados na modalidade EAD. Os certificados têm sido expedidos em conformidade com a lei. Hoje, a rede tem 140.000 alunos, em 5.561 municípios do Brasil. 50% dos professores são mestres e doutores, 25.000 alunos já se formaram. É a maior no setor. Os números, por si , já impõem respeito e atestam a credibilidade da EDUCON. Estamos crescendo junto com ela! é preciso apenas um pouquinho mais de calma...Certamente, a partir de 2009, teremos menos problemas, e maior satisfação, pois a empresa está investindo pesado para se firmar ainda mais no mercado, sempre balizada pelos parâmetros ditados pelo MEC. Espero poder ter esclarecido suas dúvidas mais urgentes!!! Estou à disposição para mais esclarecimentos, se necessário.

    D

    Dombrowski Quinta, 16 de outubro de 2008, 13h20min

    Estou muito preocupado com esta medida do MEC de suspender nova matrículas no EADCON. Tem um velho ditado popular que diz: "Onde há fumaça, há fogo". O MEC faz muito bem em fiscalizar com muito rigor. As reclamações são muitas.

    S

    suraya elias caram Sábado, 18 de outubro de 2008, 0h09min

    Quanto ao fato de o MEC não permitir matrículas na EADCON, o que ocorre é o seguinte: Houve uma reunião entre o MEC e a empresa EADCON - Por que empresa EADCON? Acontece que a EADCON é a empresa de marketing que é responsável pela divulgação de duas instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC: UNITINS E FAEL. Por isso, é que nas as campanhas publicitárias aparece sempre o nome EADCON. Assim, o MEC chamou a empresa à mesa, estabelecendo que se mudem as campanhas publicitárias , tornando visíveis as duas instituições de ensino - FAEL e UNITINS, a fim de que o possível futuro aluno não seja induzido a erro, pensando estar se matriculando na faculdade EADCON, quando, na verdade, o está fazendo ou na FAEL ou na UNITINS, dependendo do curso escolhido.A EADCON aceitou prontamente o determinado. Porém, quando o acordo se firmou, toda a campanha para o vestibular de fim de ano já estava pronto!Embora pudesse liminarmente agir da forma como estava previsto, utilizando o material já impresso, a EADCON preferiu acatar ,sem nehuma restrição, a determinação do MEC, decidindo refazer todo material publicitário, postergando para fim de novembro seu vestibular, cuja campanha em massa já deverá apresentar as duas faculdades como promotoras do concurso. E é isso...Tomara que tenha dado para tranquilizá - los.

    T

    Tamara_1 Sábado, 25 de outubro de 2008, 20h03min

    Isto é um tremenda falta de respeito com nós acadêmicos!!.Já estamos no 4º Periodo de Pedagogia desde quando começamos é bagunçado, as notas além da demora, ainda postam errada. Estou indignada com isto!ninguém resolve, não sabemos á quem recorrer!!..me arrependo tanto de nao ter feito em outra instituição. Pagamos em dia e quando atrasa não querem nem saber se vc não tem dinheiro, o porque que atrasou!!...isto nao pode ficar assim! cadê nossos direitos!!?

    S

    suraya elias caram Sábado, 25 de outubro de 2008, 21h01min

    Olá, Tamara! Sei o que você sente , porque tive a mesma impressão até conhecer, de fato, a empresa. Certamente o problema não está na empresa EADCON, mas no C.A. (Centro Acadêmico) ao qual vc está vinculada, pois as notas , quem posta, é O TUTOR. Ele é o responsável por fazer a chamada na sala de aula , aplicação das provas e postagem de notas. A EADCON não participa da parte pedagògica. Os C.As têm autonomia. Existe um prazo para postagem de notas e, semanalmente devem ser computadas as presenças. Tudo é enviado ao sistema através de uma senha individual do TUTOR que deve ser responsável e organizado. Se não é o caso. PUXE A ORELHA DO PESSOAL DO CENTRO ACADÊMICO , SE TIVER TUTOR, PUXE A DELE!!!

    D

    douglas duarte Quinta, 30 de outubro de 2008, 11h03min

    olá suraya!!!!

    sou aluno da educon natal, no curso de tecnologia análise e desenvolvimento de sistemas, 4º período.
    Bom, nos tivemos e ainda temos vários problemas com a instituição, por exemplo: 1) eu fiz um contrato com a educom, que não foi assinado por eles;
    2) o certificado de conclusão do curso não é da educon e sim da unitins se não me engane;
    3) O curso não é reconhecido pelo MEC, e esse é o maior medo do pessoal. Terminar o curso e o MEC não reconhecer. Nós ligamos e eles não dão informação alguma se o curso está em processo de reconhecimento, como está a situação!!!

    S

    suraya elias caram Quinta, 30 de outubro de 2008, 13h00min

    Olá, Douglas,

    O contrato deve ser assinado no seu C.A. que é o responsável - mediador entre as partes. Se isto não ocorreu, o problema é do Centro Acadêmico ao qual você está vinculado. Fale com a pessoa responsável no C.A.. Se acaso não obtiver resposta, ligue para o "0800". Quanto ao seu curso "tecnologia análise e desenvolvimento de sistemas" - acho que você está equivocado, pois todos os cursos oferecidos pelo sistema EADCON estão devidamente regularizados e reconhecidos pelo MEC. Quanto ao certificado de conclusão do curso não ser da Educon e sim da Unitins , é perfeitamente correto , pois a EDUCON não é uma faculdade, mas uma empresa de marketing, digamos assim, que é parceira da UNITINS e da FAEL. São elas, as instituições de ensino, que oferecem os cursos que fazemos. Por isso, nossos certificados são emitidos por elas : as faculdades. Se não fosse assim, nossos Diplomas de nada valeriam. Entendeu?

    S

    suraya elias caram Quinta, 30 de outubro de 2008, 13h08min

    Douglas,

    Para tranquilizá-lo e tirar suas dúvidas e de seus colegas deixo para você o

    e-mail do coordenador do Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas
    Titulação: Curso Superior de Tecnologia
    Modalidade: Educação a Distância

    Prof. Igor Yepes.

    Email:[email protected]

    Tenho certeza de que ele pode lhe dar respostas definitivas.

    ?

    Deise Lucia Brandão Terça, 11 de novembro de 2008, 22h27min

    Cara Suraya,

    Pelo que percebí você conhece bem o que acontece dentro dessa instituíção e não discordo quando você diz que a "Eadcon cresceu demais nos últimos 8 anos e sua estrutura tornou-se se insuficiente para tal". Porém é inaceitável a Propaganga enganosa, prometer algo que não se possa cumprir. Minha revolta é que sou aluna de 2007 e não fui beneficiada com as "melhoras" que estão acontecendo na Eadcon. Cadê o AVA para a minha turma? Cadê os fóruns de discussão? Chat's? Ontem, segunda-feira, não tive aula e porquê? Não tinha sinal. Acho que você não deve prometer o que não tem. Se não fosse por acreditar na propaganda, estaria agora em outra instituíção e quem sabe mais feliz.
    Todos os contratos que recebi até agora, não consta assinatura de ninguém e para piorar o contrato que deveria ter recebido em agosto até agora nada. Você diria: Isso e outras coisas são responsabilidades dos CA's. Mas quem é que monitora os CA's. Para que serve a Coordenadora de Pólo, que é a representante da Eadcon dentro do CA? Se nós acadêmicos tivermos que brigar constantantemente com a Eadcon e os CA's, onde arrumaremos tempo para trabalhar, estudar, estar com a família. Queremos algo que funcione. Brigar o tempo todo é desgastante e até o presente momento não nos trouxe o retorno almejado. Parece que outros estão colhendo os frutos (apesar que verifiquei que a turma de 2008, não está tão satisfeita) daquilo que nós com muita dificuldade, plantamos. Estamos tão cansados que já deixamos muitas coisas pra lá, já que dentro 02 anos estaremos nos formando (ainda tento acreditar nisso). Mas uma coisa você pode ter certeza, espero nunca mais estudar nesta Eadcon novamente e, o pior, não tenho nenhum orgulho de dizer que estudo lá. Se me perguntam, digo a verdade.
    A eadcon cometeu um grave erro, não se preocupou com a propaganda boca-a-boca. E isso tem repercutido muito mal, não só na internet mas entre as pessoas de modo geral. Uma coisa a Eadcon pode ter certeza: os "clientes" de 2007, eles já perderam.

    G

    gizelle Sábado, 15 de novembro de 2008, 11h00min

    Olá, cheguei a este forum por procurar soluçoes mas percebi que muitos estão com grandes problemas igual ao meu: EADCON.
    Sou aluna do 2ºperiodo de PEDAGOGIA no C.A de PIABETÁ MUNICIPIO DE MAGÉ - RIO DE JANEIRO,aqui esta uma verdadeira bagunça ,por causa do portal que consta REPROVADO POR FALTA .No historico sem asssinatura dos 35 alunos ,isto venho aqui a relatar que só foi descoberto ontem durante a aula(14/11/2008) por meio de uma aluna que precisou imprimir este documento para um curso de gestão oferecido pelo Estado do RIo no qual ela perdeu por constar a reprovação em diversas diciplina assim todos descobrimos mais esta falha da eadcon.
    E aqui fica a pergunta se alguem poder me dar uma soluçao
    O QUE DEVEMOS FAZER SE JÁ RECORREMOS A TODOS O RESPONSAVEIS DO C.A ?
    e CLARO SEM SOLUÇÃO.

    MEU E -MAIL/msn É [email protected]

    H

    Helenilson Pereira da Silva Quarta, 19 de novembro de 2008, 16h27min

    Sou estudante de Licenciatura em Português-Espanhol pela UNITINS-EADCON e desde o terceiro períiodo (estamos no quarto período) não temos acesso ao AVA. Acontece que sempre há uma mudança. Eu mesmo tenho utilizado o Orkut para estudos. E hoje tive uma éssima notícia: o MEC vai fechar pólos de cursos a distância. Isso ninguém nos informa, mas saiu nos jornais e há uma listagem dos pólos.

    G

    gizelle Quarta, 19 de novembro de 2008, 20h09min

    Caro Helenilson Pereira da Silva,gostaria de saber onde v/c leu esta noticia,e como posso verificar a listagem dos Pólos.

    V

    Vanessa de Falco Quinta, 20 de novembro de 2008, 13h30min

    Realmente, não existe pior do que essa Eadcon e infelizmente estou cursando tbm (Normal Superior)...
    Estou tentando postar um trabalho e nada, sendo que o prazo já está no fim...
    Eu nunca falto e ainda fico com 75% de presença, fala sério...
    Se nós fazemos td certo e dá alguma coisa errada, vmos correr atrás e ele ainda não resolvem nada, mas se nós deixarmos uma parcela sem pagar, que não é o meu caso, eles imediatamente aparecem pra querer cobrar, que Faculdade é essa, ninguem merece...
    Já não sei o que fzer, qm defende é pq é da mesma (#@$**&$)dá vontade de falar umas viu, mas só qm está nessa sabe do que estou falando...
    Me falem pra q adianta uma coordenadora se tbm não resolve nda.
    Eles aproveitam pq ninguém faz nada pra mudar, nós mesmos nos acomodamos com a situação.
    Sabia q a Eadcon fosse assunto de PROBLEMA, mas não sabia q havia tanta gente q achasse o mesmo, depois q vi nesse fórum, comprovei e confirmei meu pensamento sobre a Eadcon...
    Eu como a Deise, tbm me arrependo amargamente...

    V

    Vanessa de Falco Quinta, 20 de novembro de 2008, 13h30min

    Realmente, não existe pior do que essa Eadcon e infelizmente estou cursando tbm (Normal Superior)...
    Estou tentando postar um trabalho e nada, sendo que o prazo já está no fim...
    Eu nunca falto e ainda fico com 75% de presença, fala sério...
    Se nós fazemos td certo e dá alguma coisa errada, vmos correr atrás e ele ainda não resolvem nada, mas se nós deixarmos uma parcela sem pagar, que não é o meu caso, eles imediatamente aparecem pra querer cobrar, que Faculdade é essa, ninguem merece...
    Já não sei o que fzer, qm defende é pq é da mesma (#@$**&$)dá vontade de falar umas viu, mas só qm está nessa sabe do que estou falando...
    Me falem pra q adianta uma coordenadora se tbm não resolve nda.
    Eles aproveitam pq ninguém faz nada pra mudar, nós mesmos nos acomodamos com a situação.
    Sabia q a Eadcon fosse assunto de PROBLEMA, mas não sabia q havia tanta gente q achasse o mesmo, depois q vi nesse fórum, comprovei e confirmei meu pensamento sobre a Eadcon...
    Eu como a Deise, tbm me arrependo amargamente...

    A

    Adriana Cestarioli Quinta, 20 de novembro de 2008, 13h56min

    Boa tarde pessoal, realmente é tudo verdade e hoje percebo que o problema não é comigo, também estou muito arrependida de ter começado a estudar na Eadcon, poxa vida q falta de respeito com as pessoas q estão tentando ser alguem na vida, eu nunca quis prejudicar ninguem, mas é exatamente assim q me sinto prejudicada, lesada, enganada, e pelos mesmos problemas,avaliações, material complementar, pagamentos, falta de apoio do C.A. mas enfim, depois de ter tentado de tudo para solucionar os meus problemas, e as vezes sem sucesso algum, hoje rezo, rezo muito para conseguir pegar o meu diploma, e tentar uma Pós em uma instituição séria e competente, disposta a ajudar no crescimento profissional das pessoas, estou no 4º período de Analise e Desenvolvimento de Sistemas, em breve serei uma Análista de Sistemas... será mesmo q vou poder dizer isso um dia, realmente este é o meu sonho, e o como fruto deste sonho conseguir um ótimo emprego em uma Mega Multinacional, e desejo o mesmo para todos os meus colegas q estão em busca de uma vida profissional melhor.
    bjs
    Adriana

    C

    Cristiano_1 Quinta, 20 de novembro de 2008, 18h17min

    Chega de picaretagem dos “donos” de faculdades, abaixo reproduzo nota de repúdio a mercantilização da educação através da modalidade Ead construída pelas entidades do Serviço Social brasileiro.

    As entidades representativas da categoria dos assistentes sociais no âmbito da formação profissional e organização estudantil, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa (ABEPSS) e Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO) e de fiscalização do exercício profissional Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), reunidos por ocasião do Seminário Latino Americano e Caribenho de Políticas Públicas, Questão Social e Formação Profissional, realizado na Universidade Federal Fluminense entre os dias 30 de novembro a 03 de dezembro de 2005, manifestam publicamente a sua apreensão e indignação ante o avanço da contra-reforma universitária em seu caráter de mercantilização do ensino, sobretudo a proliferação sem controle de cursos virtuais e à distância de graduação em Serviço Social.

    São conhecidas as exigências postas pelas Diretrizes Curriculares, construídas coletivamente pela categoria profissional e aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação/MEC, que fundamentam e direcionam o projeto pedagógico dos cursos de Serviço Social. Como exemplo pode-se citar o estágio curricular, que pressupõe a interlocução presencial entre o estagiário, o docente supervisor acadêmico e o supervisor de prática, (assistente social da instituição onde o estágio se realiza), como definido e regulado pelo Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, não podendo, portanto, realizar-se virtualmente.

    Estranhamos a facilidade com que o MEC credencia tais cursos, abrindo enorme campo de riscos e ameaças ao se lançarem na sociedade e no mercado profissionais despreparados para o cumprimento das obrigações éticas e técnicas inerentes ao exercício profissional. O aligeiramento da formação profissional não condiz com a inclusão social, ocorrendo a concretização no país da tendência mercantilista que resulta na implementação de uma educação pobre para os pobres.

    Por isso, reafirmamos nossa firme posição na luta contra a contrareforma universitária em curso e na defesa das Diretrizes Curriculares e do Código de Ética Profissional. Nesse sentido conclamamos os movimentos sociais, profissionais de outras áreas e toda a sociedade a defender o ensino público, gratuito, laico, de qualidade e presencial, e que atenda as reais necessidades dos trabalhadores, na direção de um novo projeto societário onde as condições da emancipação humana se concretizem.