Validade de documento perante terceiros - Publicidade do ato - Registro na junta comercial

Leia nesta página:

Para ter validade perante terceiros o documento, no caso o "Termo de Acordo entre os Sócios", deverá ser registrado na Junta Comercial. Tal formalidade serve apenas para dar publicidade ao ato, de maneira que ele possa ser oponível.

           Em princípio, o “Termo de Acordo entre os Sócios” apresentado pela Consulente tem validade perante os sócios que o firmaram.

            Como não houve o registro do referido documento na Junta Comercial o seu conteúdo não tem validade perante terceiros. Essa formalidade serve apenas para dar publicidade ao ato, de maneira que o mesmo possa ser oponível a terceiros.

            O acordo de acionistas ou quotistas, no âmbito das sociedades por ações ou por quotas, é uma ferramenta importante para o equilíbrio e a harmonia dos interesses de um grupo ou da própria sociedade.

            Entendemos que, apesar de se tratar de um contrato de natureza privada, as partes poderiam estabelecer - o que no caso presente não ocorreu - sejam seus direitos e obrigações estendidos aos herdeiros e sucessores, em caso de falecimento e sucessão.

            Celso Barbi Filho, em sua obra: “Acordo de Acionistas: Panorama Atual do Instituto no Direito Brasileiro e Propostas para a Reforma de sua Disciplina Legal”, referindo-se a Modesto Carvalhosa, noticia que de acordo com esse jurista há intensa utilização prática do instituto de acordo de quotistas por aplicação subsidiária da Lei das S/A, haja vista o art. 18 do Decreto 3.708/19, pois, com base na doutrina italiana, no acordo de quotistas o sócio faz declarações de vontade como titular de seu patrimônio particular e não apenas como membro da sociedade. Assim, nada impede que ele disponha segundo lhe aprouver sobre seus direitos pessoais de votar e de transferir quotas, desde que faça dentro dos limites do contrato social. Desse modo, aplicando-se subsidiariamente o art. 118 da Lei das S/A à sociedade limitada, é válido o acordo de quotistas que, para escapar de eventual caráter oculto repudiado pelo art. 302, 7, do C.Com., deve ser arquivado na sede da sociedade e no Registro do Comércio.

            Quanto ao registro, cabe observar que, não havendo previsão a respeito na lei, não há obrigatoriedade de se registrar o acordo de quotistas. Caso as partes não desejem dar publicidade ao acordo, por motivos lícitos e leais de preservação da sociedade e dos sócios, em caso de divulgação de informações que interessem exclusivamente à sociedade ou aos sócios contratantes, como projetos ou planos de negócios, o acordo de quotistas só valerá entre as partes anuentes. Ou seja, não será oponível à sociedade nem a terceiros. A menos que se demonstre que ambos tinham conhecimento de suas disposições. Mas se os sócios quiserem dar publicidade ao acordo de quotistas, para que dele tomem conhecimento a sociedade e terceiros, basta que seja efetuado o arquivamento do acordo de quotistas na Junta Comercial em que constam os atos constitutivos da sociedade limitada a que se refere o acordo, como “documento de interesse” daquela sociedade.

           O efeito do registro é a oponibilidade ativa e a inoponobilidade passiva, em relação a todas as pessoas, na medida em que sejam submetidas ao ordenamento jurídico brasileiro. (Lei de Registros Públicos Comentada, Walter Ceneviva, Ed. Saraiva, 12ª ed., p. 252).

            A Lei Federal 6.015/73 estabelece, em seu artigo 129, um elenco de documentos que devem, obrigatoriamente, passar pelo registro de Títulos e Documentos para que tenham validade contra terceiros. Entre eles: Contrato de Locação; Carta Fiança; Locação de serviços; Compra e Venda em Prestações; Alienação Fiduciária; Documentos em língua estrangeira; Quitações; Recibos; Contrato de Compra e Venda de Automóveis; Cessão de Direitos e Créditos; Sub-Rogação; Doação em Pagamentos.

         A STF Súmula nº 442 - 01/10/1964 - DJ de 8/10/1964, p. 3645; DJ de 9/10/1964, p. 3665; DJ de 12/10/1964, p. 3697.

Inscrição do Contrato de Locação no Registro de Imóveis - Validade da Cláusula de Vigência - Transcrição no Registro de Títulos e Documentos

    A inscrição do contrato de locação no registro de imóveis, para a validade da cláusula de vigência contra o adquirente do imóvel, ou perante terceiros, dispensa a transcrição no registro de títulos e documentos.

            Não surte efeitos o contrato perante terceiros, se não registrado. A exigência do registro, portanto, se destina tão somente a produzir efeitos em relação a terceiros e não entre as partes contratantes. Para este, o pactuado é plenamente válido, independentemente do registro que não constitui requisito de validade do negócio jurídico.

            A corrente jurisprudencial, em casos de registro de atos agasalha esse entendimento aqui esposado, a exemplo da EMENTA do nosso TJMG, aqui transcrita:

- Processo: Agravo de Instrumento

1.0000.00.329759-5/000

3297595-30.2000.8.13.0000 (1)

Relator(a): Des.(a) Célio César Paduani

Data de Julgamento: 02/12/2003

Data da publicação da súmula: 23/12/2003

Ementa: Falência. Sociedade por cotas de responsabilidade limitada. Extensão dos efeitos aos sócios. Cessão de Créditos como adiantamento de legítima. Retirada da Sociedade. Ausência de Registro. Insuficiência comprobatória. Inadmissibilidade. A cessão de crédito, sem o respectivo registro, não constitui condição de validade do ato, mas carece da publicidade para se tornar oponível a terceiros, gerando apenas direitos pessoais entre as partes. Não logrando êxito em comprovar por outros meios a retirada de fato da sociedade, presume-se que a agravante participava da mesma à época do decreto de falência, com possibilidades do exercício de função administrativa e retirada mensal a título de ""pro labore"", de acordo com a última alteração contratual juntada nos autos. Agravo não provido.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

“Com relação ao prazo para apresentação dos atos societários para registro, a Lei de Registro de Empresas Mercantis e o Código Civil mencionam que esse prazo é de 30 dias contados da lavratura do respectivo ato. Importante salientar que, se o ato for apresentado a registro dentro deste prazo, o mesmo terá eficácia retroativa à data de sua lavratura. Caso contrário, o ato somente terá eficácia a partir de seu registro. A exceção a essa regra geral de registro é o prazo para apresentação para registro de Atas de Reunião e/ou Assembléia de Sócios de sociedade empresária limitada que, nesse caso, é de 20 dias (art. 1.075, parágrafo 2º do CC).”  

·       Fonte: Aspectos legais e formais para registro de atos societários de sociedades empresárias Alessandra Montebelo Gonsales Rocha* Fabio Torres das Candeias*. Artigo publicado no FiscoSoft http://www.fiscosoft.com.br/a/5cw2/aspectos-legais-e-formais-para-registro-de-atos-societarios-de-sociedades-empresarias-alessandra-montebelo-gonsales-rocha-fabio-torres-das-candeias#ixzz39AHYN36u

            O entendimento predominante da doutrina e da jurisprudência é no sentido de que as matérias deliberadas em ato societário levado a registro de forma intempestiva – após os 30 dias da respectiva celebração/data de assinatura – possuem plenos efeitos/validade entre os sócios e a sociedade desde a respectiva data de celebração, mas, perante terceiros, somente a partir da data efetiva de registro no órgão competente.

            A nosso juízo, portanto, o “Termo de Acordo entre os Sócios” tem valor legal perante os sócios que firmaram o documento, mas como não foi dado a ele publicidade, ou seja, não houve o seu registro na Junta Comercial, no prazo de 30 (trinta) dias de sua assinatura, não será oponível a terceiros, no caso, os herdeiros, a não ser que se demonstre que os herdeiros tinham conhecimento do dito Termo de Acordo.

            Por outro lado, como visto, o prazo limite para registro é de 30 (trinta) dias da celebração do ato ou da data de sua assinatura. O registro sendo feito após esses 30 (trinta) dias, os seus efeitos perante terceiros, ocorrerão a partir da data do efetivo registro.

            É o nosso parecer, s.m.j.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos