Artigo Destaque dos editores

100 anos de luta: o centenário do Partido Comunista do Brasil

Leia nesta página:

Assumindo a vanguarda intelectual e a força popular que alavancou as lutas de classe no Brasil, o Partido Comunista segue sendo referência no palco político entre acertos e erros.

Na data de 25 de março de 2022, o Partido Comunista do Brasil celebrou seu centenário, tornando-se o partido mais antigo em atividade no país.

UM INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE

Fundado no ano de 1922, por trabalhadores entusiasmados com os ventos de mudanças no mundo moderno, ainda no início do século passado, pelas mãos da Revolução Russa de 1917, o Partido Comunista do Brasil, já conquistou logo após o V Congresso da Internacional Comunista, também conhecido como Terceira Internacional, obteve seu reconhecimento e importância, tornando-se assim a seção genuína da Internacional Comunista no País.

Em sua história de lutas e desafios, sempre em convergência dos interesses da população, o Partido Comunista do Brasil continua levantando a bandeira do Marxismo-Leninismo[1], adaptando às novas realidades do mundo moderno e da realidade brasileira, sempre em conformidade com as transformações consideráveis na vida da população.

Durante sua existência, manter um programa sólido foi fundamental para que o Partido pudesse enfrentar tempos de autoritarismos, mesmo estando momentaneamente na clandestinidade, porém sempre pujante na luta pelas liberdades democráticas, tornando-se uma referência ininterrupta de resistência da classe operária.

Logo, o PCdoB ainda segue sendo um Partido necessário para combater os instrumentos da burguesia contra a classe trabalhadora, e assim fortalecendo uma genuína representação que agrega as vontades coletivas e universais daqueles que buscam uma sociedade mais justa, igualitária e que tenham consciência de seu papel na sociedade plutocrata, que segue explorando os mais vulneráveis.

É nesta temática, que eventualmente após governos populares proverem dignidade às suas populações, que a elite burguesa lança seus blocos de disputas, com um verniz popular mas que as resultantes tornam-se negativas e perigosas para a sociedade, ou mesmo, financiando grupos que tentam induzir a população de que existe um inimigo a ser combatido, quando na verdade, seus únicos interesses é na exploração desta mesma sociedade.

O PCdoB sempre esteve no lado certo da sociedade, como nos 13 anos de governos progressistas onde os mais pobres prosperaram, desempenhando um papel fundamental, batalhando por educação formal, moradia, cultura, alimentação saudável e emprego, bases imprescindíveis para a dignidade humana.

Desta forma, lutar pela emancipação da classe dos trabalhadores e instrumentalizar uma forte militância participativa na luta política, são marcas basilares na história do Partido Comunista do Brasil.

Além da luta política, o PCdoB também é uma grande escola de pesquisa e formação, uma legenda comprometida com o estudo do campo político e nas mais variadas esferas da administração pública e de interesses sociais, como meio-ambiente, combate às desigualdades, estudos político-históricos, através de sua fundação, conhecida como Fundação Maurício Grabois e organizando seus ciclos de estudos, debates, cursos, conferências e seminários, que tornam a legenda, ainda relevante ao debate político nacional, mesmo após 100 anos de sua fundação. 

E mesmo após um século de existência, a legenda segue repensando a sua forma de atuação, com acertos e erros ao longo de sua história, analisando novas perspectivas no espectro da democracia burguesa e acreditando ainda que a mudança só será possível através do rompimento e quebra do sistema burguês-capitalista, sem deixar de melhorar as condições materiais e concreta das classes menos favorecidas e historicamente agredidas neste sistema desigual e injusto no qual vivemos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nos momentos mais marcantes da vida brasileira, desde sua fundação, o PCdoB estava presente, mesmo com erros e acertos, sempre foi um bastião na luta dos interesses populares, levantando bandeiras clássicas e necessárias para uma mudança justa na vida do povo, com orgulho carregando o legado Comunista desde os tempos da Comuna de Paris, passando por Marx, Engels, Lenin, Rosa Luxemburgo e tantos outros importantes pensadores responsáveis pela matriz ideológica dos Partidos Comunistas pelo Mundo.

Desta maneira, o Partido estará nas ruas pelos direitos da população, contra as farsas e o reacionarismo que assolam o país desde 2016, com o golpe da Presidente Dilma Rousseff e que acabou por acender o pior governo da história do Brasil.

O Partido Comunista do Brasil sempre será um recurso para todos que compreendem os novos desafios do comunismo no século vigente.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVES, Ana Rodrigues Cavalcanti. Conceito de hegemonia: de Gramsci a Laclau e Mouffe. Lua Nova. Revista de Cultura e Política, p. 71-96, 2010.

ALVES, Maria Helena Moreira. Estado e oposição no Brasil (1964- -1984). 5.ed. Trad. Clóvis Marques. Petrópolis: Vozes, 1989.

ANDERSON, Perry. A crise da crise do marxismo: introdução a um debate contemporâneo. 3.ed. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Brasiliense, 1987.

ANDREUCCI, Franco. A difusão e a vulgarização do marxismo. In: HOBSBAWM, E. J. et al. História do marxismo. v.2. O marxismo na época da Segunda Internacional. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

BBC. Mensagem do governo com alusão ao nazismo agride vítimas do Holocausto, diz rabino. BBC. 11 de maio. 2020. <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52626218> Acesso em: 09 de setembro de 2021.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

CÂMARA, Antônio. O PCB, Marighella e a questão agrária brasileira. In: NOVA, Cristiane, NÓVOA, Jorge. (Org.). Carlos Marighella: o homem por trás do mito. São Paulo: Editora Unesp, 1999.

CARONE, Edgard. O PCB: 1943 a 1964. v.2. São Paulo: Difel, 1982a.

_____. O PCB: 1964 a 1982. v.3. São Paulo: Difel, 1982b. CHASIN, J. Marx: da razão do mundo ao mundo sem razão. In: _____. (Org.). Marx hoje. São Paulo: Ensaio, 1988.

_____. Apresentação. In: RUBEL, Maximilien. Crônica de Marx. São Paulo: Ensaio, 1991.

DIARIO DE NOTICIAS. Nazismo no Brasil multiplica-se durante governo de Bolsonaro. Diário de Notícias. 09 de Novembro de 2020. Disponível em:<https://www.dn.pt/mundo/nazismo-no-brasil-multiplica-se-durante-governo-de-bolsonaro-13006445.html> Acesso em 09 de setembro de 2021.

FUNDAÇÃO MAURÍCIO GARBOIS. Estatuto. Disponível em: <https://grabois.org.br/conheca-a-fundacao/estatuto/143795/2011-04-08/estatuto-da-fundacao-mauricio-grabois>

LUKÁCS, György. História e Consciência de Classe: Estudos sobre a dialética Marxista. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

PCdoB. PCdoB 99 anos: Indispensável à Democracia. 25 de março. 2021. Disponível em: < https://pcdob.org.br/noticias/pcdob-99-anos-indispensavel-a-democracia/ > Acesso em 09 de setembro de 2021.

______. Programa do Partido Comunista do Brasil. Disponível em: <https://pcdob.org.br/programa/>. Acesso em: 19 de janeiro de 2022

STOLZ; Sheila; GONÇALVES, Vinícius Viana. Vida Famélica, Morte Severina: no mar do desinteresse político-econômico naufraga a fábula do direito fundamental a alimentação adequada. In: COSTA, Ricardo Caetano; SOARES, Hector Cury; COSTA, Eder Dion de Paula (Org.). Cadernos CIDIJUS - Volume 1. Rio Grande: IBRAJU Edições, 2020, p. 10-39. 


  1. Marxismo-leninismo é uma ideologia dentro do comunismo e um dos principais movimentos comunistas ao longo do século XX criada por Vladimir Lenin.
Assuntos relacionados
Sobre os autores
Vinicius Viana Gonçalves

Possui Bacharelado em Direito pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande (FARG), Pós-Graduação em Ciências Políticas pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Pós-Graduação em Ensino de Sociologia pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP), Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos e Mestrado em Direito e Justiça Social pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Também possui formação como Técnico em Comércio Exterior pela Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas (Rio Grande/RS), Tecnologia em Logística pela Faculdade de Tecnologia (FATEC/UNINTER). Como pesquisador, foi membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos (NUPEDH) e do Grupo de Pesquisa Direito, Gênero e Identidades Plurais (DIGIPLUS), ambos vinculados ao PPGDJS/FURG. Também atuou como pesquisador vinculado ao Programa Educación para la Paz No Violencia y los Derechos Humanos, no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos (Centro de Investigación y Extensión en Derechos Humanos) da Facultad de Derecho da Universidad Nacional de Rosario (Argentina), sob coordenação do Professor Dr. Julio Cesar Llanán Nogueira, com financiamento da PROPESP-FURG/CAPES.

Sheila Stolz da Silveira

Mestre em Direito pela Universiitat Pompeu Fabra, Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

Maurício Soldati de Souza

Mestrando em Direito e Justiça Social FURG

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

GONÇALVES, Vinicius Viana ; STOLZ, SHEILA, Sheila Stolz Silveira et al. 100 anos de luta: o centenário do Partido Comunista do Brasil. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 27, n. 6852, 5 abr. 2022. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/97092. Acesso em: 27 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos