Existe legítima defesa reciproca?

Há 25 anos ·
Link

Existe a possibilidade de ser arguida a legítima defesa reciproca?

11 Respostas
Ivanilson Medeiros
Advertido
Há 25 anos ·
Link

Jamais, Leonardo.

O que pode ocorrer é uma reciprocidade no que diz respeito ao Estado de Necessidade. Pois, para que ocorra a legitima defesa é necessário que haja uma conduta típica de um dos agentes.

Acho que o que você examinou, pode se tratar de uma Legítima Defesa e de um Homicídio, não? Era melhor que eu tivesse acesso ao caso, para analisá-lo minunciosamente, e explicá-lo pq não existe (nunca) Legítima Defesa reciproca.

Abraços

Edwayne A A Arduin
Advertido
Há 25 anos ·
Link

Não existe, em hipótese alguma, basta analisar os requisitos da Legítima Defesa, "injusta agressão" se vc repele injusta agressão e aquele a quem vc agride, se defendendo,também se defende, foi ele quem provocou não podendo alegar legítima defesa por falta do requisito injusta agressão...se houver excesso ou desproporcionalidade de meios o sujeito passa a ter direito de se defender deste excesso, não entendo isto porém como legítima defesa reciproca, afinal o excesso deixou de ser legítima defesa pela desproporcionalidade dos meios.

Valterson da Silva
Advertido
Há 25 anos ·
Link

Caro Leonardo,

De fato, como foi explanado anteriormente por outros dois colegas, não há que se falar em legítima defesa, pois os pressupostos desta são justamente; a agressão injusta, atual ou iminente(CP,art.25), e de fato, não há como conceber que agentes se agridam, recíproca e injustamente. Todavia, o que pode existir é a legítima defesa putativa, fundamentada no CP, art.20,§ 1º , que isenta de pena , quem por erro justificado pelas circunstâncias, supõe situação de fato que, se existisse, tornaria a ação legítima. Entretanto não há isenção de pena quando o erro deriva de culpa e o fato é punível como crime culposo . Seria interessante que você nos fornecesse mais informações.

Um abraço,

Valterson.

wimerson de oliveira gomes
Advertido
Há 25 anos ·
Link

Caro colega Leonardo,

Segundo o entendimento doutrinário há dois tipos de legítima defesa: a real e a putativa. Estas subdividem-se, ainda, em legítima defesa própria e de terceiro.

Um dos requisitos da legítima defesa, segundo o entendimento do art. 25, CP, é que ela seja ATUAL ou IMINENTE e INJUSTA.

Diante do exposto, pode-se inferir que só é possível a existência de legítima defesa real contra legítima defesa putativa. O festejado exemplo da doutrina é o caso em que duas pessoas desafetas encontram-se na rua. "A" faz o gesto de colocar a mão por dentro do casaco. "B", pensando que seu desafeto irá sacar uma arma, saca um revólver,quando na verdade "A" só iria tirar um lenço de um bolso interno do casaco.. "A", percebendo a ação de "B", saca primeiro uma arma e atinge-o . Veja: há uma legítima defesa real de uma legítima defesa putativa. "A" imaginava estar em estado de legítima defesa e sacou da arma; "B", já em estado de legítima defesa real, acabou impelindo a agressão IMINENTE, INJUSTA, com MODERAÇÃO,UTILIZANDO-SE DOS MEIOS NECESSÁRIOS e CONSCIENTE DO SEU ESTADO DE LEGÍTIMA DEFESA (requisito subjetivo).

Moysés Neto
Advertido
Há 24 anos ·
Link

Apenas uma observação:

Além de tudo que já foi dito, leg. def. putativa, moderação, etc., acrescento que, no Júri, é possível que os dois acusados sejam absolvidos por legítima defesa, se não provado quem foi o autor da agressão injusta, em face do 'in dubio pro reu'. Mas isso é problema de direito processual, não material.

Moysés.

ALEXANDRE LOPES
Advertido
Há 23 anos ·
Link

Não existe, porque o pressuposto para a legítima defesa é a agressão injusta que deve ser repelida. Quem está agindo em legítima defesa está agindo licitamente.

Bruna
Advertido
Há 23 anos ·
Link

Olá Alexandre, Não é cabível legítuma defesa recíproca. O art 25 do Código Penal é claro ao dizer que a agressão deve ser injusta e não provocada, portanto, como alegar legítima defesa recíproca? Se duas pessoas geram uma agressao ao mesmo tempo, nenhuma das duas podem alegar legítima defesa, ja que os dois provocaram, excluíndo-se assim um dos elementos necessários, que é a não provocação.

Igor
Advertido
Há 22 anos ·
Link

Não se admite legitima defesa de legitima defesa..

joselia abud
Advertido
Há 22 anos ·
Link

O que é a legitima defesa?

Luis Henrique dos Santos
Advertido
Há 20 anos ·
Link

Não existe legitima defesa real contra outra real.

mestre_380
Há 10 anos ·
Link

Sei que o assunto é antigo mas sera que não seria legitima defesa putativa pra b e levitma defesa real pra a?

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos