Bacharéis explorados
Por qual motivo a OAB não fiscaliza os escritórios de advocacia?
Fui outro dia perguntar a um ex-colega se precisavam de advogados no escritório dele trabalhava e ele falou que não, falou que preferia contratar bacharéis.
Ai eu perguntei o motivo e ele falou que no escritório dele: "Um Bacharel ganha R$ 800 e um Advogado ganha 1600". (Iniciantes).
Então o exame de ordem, apesar de merecer elogios, serve pra fornecer ao mercado bacharéis que fazem praticamente o mesmo trabalho de um advogado ganhando menos.
Apoio o exame de ordem e inclusive fui aprovado. Mas acho que esse lado deve ser exposto.
Nos escritórios em que eu trabalhei, até um mecânico (sem querer desmerecer a profissão) faz tranquilamente o trabalho de um advogado, afinal, qualquer mané sabe copiar e colar...
Ivanx,
Não sei qual o seu estado, mas aqui em São Paulo um advogado iniciante ganha em média R$ 1.500,00. Se você colocar no papel quanto o cara gasta de "rango", gasolina, etc., ele acaba trabalhando por menos de R$ 800,00.
Além disso, tenho duas colegas que já trabalharam por R$ 1.000,00 por mês...
Eu já cheguei a ganhar R$ 1.300,00 num estágio, fora que era perto de casa, tinha estacionamento e eu ainda comia lá de graça.
Foi foda pegar a OAB e ganhar R$ 1.400,00 "seco" advogando. Tirando o que eu gastava de gasolina, estacionamento e almoço, mal dava para pagar o cinema no final de semana...
Eu já tive dois estagiários, que acabaram fazendo apenas o serviço de uma secretária. Atender telefone, tirar cópia, emitir guia, recolher custas, desarquivar processo e protocolar. Coisas assim.
Eles até queriam aprender, peticionar, etc., mas como eram estudantes dos primeiros períodos, ficou complicado ensinar. Não tem jeito.