Artigo Destaque dos editores

O desvio de finalidade na sondagem do IPEA sobre a cultura sexual do povo brasileiro

10/04/2014 às 07:45
Leia nesta página:

Ao realizar sondagem sobre a cultura sexual do povo brasileiro, o IPEA se desnatura das finalidades para as quais foi criado, incorrendo no vício de "desvio de finalidade".

Primeiro de tudo, o que é o IPEA?

O IPEA é uma fundação pública federal, e suas funções institucionais encontram-se detalhadas no artigo 190 do Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967.

“Art. 190. É o Poder Executivo autorizado a instituir, sob a forma de fundação, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com a finalidade de auxiliar o Ministro de Estado da Economia, Fazenda e Planejamento na elaboração e no acompanhamento da política econômica e promover atividade de pesquisa econômica aplicada nas áreas fiscal, financeira, externa e de desenvolvimento setorial. (Redação dada pela Lei nº 8.029, de 1990)

Parágrafo único. O instituto vincular-se-á ao Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento.”

É de causar espécie, portanto, um instituto de pesquisa econômica aplicada nas “áreas fiscal, financeira, externa e de desenvolvimento setorial” desviar recursos públicos para serem empregados em sondagens absolutamente extra-econômicas, mormente sobre a cultura sexual da população, o que é um assunto de foro mais privado do que público.

Afinal, que interesse econômico existe em se publicar recente estudo averiguando-se a “Tolerância Social à violência contra as mulheres”[1]?

Que interesse econômico há em se descobrir que “89% tenderam a discordar da afirmação ‘um homem pode xingar e gritar com sua própria mulher’.”

No que uma sondagem concluindo que “quase três quintos dos entrevistados, 58%, concordaram, total ou parcialmente, que ‘se as mulheres soubessem se comportar haveria menos estupros’” colabora para “elaboração e no acompanhamento da política econômica e promover atividade de pesquisa econômica aplicada nas áreas fiscal, financeira, externa e de desenvolvimento setorial”?

É inevitável, ainda, comentar sobre o mérito da sondagem, de evidente cariz misândrico, pois ao buscar a preservação da imagem da mulher questionando-se aberta e criticamente os resultados da sondagem[2], procura forçar o homem a internalizar um indevido sentimento de culpa pelas mazelas sociais, a despeito do homem também ser cidadão, e como se os governantes do “Partido do Mensalão” exibissem um mínimo de credibilidade para dar lições de moral à sociedade.

Isso só vem comprovar o que poucos brasileiros ainda não sabem: o aparelhamento político-ideológico do Estado e de mais este órgão público por militantes de um partido político, desviando a finalidade institucional para a qual o órgão foi criado, empregando-se recursos públicos para avançar causas de sua agenda política e ideológica.

Surge uma pergunta assaz pertinente: por que recursos públicos foram empregados em sondagens em patente desvio de finalidade?

Este é o ponto nodal, pois o “desvio de finalidade” é um vício de extrema gravidade, que ocorre “quando o agente pratica o ato visando a fim diverso daquele previsto, explícita ou implicitamente, na regra de competência” (artigo 2º, § único, alínea “e” da Lei nº 4.717/65 – Lei da Ação Popular).

Além do ato em questão ser passível de impugnação por ação popular, é de se ressaltar que uma autoridade que pratica um ato com uma finalidade diversa está praticando também um ato de improbidade administrativa, sendo o “desvio de finalidade” uma espécie do gênero, conforme assinalado pelo art. 11, inciso I da Lei de Improbidade Administrativa:

“Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

I - praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência;”

Como visto, o Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967, ainda em vigor, não outorgou ao IPEA competência para fazer sondagens sobre a cultura sexual da sociedade.

É espantoso, porém, não termos nos deparado até o momento com nenhum comentário a respeito desta conduta da administração pública, desviando-se flagrantemente de suas finalidades precípuas, já que, de acordo com o princípio da legalidade, ao administrador público só é permitido fazer aquilo que a lei impõe, numerus clausus.

Não há justificativa plausível, a não ser uma ética maquiavélica dos “fins justificarem os meios”, a qual, diga-se de passagem, também não é permitida ao administrador público, para um instituto de pesquisa econômica desviar recursos públicos para massagear o ego dos movimentos feministas encastelados no IPEA através de uma enxurrada de nomeações políticas.

Ora, o vício praticado não é de pequena monta, já que afronta Princípio Constitucional da Administração Pública (artigo 37, caput):

“Á época dissemos: ‘Princípio é, pois, por definição, mandamento nuclear de um sistema, verdadeiro alicerce dele, disposição fundamental que se irradia sobre diferentes normas, compondo-lhes o espírito e servindo de critério para exata compreensão e inteligência delas, exatamente porque define a lógica e a racionalidade do sistema normativo, conferindo-lhe a tônica que lhe dá sentido harmônico’.  Eis porque, ‘violar um princípio é muito mais grave que transgredir uma norma.  A desatenção ao princípio implica ofensa não apenas a um específico mandamento obrigatório, mas a todo o sistema de comandos.  É a mais grave forma de ilegalidade ou inconstitucionalidade, conforme o escalão do princípio violado, porque representa insurgência contra todo o sistema, subversão de seus valores fundamentais, contumélia irremissível a seu arcabouço lógico e corrosão de sua estrutura mestra’”[3].

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Resta saber se os cidadãos, especialmente os homens, aceitarão passivamente mais essa afronta, ou despertarão de seu sono letárgico.


Notas

[1]        Disponível em <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/SIPS/140327_sips_violencia_mulheres.pdf > Acesso em 30/03/2014

[2]        “Um dia após a divulgação de pesquisa sobre violência contra a mulher, a presidenta Dilma Rousseff defendeu hoje (28) “tolerância zero” à prática deste tipo de crime. O levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que a maioria dos brasileiros concorda que o comportamento da mulher pode motivar o estupro.” Disponível em <http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-03/dilma-pede-tolerancia-zero-violencia-contra-mulher> Acesso em 30/03/2014

[3]        MELLO, Celso Antônio Bandeira de, Curso de Direito Administrativo, 28ª Edição, Malheiros Editores, 2011, p. 54

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Roberto Flávio Cavalcanti

Advogado e jornalista

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

CAVALCANTI, Roberto Flávio. O desvio de finalidade na sondagem do IPEA sobre a cultura sexual do povo brasileiro. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 19, n. 3935, 10 abr. 2014. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/27312. Acesso em: 25 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos