Estou precisando de ajuda. Moro em SP e tenho 09 animais, sendo cinco gatos e quatro cachorras. Todos são castrados, vacinados e visitam periodicamente ao veterinário. Acontece que durante o dia, três cachorras ficam em casa – e como todos os cães, latem. Latem normalmente – quando alguém encosta ao portão, quando tocam a companhia, quando eu chego em casa, ou qualquer outra pessoa. De noite reina o silêncio – das 22:00 às 7:00hs. Tenho um vizinho que reclama porque os cães latem durante o dia. Ele disse que vai me denunciar por maus tratos, o que seria ótimo, já que constatariam que são todos bem tratados. Como disse, todos são vacinados, castrados e gozam de boa saúde. Duas dormem dentro de casa, e duas nos fundos, num quarto com cama. Três vezes por semana tenho uma diarista que fica com eles até 14:00hs – e nos dois outros dias em que ficam sozinhos – saio às 9:30, retorno às 13:00hs para alimentá-las, e retorno do trabalho por volta das 19:00hs. Levo todos para passear todos os dias – 2 vezes. A pergunta é: Até onde este senhor pode prejudicar os meus animais? Com denúncias e até mesmo com más intenções? Por favor, preciso de ajuda, estou vivendo um verdadeiro inferno, sem conseguir trabalhar ou viver socialmente. Em cada 10 casas do bairro, 8 possuem cães – ou seja, a rua inteira e o bairro praticamente inteiro têm cães e todos latem. Nem passa pela minha cabeça me desfazer dos meus. Devo contratar um advogado?

Obrigada

Respostas

    C

    Clara01 Sábado, 25 de abril de 2009, 15h47min

    O absurdo é que as pessoas acham que só porque moram em casa, acham que tem o direito de ouvir som na maior altura, fazer festa até tarde da noite, levar uma legião e gritar que nem uns loucos em nome de Deus, ter animais que são os menos culpados de todos pois os bichinhos são irracionais, mas seus donos... como os demais que se acham no direito por acharem que:"estou dentro da MINHA casa", pelo amor de Deus, ponham a mão na consciencia, no caso dos cachorros, por coincidência, todos os donos saem para trabalhar e não sabem exatamente o quanto seus animais perturbam seus vizinhos, que tem o mesmo direito dele que dormiu a noite inteira, pois se essas pessoas trabalham de dia devem saber que muitos trabalham a noite, e fazem isso justamente para quando essa pessoa, vai a um hotel, hospitais, motel, restaurante, bancos, postos de gasolina para se divertirem ou atenderem suas necessidades noturnas; lembre que essas pessoas estarão acordados pra te servirem, porem precisam dormir para poder te proporcionar alguns prazeres, vamos antes de tudo, ver onde começa o direito do vizinho, pra que saibamos até onde podemos exceder.
    O que acontece de verdade é falta de educação, não se tem mais educação, as pessoas não respeitam nada nem ninguem, pois acham que estão no seu Direito.
    Latido de cachorro é igual a pum e criança. Cada um aguenta só o seu.

    Tudo tem limite, estou a ponto de enlouquecer com os 5 cachorros do meu vizinho.
    Já pensei de tudo mas não tive coragem de fazer, porque os bichinhos não tem culpa, mas eu também direito a paz.

    O problema é que se reclamamos, somos chatos, implicantes, pertinentes etc...

    Vou tentar o apito... quem sabe...

    B

    Bruno_1 Terça, 28 de abril de 2009, 2h02min

    É curioso como os donos de cães barulhentos vivem querendo defender o indefensável.

    Os argumentos nunca variam: "cachorro late porque não sabe falar", "os incomodados que se mudem", "mosquitos picam e bebês choram, portanto os cachorros latem" e outras baboseiras do gênero.

    Mas o negócio é o seguinte, minha gente: Cachorros não precisam estudar, entregar um trabalho que requeira concentração, e no prazo. Não precisam ler um livro com atenção ou até mesmo cuidar da mãe idosa, que necessita repouso. Cachorros só comem, dormem, defecam e fazem barulho. Muitos latem o dia inteiro, até para o vento. E isso é um inferno para quem não é o dono deles e tem outras coisas mais importantes para fazer do que limpar cocô canino ou jogar um osso para eles irem buscar!

    Se pelo menos os donos de cachorros barulhentos treinassem os animais para não latirem à toa, todos poderíamos conviver numa boa. Mas a maioria não está nem aí para o direito dos outros. E parecem adorar uivos e latidos o dia inteiro. É aquela velha história: "quanto mais tapado, mais indiferente ao barulho!".

    Nunca fui a favor de crueldade com animais, porém últimamente eu passei a entender porque algumas pessoas jogam um bife de carne moída recheado com chumbinho, para o cachorro do vizinho comer. [...]

    V

    Vani_57 Terça, 28 de abril de 2009, 3h02min

    Ter 24gatos e 5 cachorros e disser que sua casa e limpinha vc não deve ter vida. Deve passar o dia todo limpado cocôô....Hahaha .Tmbm gosto de animais , não e por isso que temos que ser arrogantes coloca-los acima de tudo...Eles são bonitinhos, companheiros mais acima de tudo vem o dever como cidadão e respeitar os direitos dos outros.

    J

    José Carlos Paiva Quarta, 29 de abril de 2009, 18h27min

    Pessoal.
    O resumo de toda essa discussão é: "Educação e Ocupação."
    Se todos analisarem os textos postados aqui, as pessoas que possuem zoológicos particulares não tem a menor noção de língua portuguesa, educação, senso civil e comunitário e nem tem o que fazer, pois cuidar de um zoológico é pra quem tem o tempo inteiro de um dia livre (desocupado). Vamos analisar: Animais desde os primórdios vivem na NATUREZA, SELVA. Seres humanos, após a evolução da espécie (somente para alguns) vivem em sociedade, zonas URBANAS. Sendo assim zonas URBANAS podem ser locais para criação de animais, desde que esses sejam adequados a este tipo de vida. Se os donos de mini zoológicos querem viver rodeados de animais, deveriam escolher morar no meio da SELVA, FAZENDA, daí sim, o local correto para este tipo de vida. Cada pessoa tem um tipo de vida diferente, e o que eu faço dentro da minha casa não DEVE perturbar nem incomodar ninguém, nem deve ser mostrado a ninguém. As pessoas que ficam dizendo sobre FOFOQUEIROS, sobre TOMAREM CONTA DE SUA VIDA são pessoas egocêntricas que acham que o mundo gira em torno somente do seu humbigo, que acham que todo mundo se incomoda com elas e que não tem mais o que fazer. Ora, se as pessoas reclamam de barulhos é por que estes estão impedindo ou dificultando o exercício de suas atividades, seu descanso e tudo mais que lhes é pertinente. Antes de achar que tem totalmente direito e razão sobre algo lembre-se: "VIVEMOS EM COMUNIDADE, DEVEMOS TORNAR O DIA A DIA ALGO SUPORTÁVE PARA TODOS, INDEPENDENTE DE NOSSAS ATIVIDADES". Espero que tenham entendido o recado que quis passar. Egocentrismo e falta do que fazer é coisa de gente pobre, pobre de espírito e desocupada. Tenho muito o que fazer e não interessa isso a ninguém, só não venham impedir meu sossego e descanso por causa de sua ociosidade. Animais refeltem o modo de vida, educação e jeito de ser do dono. Aos que tem filhos e acham que os animais devem incomodar, façam o favor de não educar e tratá-los da mesma forma que seus animais e colham no futuro o resultado ÓTIMO disso.

  • -1
    P

    Paula Brandão_1 Sexta, 08 de maio de 2009, 6h15min

    Cara Bárbara, Sou criadora de animais resgatados da rua.

    Sinto em dizer aos participantes neste fórum que a lei comumente aplicada nesse caso é a lei do silêncio. A Lei do Silêncio, Bárbara, pune aqueles que produzem ruídos constantes acima de determinados decibéis após às 22h. Fique tranquila, amiga. Seus cães latem eventualmente de dia por que são estimulados a isso. Assim como uma criança que chora muitas vezes é estimulada a chorar estridentemente. E nem por isso vamos denunciar seus pais, certo?

    Antes de virem aqui e chamar animais de coisa, malditos, infelizes... Deveriam começar a repensar a história do homem. O homem só se civilizou, entre outras coisas, porque domesticou animais para ajudá-lo em seu trabalho e em sua defesa. Se as pessoas que opinaram contra de forma tão violenta não fugiram da aula de história no colégio, saberão que a domesticação do cachorro representou para a civilização do homem quase uma "descoberta da roda".

    Saibam também que a psiquiatria forense, que estuda a mente criminosa, aponta como indício de psicopatias graves "a falta de empatia e senso de piedade para com animais". Os melhores psiquiatras forenses no mundo concordam que muitos caras parecidos com o Maníaco do Parque, por exemplo, antes de outros sintomas, apresentavam tratamento cruel à animais.

    Os melhores psicopedagogos do mundo confirmam que a educação infantil que incentiva a caridade e amor pelos animais gera adultos emocionalmente equilibrados, com valores importantes para convivência em sociedade reforçados, como solideriedade, pidedade e empatia com outros seres vivos. São crianças que crescem com melhor noção de convivência e respeito à natureza.

    Resumo da ópera: antes de virem despejar bobagens e opiniões nocivas a atitude bacana de quem está sintonizado com que há de mais moderno hoje - o respeito ao direito dos animais e ao direito ambiental - tentem pensar no que é um mundo em que as pessoas tratam os seres vivos como objetos a serem descartados, sacrificados só porque sua tolerância diminui dia após dia.

    O que é uma sociedade justa e civilizada sem tolerância e caridade? É uma sociedade que simplesmente NÃO EXISTE. A Bárbara deixou claro que seus cães latem eventualmente, são vacinados, bem tratados, amados...

    Se não fossem na casa dela, estariam aonde? Em suas calçadas? Deus me livre de pensar isso... Acho que qualquer indivíduo aqui em cima não pensaria duas vezes antes de exterminar o pobre animal.

    Vocês falam em bom senso. Que tal praticarem seus próprios conselhos para variar? Ora, se um cão late quando toca uma campainha a vontade de vocês é de dar um tiro na cabeça? Algo aqui me sugere que quem precisa de tratamento - e rápido - não são os cachorros da Bárbara!

    Somos seres racionais, capazes de suportar uma latida quando a campainha toca ou estamos no jato da companhia "Pessoas sem tolerância alguma, cujo egoísmo instiga ao tratamento cruel de animais"? Apertem os cintos!

    Para Eriks, Julietas, José Carlos, Brunos, Claras e outros deixo aqui a frase mais bela que escreveu Leonardo Da Vinci - que só para lembrar nasceu há séculos atrás e já tinha mais consciência ambiental que a maioria das pessoas neste fórum:

    "Haverá um dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Neste dia um crime cometido contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade"

    Se pudesse dizer algo a Leonardo da Vinci HOJE, eu diria: Da Vinci, estamos a caminho! Pode esperar, muitos PETAs, WWF, Greenpeaces, ABEACS, SUIPAs aparecerão todos os dias, com líderes fortes, conquistando a LEI para nossas causas, incomodando muitos Eriks, Julietas, José Carlos, Brunos, Claras... PORÉM construindo um mundo melhor. Um mundo sem tantas pessoas que pensem como muitos Eriks, Julietas, José Carlos, Brunos, Claras...

    Abs e só para a frase martelar a cabeça de vocês, lá vai novamente:

    "Haverá um dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Neste dia um crime cometido contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade" (Leonardo Da Vinci)

    J

    José Carlos Paiva Domingo, 10 de maio de 2009, 14h46min

    Paula Brandão_1, interessante essa sua colocação: "O homem só se civilizou, entre outras coisas, porque domesticou animais para ajudá-lo em seu trabalho e em sua defesa." A maioria das pessoas aqui que se sentem incomodada é justamente pela falta de domesticação dos animais pelo seus donos. Você pede tolerância e fala em amor aos animais. Será que vocês também gostam do animal GENTE? Por em todas as respostas dadas por quem se diz DEFENSOR DOS ANIMAIS vejo uma falta de SOCIABILIDADE com o ser humano. Se você perceber a maioria nao diz não gostar de animais, mas sim se sente incomodado pela enorme FALTA DE EDUCAÇÃO de quem tem muitos animais e os deixam o DIA INTEIRO fazendo algazarra. Você ja pensou que se ama mais oa animais do que o ser humano você vive no lugar errado? O que tem mais em sua volta, animais ou seres humanos? Antes de ser radical e dizer que danem-se os incomodados, coloque-se no lugar de quem somente quer ter o direito de sossego dentro de sua casa e dormir nas horas corretas. Aqui em Santos, acionei a secretaria do meio ambiente e consegui resolver o problema que eu estava tendo de BARULHO. A dona do cachorro coloca ele para dentro toda noite deixando os vizinhos dormirem normalmente. Será que se isso fosse tão errado a SEMAM iria dar o respaldo que eu precisava? Pense nisso, leia atentamente as respostas dos DEFENSORES DOS ANIMAIS, em nenhuma hipótese lembram dos direitos de sossego dos outros e de que podem estar incomodando. Se quer criar muitos animais e zoológicos particulares, achem locias próprios para isso. Viver em comunidade e em harmonia mostra uma CIVILIDADE, EDUCAÇÃO e INTELIGÊNCIA de um SER HUMANO. Racional é ter educação e lembrar que não se está sozinho no mundo e o lema "DANEM-SE OS INCOMODADOS" e "OS INCOMODADOS QUE SE MUDEM" é coisa de ignorante.

    B

    Bruno_1 Segunda, 11 de maio de 2009, 1h23min

    É isso aí, José Carlos!

    Essa Paula Brandão, da mesma forma que os outros 'defensores dos direitos animais', escreveu muito e não disse nada de prático. Só usou de retórica barata.

    Paula, quem precisa repensar a História é você. Em primeiro lugar, animais não tinham essa colher de chá toda, nos primórdios da Civilização. Em segundo lugar, eram comidos sem piedade, se a fome batesse. Isso inclui cachorros, o que aliás acontece até hoje em vários países. Vai lá dizer aos chineses que eles não são civilizados, porque almoçam totós nos restaurantes, vai...!

    E em terceiro lugar, que diabos isso tem a ver com o assunto principal aqui? Há milênios atrás não havia o estresse das cidades grandes, onde a necessidade de repouso e silêncio são hoje indispensáveis a qualquer cidadão que trabalha duro e precisa dormir, sem uivos e latidos vindos da casa do vizinho!

    Será que vocês nunca vão entender que HUMANOS tem direitos irrevogáveis acima de animais? Quer dizer que um irresponsável pode entocar meia dúzia de cachorros barulhentos num apartamento e os outros vizinhos vão ter que passar dez, quinze anos ouvindo a cachorrada latir o dia inteiro, até morrerem? Acha isso certo?

    O que você diria se eu comprasse uma sirene de fábrica, apontasse para a sua janela e a tocasse todo dia durante quinze anos seguidos, nos seus ouvidos? Você não argumenta que 'cachorros latem'? Pois eu diria: 'sirenes tocam...'. Aí eu queria ver se esse teu papo furado sobre 'mente criminosa, Leonardo da Vinci' e outras baboseiras iria continuar o mesmo...

    Se você não tem mais nada a fazer do que catar bicho largado na rua, é problema seu. O meu problema, e o de muitos outros seres pensantes aqui e alhures, é não querer participar da sinfonia barulhenta que vem da sua casa. Tenha posse, mas com responsabilidade. Você tem o direito de ter o bicho que quiser dentro de casa, mas NÃO tem o direito de incomodar ninguém com isso.

    É por causa de pessoas como você que hoje em dia não sinto mais pena, quando um cachorro desses aparece envenenado. Eu e muita gente, acredite.

    V

    Vani_57 Terça, 12 de maio de 2009, 2h44min

    sou a favor das crianças comparar um animal a uma por provocar ruidos pelo amor de DEUS gente ridiculas uma criança sim e algo indefeso um bebe um cão não quero jungar que gosta de animais.mas ficar comparando ruido de cachorro e criança isso a alogo totalmente diferente sejam seres humanos

    C

    Conceição Aparecida dos Santos Sexta, 15 de maio de 2009, 20h42min

    Sou sínidca de umn prédio e como já sabem: inúmeras reclamações.... principalmente de cães.
    Temos um morador que é persistente na reclamação, afirma que trabalha a noite e quer descansar durante o dia só que o cachorro do andar de cima fica andando pelo quarto e as suas passadas o incomodam fazendo com que ele acorde ou ainda, que não consiga dormir. Não sei como resolver isso, a lei do silêncio é das 22 às 8, não é?
    ...então, será que as pisadelas ultrapassam os decibéis permitidos?
    Me ajudem, por favor!... carta? multa? jurídico??...enfim, aguardarei vocês.
    Obrigada

    C

    Conceição Aparecida dos Santos Sexta, 15 de maio de 2009, 20h46min

    Estarei aguardando a resposta de vocês e me desculpem pelos erros de digitação

    C

    Conceição Aparecida dos Santos Sexta, 15 de maio de 2009, 21h02min

    Oi gente, sou síndica de um prédio e é claro: sempre reclamações!! Sabem o que é não aguentar mais e não saber como agir??

    Pois é: tenho um proprietário que, por inúmeras vezes reclama de barulho mas, agora, encasquetou-se com as pisadelas de um cão de médio porte! Afirma que trabalha a noite, paga o condomínio e tem direito ao descanso. Reclama que a movimentação do cachorro pelo quarto o incomoda muito não deixando que ele durma ou acordando-o abruptamente (incidente acontece após 08 horas. Não entendo bem a lei do silêncio, tinha quase certeza de que foi feita para os trabalhadores diurnos (aqui no prédio 99% se enquadram aí e o único diferencial é esse morador). Realmente não sei como agir.... multa? carta? denúncia? Como evitar que esse cão pise??... as pisadelas será que ultrapassam os decibéis permitidos??

    Ai, aguardo vocês!!

    Obrigada

    B

    Bruno_1 Sábado, 16 de maio de 2009, 21h09min

    Olá Conceição,

    Não sou especialista em leis, mas entendo o problema do morador. Eu também trabalho à noite e sei como é chato acordar abruptamente com o barulho do andar de cima. Por causa disso fecho a janela e ligo o circulador de ar, apenas para abafar os ruídos externos, mesmo quando faz frio. Melhor um som constante de motor do que barulhos repentinos.

    Cachorro é sempre um bicho que incomoda e se não é de todo possível que os vizinhos se desfaçam dele, pelo menos o morador que trabalha à noite pode negociar com o vizinho, dono do cão, que ponha um tapete no aposento onde o cachorro anda. Nem que o reclamante pague pelo tapete. Ou divida o preço de um. Isso poderia amortecer o ruído das patas.

    Também pode pedir que impeçam o cachorro de andar no aposento diretamente em cima do quarto onde ele dorme, pelo menos durante o período de sono.

    O vizinho de cima pode ter direito em possuir um animal, mas o vizinho de baixo tem o direito de não ser incomodado por ele. O horário de silêncio não é rígido e qualquer um que se prejudique com ruídos constantes causados por cachorros pode buscar respaldo na lei federal 3.688, capitulo IV, Art. 42: "Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheio". O parágrafo IV diz: 'Provocando ou não procurando impedir barulho de animal de que tem a guarda."

    C

    Conceição Aparecida dos Santos Domingo, 17 de maio de 2009, 0h39min

    De: Conceição
    Para: Bruno 1 - RJ

    Oi Bruno, tudo bem??

    Fico muito feliz em poder contar com pessoas iguais a você que podem nos ajudar dia a dia. Quanto ao meu assunto: continuo pesquisando e, se algum outro colega quiser
    se manifestar a respeito, ficarei agradecida.
    A você, um abraço e obrigada.

    B

    Barros_1 Sábado, 23 de maio de 2009, 23h49min

    Infelizmente também tenho problemas com os gatos de meu vizinho que diariamente invadem o meu quintal, fazem as sugeiras (se é que me entendem) e arranham a pintura dos carros. Já conversei com o vizinho trez vezes e ele sempre diz que irá tomar alguma providência porém fica sempre nas palavras, ações que é bom nada.

    Neste caso a quem devo recorrer uma vez que tenho que tomar cuidado onde piso em meu próprio quintal por causa das sugeiras destes gatos e meus patrimônios estarem sendo danificados?

    P

    Patricia_1 Domingo, 24 de maio de 2009, 13h34min

    Gente tenho um vizinho que tem 25 cachorros,pela mor de deus,não consigo durmi direito a noite,eles passam a noite toda brigando,latindo,é um barulho insurportavel..adoro cachorros ,eu mesma tenho dois pitt bull e uma pincher,mas ,não são de latir,são quietinhos,o que eu poderia fazer? gostaria de denunciar,mas não sei como,alguém poderia me horientar? um telefone de denuncia algo assim? abraços!

    C

    Conceição Aparecida dos Santos Segunda, 25 de maio de 2009, 12h17min

    Olá pessoal,

    Que engraçado!!! são tantos os problemas de um condomínio e noto que não abordam o tema da água.
    Como já disse de outra feita, sou síndica do prédio e até hoje não fiquei certa da maneira de cobrá-la. Acompanhando decisões anteriores que até mesmo não consegui descobrir de onde sairam: aplico a cobrança por cota (cabeça). Não sei se é o correto, porém, já estudei as outras alternativas e não achei-as muito convincentes. Moramos em duas pessoas num dos apartamentos menores e não sei se é certo mas, pagar por unidade, além de ficar mais caro ainda abre brechas para que os moradores desonestos coloquem "mili" pessoas para morar pagando igual a mim que consumo menos. Por outro lado, cobrada por fração ideal, mesmo sendo apartamento maior, prejudicaria os demais porque alguns consomem como eu: 2 cotas, outros tem apenas um morador. É certo um morador pagar igual aos que tem 5/6 pessoas...e até mais "embutidas" ou se, não declaram???!!
    Como vocês fazem?? Se tiveram problemas semelhantes aos meus me deem uma luz!

    Obrigada.

    P

    Paula Domingo, 14 de junho de 2009, 13h34min

    Monica, como vc é egoísta!!!!
    Eu fico indignada que existem seres humanos como vc!!!!
    São pessoas mal amadas, que só pensam em si.
    Se vc quiser um silêncio total, sugiro que vc se mude para um deserto e more dentro de uma cupula, para que nenhum inseto possa entrar e fazer ruídos para q não te incomode.
    Como prevê a Constituição, todos tem o direito de ter o seu animal de estimação.
    E o animal tem todo o direito de latir durante o dia, isso faz até bem para ele.
    Anos atrás, saiu uma reportagem que uma senhora tirou as cordas vocais do cachorro, por causa de reclamação de vizinhos e ela foi condenada por maus tratos.
    Eu tenho cachorro em casa e faço exercicios com ele todos os dias, e ele late durante o dia,... e se ele tem tudo do bom e do melhor.
    Já a noite ele não incomoda ninguém.
    A lei do silêncio começa as 22 horas e vai até às 06 horas da manhã, se a pessoas não conseguem dormir dentro desse horário, sugiro que procure um médico.
    Durante o dia vc pode fazer obras, escutar músicas altas, crianças brincam e choram, barulhos de carros na rua, carros de sons,... e os cachorros tem todo o direito de latir.
    Infelizmente, pessoas que nem vc, não sabe o que é um amor de um animal e com isso fica arrumando confusões, pois a felicidade das outras pessoas acabam te incomodando.
    Ao invés de vc ficar reparando nos latidos dos cachorros do seu vizinho, pq vc não faz uma Yoga, passeia no shopping, vai namorar,... ou até mesmo adote um animalzinho, pois está faltando amor na sua vida.
    Sinto muito Monica, mas a sua denúncia não irá levar a nada, pois o dono irá continuar com os cachorros e não há lei que o impeça disso.

    P

    Paula Domingo, 14 de junho de 2009, 13h48min

    Patricia_1,

    Eu tb tenho um cachorro, e sei que não existem cachorros "quietinhos".
    O meu late durante o dia e como o próprio veterinário disse, isso é bom para ele.
    O que pode ser feito para que ele não lata excessivamente, é colocar um rádio (qdo vc sair de casa), espalhar brinquedos,... começar a doutriná-los.
    Mas sou totalmente contra as pessoas que ficam incomodadas quando um cachorro late durante o dia, tem tantos outros barulhos que são até mais irritantes que um latido de um cachorro.
    O que não pode acontecer é te incomodar durante a noite, conforme a Lei do Silêncio.
    Tenho um vizinho que ele sempre viajava, e deixava o cachorro em casa e coitadinho, ele latia a noite inteira e com isso não deixava ninguém dormir,... A Administração do Condôminio conversou com ele e o caso foi resolvido.
    Sugiro que vc procure o sindico e converse com ele sobre o que está acontecendo, lembrando que é apenas a noite que os cachorros a incomoda, e tente resolver isso numa forma amigável e tente até ajudar o seu vizinho, mostrando truques para que os cachorros não latam excessivamente durante a noite.

    P

    Paula Domingo, 14 de junho de 2009, 14h01min

    Fernando_1,

    Pelo visto amigo, as coisas que vc falou na sua mensagem, realmente vc as não faz.
    Se as fizessem, com certeza não ficaria incomodado com os latidos dos cachorros.

    B

    Bruno G Segunda, 15 de junho de 2009, 23h16min

    Assim são os adoradores de cachorros: você reclama do barulho que fazem e é logo taxado de 'egoísta' ou coisa pior! Egoísta é quem acha que um pedaço de carne barulhenta com 2kg pode perturbar a vizinhança inteira durante anos a fio, e todos têm que aceitar isso passivamente. Que gente ignorante!

    Mônica, faça valer os seus direitos e vá à luta! Reclame mesmo. Ponha pressão no dono do animal e faça ele entender que cachorro nenhum tem direitos acima de uma pessoa, que não é obrigada a suportar latidos e uivos o tempo todo. Precisa haver um limite para isso.

    Onde moro já consegui, numa reunião de condomínio, que um morador do prédio se mudasse exatamente por causa do incômodo causado pelo cachorro dele. A maioria dos moradores foi contra o sujeito, prova de que muita gente não está mais aguentando latidos dessa cachorrada o dia inteiro. Isto está virando uma praga.

    Donos de cachorros deviam treinar esses bichos chatos para não latirem à toa. Já vivemos num dia-a-dia barulhento, e ninguém precisa de mais decibéis nos ouvidos. Querem ter posse de cachorro, então que o façam com responsabilidade!

Essa dúvida já foi resolvida, você pode criar uma pergunta semelhante.