Trabalho com vendas, via Internet, de peças automotivas para carros antigos, em um site pessoal. Normalmente são creditados (depositados) valores variados em minha conta corrente, como pagamento de peças (algumas usadas) e até serviços. Devido à este fato, não tenho a preocupação de verificar, minuciosamente, a origem de cada depósito. (se é que é possível, pelo extrato ou mesmo pelo Internet-Banking).

Aqui está o problema: Foi creditada em minha conta, indevidamente, o valor de R$2.300,00 (dois mil e trezentos reais), descrito no extrato bancário como depósito em cheque. Aguardei o prazo normal de bloqueio e mais 7 dias úteis para utilizar o dinheiro, já que ninguém havia se manifestado. Como aparentemente o valor poderia ser de alguma venda que eu haveria feito, emiti alguns cheques e fiz também transferência de parte do valor para outra conta da Caixa Economica Federal (poupança).

Hoje, 24/07, o gerente da minha agência (Banco Real) me contactou dizendo que houve um erro por parte do banco, que depositou alguns cheques (nominais à uma empresa) em minha conta. A confusão se deu devido à um erro de digitação por parte do depositante (em caixa rápido), mas que deveria ser verificado, antes da efetivação do depósito pelo banco. No envelope externo e nos cheques, os números da Agencia/Conta diferiam.

É claro o erro do banco em não conferir o depósito. O problema é que nao tenho como pagar o valor atualmente e o gerente insiste em debitar o valor em minha conta. (pediu que eu depositasse o valor urgentemente).

Como posso proceder? Devo pagar o valor e deixar o erro? O Banco nào tem que arcar com as consequencias? Devo pagar e processar o banco posteriormente? Serei processado e terei meu nome inserido no SPC pelo não pagamento?

Gostaria que algum(s) dos senhores pudessem me auxiliar. Aguardo notícias.

Atenciosamente;

Fernando Resende Cliente Banco Real Universitário E-mail: [email protected]

Respostas

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Fabrício Wanderson

    Fabrício Wanderson Sábado, 30 de abril de 2016, 22h31min

    ola boa noite
    eu gostaria de saber se no caso de; a atendente do banco tiver depositado por erro na conta poupança um valor acima do valor que o depositante fez, e logo apos perceber o erro, ele faz o bloqueio da conta.

    por ser uma conta poupança ele pode fazer isso nessas circunstâncias?

    Fabrício Wanderson

    Fabrício Wanderson Sábado, 30 de abril de 2016, 22h59min

    E galera da próxima vou preferir lavar minha cara na pia, porque na pia não doí tanto uma pergunta ...
    O que me disseram não foi apenas uma resposta, veio junto com uma lavada de cara mais foi em boa hora ainda não fiz o saque , pois o banco bloqueou minha conta poupança
    mais uma coisa qual poder o banco tem sobre sua CONTA POUPANÇA?

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    R

    RAFAEL Quinta, 04 de agosto de 2016, 10h21min

    BOM DIA!

    DIA 01 DE AGOSTO DEPOSITARAM UM VALOR NA MINHA CONTA, AI NO DIA SEGUINTE FUI SACAR MEU SALARIO QUANDO VU NO SALDO ESSE VALOR QUE FOI DEPOSITADO, SAQUEI A METADO DO MEU SALARIO E FICOU LA O VALOR QUE TINHA LA E A PARTE DO MEU SALARIO. ONTEM O BANCO ME LIGOU PEDINDO PRA MIM COMPARECER LA PORQUE FOI DEPOSITADO UM VALOR NA MINHA CONTA E QUE MINHA CONTA ESTA BLOQUEADA PORQUE O BANCO ERROU, EU CONFIRMEI QUE IRIA HOJE LA PRA RESOLVER SO QUE QUANDO ENTREI NA CONTA PRA VER O BANCO TINHA COMPENSADO UM CHEQUE NO VALOR QUE FOI DEPOSITADO NA MINHA CONTA E HOJE QUANDO FUI VER O VALOR QUE FOI TIRADO ONTEM VOLTOU PRA MINHA CONTA DE NOVO, ISSO TUDO SEM MINHA PERMISSÃO. AGORA PERGUNTO O BANCO PODE MOVIMENTAR MINHA CONTA DESSA FORMA? QUAL PROCEDIMENTO DEVO TOMAR EM RELAÇAO A ISSO?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 04 de agosto de 2016, 10h58min

    Quer dizer que o banco compensou o seu cheque e depois fez o estorno?? Não estaria errado esta movimentação considerando que o valor depositado por engano não é seu, não pode ser usado para quitar divida sua, portanto, subtraindo o tal valor, se o que restasse de saldo não seria suficiente para compensar seu cheque, lamento, o erro não foi do banco

    Vc sabia que não tinha direito ao tal valor desconhecido, logo, não poderia usa-lo para amortecer seus cheques ou mesmo sacar o valor, seria apropriação indébita

  • Removida

    Esta resposta foi removida.