S

    silvana Segunda, 09 de janeiro de 2017, 9h13min

    tenho duas filhas,uma ja tem 20 anos e outra 16,ele pode pedir p diminuir o valor da pensao pelo fato da mais velha ser de maior? ou o valor eh o mesmo independente da quantidade de filhos??

    R

    rildo Sexta, 27 de janeiro de 2017, 12h21min

    ola, minha filha completa 18 anos em abril, pago pensão a quinze anos, ela está cursando o 3° ano do ensino médio, posso pedir a exoneração da pensão? ela pensa fazer faculdade quando terminar o ensino médio.

    Rosiane Silvestre

    Rosiane Silvestre Domingo, 05 de março de 2017, 7h29min

    Maria Santos 30

    M

    Marcos Segunda, 06 de março de 2017, 10h23min

    Rildo, Poderá pedir a exoneração no mês em que ela completar 18 anos, ou seja Se o seu filho é maior e não está cursando faculdade ou curso técnico, e é saudável para trabalhar e prover o próprio sustento, o alimentante pode ajuizar uma Ação de Exoneração de Alimentos.

    M

    Marcos Segunda, 06 de março de 2017, 10h25min

    Silvana , O Pai poderá pedir ao Juiz alteração do Valor da Pensão, caso a de 20 anos, não esteja fazendo Curso Tecnico ou Faculdade.

    A

    Admilson Batista Segunda, 05 de junho de 2017, 23h41min

    Olá...minha filha já completou os 18 anos.Não está cursando nenhuma faculdade e o acordo de pensão foi feito somente de palavra entre eu e a mãe dela...que hoje está casada com outro homem e tem de tudo...posso parar de pagar pensão ou não.

    G

    GLC Terça, 06 de junho de 2017, 10h05min

    A obrigação de pagar é até aos 18 anos, contudo se o alimentado está cursando curso técnico ou faculdade pode ser até aos 24 anos,

    Daniel Silva

    Daniel Silva Segunda, 30 de outubro de 2017, 12h53min

    Boa tarde. Tenho uma filha que já completou 18 anos, eu pago um curso para ela e pensão. Ela não esta na faculdade, eu e a mãe dela combinamos o valor entre nós e não houve necessidade de ação judicial. Gostaria de saber se posso encerrar os pagamentos da pensão ? E como devo fazer para que ocorra de forma legal.

    G

    GLC Terça, 31 de outubro de 2017, 10h38min

    Daniel, já que não foi regularizado pela Justiça não há necessidade de pedir a exoneração na Justiça, é tão somente deixar de pagar, vez que sua filha não frequenta faculdade e nem curso técnico.

    L

    Luis Fernando Ferreira Domingo, 04 de fevereiro de 2018, 16h31min

    Minha filha vai completar 18 anos e a outra 15 mais a de 18 vai começar fazer faculdade pois é não trabalha até quando tenho que pagar a pensão pago 400 reais e ganho 1348

    D

    Desconhecido Domingo, 04 de fevereiro de 2018, 16h33min

    Se ela requerer vai pagar ate terminar faculdade ate por volta dos 23/24 anos

    M

    Marcos Domingo, 11 de fevereiro de 2018, 9h39min

    Sr Luis, ela iniciando a Faculdade, poderá receber até 24 anos.

    Palloma Costa

    Palloma Costa Quinta, 15 de novembro de 2018, 14h24min

    Oi.. Eu sou a Palloma tenho 17 anos vou fazer 18 anos ano que vem.. Queria sabe se meu pai pode para de me dar a pensão?? Ou ele pode continuar??

    M

    Marcos Sexta, 16 de novembro de 2018, 10h53min

    Palloma Costa. Se a Pensão é paga por determinação Judicial e na epoca não foi colocado pelo Magistrado um tempo exato para o término, ela só para de ser paga se for provocado judicialmente e o Juiz acatar. Caso seu pai entre com o pedido Judicial quando você completar 18 anos, você será ouvida a fim de que o juiz tome a decisão.

    Silva Lima

    Silva Lima Quinta, 12 de dezembro de 2019, 17h43min

    Oi meu nome é Reinaldo tenho uma filha eu pago pensão pra ela já a muito tempo pela justiça e ela já fez 21 anos esse mês queria sabe se eu tenho que continua.
    Eu pagava pelo depósito em conta mais eu parei de paga em conta e paguei na mão mais eu não tenho comprovante só tenho aonde eu parei oque eu devo fazer

    L

    Luciana Moreira Quinta, 12 de dezembro de 2019, 17h47min

    Silva Lima, se sua filha não faz faculdade vc deve pedir na justiça a exoneração. Somente qdo for autorizado pode parar de pagar. procure um advogado ou defensoria pública. Se vc não tiver como comprovar que pagou a pensão esses anos em que pagou não mão dela, ela poderá te cobrar novamente. Deveria ter seguido o acordo formal. Boa sorte

    Silva Lima

    Silva Lima Quinta, 12 de dezembro de 2019, 17h48min

    Oi boa tarde tenho uma filha que já completou 21 anos esse mês ela não faz faculdade nenhum curso ela é bem de saúde queria sabe se eu continuo pagando ou tenho que para .
    Eu pagava ela em folha de pagamento diretamente da conta da mãe dela mais a mãe dela fez dívida na conta e tava descontando aí eu comecei paga em mãos mais eu não tenho comprovante só quando eu tava pagando pela firma o que eu faço

    L

    Luciana Moreira Quinta, 12 de dezembro de 2019, 17h54min

    Já respondi acima, procure um advogado ou defensoria publica e entre com o pedido de exoneração

    Silva Lima

    Silva Lima Quinta, 12 de dezembro de 2019, 18h31min

    Escuta mais mesmo assim eu sem o comprovante eu consigo para de paga eu paga já a sete anos e esse mês ela completa 21