Artigo Destaque dos editores

Procedimento do estudo de impacto ambiental: breves comentários

Leia nesta página:

Estuda-se o EIA/RIMA, importante ferramenta criada para condicionar a licença ambiental a obras que demandem intervenção nociva ao meio ambiente.

Introdução

O presente trabalho visa estudar o Estudo de Impacto Ambiental – EIA e o Relatório de Impacto Ambiental – EIA/RIMA, importantes ferramentas criadas para condicionar a licença ambiental a obras que demandem intervenção nociva ao meio ambiente.

Tais instrumentos, previstos na Resolução n. 1/1986 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, dispõem sobre as hipóteses em que o estudo é exigido, bem como disciplinam a forma como deve ser executado, fazendo menção às atividades técnicas imprescindíveis quando de sua realização.

Desse modo, o presente trabalho discorreu sobre a precitada Resolução e sobre a Resolução n. 9/1987, que trata da obrigatoriedade de audiência pública para debate do RIMA, quando requerido pelo Ministério Público ou por determinada quantidade de interessados.

Para a realização do trabalho, adotou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, feita através da análise de materiais publicados na literatura específica, além da análise legislativa, mormente das aludidas Resoluções do CONAMA.


Desenvolvimento

Em seu artigo 225, § 1º, IV, a Constituição Federal determina que o Poder Público deve exigir estudo prévio de impacto ambiental (doravante EIA) para a “instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente”.

Lembra Frederico Amado que o termo degradação ambiental, utilizado pelo referido dispositivo da Carta Política, é mais amplo do que a expressão poluição, pois compreende “qualquer alteração adversa das características do meio ambiente”[1], ao passo que a poluição, pela definição legal constante da Lei n. 6.938/81 (art. 3º, IV), corresponde tão somente à degradação ambiental que prejudicar a saúde, o bem-estar e a segurança da população, afetar desfavoravelmente a biota, as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente, lançar matéria ou energia em descompasso com padrões ambientais previstos em lei ou criar condições adversas às atividades sociais ou econômicas.

Foi com o escopo de prevenir os danos ambientais, portanto, que o EIA foi incluído no texto constitucional, sendo certo “que sua essência é preventiva e pode compor uma das etapas do licenciamento ambiental”.[2]

Sem descuidar dos parâmetros normativos dispostos na Lei supracitada, a Resolução n. 1 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (doravante CONAMA), editada em 23/1/1986 (cinco anos após a Lei n. 6.938/81, portanto), regulamentou a expressão impacto ambiental, citada no artigo 225, § 1º, IV, da Lei Maior, como a alteração de qualquer tipo das propriedades químicas, físicas e biológicas do meio ambiente[3].

No artigo 2º, a Resolução CONAMA n. 1/1986 traz um rol exemplificativo (numerus apertus) de obras e atividades que, obrigatoriamente, dependerão de EIA, tais como a construção de estradas, rodovias, portos, mineradoras e petrolíferas, aeroportos, oleodutos, gasodutos, minerodutos, linhas de transmissão de energia elétrica (acima de 230KV), usinas de geração de eletricidade (qualquer que seja a fonte), redes coletoras/emissoras de esgoto, aterros sanitários, complexos industriais e agroindustriais, distritos industriais e zonas estritamente industriais (ZEI), dentre muitos outros.

O artigo 6º da Resolução em tela determina que o EIA deverá conter ao menos determinadas atividades técnicas, as quais são elencadas nos quatro incisos deste dispositivo regulamentar. Em breve síntese, o EIA sempre deverá conter (i) diagnóstico ambiental da área de influência do projeto; (ii) análise dos impactos ambientais e de suas alternativas; (iii) definição de medidas capazes de diminuir os impactos ambientais negativos (p.e. sistemas de tratamento de despejos ou equipamentos de controle); e (iv) elaboração de programa de acompanhamento e monitoramento. 

Segundo as alíneas “a”, “b” e “c”, do inciso I, artigo 6º, da Resolução n. 1/1986 CONAMA, o diagnóstico ambiental da área deve levar em conta o meio físico (subsolo, solo, ar, água, clima, recursos minerais, etc), o meio biológico e os ecossistemas naturais (fauna e flora), o meio socioeconômico (entendido como o uso e ocupação do solo, uso da água, os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, etc), ou seja, os ambientes naturais, culturais e artificiais.

Com propriedade, lembra Leonardo Barcellos Lopes que o EIA precisa contemplar todas as alternativas tecnológicas do projeto, de modo a confrontá-las com a situação hipotética de o projeto não ser executado, assim como identificar e fazer avaliação dos impactos gerados na implantação e no funcionamento da atividade, e considerar a existência de planos governamentais na área do empreendimento, previstos ou em execução.[4]  

Pensando nas peculiaridades regionais de cada ambiente, o ato regulamentar em comento previu que, durante a execução do EIA, o IBAMA, os órgãos ambientais estaduais (v.g., em Minas Gerais, a SEMAD e as Suprams) e os Municípios poderão fornecer ao empreendedor instruções adicionais que porventura se fizerem necessárias.

Para que as exigências técnicas do EIA sejam cumpridas a contento, lembrando-se que o estudo de impacto é corolário do princípio ambiental da prevenção[5], o empreendedor deve contratar uma equipe multidisciplinar para analisar, de maneira técnica, os resultados obtidos pelas avaliações realizadas, a avaliar os impactos positivos e negativos, sugerir alternativas e mencionar a hipótese de reversibilidade das alterações na área (art. 7º da Resolução CONAMA n. 1/1986).

Muito embora a equipe seja contratada à expensas do interessado pela execução da obra, não pode depender dele direta ou indiretamente, ou seja, veda-se o vínculo empregatício direto entre o proponente do projeto e os integrantes da equipe multidisciplinar.

Em verdade, todas as despesas e custos do projeto correrão por conta do proponente, a teor do disposto no artigo 8º da Resolução em referência.

Realizados os estudos, deve-se elaborar o Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, documento cuja finalidade é tornar o conteúdo do EIA acessível ao público, de maneia a traduzir em dados simplificados as questões de ordem eminentemente técnica condensadas no estudo.[6]

Comprova essa finalidade a redação do artigo 9º, p. único, do ato regulamentar ora comentado, in litteris:

 O RIMA deve ser apresentado de forma objetiva e adequada a sua compreensão. As informações devem ser traduzidas em linguagem acessível, ilustradas por mapas, cartas, quadros, gráficos e demais técnicas de comunicação visual, de modo que se possam entender as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as conseqüências ambientais de sua implementação.

Assim, parafraseando Leonardo Barcellos Lopes, em seu já citado estudo sobre o assunto em testilha, o “RIMA, portanto, é rigorosamente distinto do EIA, haja vista sua finalidade voltada para a informação do público leigo [...]”.[7]  

Dispõe o artigo 9º da Resolução CONAMA n. 1/1986 que o RIMA refletirá as conclusões do EIA, sendo imprescindível que contenha os objetivos e justificativas do projeto, bem como a relação do projeto com políticas regionais/setoriais previstas e implementadas; a descrição do projeto (a especificar fases, matérias primas, fontes de energia, dentre outros detalhes) e suas alternativas, a síntese dos resultados dos estudos de diagnósticos da área que será influenciada pela obra e os prováveis impactos ambientais resultantes de sua implantação e atividade, a descrição da qualidade ambiental futura (com a comparação de todos os previsíveis cenários, ex: projeto x previsão pós-projeto; projeto x alternativas viáveis; alternativas viáveis x previsões pós-projetos; não implantação dos projetos x pós-projetos/alternativas), a descrição do efeito esperado das medidas mitigadoras previstas em relação aos impactos negativos, mencionando aqueles que não puderam ser evitados, e o grau de alteração esperado; o programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos e, por fim, a recomendação quanto à alternativa mais favorável, com a conclusão do relatório e as considerações finais.

De se ressaltar que o RIMA precisa ser elaborado com a cautela de não expor segredos industriais do empreendedor, conforme dicção do artigo 11 da Resolução CONAMA n. 1/1986.

A expressão “sigilo industrial”, empregada na redação do dispositivo supra, a nosso ver, merece ser interpretada extensivamente, a fim de abranger segredos comerciais, mormente porque estes, a rigor, não são passíveis de proteção pela Lei n. 9.279/96 (art. 10, III).

Ultimada a elaboração do RIMA, impõe-se deixá-lo a disposição do público para consulta, no local de praxe indicado pelo órgão licenciador. Os órgãos ambientais envolvidos poderão determinar a realização de audiência pública para que o RIMA seja debatido (art. 11, § 2º, da Res. CONAMA n. 1/1986).

Inicialmente, a designação de audiência pública era mera faculdade do órgão licenciador, que poderia, sob a ótica da discricionariedade dos atos administrativos, decidir sobre a conveniência e a oportunidade desse evento. No entanto, a Resolução CONAMA n. 9, de 3 de dezembro de 1987, estabeleceu a obrigatoriedade da audiência quando entidades civis ou o Ministério Público a requererem, ou quando mais de cinquenta cidadãos o requisitarem, hipóteses nas quais a licença, caso concedida pela administração sem a realização da audiência, será nula (art. 2º, § 2º).[8]

Esta última Resolução traz normas específicas para a realização da audiência pública, sendo possível sintetizá-las nesta sequência: abertura de prazo não menor do que quarenta e cinco dias para a formalização de pedido de realização de audiência – publicação, por edital, da abertura desse prazo – agendamento da audiência em local acessível aos interessados – agendamento de outras audiências “em continuação à primeira”, caso a localização dos solicitantes ou a complexidade do tema tornem necessário o desdobramento do ato – realização da(s) audiência(s) – apresentação de atas e anexos que deverão ser considerados pelo órgão licenciador para a aprovação ou não da obra (artigos 2º, § 1º, e 5º).

A respeito dos órgãos competentes para apreciar e decidir sobre o EIA/RIMA, duas observações são imperiosas.

Em primeiro lugar, apenas os órgãos do Poder Executivo possuem atribuição para autorizar a realização de obras/empreendimentos potencialmente danosos ao meio ambiente, orientação que há tempos vinha sendo ecoada na doutrina[9] e que foi apreciada na ADI n. 1505/ES, na qual o STF declarou inconstitucional o artigo 187 da Constituição do Estado do Espírito Santo, que possibilitava a análise do RIMA pela Assembleia Legislativa, a conferir ao Poder Legislativo as atribuições supracitadas.[10]

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Por último, não cabe ao Poder ao Poder Judiciário, ainda que em julgamento de ação civil pública, promover a elaboração do RIMA, haja vista que este munus é determinado pela Administração e exequível pelo empreendedor, sendo vedado considerar-se como o relatório eventual laudo técnico elaborado por perito do Juízo.[11] 


Conclusão

Do exposto, concluímos que o Estudo de Impacto Ambiental, juntamente com o seu relatório (RIMA) são ferramentas imprescindíveis à proteção ao meio ambiente e, nesse plano, vão ao encontro das disposições constitucionais que pregam o estudo dos impactos ambientais das atividades potencialmente nocivas ao meio ambiente (art. 225, § 1º, IV, CF).

Tal conclusão se fundamenta no estudo das características do EIA/RIMA, que procura compreender todas as nuances das intervenções pretendidas, visando obter o máximo de dados sobre as possíveis violações ao meio ambiente. 

Dentre as conclusões, cabível ressaltar que apenas o Poder Executivo, por seus órgãos, pode conceder o licenciamento ambiental, sendo vedada a análise do EIA/RIMA por outros Poderes (ex: Judiciário).


REFERÊNCIAS

AMADO, F. Direito Ambiental Esquematizado. Rio de Janeiro: Método, 2015.

BRASIL, Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res87/res0987.html>. Acesso em 10 set. 2016.

__________. Supremo Tribunal Federal. ADI n. 1505, D.J. 24/11/2004. Disponível em: < http://www.stf.jus.br/portal/>. Acesso em: 10 set. 2016.

__________. Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0186.html>. Acesso em: 9 set. 2016.

LOPES, L. B. et al. Temas Avançados do Ministério Público. Salvador: Juspodivm, 2015.

FARIAS, T; COUTINHO, F. S. N.; MELO, G. K. R. M. M. Direito Ambiental. 3 ed. Salvador: Juspodivm, 2015.

FIORILLO, C. A. P. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 11 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.


Notas

[1] AMADO, Frederico. Direito Ambiental Esquematizado. Rio de Janeiro: Método, 2015, p. 544.

[2] FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 11 ed. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 210.

[3] BRASIL, Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0186.html>. Acesso em: 9 set. 2016.

[4] Temas Avançados do Ministério Público. Salvador: Juspodivm, 2015, p. 570.

[5] FARIAS, Talden; COUTINHO, Francisco Seráphico da Nóbrega; MELO, Geórgia Karênia R. M.M. Direito Ambiental. 3 ed. Salvador: Juspodivm, 2015, f. 149.

[6] FIORILLO, Celso Antônio Pacheco. Op. cit., p. 213.

[7] Id., ibid., p. 572.

[8] BRASIL, Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res87/res0987.html>. Acesso em 10 set. 2016.

[9] LOPES, Leonardo Barcellos. Op. cit, p. 573.

[10] BRASIL, Supremo Tribunal Federal. ADI n. 1505, D.J. 24/11/2004. Disponível em: < http://www.stf.jus.br/portal/>. Acesso em: 10 set. 2016.

[11] LOPES, Leonardo Barcellos. Op. cit., loc. cit.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Ambrolina Carneiro de Vasconcelos

Oficial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Pedagoga, Graduada em Direito, Especialista em Direito de Família e em Educação Ambiental.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

VASCONCELOS, Ambrolina Carneiro. Procedimento do estudo de impacto ambiental: breves comentários. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 22, n. 4976, 14 fev. 2017. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/54192. Acesso em: 20 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos