boa Noite, sou sami, venho aki para ver se vc´s podem tirar uma duvida! eu trabalhei em uma enpresa a mas de 20 meses, de primeiro demoraram quase 3 meses para me entregarem a minha carteira de trabalho, isso depois de ser mandado embora, fui no contador para marcar a homologação, esse ocorrido foi em 15 de março, mais so marcaram minha homologaçao para 4 de agosto, isso foi depois de varias idas ao mesmo contador, mais sendo que, quando fui marcar a homologaçao, descobri que a enpressa havia mudado de contador, fazemos minha homologaçao e fui ao ministerio do trabalho. O senhor que fez meu oedido do seguro desenprego ediu para que fica-se aconppanhando pela internet, estou fazendo isso mais apareceu tal informaçao: "Segurado Notificado por Indeferimento" " Motivo : Mais de 120 dias da data de demissão para a data de entrada no requerimento do Seguro-Desemprego." sera que perdi esse direito e se perdi sera que posso fazer alguma interferencia perante ao ministerio do trabalho. desde ja agradeço. obrigado

Respostas

    P

    Paulo Roberto de Souza Quinta, 28 de maio de 2009, 4h05min

    Olá Marcia!

    Talvez a concessão do benefício previdenciário ( relativo à doença) tenha sido posterior ao período de desemprego. Isso é chamado direito adquirido.

    Mas o motivo exato não sei dizer.

    Boa sorte.

    Paulo

    P

    Paulo Roberto de Souza Quinta, 28 de maio de 2009, 4h21min

    Olá Patrícia!

    Tem duas saídas: uma é falar com o contador da empresa para regularizar com urgência; outra é procurar o Sindicato ou um advogado de sua confiança movendo uma ação trabalhista.

    Quando o seguro desemprego não é recebido por culpa da empresa cabe uma indenização equivalente, somada a danos materiais e morais disto decorrentes.

    Teoricamente, poderia ser pedida uma antecipação de tutela, deteminando à empresa a regularização administrativa, sob pena de multa diária, uma vez que há fundado receio de dano irreparável.

    Bos sorte

    Paulo

    P

    Paulo Roberto de Souza Quinta, 28 de maio de 2009, 4h27min

    Olá Antonio Maurício!

    Me parece que nem uma coisa nem outra.

    Tempo de contribuição é uma coisa e tempo de manutenção de qualidade de segurado é outra.

    O prazo de manutenção de qualidade de segurado ( tempo em que a pessoa fica sem contribuir mas não perde a qualidade de segurado) não conta como "tempo de serviço".

    Boa Sorte"

    Paulo

    J

    Jacson Monteiro Dos Sábado, 20 de junho de 2009, 23h22min

    eu di entrada no meu seguro desemprego dia 25 d maio e já iria receber agora dia 25 s junho só q eu entri ontem no site do ministerio e estava constando q estava em andamento e que era p mim ir na caixa terça feira para saber se estava liberado.quando foi hj consultei novamente e está constandasegurado notificado por indeferimento-motivo não recebimento/comprovação dos 6 ultimos salarios.eu queria saber o q isso seguinifica.

    Q

    Quézia Monteiro Domingo, 23 de agosto de 2009, 13h02min

    Estou com dois casos em meu escritório e estou em dúvida se entro com ação em face do MTB ou em face da empresa privada. O primeiro caso foi informação de reemprego que o SINE recebeu, sendo cancelado pelo motivo 540, fato este que não ocorreu. O segundo caso o cliente estava fazendo curso pelo FAT, após foi chamado de volta a empresa que logo em seguida o demitiu. O MTB pediu a devolução de 01 parcela do seguro-desemprego para regularizar a situção. Após deu recurso por motivo de não comprovação da rescisão. Estou com tantos casos que gostaria de uma opinião consubstanciar as minhas fundamentações. Abraços!

    P

    Paulo Roberto de Souza Domingo, 30 de agosto de 2009, 3h08min

    Olá Quézia!

    No primeiro caso me parece que a lesão teria sido por quem tivesse dado a informação que levou ao cancelamento. Se tiver sido o empregador este seria o responsável. embora o contrato de trabalho esteja encerrado incluem-se entre os obrigações do empregador a informação correta como uma obrigação acessória decorrente da obrigação principal de garantir ao mesmo a percepção do seguro-desemprego, em ocorrendo a dispensa imotivada. Não vejo como se falar em responsabilidade aquiliana quando esta decorre diretamente da relação de emprego.

    Já no caso em que o empregado foi readmitido, ele recebeu pelos dias trabalhados, motivo pelo qual não há que se falar em recebimento de seguro-desemprego. Apesar de ter sido demitido o seguro desemprego, em princípio, só caberia se tivesse ocorrido a situação legalmente prevista ( seis meses de trabalho, tempo de permanência no emprego, etc...).

    Boa Sorte!

    Paulo

    R

    Rosa Britto Terça, 15 de setembro de 2009, 19h59min

    Dei entrada no seguro desemprego em maio/2009 e ao tentar sacar a primeira parcela, 30 dias depois, fui informada que o pedido foi indeferido. Fui a um posto e me informaram do motivo: a empresa possui CNPJ com mais de 2 anos sem movimentação. Dei entrada no recurso em julho e me informaram que o prazo para análise é de 45 a 120 dias. Na semana passada, liguei para o MTE no tel disponível no site e o atendente me informou que o recurso não será analisado, pois enviado com motivo errado (560 conforme consta no protocolo) e me orientou a retornar ao posto para entrar com novo recurso e fui informada que o indeferimento se deu por a empresa alterar o CNPJ durante o tempo que estava empregada sem ter dado baixa em um deles, ou seja, estou cadastrada com dois CNPJ's, sendo um ativo e outro com baixa em 2005. Retornei ao posto, mas me informam que está correto e que devo aguardar o prazo. Liguei novamente no atendimento do SE e fui novamente informada que o motivo do recurso foi preenchido de forma incorreta e que devo retornar ao posto... quer dizer vou ficar no vai-e-vem... perguntei qual o mês que está em análise para este motivo 560 e me informaram março... Eu já não sei o que fazer... gostaria de saber se é possível de ter o valor do seguro de forma mais rápida pela justiça e ver o valor corrigido, já que estou pagando por erros de outros. Desde já agradeço.

    W

    Wallace Oliveira Quarta, 16 de setembro de 2009, 21h04min

    Boa noite a todos!queria tirar uma duvida.
    fui demitido 15/03/2008 dei entrada em seguro desemprego e recebi 4 parcelas,
    mais em 08/05/08 fui nomeado em um cargo comissionado na PMSG,e em 01/08/08 fui admitido em uma outra empresa e demitido em 15/07/09 dei entrada no meu seguro desemprego e esta constando indeferido por causa da PMSG so que o emprego na prefeitura e comissionado e nao tem carteira assinada so è descontado no contra cheque o inss,voltei ao ministerio do trabalho e disseram que deveria fazer uma carta esclarecendo que trabalhei neste periodo na PMSG.
    MINHA DUVIDA É PORQUE ELES NAO QUEREM ME PAGAR O BENIFICIO POS NA PREFEITURA NAO TENHO VINCULO EMPREGATICIO.
    POR FAVOR VE SE VCS PODEM ME AJUDAR.

    H

    hugo victor Sábado, 05 de junho de 2010, 13h18min

    oi ,preciso de uma ajuda...fui buscar meu auxilio desemprego q ja consta no site como liberado e data de 01/06/2010...sendoq quando fui sacar na caixa economica(caixa automatico)emite uma via dizendo " dados cadastrais invalidos" e a transação não é efetivada o que devo fazer?

    H

    hugo victor Sábado, 05 de junho de 2010, 13h19min

    oi ,preciso de uma ajuda...fui buscar meu auxilio desemprego q ja consta no site como liberado e data de 01/06/2010...sendoq quando fui sacar na caixa economica(caixa automatico)emite uma via dizendo " dados cadastrais invalidos" e a transação não é efetivada o que devo fazer?

    E

    ewerton santana Terça, 21 de dezembro de 2010, 18h08min

    tenho o mesmo problema do rapaz acima .. no caixa eletronico emite o aviso de dados cadastrais invalidos e no site , diz emitido , o que faço ?

    R

    r@f@ Quarta, 11 de maio de 2011, 23h13min

    Olá gostaria de poder tirar uma duvida dei entrada no meu seguro desemprego mas deu problema com meu pis constava dois pis no meu nome foi cancelado um deles mas ja tinham depositado a primeira parcela ,mas isso foi no pis cancelado fui no mt e eles arrumaram consegui receber a primeira parcela mas depois disso apareceu bloqueado art 708 ai tive que fazer um novo requerimento mas eles disseram q demora 60 dias mas ate agora nada o q devo fazer...

    L

    Luiz Sette Sexta, 17 de junho de 2011, 12h36min

    Prezado Paulo Roberto de Souza, boa tarde!

    Preciso de um auxilio urgente, estou desesperado pois não tem $$$ para devolver...

    Trabalhei em uma empresa de exportação/importação de 03.2003 à 11.2007, fui demitido sem justa causa e solicitei o seguro-desemprego. Após solicitar o seguro desemprego, trabalhei como temporário por 03 dias e sai.

    Depois, em 05.2008 fui registrado. No mês de janeiro de 2008 à Maio de 2008 recebi às cinco parcelas sendo que:

    Fui demitido sem justa causa no dia 02.05.2011

    Fui no poupa-tempo da Sé dar entrada no seguro-desemprego e para a minha surpresa, estava bloqueado e fui orientado à ir no MTE no Carrão.

    Chegando lá, o atendente pesquisou no sistema e constou que tenho que devolver cinco parcelas que peguei indevidamente referente a empresa que trabalhei como temporário em 2007.

    O beneficiário não é notificado que recebeu parcelas irregularmente e só fica sabendo que está em suposto débito quando vai pedir um novo seguro-desemprego?

    Então eu recebi as parcelas anteriores por falta de informação ou falhas no sistema, entre outras possibilidades. Ou seja, o Estado se aproveita de uma situação de vulnerabilidade para cobrar um débito. Que é meu por direito...

    Sendo assim, tento questionar, trabalhei 03 dias em 2007 e só comecei a receber o seguro-desemprego após 45 dias (recebi a primeira parcela no dia 28.01.2008). Se fosse para devolver o seguro desemprego, não seria apenas uma parcela ao invés de cinco parcelas?

    Fico no aguardo de um breve retorno.

    Obrigado.

    []'s

    Luiz Felipe Candido Sette

    L

    luigy Segunda, 23 de janeiro de 2012, 17h15min

    olá sou luigy quero tirar uma dúvida estou a 37 dias sem receber meu seguro desemprego
    fui a caixa para sacar de primeira apareceu q não tinha parcelas disponiveis ou divergente esperei mais 2 dias fui novamente daí apareceu que estava notificado porém quando olhei na internet no site do mte estava assim situação: parcela a emitir e logo abaixo dizendo que minha próxima parcela ja está disponivel alguém poderia me explicar isso
    obrigado!

    A

    Adriana M Araujo Terça, 24 de janeiro de 2012, 8h30min

    Leve isso a caixa e peça explicações da demora em conceder a parcela.

    M

    Michelly Pereira Quarta, 27 de agosto de 2014, 17h48min

    Entrei no site MTE e conta assim "parcelas a emitir " oque significa?