História do Currículo Lattes

30/12/2021 às 14:58
Leia nesta página:

Conheça a História do Currículo Lattes.

 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desenvolveu a Plataforma Lattes que é um instrumento técnico que efetua a integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de Instituições e de Pesquisas em apenas um único Sistema de Informações.

  • A partir dos anos 80: a preocupação do CNPq era utilizar um formulário padrão de currículos de pesquisadores brasileiros.

  • Fins dos anos 80: o CNPq já disponibilizou às universidades e instituições de pesquisa do Brasil, por meio da rede BITNET, as buscas de currículos de pesquisadores brasileiros.

  • No começo dos anos 90: desenvolve-se um formulário eletrônico que deveria ser preenchido e enviado em disquete ao CNPq, que armazenava na base de dados.

  • No final dos anos 90: o CNPq reuniu esforços tecnológicos, através do apoio da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal de Pernambuco, para desenvolverem uma versão única de currículo que pudesse integrar as bases já existentes.

Os componentes da  Plataforma Lattes são:

1.Currículo Lattes;

2.Diretório de Instituições;

3.Diretório dos Grupos de Pesquisa;

Mas, você conhece, especificamente, a História do Currículo Lattes?

Sabe a diferença fundamental entre o Currículo Lattes e o Curriculum Vitae?

Será que ambas as nomenclaturas, supracitadas, são referências à expressões provenientes do Latim?

Quando é oportuno elaborar, especialmente, o Currículo Lattes?

A fim de obter essas respostas e aprender outras peculiaridades acadêmicas, queira acessar o vídeo: História do Currículo Lattes. Por favor, clique aqui.

Sobre a autora
Joyce Ferreira de Melo Marini

Possui Graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (2007), Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade de Fortaleza (2009) e Mestrado em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018). Atualmente, é Colunista de Direito Internacional do Magis Portal Jurídico (MG), assina a Coluna: "Direito Internacional: Sob à Perspectiva dos Direitos Humanos e Migrações". Tem experiência em Advocacia Consultiva na Feldmann Advocacia (SP), com ênfase no ramo do Direito Migratório. E, atua, principalmente, nas seguintes áreas: Direito Constitucional, Direito Imobiliário, Direito Migratório e Espanhol Jurídico.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos