Prezados colegas:

O tema é bastante polêmico, mas lógico, ao meu ver advogado é e sempre será o "DOUTOR" operador da mecânica jurídica o registrador da polêmica jurídica no tempo e nos anais do judiciário. Parabéns doutores advogados, vocês merecem esse título. Juscelino da Rocha - Advogado

ADVOGADO É DOUTOR? Essa questão tem sido tema de diversas listas de discussão. Em pesquisa, descobrimos que tal afirmativa tem fundamento. Um Decreto Imperial ( DIM ), de 1º de agosto de 1825, pelo Chefe de Governo Dom Pedro Primeiro, deu origem a Lei do Império de 11 de agosto de 1827, qu: Cria dois cursos de Ciências Jurídicas e Sociais; introduz regulamento, estatuto para o curso jurídico; Dispõe sobre o Título ( grau ) de doutor para o advogado. ? Decreto n.º. 17874A ? 09/08/1927: Declara feriado o dia 11/08/1827 ? Data em que se comemora o centenário da criação dos cursos jurídicos no Brasil. O silogismo é simples: A Lei do Império criou o curso e em seu bojo afirmou que os acadêmicos que terminassem o curso de Direito seriam bacharéis. O título de Doutor seria destinado aos habilitados nos estatutos futuros ( como o Estatuto da OAB, hodiernamente usado ). Acrescenta que somente Doutores poderiam ser lentes ( Professores ? do Latim Legente ? em linguagem obsoleta). Assim, tendo o acadêmico completado seu curso de direito, sido aprovado e estando habilitado em Estatuto competente teria o Título de Doutor. Então, Advogado é DOUTOR! ( Revista OAB/SC ? 17 )

Respostas

    Andreia Vieira

    Andreia Vieira Quarta, 28 de novembro de 2012, 0h07min

    Alguns analfabetos funcionais se estacionam em um forum qualquer latem que existem outros analfabetos funcionais no mundo alem dele .

    e ao mesmo tempo tenta fazer uma propagandinha barata de sua "suposta imagem" com direito a numero de "inscricao e tudo" mesmo sendo isso passivel de representacao.

    Acredito que so falta a imagem da carteirinha com a foto estampada no forum, pois o babado ja esta incluso tanto visualmente como abstratamente.

    A

    Adv Antonio Gomes Quarta, 28 de novembro de 2012, 0h40min

    Um em cada cinco brasileiros (20,3%) é analfabeto funcional, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. É considerada analfabeta funcional a pessoa com 15 ou mais anos de idade e com menos de quatro anos de estudo completo. Em geral, ele lê e escreve frases simples, mas não consegue, por exemplo, interpretar textos.

    VALE RESSALTAR, existem muitos brasileiros com graduação incompleta e/ou completa que estão no rol de ANALFABETO FUNCIONAL.

    Att.

    Adv. Antonio Gomes
    OAB/RJ-122.857

    A

    Adv Antonio Gomes Quarta, 28 de novembro de 2012, 0h46min

    FEDORENTA:

    É natural destruir o que não se pode possuir, negar o que não se compreende, insultar o que se inveja.

    Andreia Vieira

    Andreia Vieira Quarta, 28 de novembro de 2012, 1h40min

    olha soh que surpresa um Doto aqui.

    O Doto, nois tem muita inveja mesmo de vosmicie verdadi, nois que ser funcional igual o sinho, assim nois podi ficar nus forum posandu tambem.

    Disculpa douto sou soh mais um anarfaberto funcionar, mas tenhu a carteirinha da OAB igual o senho douto.

    Num e faciu neh douto a inveja dus outros anarfetus
    nois usa babadu, mostra u carru que nois paga nas prestacoes, e meio que sem quere mais querendu nois cola la na nossa fotu a placa de propaganda de advogadu, desculpa...eu deveria dizer
    "Doto Advogadu", mesmo que podi ser argumentadu que nao e propaganda pq se a tar da da OAB C, D ou F vier com historia nois ta fazendu propagandinha irregular, so diz que e uma fotu nus ambitus privadus e mais nada, pq nois eh advogadu e nois sabi argumentar q o que pareci podei parecer mais num eh, um boi vai ser sempri um bodi mesmo que cacarejar nu maximu ele vai ser um bodi que cacareja.

    sei la neh dotu, anarfabetus funcionais podi ate ter carteirinha e fazer os mais pobris nus chama de douto, mais nois sabe comu eh dificiu o negociu, nois tem que inventar muita coisa para modi nois si aparecer com fotinhu em facebooki dando um de sabidao nu forum e quando nois nao tem o que falar e mostrar que nois sabi tudo e soh dizer que sao anarfetus iguar nois, craro que nois nao adimiti issu em publico.

    nois rala neh dotu, comprar aquele carrinhu surrado mas com embrema de importadu pra po no facibooki e impressiona nao e faciu neh doto, nois tem umas 200 prestacoes e as criancinhas passandu fomi.....pior doto que os pessoal que ja foram pro estrangeiros dizem que esse carru e um basicao la nos exteriores, sera verdade doto? mais nois rala tantu, mas o bom que no brasil nem todo mundo sabi ainda.

    issu mesmu doto fica aqui no forum e faiz tudo mundo nus chama de douto eh mossu direitu nois rala muitu.

    eh dotu todu mundu inveja esse babadinhu ai que ta usandu, voismicie ta certa, todu invejoso quer colocar uma praca na frente la do barraquinho e chamar de escritorio qual eh o doto que entendi di tudu de leis, querem como vois micie por tudo na praca e poem ate o email do hotimail e o numero do nossu celular xingling naturalizadu paraguai com duplo chipi pra nois pegar todas promocoes da tim e craro, mas nao isqueci doto se atenda nus horarios de picu os creditus vao bem rapidinhu.

    Tuddu invejosu dizendu que doutor de verdade ao inves de estudarem e se aperfeicoarem ao inves de ficar em forum .....eu num acreditu nisso, tem mesmo que ppor na guela abaixu dos infideis que nao querem chamar de douto

    eh inveja memo doto aquela mezinha de uma pedrinha imitando marmori o engravatadinhu la posandu de estagiario....doto tenhu uma gravatinha igual do sinho
    mais a minha e raladinha usei treis vezis, comprei nas casas bahias em 20 prestacoes...

    voimicie nao lava nao pq lavou fica igual a minha so usei 3 vezes eh purque veio da regiao ruim du paragai nao veio da capitar assuncon, porque os trem bons como o senho sabe ta em assucion igual aquele lapitopi do sinho que reconheco veio la dos assncions, mais doto cuidadu a federar ta pegandu pesadu, mesmu do paragay tem qui paga impostu.

    So um negocinhu eh meio ruim pra imagi douto, cruza os cachorrinhus pra vende, ai nao vai bem douto, isso eh soh nas nas periferias neh douto, vai associar nois dessa crasse de douto como tipu de pobri que precisou de uns trocadus vai la rouba cachorru de dondoca pra cruzar.

    doutor igual o sinho eu tambem queru um dia sair de realengu e ir mais pertu da rocinha, eh mais perto da crientela aind mais agora com o BOPI pegandu mais pesadu nos crientes.

    so eh ruim pq mesmu num sendu das areas de direitu dos criminais nois tem tambem que por toda aquelas gradis pontuda na frenti.

    eh issu memo doto nois paga u micu mais nois eh felis, nois coloca treis mesa numa sala e chama de iscritorio de advocacia, nois corri atras de ambulacia e ainda tem que brigar com urubus por um pedacinhu da perna do acidentado que ficou pra tras para impreciona-lo (isso se ela nao estiver em coma ai deixamus pra la a perna) mais nois e douto

    Andreia Vieira

    Andreia Vieira Quarta, 28 de novembro de 2012, 4h58min

    Julianna, depende muito.....

    Na minha familia se formaram muitos advogados, mas nem todos tinham cacife de sustentar a imagem pelo merito de trabalho.

    Era bem facil saber quem era Doutor e quem era advogado.

    Baseado no que presenciei, os "Dotos" eram aqueles que foram para aquelas faculdades pagas de periferia que unica intencao e cobrar mensalidade e deixar os pobres coitados pensarem que sao uns profissionais, uma forma de fazer isso era convence-los a gastarem energia para reclamarem do titulo de "Douto".

    Obviamente tem boas e otimas faculdades particulares de direito, mas todos nos sabemos os nomes das mesmas e que podemos contar nos dedos, claro que ouvira que quem faz a escola e o aluno, mas claro que cliches nao substituem a realidade.

    Mas como toda as profissoes, advocacia nao e diferente sempre haver uma percentagem que nao serao bons profissionais ou por formacao ou por carater e algumas vezes por fraqueza.

    Aqui nesse site e possivel ver que alguns advogados entram com a intencao de fortaleceram seus conhecimentos, ajudando ou pedindo ajuda, alguns fazem esforco para conseguirem diminuir alguma inexpericiencia, outros sao fanfarroes ou que nao mostram qualquer etica, comportamento adequado e que mesmo sendo obviamente um perdedor tenta colocar panca virtual mostrando arrogancia e um pseudo nivel de superioridade para crescer em uma pagina virtual que em poucas horas caira no esquecimento virtual.

    Mas desses ultimos devemos sentir pena e ficar o mais longe possivel, espero que uma hora notem que de nada valera isso e que o tempo investido ira acumular e no final o resultado e o mesmo, o mundo virtual cai no esquecimento e ele continua no mesmo lugar ou pior pq ao inves de aproveitar o tempo e absorver algo em seu favor ele preferiu estabelecer um territorio virtual de forma tao ineficiente que e de se expressar uma certa do ao individual.

    Vamos chamar esses de "douto" e nao lutar contra, quem sabe conseguem colocar isso de lado ja que ja foi resolvido e usarem o tempo para enriquecerem a alma e o conhecimento.

    Andreia Vieira

    Andreia Vieira Quarta, 28 de novembro de 2012, 9h14min

    "Srs drs equivocados, ao meu ver, muita formalidade e poucos pricipios foram discutidos nos comntarios acima...

    Cada petição encaminhada é uma tese defendida, nesse caso, quem defende uma tese é um doutor.....

    Tese é o tcc de um doutorado!"

    1- Para isso existem os canais certos. Se eu defender uma tese em uma aplicacao de trabalho,ou como detetive, enfim em quase um milhao de outras possibilidades formalmente ou informalmente isso me faz um "Doutor"?

    2- Os Advogados que prezam tanto pela lei, porque querem ganhar no grito? Ja que sabe defende tese e defende de qualquer forma em peticoes, apenas encare como uma peticao, vai la e defende.

    3- Se meu pai me ensinou a dirigir, alguns que nunca obteram uma CNH sabem dirigir trocentas vezes melhor que alguem que possui uma CNH , entao eu simplesmente nao preciso usar os canais legais existem para obter uma CNH? Aposto que se eu matar alguem em um acidentes os senhores Doutores nao vao aceitar isso como tese.

    Calma tem mais:

    4- Dependendo do nivel de um mestre de obra o mesmo pode saber melhor que um engenheiro, mas o mesmo nao pode assinar por um engenheiro.

    5- Um advogado que o trabalho nao inclui peticoes, ele entao nunca defendeu a suposta tese (peticao), logo ele eh doutor????

    Os exemplos de comparacoes sao ilimitados.

    Eu prefiro mil vezes a historia do Dom Pedro, por mais apeladora que seja, mas ao menos tem alguma pitada de romance folclorico.

    Essa na pratica nao encaixa e nem tem nenhum brilho exotico.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Quarta, 28 de novembro de 2012, 10h30min

    As vezes, a TV para no programma do Ratinho. Sempre tem alguem defendendo a tese dele no programma. A pessoa no programma do Ratinho que defende a sua tese também é doutor?

    Andreia Vieira

    Andreia Vieira Quinta, 29 de novembro de 2012, 16h54min

    "......Um em cada cinco brasileiros (20,3%) é analfabeto funcional, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. É considerada analfabeta funcional a pessoa com 15 ou mais anos de idade e com menos de quatro anos de estudo completo. Em geral, ele lê e escreve frases simples, mas não consegue, por exemplo, interpretar textos.

    VALE RESSALTAR, existem muitos brasileiros com graduação incompleta e/ou completa que estão no rol de ANALFABETO FUNCIONAL.

    Att.

    Adv. Antonio Gomes
    OAB/RJ-122.857........"

    --------------------------------------------------------

    Nossa!!!!!! Apelou feio em senhor Doutor.

    Se fazes isso em um audiencia, por favor continue colocando a placa com o seu nome bem visivel para que as pessoas possam ver de longe e mudar o caminho.

    Tambem! Estacio de Sa?????ha ha ha, podes notar que nao iremos ver nenhum Advogado de uma UF aqui defendendo que eh douto, estao usando suas habilidades
    para algo mais produtivo que ganhar um titulo por imposicao.

    Boa sorte ai senhor Douto.

    C

    Carlos Leite Quinta, 29 de novembro de 2012, 17h30min

    E eu, por incrivo que pareca,
    continuo sendo Dotô, e vcs?

    H

    Hprysthon Terça, 05 de fevereiro de 2013, 15h47min

    Meu caro Pseudo Douto, digo-te logo concordo contigo em tuas contestações, mas, até mesmo a grande apelação - utilizando-se do Decreto Imperial de Don Pedro - é infundada. para constatar isso basta apenas uma breve pesquisado no novo "pai dos burros" nosso amigo Google. nele encontra-se o tal decreto que em seu artigo 9º dispõe: "Art. 9.º - Os que freqüentarem os cinco annos de qualquer dos Cursos, com approvação, conseguirão o gráo de Bachareis formados. Haverá tambem o grào de Doutor, que será conferido áquelles que se habilitarem som os requisitos que se especificarem nos Estatutos, que devem formar-se, e sò os que o obtiverem, poderão ser escolhidos para Lentes." fica claríssimo, o QUEM SE FORMAR NO CURSO SERA BACHAREL E O GRAU DE DOUTOR SERA CONFERIA A AQUELES QUE SE HABILITAREM COM REQUISITOS. qualquer dúvida consultar: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/Rev_63/Lei_1827.htm

    C

    charlie brown... Terça, 05 de fevereiro de 2013, 21h13min

    Como a humanidade conseguiu sobreviver até hoje sem a resposta desta importante discussão?

    H

    Heidegger (99% ateu) Quarta, 13 de fevereiro de 2013, 4h42min

    Doutor ou não doutor, eis a questão.

    Adaptando a famosa frase.

    É tal importante a resposta, que me fez lembrar quando eu fiz Hamlet. Hoje mesmo, eu peguei cinco ovos e fiz um grande Hamlet (leia-se: omelete, para os leigos que não entenderem a ironia).

    F

    Fernando Andrighy Quarta, 13 de fevereiro de 2013, 6h55min

    Aquele que fez o curso de pós-graduação "strictu sensu", a nível de doutorado, defendendo uma tese ao final do curso de 4 anos. Os doutorados mais antigos foram em direito civil e direito canônico, criados em 1223 na Universidade Bologna, a primeira do mundo ocidental. Os doutorados em medicina ( MD ) e Philosofia( Ph.D ) somente foram criados em 1875, 652 anos depois dos de direito civil e direito canônico. Em razão disso os médicos e profissionais de outras ciências, na inexistência de um doutorado próprio para eles, quando eram figuras eminentes na profissão, recebiam o doutorado honorário ( "honoris causa") em direito civil ( LL.D). Daí se dizer que o título de doutor foi uma dádiva dos juristas aos médicos. Todos os médicos da Rainha Victoria tinham que apresentar seu título honorário de Doutor em direito Civil (LL.D ) para exercerem a profissão. O mesmo ocorreu com Isaac Newton, Francis Bacon e Charles Darwin, todos eles recipientes do LLD, como cientistas eminentes que foram. Nos Estados Unidos, - e somente lá - os cursos de direito, medicina, odontologia e medicina veterinária, por serem cursos de pós-graduação, em nível de doutorado ( para entrar numa desses cursos, você tem que apresentar previamente o seu B.A, ( Bachelor of Arts) ou B.Sc ( Bachelor of Science), que são os cursos "undergratuate" mais comuns. Ao final do doutorado, nem precisam fazer as defesas de tese, recebendo os titulos de Juris Doctor (JD), Medicine Doctor ( MD), Doctor of Dental Surgery (DDS ) e Doctor of Veterinary Medicine ( (DVM ). É por causa dessa tradição, que quase todos os doutorados honorários, dados pela universidades ocidentais, são sempre concedidos em direito civil, mesmo sendo o agraciado de outro ramo das ciências.

    O doutorado verdadeiro é normalmente dado aos que fizeram o doutorado com defesa de tese, mas no Brazil e nos países de língua portuguesa e hespanhola, o título de doutor é estendido, por tradição e educação, àqueles que tenham feito apenas a graduação nessas disciplinas, principalmente se forem advogados, médicos, engenheiros, psicólogos, etc.

    fonte: Paulo Felicíssimo

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Quinta, 14 de fevereiro de 2013, 12h03min

    O policial na esquina também é chamado de doutor....

    M

    Marcelo T. Gonzalez. Quinta, 14 de fevereiro de 2013, 12h17min

    Acompanhando...

    M

    Marlon Magno Sábado, 16 de fevereiro de 2013, 23h04min

    Então, de novo esta discussão apareceu no facebook: "os doutores sem doutorado". Pois é, né. É uma pena que esse título (tão difícil de galgar para tantos profissionais) seja também um pronome e tratamento (em nossa ex-colônia) para algumas profissões mais antigas.

    Mas, a sociedade deveria continuar evoluindo e acabar com esse costume arcaico e opressor que só serve, em alguns casos, para manifestar o poder sobre outras pessoas menos instruídas ou informadas. Para mim, chamar um jovem médico residente de doutor é a mesma coisa de chamar um fazendeiro de cacau de coronel.

    Desculpem-me, mas doutor, de fato, é quem fez doutorado durante quatro anos e, ao final do curso, defendeu uma tese inédita para uma banca formada por pós-doutores e/ou doutores e foi aprovado. A graduação é só o início dessa caminhada.

    Há médicos e advogados idosos que nunca, se quer, se especializaram para o exercício das suas funções, culpo, em parte, o poder em demasia que lhes atribuído com essa história de D. Pedro I, ora, não estamos mais no século XIX e o conhecimento já foi, em parte, democratizado, as mulheres têm direitos e a escravidão já acabou!

    No entanto, penso que a culpa é nossa. Eu não os chamo de doutores, prefiro Senhor Médico, como Senhor Professor, etc. Não acho que seja falta de respeito e não preciso me submeter a ninguém em uma interlocução, independentemente de seu posto ou profissão.

    Vejam esta matéria: http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/eliane-brum/noticia/2012/09/doutor-advogado-e-doutor-medico-ate-quando.html

    F

    Fernando Grungio Terça, 19 de fevereiro de 2013, 8h44min

    1 - Todas as pessoas são iguais perante a lei (Constituição).
    2 - Segue-se que o uso de locução ou pronome que faça referência à formação acadêmica ou mesmo ao título acadêmico específico (doutorado "stricto sensu") é prerrogativa dos falantes. É escolha voluntária motivada, talvez, por tradições, dependendo portanto de tempo e espaço.
    3 - Segue-se, ainda, que a quebra, por escolha ou não, de uma tradição, ainda que possa dificultar em alguma medida o relacionamento entre as partes, não pode ser considerada ofensa ou ato ilegal.
    4 - Portanto, mesmo aqueles que possuem o "grau máximo acadêmico" que lhes concede o título, não podem exigir de outros o uso do título.
    5 - Também não se pode considerar ilegal a apropriação do título por aspirantes a ele por razões diferentes das tradicionais, uma vez que as tradições não são objeto da lei, ainda que possam ser usadas como fonte na conformação de ajuizamento.
    6 - A conclusão a que se chega, é que o título de "Doutor" é questão de tradição, e está condenado, como outros, à apropriação e banalização generalizadas. Assim, recomendo que seja celebrado quando conseguido (seja na formatura de um bacharel, na defesa de tese de um matemático, ou até mesmo na posse de algum cargo executivo importante), guardado ou pendurado na parede, quando pertinente, e com o tempo mantido com a discrição serena das pessoas que não se deixam definir pelas conquistas momentâneas, ou pelos rótulos de nomenclatura, mas sim pela sua constante renovação e pela busca de aperfeiçoamento.

    V

    Vinicius Siqueira Terça, 26 de fevereiro de 2013, 22h21min

    O emprego indevido de “Doutor” é comum entre a gente mais humilde e sem instrução, e por funcionários mal preparados, que associam a palavra Doutor a um status social ou a um nível de autoridade superior ao seu. Essas velhas divisões não são condizentes com o estado atual. Entendam que o Título " DOUTOR" é nada além de um título acadêmico, portanto advogados, médicos que não fizeram doutorado, cabem apenas o uso de pronomes de tratamento como: excelência, senhoria, ilustríssimo, magnificência, santidade, senhor, senhora, dona, você, caro, querido(a).

    R

    Ricardo Streit Quarta, 06 de março de 2013, 23h52min

    Os caras estudam durante a vida inteira para ser Doutor em letras e ficam putos da vida quando veem que as pessoas só chamam de Doutor Advogados e Médicos, pena pra voces.

    99% Ateu. Quinta, 02 de maio de 2013, 5h58min

    Os fanáticos.- Em tudo que dizem em favor de seu evangelho ou de seu mestre, os fanáticos defendem a si mesmos, por mais que assumam ares de juízes (e não de acusadores), pois involuntariamente e a quase todo instante eles são lembrados de serem exceções que têm de se legitimar.

    Paixão e direito.- Ninguém fala com mais paixão de seus direitos do que aquele que no fundo da alma tem dúvida em relação a esses direitos.