Divorcio consensual por procuração

Há 20 anos ·
Link

Estou compartilhando da indagação de um colega? Posso promover o divorcio consensual por procuração, estando um dos cônjuges no exterior.

119 Respostas
página 1 de 6
rita moraes
Advertido
Há 20 anos ·
Link

José Augusto: aqui mesmo, nesse fórum,no dia 03 de dezembro do ano passado foi proposta uma indagação semelhante à sua, que mereceu nove respostas, entre as quais a minha. Meu entendimento é que, embora a separação se trate de ato personalíssimo, se é possível fazer-se o casamento por procuração, por que não se pode fazer o distrato do mesmo modo? A questão envolve certa polêmica, mas já há precedentes, um dos quais relatado por nossa atuante colega Zenaide. Veja as respostas e estará suficientemente esclarecido. Saudações, Rita.

maria Helena de Carvalho
Advertido
Há 20 anos ·
Link

Tranquilamente. O cônjuge que se encontra no exterior deve se dirigir ao consulado e solicitar uma procuração por instrumento público. O (a) outorgado (a), deve ser pessoa indicada pelo outorgante. De posse dessa procuração você pode fazer o divórcio. O CC de 1916 dispunha que o casamento poderia ser realizado por procuração. Entretato, não dispunha se deveria ser por instrumento público ou particular. Quanto à separação judicial ou divórcio, nada previa. Assim, a jurisprudência, unanimimente entendia que o 'divórcio ou a separação também podia ser por instrumento público ou particular. O NCC (CC de 2002), dispõe que o casamento pode ser realizado por procuração, porém, por instrumento público. Mais uma vez, nada dispõe sobre a separaçõ ou divórcio. Tenho um caso, cujo cliente se encontra no Japão. Alertei-o que só poderia ser por instrumento público em razão da disposição no NCC em relação ao casamento. Como ele mora e trabalha em Osaka (se não me engano) e o consulado fica em Tokio ( a distância é razoavel e ele teria que faltar do trabalho), ele me pediu para tentar fazer mediante instrumento particular. Eu tentei mas não consegui (em Guarulhos). O MP e juiz se manifestou no sentido que, em razão do que dispõe o NCC a respeito do casamento por procuração, que só pode ser por instrumento público, a separação ou divórcio, a partir de 11/01/03, só poderia ser feita por instrumento público. Caso você necessite de modelo de procuração, me peça por e mail que lhe transmito, também, por e mail. Maria Helena de Carvalho

Ana Coutinho
Advertido
Há 20 anos ·
Link

Cara Maria Helena Estou necessitando do modelo dessa procuracao para divorcio no exterior. Gostaria de recebe-la por e-mail se possivel e tambem gostaria de saber em quanto tempo sai a a sentenca do divorcio.

Grata Ana Lucia Coutinho

FABIANO CAMILLO
Há 16 anos ·
Link

Gostaria de receber o modelo dessa procuração, pois necessito fazer um divórcio consensensual de uma pessoa que mora no EUA. Favor encaminhar para [email protected]

Grato

Geraldo da Silva
Há 16 anos ·
Link

Ana Coutinho, se o casal não tiverem filhos menores ou absolutamente incapazes ou bens a partilhar, o divórcio pode ser feito num cartório de notas. Demora-se mais ou menos uma semana. O valor da escritura de divórcio, aproximadamente 70 reais.

cristiane_1
Há 16 anos ·
Link

Dra. Maria Helena, estou com um caso semelhante. Um dos conjuges reside nos EUA. Preciso do modelo de procuração para ingressar com Divórcio Consensual na comarca de Mauá/SP. Há algum problema com os juizes ou basta juntar jurisprudência relativa ao tema? Se puder mandar o modelo para o meu e-mail é [email protected]. Grata

fbracks
Há 16 anos ·
Link

Cristiane:

Conforme orientou a Dra. Maria Helena, o interessado deve ir ao Consulado e pedir a procuração informando o nome e demais dados da pessoa que o representará aqui no Brasil. Se o divórcio for feito em cartório, tal procuração tem validade de 30 dias, segundo a resolução cnj 35.

cristiane_1
Há 16 anos ·
Link

Fátima, só uma dúvida, pode o advogado ser tb o representante do divorciando, já que este não possui familiar aqui?

fbracks
Há 16 anos ·
Link

Não pode. Há que ser uma outra pessoa, não precisando ser familiar.

LASSIF VANDER BARTLES CABRAL GOMES
Há 16 anos ·
Link

Estou precisando de um modelo de procuração: Separação Consensual, minha Ex-mulher mora no Mato Grosso e Eu em Minas Gerais, no caso ela seria representado pela minha irmã, muito obrigado desde já agradeço! [email protected]

Luciana_1
Há 16 anos ·
Link

É possível o divórcio por procuração mesmo o casal tendo filho menor? Moram em Estados diferentes. Se sim, gostaria de um modelo. Obrigada [email protected]

natal c. neto
Há 16 anos ·
Link

Gostaria de receber o modelo de procuração pois tenho um caso parecido. Desde já agradeço por compartilhar o conhecimento e a experiência. obrigado. [email protected]

Washington Trevizani
Há 16 anos ·
Link

Necessito também do modelo de procuração para realização de separação judicial consensual no cartório...uma vez que o casal encontra-se no [email protected]

fbracks
Há 16 anos ·
Link

Lassif:

Sua ex esposa deverá ir a um cartório d notas em Mato grosso e outorgar poderes a sua irmã para representá-la no divórcio. Os cartórios já tem o modelo desta escritura. Necessário os dados completos de sua irmã(CPF, endereço, identidade), e com poderes expressos para o divórcio. a escritura tem validade de 30 dias.

fbracks
Há 16 anos ·
Link

Luciana:

O divórcio ou separação não é possível quando há menoes envolvidos. Somente no judiciário. Veja Resolução CNJ 35

Stephania
Há 16 anos ·
Link

Preciso de um modelo dessa procuração. Alguém se habilita a me mandar por e-mail: [email protected] Obrigado

patricia silva santos
Há 16 anos ·
Link

Meus pais desejam se separar pelo divorcio consensual , proposto pelo advogado do meu pai, porém minha mãe necessita de ter outro advogado ?; se nao, ela obrigatoriamente tem de dar a ele uma procuracao adi- judicial ? obrigada

Ana Carla_1
Há 16 anos ·
Link

Dra. Fátima e demais colegas.

Estou com um caso de divórcio consesual em que ambos os cônjuges moram fora do país e estão impossibilitados de comparecer ao Brasil. Como eles têm um filho menor não posso fazer o divórcio em cartório.

Já possuo a referida procuração lavrada no consulado de ambos os cônjuges, cada um outorgando poderes a um procurador diferente.

A minha dúvida é a seguinte, quem assina a petição inicial, os procuradores que receberam poderes específicos para tal, ou os cônjuges. Tenho receio do Juiz indeferir a inicial e extinguir o feito alegando ausência de legitimidade das partes.

Obrigada.

Ricardo S Zaiden
Há 16 anos ·
Link

Alguem poderia enviar-me tal modelo ou modelos de procuração, tanto para o exterior ou Brasil. [email protected]. Obrigado.

Geraldo da Silva
Há 16 anos ·
Link

A todos que querem modelos de procurações: Quais modelos querem? A procuração ao advogado para propositura do divórcio consensual. Ou modelo para representação no divórcio em si?

Esta pergunta foi fechada
Há 6 anos
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta