A

    Augusto Fauvel de Moraes Segunda, 22 de setembro de 2008, 23h26min

    O Simples Nacional é o regime de apuração instituído pela Lei Complementar nº 123 de 2006, destinado às empresas enquadradas no Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

    Para calcular o valor devido pelo Simples Nacional, precisaremos conhecer os seguintes valores:

    a) receita bruta do mês segregada por tipo de receita (base de cálculo);

    b) receita bruta total acumulada nos 12 (doze) meses anteriores ao do período de apuração;

    c) alíquota (por meio de enquadramento nas tabelas dos Anexos da Resolução CGSN nº 5 de 2007;

    d) sendo o caso, o fator "r" (para prestação de serviços sujeitas ao Anexo V).

    G

    GrG Terça, 23 de setembro de 2008, 10h35min

    Obrigado, porém,

    As tabelas em anexo dispondo sobre as aliquotas e base de cálculo, apesar de extensas são conhecidas. Minha questão esta no fato da base de cálculo, em relação ao "Simples", incidir descontos (condicionados ou não), principalmente no que se refere ao ISS. Pois não encontro fundamento legal para a solução de consulta n° 127 de 20/ago/2008 :

    " SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 127, DE 20 DE AGOSTO DE 2008
    EMENTA: SIMPLES NACIONAL. EXCLUSÃO DE RECEITA. A base de cálculo da contribuição para o Simples Nacional é a receita bruta auferida no mês pela pessoa jurídica optante, excluídas apenas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos. [Pág 14]. "

    Não consigo encaixar isto para impostos municípais e estaduais.

    A

    adriana reis_1 Quarta, 28 de janeiro de 2009, 23h29min

    oi Augusto
    as regras que você citou acima são claras, agora como faço pra calcular o imposto quando a empresa começou agora e não tem a receita dos ultimos doze meses? só a do mes de janeiro?
    como acho a aliquota e sei qual a tabela certa?
    a firma é de transporte de carga, no rio de janeiro, e iniciou este mês. A receita esta em 41,800,00
    obrigada

    L

    Leandro Alves Bernardo Sexta, 06 de fevereiro de 2009, 18h55min

    Olá sou Administrador contabil de uma empresa de transportes e gostaria de um auxilio sobre o desconto na base de calculo ICMS do estado de Rondonia como formula esta calculo?

    K

    Kr.nana Segunda, 14 de setembro de 2009, 19h38min

    Gostaria de sanar dúvidas quanto ao cálculo do DAS e contribuição à Previdência Social (parte patronal, se houver) de uma empresa (academia de ginástica) enquadrada no Anexo V do Simples Nacional, a partir de 2009. Hipoteticamente: Empresa nova, 1o.mes (agosto) faturou R$ 7.000,00; Valor da Folha do 1o.mes R$ 1.860,00 (incluso, 1 SMín. de ret. pro-labore). Qual o valor devido dos tributos do SN e Previdenciário?