Prezados colegas:

O tema é bastante polêmico, mas lógico, ao meu ver advogado é e sempre será o "DOUTOR" operador da mecânica jurídica o registrador da polêmica jurídica no tempo e nos anais do judiciário. Parabéns doutores advogados, vocês merecem esse título. Juscelino da Rocha - Advogado

ADVOGADO É DOUTOR? Essa questão tem sido tema de diversas listas de discussão. Em pesquisa, descobrimos que tal afirmativa tem fundamento. Um Decreto Imperial ( DIM ), de 1º de agosto de 1825, pelo Chefe de Governo Dom Pedro Primeiro, deu origem a Lei do Império de 11 de agosto de 1827, qu: Cria dois cursos de Ciências Jurídicas e Sociais; introduz regulamento, estatuto para o curso jurídico; Dispõe sobre o Título ( grau ) de doutor para o advogado. ? Decreto n.º. 17874A ? 09/08/1927: Declara feriado o dia 11/08/1827 ? Data em que se comemora o centenário da criação dos cursos jurídicos no Brasil. O silogismo é simples: A Lei do Império criou o curso e em seu bojo afirmou que os acadêmicos que terminassem o curso de Direito seriam bacharéis. O título de Doutor seria destinado aos habilitados nos estatutos futuros ( como o Estatuto da OAB, hodiernamente usado ). Acrescenta que somente Doutores poderiam ser lentes ( Professores ? do Latim Legente ? em linguagem obsoleta). Assim, tendo o acadêmico completado seu curso de direito, sido aprovado e estando habilitado em Estatuto competente teria o Título de Doutor. Então, Advogado é DOUTOR! ( Revista OAB/SC ? 17 )

Respostas

    V

    Vanderlei Sasso Segunda, 28 de maio de 2012, 17h37min

    Comentário apagado pelo usuário

    V

    Vanderlei Sasso Segunda, 28 de maio de 2012, 19h40min

    Comentário apagado pelo usuário

    O

    orlando oliveira de souza_2 138804/RJ Segunda, 28 de maio de 2012, 20h59min

    É isso que dá abrir um tema de tal natureza, que na verdade não há conteúdo nenhum que se aproveite abrindo as portas a quem nem falar sabe, que dirá escrever....gente, quem abre um tema deste é porque naturalmente deseja se sobrelevar perante quem não dispõe desse título que a mim não faz nenhuma falta ou diferença....Abraços.

    V

    Vanderlei Sasso Segunda, 28 de maio de 2012, 21h10min

    Comentário apagado pelo usuário

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Segunda, 28 de maio de 2012, 23h12min

    Mesmo nao sendo brasileiro, sei muito bem que a republica foi declarado na atua praça de republica no rio de janeiro, e que "ordem e progresso" nao vem de tira-dentes mas de Agusto Comte's leme de positivismo.

    V

    Vanderlei Sasso Segunda, 28 de maio de 2012, 23h28min

    Comentário apagado pelo usuário

    V

    Vanderlei Sasso Terça, 29 de maio de 2012, 0h28min

    Comentário apagado pelo usuário

    V

    Vera Lucia Silveira Terça, 17 de julho de 2012, 10h14min

    Só advogado mesmo reivindicar o titulo de Doutor por que está na lei de 10 mil anos atrás, rs....e com certeza quem o fez esta se revirando em seu tumulo a cada exame da ordem. e sim concordo com quem escreveu que essa lei é mais antiga do que qualquer universidade brasileira por que se fosse em tempos atuais provavelmente não existiria. kkk
    Patético o que o "Ego" faz com as pessoas, se Doutor fosse sinônimo de caráter e boa índole o Brasil não estamparia os jornais com um monte de Doutor sem vergonha, que provavelmente são os mesmos que reivindicam um titulo por que não conseguem respeito pelos seus próprios atos!
    Deprimente... já que fazem tanta questão, que sejam Doutores, não me importaria de chamar Doutores de M.....
    hahahahahaha

    P

    pedrinhoo Terça, 17 de julho de 2012, 10h35min

    bom dia a tds . trabalhei em uma enpresa de segurança estava conpletando 6 anos nela
    dai em 2000 eu sofri uma luxaçao no onbro direito me operei duas vez nas clinicas
    fiquei na caixa 11 anos entrei na caixa em 2000 e fikei ate 26/04/2012 na caixa
    nesse tempo que eu fikei na caixa a enpresa sumui fui no cartorio onde ela foi
    registrada estao falando que ela fecho mais nu recebi direito nenhu minha carteira
    esta sem dado baixa como faço pra da baixa na minha carteira sendo que nao
    existe nunhu funcionario dela mais e os donos sumirao alis queria saber como faço pra da baixa na minha carteira de trabalhoo ,,e outra nao consigo arruma enpregoo em
    nunhuma enpresa pq elas olhao oo tempo que eu fikei sem trabalha registrado
    e nao me pegao pra trabalha eu tenho 4 filhoss pra sustenta nao sei oque fazer mas
    fuii mt prejudicado pelo inss q me deu baixa no beneficio e meu onbro nao esta
    funcionando direito esta duro perdi 80por cento da força do meu braço
    se pude me ajuda eu agradeço em nome de DEUS ame

    O

    orlando oliveira de souza_2 138804/RJ Terça, 17 de julho de 2012, 10h58min

    Á Vera Lúcia da Silveira,

    Como sou muito ingênuo...gostaria que traduzisse o que disse, infine, de seu discurso:"........Doutores de M...."

    A

    Adv Antonio Gomes Terça, 17 de julho de 2012, 17h00min

    Na verdade, prostituição não é crime no Brasil.

    G

    Geane Gimenez Flor Terça, 17 de julho de 2012, 17h11min

    Caros,
    Me atrevo a anhadir mais um pretesto: com base em documentos legais D. Pedro como Imperador d Brasil, ordenou o tratamento de DOUTORES aos letrados juridicos, Srs. Advogados, por serviços prestados a coroa e ao imperio agindo de forma direta na instituição como monarca absoluto, nos prestimos a nação formando a identidade de pais independente de Portugal. Ou seja, pelos serviços prestados os advogados que praticassem as Leis seriam chamados de Doutores. Titulo como qqer outro profissional que seja qualificado e expressivo em sua área.
    Espero ter ilustrado.
    Parabéns Srs. Doutores.
    Glicio

    M

    Marcela Rio Terça, 17 de julho de 2012, 17h37min

    Glicio Genézio, D. Pedro já mandou agora não manda mais em nada, se atualize.

    A

    Adv Antonio Gomes Terça, 17 de julho de 2012, 18h53min

    O direito está na Lei, a JUSTIÇA nos princípios.

    C

    Carlos Leite Sexta, 20 de julho de 2012, 19h28min

    Eu sou DotÔ e vcs?

    A

    Adv Antonio Gomes Sexta, 20 de julho de 2012, 21h03min

    Um em cada cinco brasileiros (20,3%) é analfabeto funcional, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. É considerada analfabeta funcional a pessoa com 15 ou mais anos de idade e com menos de quatro anos de estudo completo. Em geral, ele lê e escreve frases simples, mas não consegue, por exemplo, interpretar textos.

    VALE RESSALTAR, existem muitos brasileiros com graduação incompleta e/ou completa que estão no rol de ANALFABETO FUNCIONAL.

    Att.

    Adv. Antonio Gomes
    OAB/RJ-122.857

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Sexta, 20 de julho de 2012, 22h18min

    Sem querer falar mal do pais que me acolheu, devo concodar com Antônio

    C

    Carlos Leite Segunda, 23 de julho de 2012, 12h36min

    E eu continuo dendo Dotô, e vcs?

    F

    Flávia O. Santos Terça, 31 de julho de 2012, 17h51min

    Isso, na verdade, já é um hábito. Muito comum, por exemplo, o cliente procurar o advogado e dispensar tal tratamento. Mas isso também ocorre com médicos, dentistas, veterinários, etc... Todos querendo ser chamados de Doutores, a fim de o ego ser constantemente alimentado. Ridículo que façam essa exigência, e isso vale não só pra advogados como para os profissionais das demais áreas que se acham detentores de tal tratamento. Nunca chamei nenhum médico, dentista, veterinário de Doutor e, desta forma, também não espero ser assim chamado quando já formada e no exercício da profissão.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Terça, 31 de julho de 2012, 18h58min

    Ah falvia, no tribunal, na OAB, todos vão te chamar doutora se você estiver bem vestido e munido da carteirinha de OAB, mesmo sendo só de estagiário. Acho que é para fazer a transição de ser chamado pelo seu nome para ser chamada de doutora mais fácil, apesar que neste sentido, deveriam chamar os estagiários de doutorando(a).