Prezados colegas:

O tema é bastante polêmico, mas lógico, ao meu ver advogado é e sempre será o "DOUTOR" operador da mecânica jurídica o registrador da polêmica jurídica no tempo e nos anais do judiciário. Parabéns doutores advogados, vocês merecem esse título. Juscelino da Rocha - Advogado

ADVOGADO É DOUTOR? Essa questão tem sido tema de diversas listas de discussão. Em pesquisa, descobrimos que tal afirmativa tem fundamento. Um Decreto Imperial ( DIM ), de 1º de agosto de 1825, pelo Chefe de Governo Dom Pedro Primeiro, deu origem a Lei do Império de 11 de agosto de 1827, qu: Cria dois cursos de Ciências Jurídicas e Sociais; introduz regulamento, estatuto para o curso jurídico; Dispõe sobre o Título ( grau ) de doutor para o advogado. ? Decreto n.º. 17874A ? 09/08/1927: Declara feriado o dia 11/08/1827 ? Data em que se comemora o centenário da criação dos cursos jurídicos no Brasil. O silogismo é simples: A Lei do Império criou o curso e em seu bojo afirmou que os acadêmicos que terminassem o curso de Direito seriam bacharéis. O título de Doutor seria destinado aos habilitados nos estatutos futuros ( como o Estatuto da OAB, hodiernamente usado ). Acrescenta que somente Doutores poderiam ser lentes ( Professores ? do Latim Legente ? em linguagem obsoleta). Assim, tendo o acadêmico completado seu curso de direito, sido aprovado e estando habilitado em Estatuto competente teria o Título de Doutor. Então, Advogado é DOUTOR! ( Revista OAB/SC ? 17 )

Respostas

    H

    HELDER ADVOGADO Quinta, 09 de agosto de 2012, 20h33min

    Prezados Colegas.!

    Com todo respeito, "DOUTOR" não é pronome de tratamento!

    Vamos buscar mais o vernáculo, antes de tecer "teses" infundadas de achismos?

    Bons Estudos!!!

    Helder

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Quinta, 09 de agosto de 2012, 20h53min

    E qual tese seria esse?

    B

    Biodegradavel Quinta, 09 de agosto de 2012, 21h37min

    Faz pao, e padeiro, fez um muro, e pedreiro, fez doutorado, e doutor. Nao fez, nao e/

    R

    Representando Quinta, 09 de agosto de 2012, 21h50min

    A tese do B a Bá do Brasil. Advogado é quem tem a carteira da OAB, e Doutor é tratamemto!

    A

    Agripino Alves Luz Junior Quinta, 09 de agosto de 2012, 22h44min

    Parabéns Sr. Jorge Luís!

    Excelente argumentação! Concordo com o Senhor, principalmente por evocar a norma CULTA - a língua portuguesa/Brasil, já que para o direito a LEI é para ser cumprida!!!. Então que seja cumprido o sentido e significado dos pronomes de tratamento. Doutor é quem fez Doutorado e defende uma tese original! O que não é o caso dos Senhores e Senhoras Advogados e Advogadas, onde dificilmente há uma originalidade, pois advogam pela jurisprudência, ou seja, quando já existe anteriormente defesas com sentidos e significados daquilo que pretende argumentar como "TESE" para defender ou acusar... Acusar é fácil... o difícil são as provas, ma maioria engendradas "COERENTEMENTE" ao contexto de interesses. Admiro os/as Senhores e Senhoras Advogados/Advogadas quando, após muita reflexão e comCIÊNCIA (sapiência) deixam a defesa de certos casos do direito, que deixa de TER direito frente a pesada consciência.

    Prof. Agripino Junior (Doutor)

    A

    Agripino Alves Luz Junior Quinta, 09 de agosto de 2012, 22h55min

    Lapso!

    Onde se lê "ma maioria engendradas", lê-se "na maioria engendradas"

    Explicando... "com CIÊNCIA" - com sabedoria!!! "consciência"!!!

    cordiais saudações

    Agripa Luz

    A

    Agripino Alves Luz Junior Quinta, 09 de agosto de 2012, 23h06min

    ... E o que os Senhores e Senhoras "seres humanos" pensam do título Doutor e Doutora para médicos e médicas? ... residência médica, argumentação para justificar o título referido, é apenas uma especialização com estágio em uma área específica. Mas, existem determinados seres humanos que não passaram por escolas, universidades... mas defendem teses como DOUTORES/AS conscientes da escolha. Conheço alguns e algumas. Tiro o chapéu para estes/estas. Meu pai, minha mãe e meu filho!!! que sabedoria... não sei de onde vem... mas a tese é "SENSIBILIDADE E CUIDADO"... sapiência dos SENTIDOS e SIGNIFICADOS!!!

    Parabéns!
    Ao meu pai HERÓI - Agripino
    Minha mãe "mulher de verdade" - Amélia, e
    Ao meu amado filho, que é um aprendente na dureza da "maiêutica" e na justiça da escola da vida... por isso, muito sábio.

    Agradeço a vocês tudo que sou enquanto "ser humano - com sensibilidade, cuidado e dureza ".

    Abraços fraternais

    Agripa Luz

    L

    Lindomar Lopes Terça, 09 de outubro de 2012, 8h26min

    Prezado, Sr
    Advogado é DOUTOR para você e suas negas. Se liga já estamos no século XXI.

    W

    Walter Mairon Leão Terça, 09 de outubro de 2012, 22h52min

    Srs drs equivocados, ao meu ver, muita formalidade e poucos pricipios foram discutidos nos comntarios acima...

    Cada petição encaminhada é uma tese defendida, nesse caso, quem defende uma tese é um doutor.....

    Tese é o tcc de um doutorado!

    O

    orlando oliveira de souza_2 138804/RJ Sábado, 13 de outubro de 2012, 11h20min

    Não acresce e nem decresce o termo "Doutor" na consciência de quem pós-graduou-se, pós- mestrou-se ou pós-doutorou-se ou a quem não tenha tal título, pois quem o faz é o Direito Consuetudinário de que entendemos serem normas de Convenção Social e basta sê-lo para compôr o Ordenamento Jurídico de um país....civilizado.

    J

    Julianna Caroline Sábado, 13 de outubro de 2012, 11h39min

    Doutor quer dizer Douto, ou seja, com conhecimento em alguma coisa.
    Todo especialista, é doutor no seu conhecimento.
    O médico, o advogado, o professor de História, todos são Doutos dentro da sua área de conhecimento.
    O chato é chamar o zé mané que não sabe nem quem descobriu o Brasil de Doutor, só porque ele é de família rica, filho de fazendeiro, anda de caminhonete, corrente de ouro e só sabe contar as cabeças de gado que possui.
    Isso é puxa saquismo, e conheço vários doutores tbm nessa área.

    C

    carlúcio Suspenso Segunda, 15 de outubro de 2012, 16h21min

    intelectuais não pagam conta, intelecto não dá renda!

    J

    Julianna Caroline Segunda, 15 de outubro de 2012, 17h00min

    Pois é, Carlúcio.
    Pra mim, Doutor é quem fez Doutorado.
    Mas pra esse país em que vivemos, até Capitão do Mato quer ser tratado como Doutor....

    A

    Adv Antonio Gomes Segunda, 15 de outubro de 2012, 17h50min

    Um em cada cinco brasileiros (20,3%) é analfabeto funcional, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. É considerada analfabeta funcional a pessoa com 15 ou mais anos de idade e com menos de quatro anos de estudo completo. Em geral, ele lê e escreve frases simples, mas não consegue, por exemplo, interpretar textos.

    VALE RESSALTAR, existem muitos brasileiros com graduação incompleta e/ou completa que estão no rol de ANALFABETO FUNCIONAL.

    Att.

    Adv. Antonio Gomes
    OAB/RJ-122.857

    C

    Carlos Leite Segunda, 29 de outubro de 2012, 15h04min

    E eu continuo sendo Dotô, e vcs?

    Andreia Vieira

    Andreia Vieira Terça, 27 de novembro de 2012, 22h01min

    No tempo de Dom Pedro.

    Acho tao bonitinho quando resultam para epoca nossos tataravos.

    Mas acho legal os "Doutos" invocarem D. Pedro, isso mostra determinacao de ganhar um argumento a qualquer preco, mesmo q seja do preco engracadinho....isso sim o faz um advogado lutador, mesmo que solute pelo titulo e as aparencias.

    Na epoca de D. Pedro quem tivesse pele branca e tivesse condicoes poderia ser dono de outro ser humano que nao tivesse pele branca e maltratar de toda a forma covarde possivel ate mesmo matar se assim quisesse.

    Mulheres (generalizando) eram praticamente um pouco acima dos escravos, quase que um propriedade dos homens.

    Aqueles que querem ser "Doutos" usando argumento de D. Pedro, certamente querem se agarrar ao titulo a qualquer preco mesmo.

    O fato de ver uma alta denominacao "politicamente correta ou nao" de Doutor, interpreto que em muitos casos sao usados para a intimidacao das classes que se intimidam por um "estatus" imposto....tambem vejo como uma forma de se esguiar do trabalho que lhe diz respeito, intimidacao psicologica e otima para desviar a atencao do cliente quando o profissional e menos que um prossional responsavel.

    Salvo nos ambitos formais, seria interessante entender pq os "Adevogadus" tem a necessidade do "Douto", fora obvio que vem a mente (presuncao individual minha) estatus? muieh? intimidacao/imposicao para se sentir uma pseuda sensacao de superioridade perante pessoas menos instruidas???

    So se fazendo direito da Lei? Para o bem do argumento vamos presumir que a lei chame pelos "Doutos", ja que sao defensores das leis, invoque-as tambem quando se trate da segurancao publica, corrupcao etc, pois essas leis tambem tem impacto direto aos "Doutos" o rotulo "Douto" nao os fazem a prova de bala nem obvios do chaos criado na infra estrutura pela corrupcao.

    Nas condicoes normais do dia a dia, e facil notar o verdadeiro "Doutor" geralmente aquele que nao conseguimos destinguir quando entre seus companheiros de trabalho seja secretaria, outro com a mesmo nivel superior ou a copeira......pois a probabilidade e que os seus companheiros do dia a dia de trabalho e clientes nao irao impor, estimular a pratica ou ate mesmo permitir que lhe rotule como Doutor.

    Mas aqueles que adoram o "Douto" desde a plaquinha na mesa, no cartao de visita ou ser anunciado pela secretaria "Douto ta ocupado"....eu agradeco Vossas senhorias pelo digno trabalho de se identificarem prontamente, se destacando entre os outros tipos de "Doutores" .

    Voces sao eticos o suficiente a se destacarem fazendo o trabalho do cliente muito mais facil, agradeco profundamente por se destacarem e nao me fazerem passar pela situacao toda antes de ficar sabendo da sua verdadeira capacidade e seriedade.

    Tem um aqui nesse forum mesmo, que nao sabe o que fazer para mostra seu "suposto estatus" so falta tatuar as palavras "sou Doto Advogadu" nas bochechas inferiores e cortar a calca naqulela area apenas para ficar aparecendo, e se pudesse o mesmo ainda carregaria o carro a tira colo pois aumentaria o numero de pessoas que veriam qual o carro que ele tem , pois o facebook dele ajudou bastante a mutiplicar o numero de pessoas que ve o seu "carrao", mas imagine como aumentaria o numero se pudesse carregar como se fosse uma maleta de ombro.....ai ai ai....ate babou neh....

    Esses sim os verdadeiros "Doutos" que ate de babado posam para evidenciar o babado qeu representa.....

    Esses sim eu amo pq nao se escondem mata a cobra e mostra o porrete.....esses sim fazem facil para aqueles que ja "manjam" saiam correndo.

    ---------------------------

    Levando em consideracao que ha uma rejeicao expressiva dos outros seguimentos da populacao do Brasil (os nao formados em direito) e ate mesmo entre os "proprios Doutos" ha uma critica muito elevada nesse suposto direito.....

    A maioria dos formados e licensiados da profissao "Advogado" sairiam ganhando se colocassem suas energias em outra coisa que nao fosse essa tentaviva de sequestro de um titulo.

    Que traguem os medicos como exemplo o quanto quiserem, mas verao que nao existe uma resistencia tao grande e expressiva da populacao em geral.

    Os magistradoss tem uma tendencia a desaparecem do fundo, mesmo sendo uma seguimento que impoem mais respeito, nao ha uma expressao excessiva de magistrados tentando impor um titulo quando fora do modulo formal......

    O verdaeiro Doutor de qualquer classe profissional entende que suas obrigacoes vem primeiro a satisfacao de um servico bem feito e nao carregar um titulo benevolente.

    Como qualquer outra profissao Advogados tem e sempre terao seus valores, indpendente da inundacao de mals elementos que por ventura estao infiltrados no meio. Essa discussao eh intelectualmente inutil, pq mesmo que seja um direito constitucional carregar e expor o titulo "Douto", porem nao uma obrigacao exigida por lei expor o titulo nos meios sociais, sabio sera o verdadeiro Doutor sabe qual e quando comprar a briga deixando obvio sem qualque tipo de discussao o seu valor intelectual,

    Andreia Vieira

    Andreia Vieira Terça, 27 de novembro de 2012, 22h58min

    No tempo de Dom Pedro.

    Acho tao bonitinho quando resultam para epoca nossos tataravos.

    Mas acho legal os "Doutos" invocarem D. Pedro, isso mostra determinacao de ganhar um argumento a qualquer preco, mesmo q seja do preco engracadinho....isso sim o faz um advogado lutador, mesmo que solute pelo titulo e as aparencias.

    Na epoca de D. Pedro quem tivesse pele branca e tivesse condicoes poderia ser dono de outro ser humano que nao tivesse pele branca e maltratar de toda a forma covarde possivel ate mesmo matar se assim quisesse.

    Mulheres (generalizando) eram praticamente um pouco acima dos escravos, quase que um propriedade dos homens.

    Aqueles que querem ser "Doutos" usando argumento de D. Pedro, certamente querem se agarrar ao titulo a qualquer preco mesmo.

    O fato de ver uma alta denominacao "politicamente correta ou nao" de Doutor, interpreto que em muitos casos sao usados para a intimidacao das classes que se intimidam por um "estatus" imposto....tambem vejo como uma forma de se esguiar do trabalho que lhe diz respeito, intimidacao psicologica e otima para desviar a atencao do cliente quando o profissional e menos que um prossional responsavel.

    Salvo nos ambitos formais, seria interessante entender pq os "Adevogadus" tem a necessidade do "Douto", fora obvio que vem a mente (presuncao individual minha) estatus? muieh? intimidacao/imposicao para se sentir uma pseuda sensacao de superioridade perante pessoas menos instruidas???

    So se fazendo direito da Lei? Para o bem do argumento vamos presumir que a lei chame pelos "Doutos", ja que sao defensores das leis, invoque-as tambem quando se trate da segurancao publica, corrupcao etc, pois essas leis tambem tem impacto direto aos "Doutos" o rotulo "Douto" nao os fazem a prova de bala nem obvios do chaos criado na infra estrutura pela corrupcao.

    Nas condicoes normais do dia a dia, e facil notar o verdadeiro "Doutor" geralmente aquele que nao conseguimos destinguir quando entre seus companheiros de trabalho seja secretaria, outro com a mesmo nivel superior ou a copeira......pois a probabilidade e que os seus companheiros do dia a dia de trabalho e clientes nao irao impor, estimular a pratica ou ate mesmo permitir que lhe rotule como Doutor.

    Mas aqueles que adoram o "Douto" desde a plaquinha na mesa, no cartao de visita ou ser anunciado pela secretaria "Douto ta ocupado"....eu agradeco Vossas senhorias pelo digno trabalho de se identificarem prontamente, se destacando entre os outros tipos de "Doutores" .

    Voces sao eticos o suficiente a se destacarem fazendo o trabalho do cliente muito mais facil, agradeco profundamente por se destacarem e nao me fazerem passar pela situacao toda antes de ficar sabendo da sua verdadeira capacidade e seriedade.

    Tem um aqui nesse forum mesmo, que nao sabe o que fazer para mostra seu "suposto estatus" so falta tatuar as palavras "sou Doto Advogadu" nas bochechas inferiores e cortar a calca naqulela area apenas para ficar aparecendo, e se pudesse o mesmo ainda carregaria o carro a tira colo pois aumentaria o numero de pessoas que veriam qual o carro que ele tem , pois o facebook dele ajudou bastante a mutiplicar o numero de pessoas que ve o seu "carrao", mas imagine como aumentaria o numero se pudesse carregar como se fosse uma maleta de ombro.....ai ai ai....ate babou neh....

    Esses sim os verdadeiros "Doutos" que ate de babado posam para evidenciar o babado qeu representa.....

    Esses sim eu amo pq nao se escondem mata a cobra e mostra o porrete.....esses sim fazem facil para aqueles que ja "manjam" saiam correndo.

    ---------------------------

    Levando em consideracao que ha uma rejeicao expressiva dos outros seguimentos da populacao do Brasil (os nao formados em direito) e ate mesmo entre os "proprios Doutos" ha uma critica muito elevada nesse suposto direito.....

    A maioria dos formados e licensiados da profissao "Advogado" sairiam ganhando se colocassem suas energias em outra coisa que nao fosse essa tentaviva de sequestro de um titulo.

    Que traguem os medicos como exemplo o quanto quiserem, mas verao que nao existe uma resistencia tao grande e expressiva da populacao em geral.

    Os magistradoss tem uma tendencia a desaparecem do fundo, mesmo sendo uma seguimento que impoem mais respeito, nao ha uma expressao excessiva de magistrados tentando impor um titulo quando fora do modulo formal......

    O verdaeiro Doutor de qualquer classe profissional entende que suas obrigacoes vem primeiro a satisfacao de um servico bem feito e nao carregar um titulo benevolente.

    Como qualquer outra profissao Advogados tem e sempre terao seus valores, indpendente da inundacao de mals elementos que por ventura estao infiltrados no meio. Essa discussao eh intelectualmente inutil, pq mesmo que seja um direito constitucional carregar e expor o titulo "Douto", porem nao uma obrigacao exigida por lei expor o titulo nos meios sociais, sabio sera o verdadeiro Doutor sabe qual e quando comprar a briga deixando obvio sem qualque tipo de discussao o seu valor intelectual,

    A

    Adv Antonio Gomes Terça, 27 de novembro de 2012, 23h38min

    Um em cada cinco brasileiros (20,3%) é analfabeto funcional, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. É considerada analfabeta funcional a pessoa com 15 ou mais anos de idade e com menos de quatro anos de estudo completo. Em geral, ele lê e escreve frases simples, mas não consegue, por exemplo, interpretar textos.

    VALE RESSALTAR, existem muitos brasileiros com graduação incompleta e/ou completa que estão no rol de ANALFABETO FUNCIONAL.

    Att.

    Adv. Antonio Gomes
    OAB/RJ-122.857

    Andreia Vieira

    Andreia Vieira Terça, 27 de novembro de 2012, 23h38min

    Respondendo: "......VALE RESSALTAR, existem muitos brasileiros com graduação incompleta e/ou completa que estão no rol de ANALFABETO FUNCIONAL. ....."

    Ou seja memo algum desses carregam a carteirinha da OAB, por isso as vezes algumas audiencias podem ser bem peculiar....Magistrado sendo obrigado a presenciar um cidadao chamando o "Adevogado" de "Douto"

    Sinto a dor desse Magistrado.

    A

    Adv Antonio Gomes Terça, 27 de novembro de 2012, 23h39min

    Um em cada cinco brasileiros (20,3%) é analfabeto funcional, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. É considerada analfabeta funcional a pessoa com 15 ou mais anos de idade e com menos de quatro anos de estudo completo. Em geral, ele lê e escreve frases simples, mas não consegue, por exemplo, interpretar textos.

    VALE RESSALTAR, existem muitos brasileiros com graduação incompleta e/ou completa que estão no rol de ANALFABETO FUNCIONAL.

    Att.

    Adv. Antonio Gomes
    OAB/RJ-122.857