Artigo Destaque dos editores

Responsabilidade solidária de seguradora e oficina no atraso de reparação de veículos

20/07/2015 às 15:33
Leia nesta página:

Destacam-se os cuidados a serem observados pelo consumidor no momento de submeter automóvel a reparos em oficinas mecânicas, em especial, as credenciadas ao seguro de veículos automotores contratado.

Foi ao ar no Jornal da Justiça 1ª Edição, na TV Justiça, em 02-07-2015, matéria apontando a responsabilidade das seguradoras e oficinas sobre os danos causados pelo atraso na entrega de veículo automotor submetido a conserto. Trataremos a seguir do que deve ser observado e quais direitos você, consumidor, possui ao se deparar com o embrião de um desgaste advindo no descumprimento do prazo dos reparos.

Consagra-se, neste caso, o princípio basilar do direito do consumidor de ter acesso a serviço de qualidade, seguro e que não lhe ocasione maiores transtornos. Há, ainda, o fato de o cliente segurado não ter a opção de escolha da oficina, devendo ser, necessariamente, uma credenciada da seguradora, que atua em regime de parceria — naturalmente que desconsideramos, aqui, para fins didáticos, a natureza da parceria entre seguradora e oficina por não importar, diretamente, para a legitimidade da reparação dos danos sofridos pelo consumidor segurado — o que caracteriza a solidariedade e legitimidade passiva de ambas empresas.

O consumidor deve se atentar, neste caso, ao prazo fixado pela oficina e seguradora para o efetivo reparo do veículo danificado, principalmente na dificuldade de se encontrar peças para o automóvel no mercado, quando for o caso. Se há prazo fixado e é ultrapassado por período acima do razoável, sem justificativa plausível, as empresas passam a fornecer um serviço defeituoso e falho, havendo incidência dos artigos 12 e 14 do Código de Defesa do Consumidor.

Ademais, molda-se, neste momento, a figura do ato ilícito previsto no artigo 186 do Código Civil, ensejando sua reparação, conforme disposição do artigo 927 do mesmo Diploma Legal.

Isso porque o veículo pode representar mecanismo necessário ao exercício da profissão, por exemplo, no caso de profissional liberal e autônomo. A interrupção forçada da condição de trabalho implica, necessariamente, em redução de lucros, impedindo o patrimônio de aumentar — considere um arquiteto impossibilitado de ir até o local onde realizará a execução do projeto, não havendo acesso por meio de transporte público, a título figurativo — e isso resulta na figura do dano material. O serviço defeituoso, sob a ótica consumerista, ensejaria compensação financeira ao segurado/cliente.

Naturalmente que o mero aborrecimento cotidiano não é possível de atingir o consumidor e gerar a indenização extrapatrimonial. Deverá ser observado, neste caso, a intensidade do dano e as condições às quais foi submetido o consumidor em relação ao responsável (ou aos responsáveis), bem como a dupla função da indenização: compensatória e preventiva/penalizante.

Então, ultrapassado prazo fixado pela seguradora e oficina de forma injustificada, o consumidor passa a poder se resguardar com os direitos previstos na legislação pátria. Contudo, válido salientar que, para que se afigure o dano material, é necessária a demonstração dos custos e prejuízos que a ausência do veículo acarreta: comprovantes de aluguel de carro (na hipótese de não haver carro reserva na apólice), passagem de ônibus, táxi, metrô, descontos em folha de pagamento por dias não trabalhados etc. A mera alegação de dano, friso, não desafia reparação patrimonial! O consumidor não pode se furtar de suas responsabilidades e alegar, arbitrariamente, ter sofrido dano, sob pena de caracterização de tentativa de enriquecimento ilícito.

Outro ponto interessante é, no momento de eventuais aborrecimentos, o consumidor demonstrar à seguradora e oficina o que o atraso vem ocasionando. Ainda, no caso de ser forçado a gastar com meios de transporte alternativo, por exemplo, haveria espaço para negociação com as empresas para custearem aluguel de carro pelo período que considerarem necessário para a obtenção de peça ou reparação do veículo. Assim, consideremos que seja fixado o prazo de 30 (trinta) dias para o conserto do carro e, após este prazo, seja necessária a prorrogação do prazo por mais 30 (trinta) dias. O consumidor pode tentar uma solução amigável para evitar dissabores e desgastes com demandas judiciais, demonstrando no que está sendo afetado e propondo medidas paliativas para o aborrecimento — o que sempre recomendamos; a mediação extrajudicial/administrativa.

Se ainda assim nada for proposto e houver inércia do responsável, ter-se-á um cenário favorável e robusto para uma discussão, pleiteando-se reparação por danos. Lembrando que nenhum caso é absoluto e existem particularidades que diferenciam os parâmetros para fixação de indenização por qualquer tipo de dano.

Neste sentido, o Egrégio Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, sobre o tema, julgou:

APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO. MÁ-PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE OFICINA DE VEÍCULOS. DANO MATERIAL E MORAL CONFIGURADOS. QUANTUM DO DANO MORAL ADEQUADO.1. A falha na prestação dos serviços de conserto de veículo acarreta a responsabilidade da oficina, nos termos do art.14, do CDC, que deverá ressarcir o valor pago pelo consumidor.2. Comprovado que cheque dado ao prestador do serviço foi devolvido ao consumidor, deve ser descontado da condenação a quantia respectiva, para se evitar enriquecimento ilícito.3. Ultrapassam a barreira de mero aborrecimento as idas e vindas do consumidor à oficina para obter o conserto do automóvel, principalmente considerando que se passaram mais de três anos sem solução do problema, bem como que ocorreu mesmo defeito no veículo quando o consumidor fazia viagem de passeio. 4. Para a fixação do dano moral, deve ser considerada a intensidade do dano, bem como as condições da vítima e do responsável, de modo a atingir sua dupla função: reparatória e penalizante. De igual modo, não pode ser fonte de enriquecimento ilícito. Assim, se a condenação imposta ao apelante mostrar-se adequada e suficiente, apta a atingir os fins a que se destina, deve ser mantida. 5. Recuso parcialmente provido.

(Acórdão n.599479, 20090110687823APC, Relator: ARNOLDO CAMANHO DE ASSIS, Revisor: ANTONINHO LOPES, 4ª Turma Cível, Data de Julgamento: 13/06/2012, Publicado no DJE: 06/07/2012. Pág.: 145)

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Importante documentar toda e qualquer situação que lhe parecer desfavorável. O cenário consumerista, na esfera do Judiciário, é delicado, não sendo absoluto. É melhor "pecar" pelo excesso de documentação do que pela falta.  Sugerimos ao leitor ficar atento aos detalhes de suas relações com as empresas para não se surpreenderem negativamente.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Daniel Macedo

Advogado em Brasília/DF Pós-Graduado em Direito, Constituição e Estado

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MACEDO, Daniel. Responsabilidade solidária de seguradora e oficina no atraso de reparação de veículos. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 20, n. 4401, 20 jul. 2015. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/40926. Acesso em: 28 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos