Dehon Silva Santos

    Dehon Silva Santos Quarta, 22 de julho de 2015, 22h29min

    Ola Dr. Herbert. Gostaria de colocar o meu nome como sobrenome no meu filho, me chamo Dehon Silva Santos e minha esposa Cristiane Silva dos Anjos. Gostaria de registrar meu filho como Pedro Anjos Dehon. Há algum impedimento para isso? Desde já, agradeço.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 23 de julho de 2015, 6h56min Editado

    DEHON

    Sim haverá recusa. O que é possível é como segundo prenome (que parecerá sobrenome). Ficando PEDRO DEHON ANJOS SANTOS (ou SANTOS ANJOS.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    A

    Alessandra Terça, 28 de julho de 2015, 1h31min

    Herbert, gostaria de registrar minha filha apenas com o primeiro sobrenome pai, porem, ambos não somos casados e nem desfrutamos de um relacionamento muito amigável, neste caso, ele não quer eu o cite como o pai da criança na hora do registro, alegando que posteriormente fara registro voluntario, como devo proceder nesse caso?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 28 de julho de 2015, 7h16min

    ALESSANDRA

    Não sendo casados acontecerá isto mesmo. A mãe registra e o pai assume a paternidade posteriormente, de forma extrajudicial ou judicial.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    A

    Alessandra Terça, 28 de julho de 2015, 9h13min

    Neste caso, não posso usar o sobrenome do pai, então?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 29 de julho de 2015, 8h32min

    ALESSANDRA

    Neste caso não.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Isadora Zaroni

    Isadora Zaroni Segunda, 03 de agosto de 2015, 19h41min Editado

    Grata!

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 03 de agosto de 2015, 20h28min

    ISADORA

    Sim, é possível o registro desta forma.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    B

    Beatriz Duarte Sexta, 07 de agosto de 2015, 13h20min

    Boa tarde , preciso de uma ajuda urgente , o meu nome é Beatriz Duarte Pinto Gomes , e o nome do Pai do meu Filho é Victor Vinicius Rodrigues da Costa , ele quer registrar o meu Filho como , Cauã Duarte Pinto Rodrigues , não quer colocar o nome do meu Pai no meu filho , como faço pra impedir isso ?

    K

    Karina Moraes Piunti Quinta, 03 de setembro de 2015, 15h24min

    Meu esposo se chama Adrian Callmann de Melo e SIlva. Posso usar apenas Callmann Melo para colocar na nossa futura filha?
    Ou então, temos outra opção de utilizarmos o sobrenome da minha avó "Bochini", é possivel?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 03 de setembro de 2015, 15h29min

    Os conectivos (de, da, e) tmb seguem com o sobrenome.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 03 de setembro de 2015, 15h44min Editado

    KARINA

    É possível registrar o filho sem a partícula de ligação "DE" e "E", como também é possível registrar o filho com o sobrenome bisavoengo BOCHINNI.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    NSCGJ. Enunciado 49: As partículas de ligação no sobrenome, tais como "de" ou "e", estejam no singular ou no plural, no gênero masculino ou no feminino, não são elementos essenciais do sobrenome, logo podem ser suprimidas ou acrescidas por ocasião das escolhas ou alterações de nome permitidas pela lei.

    Bianca Dornelles Antunes Biih

    Bianca Dornelles Antunes Biih Terça, 08 de setembro de 2015, 13h37min

    Meu nome é Bianca Dornelles Antunes e do meu namorado Lucas Matheus da Silva... podemos registrar nosso filho como Felipe da Silva Antunes sem nenhum problema?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 08 de setembro de 2015, 13h49min

    BIANCA

    Sim, é possível. Como também é possível registrar com seus dois sobrenomes e nenhum do pai. Ou com algum sobrenome de qualquer dos avós.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    E

    Eilson Costa Terça, 29 de setembro de 2015, 23h59min

    Olá.Tem algum problema se a mãe em comum acordo com o pai colocar apenas o sobre nome dela e não colocar o do pai?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 30 de setembro de 2015, 6h31min

    EILSON

    Não há problema.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    A

    Allan Prenz Segunda, 19 de outubro de 2015, 9h35min

    Ola Herbert,

    Então, meu nome é Allan Prenz Ferreira, porém nao tive contato com meu pai a vida inteira, nunca foi presente, porém tive seu nome registrado, casei faz um mês e para colocar o sobrenome na minha esposa falaram que eu só poderia por o FERREIRA ou acrescentar os 2, PRENZ FERREIRA, porém ficaria muito grande o nome da minha esposa, essa informação era correta?

    Existe alguma possibilidade de eu colocar apenas o PRENZ no nome dela ainda?

    Outra questao, qdo tivermos filho, posso colocar apenas o PRENZ, se ser obrigado a adicionar o FERREIRA.

    Obrigado

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 19 de outubro de 2015, 10h25min

    ALLAN

    Dependerá das normas da corregedoria de cada Estado. Em SP seria possível escolher qualquer sobrenome do outro cônjuge para incluir e ainda seria possível excluir um nome de solteiro. Mas outros Estados não. De qualquer forma, ainda é possível incluir somente o sobrenome pretendido através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado em qualquer forum do Estado de SP. Quanto ao futuro filho, é possível escolher qualquer sobrenome.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    D

    Diego Silva Quarta, 21 de outubro de 2015, 15h52min

    Olá,

    Me chamo Diego Silva e minha esposa também tem o Silva como sobrenome, gostaria de saber se posso usar o sobrenome da minha mãe que é Alves e usar o da minha sogra que é Nascimento e no final colocar o Silva.

    Agradeço e aguardo resposta.

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 21 de outubro de 2015, 16h07min Editado

    DIEGO

    No momento do casamento somente é possível incluir os sobrenomes que os cônjuges já possuem em seus próprios sobrenomes. Mas é possível incluir sobrenomes de ascendentes (pais, avós, bisavós) através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    ERICH L. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com