Minha esposa é formada em Direito, mas, por não ter passado na OAB, fica em dúvida sempre que perguntam sua profissão. Por exemplo: Sou formado em Administração de Empresas e não preciso ser aprovado por nenhum conselho regional para afirmar que minha profissão é administrador! No caso de minha esposa, ela pode afirmar ser Advogada mesmo sem ter a carteirinha da ordem?

Respostas

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Segunda, 29 de abril de 2013, 20h53min

    Na Holanda por exemplo, quem estudou direito mas não advoga é chamada de jurista.

    99% Ateu. Segunda, 29 de abril de 2013, 21h22min

    Tenho amigos que não sabem nada e passaram. Enfim, a prova é fácil.

    C

    CARLOS ALBERTO NANNI Terça, 07 de maio de 2013, 13h56min

    Quantos Bacharéis em Direito e quantos já registrados na OAB..... precisam para responder a questão acima formulada?
    Devo dizer-lhes, de conformidade com a Constituiçao Federal e o Código Civil Brasileiro, o Bacharel em Direito pode ser P R O C U R A D O R!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.... e trabalhar nos orgãos publicos defendendo seus clientes como um cidadão comum apenas, com conhecimento JURIDICO por ter estudado em uma Faculdade durante 5 anos ou mais, pois conta-se o estágio sob a fiscalizaçao da OAB, de 2 anos, que se inicia no 4 ano. se transforma um bem social.
    Gratos pela oportunidade -

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Terça, 07 de maio de 2013, 14h53min

    O Bacharel em direito também pode ser advogado, é só passar no exame de ordem.

    D

    Dr. Andamento Quinta, 09 de maio de 2013, 19h55min

    Atualmente os escritórios de advocacia empregam muitos bacharéis sem OAB, os chamados paralegais, que para mim deveriam se chamar PARAILEGAIS.

    Há muitos cargos para ASPONES também, p/ quem ainda não tem sua "carteirinha"

    D

    Danilo - SP Quinta, 23 de maio de 2013, 19h58min

    Que tal a seguinte solução:

    ENSINO: se pra exercer a profissão de advogado o bacharél precisa da carteira da Ordem, então que o MEC - Ministério da Educação possa aplicar a prova e auferir se houve ou não aproveitamento do curso.

    PROFISSÃO: suponhamos que seja uma questão de profissionlização, então que o Ministério do Trabalho seja o órgão competente para aplicar uma avaliação e declarar se há ou não condições de o bacharél exercer a Profissão de Advogado.

    OAB: acredito que o Exame seja necessário, no entanto, penso que é muito "Poder" e muito "R$" nas mãos de um órgão de classe.

    Façamos as contas de quantos candidatos, pagantes, se inscrevem para o Exame. Somando os valores das anuidades, daqueles que estão na ativa?

    O resultado (lucro) é muito alto.

    Imaginem que o lucro da OAB é muito alto, se comparado ao lucro de algumas empresas, que pagam uma carga alta de tributos.

    RESUMINDO: sim o Exame da Ordem, mas que seja aplicado pelo MEC ou MT.

    Alguém contrário a essa sugestão?

    99% Ateu. Quinta, 23 de maio de 2013, 20h08min

    Danilo,

    Quem deve pagar a FGV: Os advogados, indiretamente, através da anuidade, ou quem presta a prova?

    O MEC também deve cobrar pelas despesas de aplicação da prova.

    Q

    qiejkdhfo Sexta, 24 de maio de 2013, 11h32min

    Consulente,

    Sua esposa pode dizer que ela é advogada mesmo que não seja.

    Se ela não advogar, não estará cometendo crime algum.

    Tem gente que não fez doutorado mas se acha no direito de ser chamado de doutor.

    Não é falsidade ideológica se ela simplesmente disser: "Sou advogada mas não exerço".

    Ela não é advogada de verdade, mas dizer isso não causará mal algum.

    Isac - Curitiba/PR

    Em primeiro lugar, bom dia e obrigado pela ajuda que vc me deu em outro tópico.

    Gostaria aqui de comentar, respeitosamente, alguns trechos seus:

    "Discordo de quem é contra o exame da OAB, pois é somente assim, com o exame, que se evita a entrada de maus profissionais no mercado, pois o advogado, assim como o médico, lida com a vida das pessoas, "

    Discordo de sua afirmativa. O exame da ordem NÃO evita a entrada de maus profissionais no mercado. Já vi iniciais tão cheias de erros e advogados falando tão errado que doía os ouvidos.

    É só pegar este fórum como exemplo. Tem tantos advogados aqui postando.

    Quantos falam tanta besteira que nem parece que conhecem as leis?

    O médico lida com a vida das pessoas e não precisa prestar exame. Por que o advogado sim?
    O médico incompetente pode aleijar ou matar uma pessoa. O advogado incompetente pode causar muito dano, mas não tanto como o médico.

    O mercado se encarrega de selecionar os melhores advogados. Há muita responsabilidade também dos juízes.

    Como um juiz aceita uma inicial toda errada que parece escrita por um aluno de direito do 1º ano do curso por correspondência?

    Se houvesse mais critério por parte dos juízes, esses advogados porta de cadeia perderiam sua clientela e, com isso, seriam forçados a se aperfeiçoarem.

    Consultor !

    "Advogados: inscritos na OAB
    Administradores: inscritos no CRA
    Engenheiros: inscritos no CREA"

    Permita-me corrigir: Administradores: Qualquer um.

    Eu sou formado em Administração. Se a lei que diz que só quem pode advogar é o inscrito na OAB fosse aplicada aos Administradores, a situação seria outra.

    Em tese, todos os cargos de administração deveriam ser ocupados por administradores, como gerentes e supervisores de todo tipo. A verdade é que, se vc abre uma empresa, vc chama para gerente quem vc quiser. Logo, para exercer a profissão de Administrador de Empresas, nem faculdade vc precisa ter.

    Para TODOS:

    Se o exame da Ordem é necessário para advogar, e se eu, que NUNCA cursei faculdade de direito, fizer a prova e passar?
    Se o exame é tão necessário assim, porque não conceder o título de advogado a TODOS os que passarem, abrindo esta prova para toda a população, independente de escolaridade?

    Se vcs mesmos dizem que esta prova é facílima que se a pessoa ler o mínimo que é o sumário consegue passar, qual o objetivo desta prova? Apenas angariar dinheiro para as instituições que a aplicam?

    Não me parece um objetivo muito nobre.

    Após dizer isso, vcs certamente devem estar achando que eu também sou contra a prova. certo?

    Errado.

    Sou a favor da prova para TODOS os conselhos, todas as profissões que necessitam de graduação em nível superior.

    Só acho que a prova deveria ser bem mais difícil do que vcs estão comentando.

    Deve avaliar REALMENTE o nível de conhecimento do recém formado e este nível deve er BEM elevado.

    Deveria haver uma redação. No caso dos advogados, poderia ser a elaboração de uma inicial baseada em um caso qualquer. Os erros de português e os erros quando à solicitação ou enquadramento correto do cso dentro da lei ou doutrina deveria ser ELIMINATÓRIO.

    Pelo menos assim, quem sabe, se for tão difícil conseguir a OAB, os advogados não poderão se passar por doutores mesmo sem o ser?

    Porque os matutos com quem lido que colocam DOUTOR no cartão de visita e nem falar sabem, mas passaram na OAB, não estão dignificando a profissão de vocês.

    A

    André Sequeira Terça, 28 de maio de 2013, 11h08min

    Caros colegas.

    Vocês me assustam, e assustam a milhares que estão na mesma condição, porém sei que o advogado tem que ser autodidata a vida toda, as normas mudam frequentemente, os códigos sempre nós revela novas surpresas, enfim temos que labutar e labutar muito em cima de livros e mais livros a vida toda, pois todos os dias teremos provas e mais provas que incidiram sobre a vida de nossos futuros clientes.
    Destarte, acredito sim que a prova da OAB é um mal necessário, e que mesmo tendo ela sempre existirá bons e maus profissionais no mercado.
    Estou no começo desta epopeia e não vou desistir.
    Almejo que os que também estão cursando o façam, lutem, lutem e lutem, que veremos o pôr do sol, a luz a de brilhar.

    E

    Elisete Almeida Terça, 28 de maio de 2013, 11h33min

    Ainda bem que a prova é de marcar "X".

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Terça, 28 de maio de 2013, 12h12min

    Pode ser de marcar X, so que tem que marcar o X certo e para cada questão tem 4 opções. Dureza!

    Q

    qiejkdhfo Terça, 28 de maio de 2013, 12h45min

    Pelo menos é como alguns concursos da UnB, em que uma questão errada anula uma certa?

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Terça, 28 de maio de 2013, 18h01min

    Sempre tem dois absurdos jurídicos. Pra quem sabe determinar os absurdos jurídicos, a chance aumenta para 50%!

    A

    assuntos polêmicos Quarta, 18 de setembro de 2013, 20h21min

    Se a pessoa somente colou grau em Direito, ela é bacharel em Direito. Se ele colou grau e foi aprovada no exame da OAB ela passa a ser advogada. Existem várias profissões que podem ser ocupadas por bacharéis em Direito, sem a exigência de aprovação na OAB, como exemplo temos Delegado de Polícia Civil , em alguns Estados, alguns cargos públicos que exigem nível superior de escolaridade, independentes da formação.

    R

    ROBSON PRADO Terça, 24 de setembro de 2013, 23h24min

    Poder é igual músculo, "quanto mais você exercita, mais ele cresce", é assim que procede a oab. Por entendimento de razoabilidade, o operador do direito, como outras profissões não passa de um profissional liberal. O que ocorre no brasil? A oab apenas aparenta não ser governo, passa a imagem de defensor de prerrogativas voltadas ao cidadão, ao mesmo tempo, influencia direto as nomeações de seus pares ( sem concurso) para exercício do cargo de ministros de tribunais, constituindo-se um dos diversos "poderes da república", junto à igreja católica, rede globo e a imprensa muitas vezes. No âmbito do exame de ordem, a solução seria incluí-lo na grade curricular do curso, exigindo-se boas médias dessa disciplina sob pena de reprovação no curso. Resta saber se os advogados políticos que dirigem a oab, assim como os políticos do congresso nacional irão querer deixar "seus músculos murcharem" por falta de exercício deste poder.

    A

    Antonio Augusto Matos Barbosa Terça, 01 de outubro de 2013, 1h28min

    A sua pergunta, não deixa de ser curiosa. Sua esposa deve estar decepcionada em estudar tanto e ser excluída por desrespeito constitucional da OAB e o pior, o STF e o Congresso Nacional fecham os olhos para esse problema. A OAB ao meu ver nada mais é do que o Sindicato dos bachares em direito com a obrigação de lhe dar a carteirinha, mais a tal resolução do Conselho Federal da OAB vale mais do que as garantias Constitucionais, Art. 5º XIII, que BRASIL é esse?????

    F

    Fátima Perestrelo Terça, 01 de outubro de 2013, 2h18min

    Estagiário!

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Terça, 01 de outubro de 2013, 8h58min

    Fátima, acho que após 10 anos de estágio, agora começam a chamá-los de paralegal.

    Uma tradução possível seria advogado-improprio.

    T

    Thiara Viana Coelho Souto Terça, 25 de fevereiro de 2014, 20h07min

    A profissão dela é incompetente!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

    J

    João V. Souza Terça, 25 de fevereiro de 2014, 20h38min

    O Bacharel em Direito pode trabalhar como advogado, ou pode trabalhar com profissões que lhe são adquiridas por meio de concurso público, quais são:

    Ministério Público
    Delegado (a)
    Tabelião (ã) ou Registrador (a)
    Juiz

    Entre algumas outras.