Rosilene Silva

    Rosilene Silva Domingo, 08 de fevereiro de 2015, 8h08min

    Olá, eu gostaria de saber se posso por um sobrenome meu, que no caso é Silva e dois do pai da minha filha que é Fernandes de Araújo. No caso eu gostaria que o nome dela ficasse, Larissa Silva Fernandes de Araújo.

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 08 de fevereiro de 2015, 11h44min Editado

    ROSILENE

    Sim é possível.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 12 de fevereiro de 2015, 6h22min

    ROSILENE

    De nada. Sempre as ordens.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    D

    Desconhecido Domingo, 01 de março de 2015, 0h24min

    fui registrar minha filha porem no cartorio nao me deixaram colocar o sobrenome do meu marido disseram que minha filha teria q ter o msm sobrenome do meu primeeiro filho que no caso é reinaldo de almeida chaves neto sendo assim colocaram o nome da minha filha de emanuelly de almeida chaves.....disseram q isso é lei agora essa informação procede??

    R

    Rafael F Solano Domingo, 01 de março de 2015, 1h07min

    Eles são filhos do mesmo pai? Então, está correto.

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 01 de março de 2015, 6h57min

    ANA

    São normas estaduais. No Estado de SP não há esta obrigatoriedade de sobrenomes idênticos entre filhos. Mas talvez no seu Estado exista esta obrigatoriedade.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    J

    Janaina Quarta, 11 de março de 2015, 9h31min

    Olá!
    Moro em Niteroi e tive a informaçã de que nao registro de nascimento do meu filho eu não poderei excluir o "da" do sobrenome " da Costa" do pai, isso é correto? Porque entendo que da nao faz parte do sobrenome é simplesmente uma preposição.

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 11 de março de 2015, 10h35min

    JANAINA

    No Estado de SP existe normatização de que a partícula de ligação (do, da, das, dos) não é obrigatória. Mas no Estado do RJ eu não sei dizer. Verifique em outro cartório de registro civil.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    M

    Mariana Alves Quarta, 25 de março de 2015, 21h55min

    Meu sobrenome é Alves do Nascimento e do meu marido é Palotti Cunha posso usar o meu primeiro sobrenome Alves e o primeiro dele Palotti para registrar nosso filho ?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 26 de março de 2015, 6h45min

    Sim

    Ana Caroline Sampaio

    Ana Caroline Sampaio Segunda, 11 de maio de 2015, 15h20min

    É obrigatório o pai passar apenas o seu sobrenome paterno ao filho?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 16 de maio de 2015, 17h36min Editado

    ANA

    É possível registrar o filho ou somente com o sobrenome do pai ou somente com o sobrenome da mãe ou o sobrenome de ambos e em qualquer ordem. É possível também registrar com sobrenome dos avós.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

  • -1
    Jeane Santana

    Jeane Santana Segunda, 01 de junho de 2015, 12h36min

    Bom dia,
    Registramos o nome do meu filho como SILAS SANTANA PORTELA . nome do meu esposo é SÉRGIO BEBE PORTELA e o meu é JEANE SANTANA DA SILVA. Hoje quero acrescentar o BEBE para ficar da seguinte forma: SILAS BEBE SANTANA PORTELA. Podemos acrescentar para ficar dessa forma?? e como prosceder????

    Obrigada pela ajuda.

    Jeane

    M

    Marjorye Sexta, 05 de junho de 2015, 11h44min

    Hebert, vou me casar e quero acrescentar apenas o primeiro sobrenome de meu futuro esposo. É possível por lei no estado de São Paulo?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 05 de junho de 2015, 12h45min

    MARJORYE

    É possível escolher qualquer sobrenome do futuro cônjuge.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Kssimiro Jr-csa

    Kssimiro Jr-csa Domingo, 21 de junho de 2015, 15h43min

    Boa tarde Herbert ,
    gostaria de saber se posso registra meu filho com meu sobrenome primeiro?
    meu nome é: José Cassimiro costa Junior
    nome da minha esposa é: Marahiza Shirley correia guedes
    nome que quero colocar no meu filho: Victor Luccas Cassimiro Guedes
    sera que posso colocar primeiro o Cassimiro e por ultimo guedes da mãe?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 21 de junho de 2015, 18h35min

    CASSIMIRO

    Sim é possível.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Anna Heli

    Anna Heli Sexta, 26 de junho de 2015, 14h52min

    Boa tarde Herbert
    Minha filha tem 13 anos e quando o filho dela nascer o pai provavelmente já terá 16 anos,ele poderá escolher o sobrenome do filho dela sozinho?Queria q fosse colocado o segundo sobrenome dela e o dele ficaria a sua escolha mas ele quer que seja colocado o ultimo sobrenome dela,ele pode fazer isso mesmo ela sendo menor e não casada com ele?Como será feito esse registro?Poderei opinar ou não?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 26 de junho de 2015, 15h40min

    ANA

    Sendo menores os respectivos pais deverão acompanhar o momento do registro do neto. É o momento para escolherem o sobrenome de comum acordo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com