Artigo Destaque dos editores

A (in)Justiça do Trabalho?

Poderes do juiz no processo do trabalho

Leia nesta página:

Como podem os magistrados legislar a respeito de normas processuais do trabalho? Togas não legislam, aplicam leis!

"Quanto menos os homens pensam, mais eles falam"

Charles Montesquieu.

Imaginemos um observador acompanhando o desenvolvimento de lides no âmbito das relações de trabalho em variadas varas do trabalho.

Inicia suas observações empíricas, senta-se nas antessalas judiciais e verifica os causídicos conversarem entre si e com seus clientes a respeito de acordos e de como pensa e decide o todo poderoso magistrado, que reina soberano na obscura sala de audiência.

 Observa o mural de convocação, e constata que a norma descrita na pauta não se subsume aos fatos, ou seja, o todo poderoso não cumpre os horários estabelecidos, afinal ele é. Cria coragem, e pensa, mas se ocorrer das partes atrasarem? Depende, diz a norma imperiosa e categórica aos seus pensamentos: Se for a parte detentora do capital aplica-se-lhe os estatutos, afinal ele foi intimado. Se for a parte hipossuficiente novas possibilidades ele tem. Intrigado, o observador prossegue.

 Na sala obscura abstrai que as mesmas tendências verificadas nos causídicos (?), agora são afloradas e incentivadas pelo detentor da toga. Um espetáculo tragicômico se instala onde o observador por analogia associa o evento a uma banca de negócios mercantes. Qual sua proposta?

Avança! Sedento por observar as premissas do direito, aguarda a instrução. Excelência; solicito a apreciação da exceção de incompetência, interfere o nobre defensor. Indefiro, manifesta-se a toga. Mas como isto é possível?, pergunta-se o observador. Na sala obscura ao lado o outro detentor do veredito final em caso concreto análogo deferiu, atesta! Uma crise de lógica se instala. Como fatos idênticos podem gerar efeitos contrários? Isto é ilógico!, conclui o tenso e confuso observador. O princípio do livre convencimento motivado do juiz confere ao magistrado esta possibilidade, responde e ameniza a norma da teoria geral do processo.

Claro, poder-se-á recorrer desta decisão, conforta-se o observador. Como quem tudo pode e tudo vê, com um sorriso kafkaniano responde o magistrado ao observador através da norma: Tal decisão é irrecorrível!, delicia-se em seu poder inquisitorial.

Prossegue, a instrução se instala, o causídico do capital apresenta defesa escrita, e solicita oitiva de testemunhas via instrumento processual da precatória. Indefiro, manifesta-se o magistrado. Está preclusa! O nobre doutor deveria ter peticionado nos autos, antes da audiência. O absurdo se instala! A norma se cala. Em momento anterior, noutra obscura sala de audiências, o fato se repetiu porém a toga de lá deferiu.

 O absurdo aumenta aos olhos do observador, que volta sua atenção para o caso presente, indagando-se: Como podem os magistrados legislar a respeito de normas processuais do trabalho? Togas não legislam, aplicam leis! Os poderes são independentes e harmônicos entre si. Charles Montesquieu, o iluminista francês, afirma isto.

 Montesquieu diz claramente que:

"Não haverá também liberdade se o poder de julgar não estiver separado do poder legislativo e do executivo, não existe liberdade, pois pode-se temer que o mesmo monarca ou o mesmo senado apenas estabeleçam leis tirânicas para executá-las tiranicamente". Ainda completa: "O poder de julgar não deve ser outorgado a um senado permanente, mas exercido por pessoas extraídas do corpo do povo, num certo período do ano, de modo prescrito pela lei, para formar um tribunal que dure apenas o tempo necessário." (O espírito das leis).

 Estamos em uma democracia republicana? Divaga em pensamentos o observador...

A plenos pulmões o causídico rispidamente contra-ataca: Protesto! Trata-se de afronta ao principio (iluminista) constitucional da ampla defesa no seu desdobramento lógico da oitiva testemunhal, cerceamento de defesa! Registra-se.

Instrui-se a instrução, a prostituta das provas está devidamente instruída por ambos defensores, troca de olhares, a toga se impõe! Se constatar que está faltando com a verdade o senhor será jogado ao cárcere, está entendido? A verdade é construída por ambos os lados. Documentos são considerados instrumentos de prova periféricos. Considerações finais, o julgador julga! Cada cabeça uma sentença.

Prazos e recursos, tribunal e acórdão, transito em julgado. Justiça sendo feita! O observador questiona: A justiça é justa?

Ante os elementos de observação empírica constata que existe uma crise na busca pela satisfação jurisdicional no ramo do direito do trabalho. A tão almejada busca pela celeridade processual não pode ferir princípios duramente conquistados e consagrados na constituição federal, como o da ampla defesa, contraditório, segurança jurídica. Construídos nos pensamentos filosóficos da idade das luzes e afirmados na declaração universal dos direitos do homem, e pondera: Há ainda aqueles que questionam tais garantias...

E continua a análise sob sua observação: As normas de direito do trabalho em vigor no país remetem ao século passado, tempo do Estado Novo de Getulio Vargas. O mundo mudou as relações de trabalho também. Vive-se numa era globalizada, tecnológica, informatizada e os meios de acesso a informação chegam a todos os confins do país.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Uma nova realidade esta posta, se faz necessário repensar as normas trabalhistas, definir exaustivamente as normas processuais do processo do trabalho, equacionar a balança da justiça, a luz desta nova era, nunca se esquecendo das raízes das garantias individuais e sociais. Existe um descompasso entre norma e fato! O direito do trabalho precisa se reinventar, modernizar-se. Observa o observador.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Julio Cleber Cremonizi Gonçales

Advogado formado pela Universidade Estadual de Maringá-Pr; Aluno ouvinte do mestrado em Direito penal da Universidade Estadual de Maringá-Pr; Especialista em direito tributário pela Faculdades Maringá-Pr; Pós Graduando em Filosofia pela Universidade Gama Filho- Rj; Técnico de Segurança do Trabalho; Advogado e Diretor de Gestão Integrada da Jaloto Transportes Ltda; Membro do Ibccrim- Instituto brasileiro de ciências criminais. Colunista do site Portal Educação e Colaborador da revista eletrônica Jus Navegandi.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

GONÇALES, Julio Cleber Cremonizi. A (in)Justiça do Trabalho?: Poderes do juiz no processo do trabalho. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 18, n. 3544, 15 mar. 2013. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/23962. Acesso em: 27 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos