Faz uns 10 anos que estamos com um vazamento de um cano central do nosso bloco no teto do banheiro e na cozinha, em 2002 consertaram, reformei meu apartamento e ficou tudo bonito, + faz 3 anos que voltou a molhar toda sanca do banheiro e fez um furo na sanca da cozinha, ja conversamos varias vezes com a sindica que ate agora nada fez, tambem tem uma cazinha do lado da cozinha que e de onde fica as caixas de energia que vai para todos apartamento, esta cazinha esta com racaduras enormes se esta cazinha cair podera levar minha cozinha junto, eu gostaria de saber qual orgão devo recorrer, quem paga por isso o condominio ou a construtora, o predio ja tem 11 anos, inclusive a umidade esta causando danos a saude de meus filhos e esposo por causa de bronquite alergica, por favor me ajudem ja nem sei o que fazer, nem vender eu consigo pq ninguem vai querer comprar um abacaxi deste tamanho. No inicio de tudo isso eu fiz um documento constando as não conformidade no meu apartamento e enviei para conStrutora e condominio, eu tenho copias desses documentos guardados. desde ja muito obrigado.

Respostas

    A

    Ane Silva Domingo, 07 de junho de 2009, 15h22min

    Olá pessoal!!

    Estou com uma grande dúvida e ao mesmo tempo um problema e gostaria de saber se vocês podem me ajudar! Hoje a minha vizinha de baixo interfonou falando que estava com uma vazamento na sua cozinha e fui ver e realmente parece uma mancha grande. Na minha caozinha não aparenta ter nenhum vazemento. Bom, minha dúvida é a seguinte: do lado de fora do meu apartamento bem na coluna do banheiro está parecendo que tem uma infiltração também pq a pintura está caindo toda e nessa parte passam vários canos, não sei se esse vazamento da vizinha é realmente do meu apartamento ou é do prédio. O que devo fazer nesse caso? Devo acionar a sindica primeiro? Pq acho que tenho que saber se realmente o problema é meu ou do prédio. Não sei como preceder nesse caso? Vocês podem em ajudar, por favor? Desde já agradeço a atenção de todos.
    Abraços,
    Ane

    M

    Marisa Domingo, 07 de junho de 2009, 16h10min

    Oi Ane

    Se o problema for na coluna de água então a responsabilidade será do prédio. Por outro lado, se for na tubulação horizontal, vc precisará arrumar isso. Boas administradoras costumam disponibilizar um profissional para verificar isso, então o aconselhável é que você dirija-se primeiro à administração ou síndica. Não deixe passar muito tempo pq se o problema for seu, vc pagará tb pelos estragos no apartamento de baixo.

    Boa sorte

    J

    Jorge M Terça, 23 de junho de 2009, 9h18min

    Peço auxilio aos participantes do fórum.

    Moro num prédio há 12 anos, e em três oportunidades tive vazamento que infiltrou o teto da cozinha e banheiro, indo até a lixeira (moro no 2º. andar). Na primeira, o imóvel de cima reparou o problema. Em função disso, reparei o teto de banheiro e cozinha.

    Em 2003, deu-se de novo o problema, agora gotejando pelo banheiro (porta entrada). O imóvel de cima estava alugado, não conseguindo negociar solução com inquilino, proprietário e condomínio (o jogo de empurra). Solicitei vistoria pública onde foi verificado que provinha do andar de cima, e também entrei no JEC (pequenas causas) e ganhei indenização terminando todo o processo em fins de 2004, já não tendo mais problemas.

    Em função disso, desmotivei-me a fazer reparos no banheiro, imaginando sempre que um dia voltaria a sofrer novo transtorno. E aconteceu, no início deste mês. Voltou a gotejar. O morador de cima vem mostrando interesse na solução, até está fazendo reparos nas suas instalações, e mostra exteriormente que não existe problema aparente. Somente contatei o zelador, não consigo encontrar o síndico, e este informa que não existe problema na caixa d’água (feita limpeza há mês e meio)

    Pouco entendo da parte processual, mas imagino que vindo do teto de imóvel contíguo, e antes dos registros controle de acesso de água na minha residência, presumo não ser de instalação do apartamento, sendo ou de morador dos andares superiores ou instalação comum.

    Como e quem devo acionar, e de que forma, para que eu possa encontrar uma solução, senão definitiva, já que se não posso impor obras em toda a coluna de moradores (são quatro), pelo menos resolva isso e tenha que conviver com uma goteira para entrar num banheiro.

    M

    Maria Eduarda Paz Sábado, 18 de julho de 2009, 20h09min

    Olá amigos, estou com um problema parecido. Há 30 dias "chove" no meu banheiro, já avisei o morador de cima (apto.alugado), enviei carta simples, notificação AR para ele e para o condomínio (síndico), informei a administradora, o proprietário e nada.
    É um jogo de empurra, chove no meu banheiro e eu não sei de quem é a responsabilidade, pois só entrando no apto.de cima para saber. Chamei a Defesa Civil e eles estão elaborando um relatório. Como peço uma vistoria pública? Não posso pedir indenização porque o teto do banheiro tem placas de acrílico, então todo dia subo na escada e a água escorre, em alguns locais pinga nas bacias espalhadas no chão. Resumindo, ainda não está danificando nada. O que peço então? Para arrombar o apto? No JEC não precisa de provas? Só as notificações são suficientes? Agradeço qualquer opiniaõ.

    E

    Eliane Endres Segunda, 17 de agosto de 2009, 13h07min

    Oi

    Moro numa cobertura com área externa e dois apartamentos abaixo desta área estão com vazamento. A princípio a água era proveniente de um cano rompido. Mas sanado este problema o vazamento continuou. A garantia do prédio espirou em 2006. O contrapiso tem mais de 15 cm de altura, nenhuma reforma foi realizada na cobertura e o piso também é original. Como proceder neste caso? A manta tem prazo de validade? Como esta poderia estragar se nenhuma reforma foi realizada. E ainda, existe a possibilidade da manta ter sido mal feita e ser de responsabilidade da construtora? Existe algum aparo pela lei pois não se tem certeza que o problema é proveniente da manta.

    A

    Aline Sorocaba SP Terça, 01 de setembro de 2009, 11h15min

    Olá!
    O apartamento de cima está provocando um vazamento no meu.
    Entrei com ação no Juizado com varias fotos e dois laudos de engenehiros, mas como o vizinho fala que o vazamento não vem do apartamento dele, o juiz disse que precisa de um laudo judicial, e que o laudo trazido por engeneheiro particular não vale. Entao ele mandou entrar na Justiça Civel.
    O problema é que o vazamento está perto do interruptor de energia e pode provocar curto circuito. E o laudo pericial me falaram que demora mais de um ano, mesmo se entrar com cautelar. Se eu mandar arrumar, como vao conseguir ver onde estava o problema?
    Eu não posso deixar assim por meses, se não, pode incendiar o meu apartamento, mas o juiz não aceita laudo fora do judiciario e se fizer por lá, mesmo pedindo urgencia, demora meses. Como faço?
    por favor, em ajudem pois estou desesperada!

    F

    Flavia M. Sexta, 04 de setembro de 2009, 14h56min

    Tenho um problema de vazamento em dois banheiros e dentro do armario da suite.
    Moro em Bh e gostaria de saber qual orgao devo procurar.
    Tenho urgencia.
    Obrigada

    S

    Silva G. Terça, 08 de setembro de 2009, 19h24min

    Prezados, a conta de água de nosso condomínio é paga pelo mesmo e dividida entre os moradores do prédio. Há alguns dias atrás houve um aumento absurdo no valor da conta e foi alegado pela sindica que este ocorreu devido a um vazamento em meu apartamento. Em minha ausencia houve a visita de um encanador que deixou uma conta de 30 reais e nao especificou o serviço. Não sabemos ate hoje se o vazamento ocorreu em meu ap. Bom, caso tenha ocorrido o vazamento e o aumento da conta, esta deverá ser dividida pelos outros moradores?Caso negativo, quando de outra ocasião houve um aumento da conta de água tambem sem causa aparente que foi dividida para todos os moradores. Caso eu tenha que pagar sozinho pelo referido aumento, posso requerer resarcimento pela outra conta que foi dividida? (incluida no condominio). Isso não é responsabilidade do proprietario?
    Obrigado.

    L

    lili oliveira Rio de Janeiro/RJ Sexta, 11 de setembro de 2009, 21h21min

    Oi, peço ajuda urgente ! O cano do ralo do banheiro do apartamento acima do meu
    quebrou. De tanto pingar, furou o gesso do teto do meu banheiro. Reclamei com o morador e o mesmo ficou de providenciar o conserto, mas ele esteve em minha casa com um pedreiro e colocou durepox no cano. Reclamei, mas ele alegou que para trocar o cano, teria que quebrar o piso do banheiro, e isso ele não faría.
    Posso exigir a troca do cano? Pois colocar Durepox não é conserto, é cala boca!
    Como posso proceder?
    Obrigada

    C

    Camila Batisti Quinta, 17 de setembro de 2009, 23h10min

    URGENTEE!! Comprei um apartamento cobertura a 9 meses e o vizinho de baixo apareceu dizendo que tem vazamento de um cano do meu apartamento no dele que apodreceu todo o chão e que ele mandou arrumar e tenho que pagar a mão-de-obra da pessoa que está concertando! Sendo que no meu apartamento e no dos outros vizinhos tem entrada de água da chuva e não se sabe se essa entrada é do cano daqui ou do próprio prédio! Ele contratou um engenheiro que disse ser desse cano da pia que foi colocado pelo ANTIGO MORADOR no cano de ventilação! O que eu faço? Está ameaçando me colocar na justiça! Não há nem planta do prédio!

    Obrigada!

    A

    Adelaide - SP Quarta, 09 de dezembro de 2009, 17h51min

    Há um vazamento no apartamento 111 do meu prédio, que está causando infiltração nos apartamentos 101 e 91. Os proprietários dos aps. 101 e 91, solicitaram que a síndica tomasse providências, mas ela disse que como os proprietários não se encontram no ap., seria invasão de domicílio. Qual a providência que as pessoas prejudicadas podem tomar, uma vez que o moraor do apartamento 111 não está, e não permite que entrem em seu apartamento?

    Os proprietários dos apartamentos 101 e 91 são obrigados a viver em seus apartamentos inundados, até que o morador do ap 111 resolva a questão??

    O que determina a lei nesse caso????
    Agradeço se alguém responder a esta questão.

    Adelaide

    S

    SONYYYYYY Quinta, 25 de março de 2010, 11h51min

    Amiga tive e tenho o mesmo problema. Preste atenção, ficou um jogo de empurra empurra condominio e proprietario do ap de cobertura e eu embaixo levando chuva
    acontece que o morador da cobertura mexeu nas canalizaçoes do predio meteu canos de tanque pia de churrasqueira et.
    a primeira coisa que o perito judicail pediu foi a planta hidraulica do predio onde constava nao haver pia nem churrasqueira entao culpa do proprietario de cobertura. dai diz assim mais quando comprei ja tava. dai ele disse quem compra assume. porem o condomnio tambem foi responsabilizado ou 50% quem paga é o condomnio e 50% o proprietario da cobertura e mais os gastos materias do ap abaixo ah e fui na justiça gratuita viu. qualquer duvida deixe seu email.

    A

    Adelaide - SP Domingo, 04 de abril de 2010, 13h29min

    À

    Sonita da Costa

    Agradeço sua resposta, mas felizmente o caso foi resolvido, após vários contatos com o proprietário do imóvel.

    Abraços

    Adelaide

    F

    Frê Segunda, 17 de maio de 2010, 19h22min

    Olá!
    O morador do apartamento debaixo está com um problema de infiltração em seu banheiro social e DESCONFIA que o problema venha do meu banheiro. Quem é o responsável por procurar e pagar um bombeiro hidráulico para emitir um laudo técnico indicando de quem é a culpa?
    Supondo que eu traga um bombeiro hidráulico que quebre meu banheiro para procurar o problema e constate que a culpa não é minha, posso pedir que meu vizinho repare o meu banheiro? Existe alguma forma legal de obrigá-lo a fazer isso?

    Muito obrigado pela ajuda!!!

    R

    RePaolla Terça, 25 de maio de 2010, 15h36min

    Bom Dia, no predio onde eu moro o sindico demitiu o nosso zelador, ele apenas nos informou alguns dias antes que iria demiti-lo, agora no meu condominio esta vindo cobrando uma taxa extra para pagar as despesas da demissão, acontece que eu achei injusto por varios motivos como: o predio nunca tem fundo de reserva pra nada, faz um ano que comprei o apartamento e um ano que tento pedir para arrumarem uma infiltração na parede da faixada que jorra agua para o meu quarto e prejudica a saude do meu filho que tem renite alergica e ate agora nada, ai eles simplesmente demitem o zelador, deixam o predio sem zelador nenhum, colocam apenas uma faixineira 2x por semana, meu apartamento fica desvalorizado e agora eu tenho que pagar essa taxa??? eles não tereiam que fazer uma reunião com todos para falar sobre a demissão e os custos dela antes? e se eu não tiver condições de arcar com essa despesa? se o predio não tem dinheiro nem pra arrumar o vazamento da faixada porque demitem um funcionario que trabalhava direitinho e estava no cargo a anos? sinceramente estou muito chateada com essa cituação, e o pior, eu não sei se eles podem fazer isso ou não, acontece que agora eu vou ter que pagar durante 3 meses essa taxa e isso não estava no meu orçamento...o que eu faço????? eles podem fazer isso sem avisar nada????? eu tenho direito de não querer pagar essa taxa e pagar apenas o valor do condominio normal????

    S

    sandra raposo 2 Sábado, 19 de junho de 2010, 11h15min

    oi . bom dia. gostaria de fazer uma pergunta. moro em um predio de 12 apartamentos. na semana passada 3 moradores chamou um senhor p/ concertar os interfone deles. só que o meu tava perfeito. quando terminou de concertar os deles o meu já não estava mais prestando. não temos sindico no predio. não fazem reunião p/ nada. ai eu reclamei que queria o meu do jeito que estava. agora um morador veio dizer que tenho que pagar 30 reais do concerto. não mostram nem nota. eu sou obrigada a pagar. ou não? já que o meu estava funcionando perfeitamente. obrigado e bom dia.

    S

    sandra raposo 2 Quinta, 24 de junho de 2010, 6h59min

    por favor. preciso da resposta com urgência. obrigado a todos.

    R

    RosileneD Sábado, 19 de fevereiro de 2011, 17h26min

    Pegando um gancho neste fórum... peço uma orientação.

    Tenho um apartamento no 5. andar, em SP, e está fechado pois mudei-me de estado. Deixei com uma imobiliaria para alugar.
    Porém, com chuvas intensa, entupiu o ralo do quintal e entrou agua no apartamento saindo pela porta de entrada
    O sindico chamou o chaveiro e abriu meu apartamento, vez que nao tinha outro jeito, ja que moro em outro estado.

    Agora o vizinho do andar debaixo, quer que eu indenize tudo no apartamento dele, alegando que foi culpa minha que a agua entrou no apartamento dele,
    dizendo que a agua saiu do meu apartamento para o dele.

    Mas eu nao estava lá na hora e ele tambem nao.

    Tenho alguma culpa nisso, vez que foi a chuva que causou?

    Como devo proceder?

    G

    Gladys Janaina Terça, 08 de março de 2011, 14h39min

    Comprei um apartamento usado e há exatos 3 meses peguei as chaves e estou morando nele. Na última sexta-feira( 04/03 ) o administrador me procurou porque ele queria constatar se o vazamento no banheiro do apto. 309 ( embaixo do nosso ) era proveniente do nosso apto. E para a nossa infeliz surpresa, era. Meu esposo, juntamente com o administrador e mais uma testemunha foram ao apto. 309 conversar com o proprietário, que mostrou o banheiro do apto dele com muita água vazando quando utilizamos o chuveiro. O proprietário do imóvel nos informou que esse problema já havia ocorrido antes, com os antigos proprietários ( que já tinham a intenção de vender o apto ), e que inclusive na ocasião ele teve seu rebaixamento de teto completamente destruído pela infiltração. Segundo ele, foi solicitado aos proprietários que providenciassem o reparo, que foi realizado e agora voltou a acontecer. Gostaria de saber se cabe alguma ação contra os antigos proprietários, por terem "maquiado" o problema para vender o apto. Só estamos morando há 3 meses e tudo já veio à tona. Obrigada!

    G

    Gladys Janaina Terça, 08 de março de 2011, 14h42min

    Comprei um apartamento usado e há exatos 3 meses peguei as chaves e estou morando nele. Na última sexta-feira( 04/03 ) o administrador me procurou porque ele queria constatar se o vazamento no banheiro do apto. 309 ( embaixo do nosso ) era proveniente do nosso apto. E para a nossa infeliz surpresa, era. Meu esposo, juntamente com o administrador e mais uma testemunha foram ao apto. 309 conversar com o proprietário, que mostrou o banheiro do apto dele com muita água vazando quando utilizamos o chuveiro. O proprietário do imóvel nos informou que esse problema já havia ocorrido antes, com os antigos proprietários ( que já tinham a intenção de vender o apto ), e que inclusive na ocasião ele teve seu rebaixamento de teto completamente destruído pela infiltração. Segundo ele, foi solicitado aos proprietários que providenciassem o reparo, que foi realizado e agora voltou a acontecer. Gostaria de saber se cabe alguma ação contra os antigos proprietários, por terem "maquiado" o problema para vender o apto. Só estamos morando há 3 meses e tudo já veio à tona. Obrigada!