Em junho de 2000 o Parlamento Francês aprovou uma lei que prevê detenção e multa para membros de Igrejas e Seitas que se beneficiem da fraqueza mental de seus freqüentadores a fim de obterem vantagens. Na Inglaterra, é proibida publicidade que faça referência a um estado de sofrimento, como argumento para chamar alguém a uma reunião ou culto : " Você que está sofrendo, procure a Igreja....." não é permitido. Em 2003 defendi dissertação de Mestrado na Universidade Cândido Mendes, RJ, na área de ciências Penais ( Criminologia), que tinha por título : Os Emergentes da Fé : análise criminológica das Práticas Neopentecostais. Neste trabalho foram pesquisadas as Igrejas : Universal do Reino de Deus; Internacional da Graça; Renascer em Cristo e Sara Nossa Terra. Por serem aquelas que possuem maior visibilidade, espaço na mídia e que, especialmente nos casos da Universal e da Renascer, já tiveram sérios problemas com a justiça. Trata-se de uma primeira abordagem, na verdade, existem receios em se analisar o tema sob o prisma do Direito Penal, primeiro em função da garantia constitucional à liberdade de culto e, segundo, porque assim como as empresas, também existem dificuldades para enquadrar as Igrejas em ilícitos, sobretudo quando a questão seria o estelionato, desta forma, a discussão está em aberto e, não se trata de um libelo contra a liberdade de culto mas, uma análise da necessidade de serem estabelecidos mecanismos de proteção às pessoas que, em sua dor, dificuldade e fragilidade, buscam a Igreja e acabam sendo vítimas de pessoas inescrupulosas. Pretendo transformar a dissertação em livro e disponibilizá-lo ao maior número de pessoas. O trabalho teve como orientador o professor Dr Heitor Costa Júnior, tendo sido elogiado pelo professor Dr Nilo Batista como sendo algo inovador e que precisa mesmo ser discutido.

Respostas

    ?

    Maria Carolina Segunda, 26 de setembro de 2005, 20h36min

    o tema eh interessante.
    pode-se falar tambem que a grande maioria destas religoes ferem o nosso direito individual em escolher a religiao que quisermos. Isto se da quando eles nos abordam no meio da rua e nao nos deixam ir embora, nao nos deixam passar; nos julgam impuros em razao de termos outra crença, outra convicçao de vida.

    poxa vida....eu vivo de acordo com a convicçao que eu quiser!!! eu tenho esse direito !!!

    o fato de eles depreciarem as outras religioes nao constitui crime tb??

    ?

    Jão Terça, 27 de setembro de 2005, 21h40min

    BRILHANTE BRILHANTE

    se publicar eu compro o livro!

    no Brasil, um pais de atrasados, deus sempre foi a salvação para a inércia própria!

    ?

    Alex Haick Terça, 27 de setembro de 2005, 21h59min

    Re:Estelionato por Manipulação Mental nas Igrejas evangélicas

    Tema bastante interessante,porém no momento atual um tanto desnecessário, partindo do ponto politico-social que tal debatermos em outra oportunidade a manipulação lícita dos Governos e seus representantes e a falta de resultados com respeito ao arrecadamento fiscal do País.

    ?

    Paulo Roberto Horlle Sexta, 30 de setembro de 2005, 17h00min

    Maria Carolina, fico feliz que você concorde que existem exageros e, o fato de depreciarem outras religiões é uma forma de preconceito que também fere o princípio constitucional da liberdade de culto que em geral eles mesmos invocam quando acusados em algum processo.
    Por esta e outras razões, pretendo continuar minhas pesquisas.
    Cordialmente,
    Paulo R. Horlle

    ?

    Paulo Roberto Horlle Sexta, 30 de setembro de 2005, 17h03min

    João, sua mensagem só me estimula a continuar pesquisando e, talvez não apenas lance o livro mas, existe a possibilidade, ao menos estou tentando, de que seja uma editora de Curitiba.
    Aliás, estou à disposição para participar de debates ou fazer palestras, especialmente em faculdades de direito ou em fóruns organizados por seccionais da OAB.
    Cordialmente,
    Paulo Roberto Horlle

    ?

    Paulo Roberto Horlle Sexta, 30 de setembro de 2005, 17h10min

    João, as manipulações dos governos são reais e, não creio que evitarmos a abordagem a outras questões faz com que as mesmas desapareçam, especialmente depois da renúncia do deputado, ex bispo Carlos Rodrigues, e das 7 malas contendo mais de 10 milhões de Reais pertencentes à Igreja Universal do Reino de Deus, encontrados em Brasília, sem recolher tributos, sem declaração ao fisco..
    Penso que devemos estar abertos a novas análises.
    Cordialmente,
    Paulo Roberto Horlle

    ?

    Anderson Silva Pereira Sábado, 03 de dezembro de 2005, 20h07min

    Paulo,infelizmente em todas as intituições existem pessoas sérias e aquelas que enganam.Porquê você não incluiu outras instituições como por exemplo a igreja católica, centro espíritas etc.?

    A

    Anderson Anacleto Terça, 21 de setembro de 2010, 14h23min

    Caro Dr. Paulo;
    Este é o tema que pretendo explorar na minha monografia, que deverei entregar em 2012.
    Mas, acho que já passou da hora de eu começar com os primeiros esboços do temido trabalho de conclusão do curso.
    Eu já vi reportagens, na T.V, sobre igrejas que foram condenadas a devolver todo o patrimônio que alguns fiíes "doaram" pra essas tais igrejas.
    Mas, eu vejo que este não é um assunto muito popular, e, gostaria de poder contar com algumas dicas sobre o assunto em tela, seja por indicação bibliografica, sites, qualquer coisa que possa servir de base para o meu trabalho.
    Desde já, agradeço, e espero podermos trocar informações sobre essa indústria da fé.
    Até breve..

    P

    Paula Helena Quarta, 22 de setembro de 2010, 17h01min

    achei brilhante a ideia, com certeza temos que discutir isso.
    como antiga frequentadora temporária de uma dessas igrejas citadas concordo que haja uma manipulação que ocorre com o estado de fagilidade na qual a maioria se encontra. isso só é possível no entanto a partir do momento em que o estado se omit e as igrejasacabam por tomar uma postura com relação ao problema. o recolhimento de dízimo e oferta não é obrigatório mas há sim manipulação e menção a eles em todos os cultos, tipo assim:" Deus ajuda somente quem o ajuda a fazer sua obra", " vocês não são obrigados a dar nada mas como não retiram o dízimo o esp´´irito devastador atua principalmente na vida finnceira", etc.
    não posso reclamar de minha breve estadia lá pois fui muito bem recebida e apoiada o que me fez recuperar de um estado lastimável de depressão, qaunto a isso tenho que agradecer mas que há uma indução e manipulação há, isto há mesmo!!!

    R

    Renata A. C. Miranda 144262/MG Sábado, 18 de agosto de 2012, 17h13min

    Prezado Anderson Anacleto, tambem estou fazendo monografia sobre assunto. Caso tenha recebido algum material do autor do topico ou possui algum material relacionado com o tema poderia me enviar? Como vc mesmo sabe o material é bem restrito e qualquer ajuda é bem vinda!! Voce ja terminou a monografia? se puder me enviar tb. Meu email é [email protected]. Desde ja agradeço. Renata

    R

    Renata A. C. Miranda 144262/MG Sábado, 18 de agosto de 2012, 17h13min

    Prezado, tambem estou fazendo monografia sobre assunto. Caso tenha recebido algum material do autor do topico ou possui algum material relacionado com o tema poderia me enviar? Como vc mesmo sabe o material é bem restrito e qualquer ajuda é bem vinda!! Voce ja terminou a monografia? se puder me enviar tb. Meu email é [email protected]. Desde ja agradeço. Renata

    R

    Renata A. C. Miranda 144262/MG Sábado, 18 de agosto de 2012, 17h15min

    A

    Aluysio Terça, 24 de dezembro de 2013, 12h40min

    Dr. Paulo Roberto, fui seu aluno na UNIVERCIDADE - Méier.
    Hoje sou um advogado formado e apaixonado por história,
    ressaltando o privilégio de ter aprendido muito em suas aulas.
    Sei que não deves lembrar de todos seus alunos, mas com certeza
    eles não o esquecerão, até pela forma peculiar de envolver-nos
    em seus ensinamentos e lições. É uma alegria muito grande este
    contato, pois guardo excelente recordações do período universitário.
    Feliz Natal - Jorge Aluízio ([email protected])

    S

    Salve-se quem puder Terça, 24 de dezembro de 2013, 15h10min

    Não sou advogado, mas me interesso por questões que, queira ou não, estão presentes no nosso dia a dia. Conheço histórias de pessoas, até pela imprensa, de casos em que, a fé de frequentadores dessas igrejas é manipulada. Haja vista as reportagens sobre o Bispo Macedo, e suas fortunas em vários países do mundo. O caso da Pastora Hernández e por ai vai. Na minha juventude, tive problemas de depressão, falta de perspectivas de trabalho, documentos, relacionamento sentimental, etc. Por acaso, pedi carona e por coincidência o motorista era um pastor evangélico. Conversamos e me convidou para ir na sua igreja. Eu fui. A pequena igreja cheia de fieis e eu tentando me esconder entre os presentes. O pastor fez questão de falar da minha presença não encontrando um buraco para me esconder tive que enfrentar a situação. No final do culto, vem a hora do dízimo. Meu deus, pensei, o que vou fazer. Todos foram até a caixinha perto do pastor e deixavam o seu dinheiro. E eu? - pensei. Senti-me constrangido, peguei os últimos trocados que tinha no bolso e fui na urna e depositei. Pronto, estava mais duro que concreto curado! Esperei a oportunidade e sai de mansinho. Nunca mais voltei lá. Depois, fui na Igreja Universal. Lá vi que uma "equipe" vigia os presentes para ver se todos estão lá "engajados" com o ambiente. Quando eles notam que alguém esta lá só para observar, eles dão um jeito de distanciar essa pessoa. essa equipe é grande, ficam de três ou quatro em lugares estratégicos da igreja. Numa dessas igrejas, um pastor conhecido na cidade, usava o telhado da igreja para pedir o dízimo, citava as madeiras que poderiam cair, o estado da igreja e a necessidade de construir um novo prédio. Pessoas da equipe desse pastor, na hora de pedir o dízimo, íam até uma caixa de papelão enorme forrada de um pano vermelho e faziam questão de tirar o relógio do pulso e jogá-lo dentro da caixa. Outros arrancavam a corrente de ouro do pescoço e a jogavam dentro da caixa. O pastor passou a pedir quem tinha, por exemplo, R$100,00 e um da equipe aparecia com o dinheiro e depositava na caixa, alguns fieis faziam o mesmo. Depois o pastor passava para R$50,00 e assim ia diminuindo até chegar a quantia de cinco reais e por ultimo um real. Moral da historia, este pastor construiu uma igreja monumental que existe até hoje. ele esta bem de vida, é só olhar para a vestimenta dele, de seus filhos, mulher e carros a disposição. Inclusive um filho dele chegou a se eleger deputado, mas o deputado pisou na bola e foi filmado recebendo dinheiro ilegal e acabou perdendo o mandato. Outra senhora, já idosa, minha conhecida, doente, com promessas da Igreja Universal de que doando para Deus, receberia as graças que ela precisava. Essa senhora fez a doação de um carro, que servia de transporte para ela, já que tinha problemas de locomoção e com o passar do tempo, vendo que não recebia "a graça de volta", em função da doação, começou a se queixar do golpe que havia sido vitima. Se não me engano reclamou com o pastor e disseram a ela que a doação fora voluntária e que não tinha como devolver. Creio que ela entrou na justiça.
    A última sobre a Universal, saiu na internet, dizendo que STF condenou à Igreja Universal a devolver o valor de R$74.000,00 mil reais a uma senhora que havia doado toda uma indenização que havia recebido e logo ela ficou desempregada e doente e que entrou na justiça e reviu o dinheiro dela. Há muitos casos, é questão de pesquisar, inclusive na internet. Obrigado.

    B

    Baasa Ferraz Quarta, 19 de março de 2014, 21h27min

    Paulo Roberto Horlle, como faço para ter acesso sua dissertação de Mestrado?! Tenho interesse em abordar a respeito do Estelionato e liberdade religiosa das igrejas neopentecostais em minha monografia. Daí gostaria de ler sua dissertação para ter luz (conhecimento). Meu email: [email protected]

    Att,

    Baasa Ferraz.

    J

    jociliane Sexta, 21 de março de 2014, 21h27min

    bom eu sou da universal cheguei destruida la aprendi buscar a Deus a usar a fe e o pastor pregava que o que faz o milagre nao e o dizimo nem a oferta e dizia que se voce nao sabe usar a fe nao de dizimo nem oferta que nada vai adianta,eu nao dei dizimo nem oferta so usei a fe fui curada livre transformada de dentro pra fora la aprendi buscar primeiro o reino de Deus, como esta escrito em mateus buscai primeiro o reino de Deus e todas as coisas lhe serao acrescentadas.nunca ninguem me obrigou dar nada e sempre me receberam muito bem e o pastor sempre dizia para o povo pensar antes de fazer qualquer voto ou oferta porque isso exige fe e se tiver duvida nao faça porque nao iria funcionar,por muito tempo nao dei dizimo nem oferta hoje eu dou porque houve resultado.nao troco esse jesus que eu conheci la por nada .

    S

    smn Sexta, 21 de março de 2014, 23h25min

    jociliane,

    As pessoas não tem nenhuma experiência com o nosso Deus, Ele cura, salva e liberta vidas, as pessoas só falam no dízimo e ofertas das igrejas evangélicas, esquecem que na igreja católica também dão dízimos e ofertas, mas o pior é que pessoas que não servem a Deus,muitos, não todos, gastam seu dinheiro nos botecos, boates e ficam duros e deixam suas esposas e filhos sem o que se alimentar e quando chegam bêbados, ainda batem em suas esposas por reclamar de chegar tão tarde em casa, frequentam lugares onde a prostituição, drogas e etc... rolam! e é nestes lugares onde muitos crimes acontecem, é só ligar a televisão e parece a mesma notícia todo os dias, brigas e mortes na calada da noite.

    O diabo veio para matar, roubar e destruir, mas Jesus veio para dar vida e vida com abundância.

    >>não sabem que todos nós daremos conta a DEUS um dia, ninguém escapará, e todo joelho se dobrará e confessará que Jesus Cristo é o Senhor.

    O "Salve-se quem puder",

    só contou o final do culto (dízimo e oferta) foi convidado gentilmente pelo Pastor, aceitou o convite, não comentou o resto do culto e ninguém obrigou a ele a dar nada, ele ofertou voluntariamente.

    Por outro lado o consulente, fazendo propaganda do seu livro, que acredito ser preconceituoso e ridículo.

    "às pessoas que, em sua dor, dificuldade e fragilidade, buscam a Igreja e acabam sendo vítimas de pessoas inescrupulosas"

    Pergunto ao consulente:

    Você já participou de um culto evangélico?

    Você acredita em milagres?

    Pessoas inescrupulosas existem em todos os lugares: nas empresas, nas igrejas evangélicas, católicas, centro espírita, kardecistas, umbanda, quimbanda, profissionais liberais como: Médico, advogado, professor e etc..

    Todos nós somos livres, Deus nos deu o livre arbítrio, mas todos nós daremos conta a Deus por tudo nesta terra.