G

    GLC Terça, 01 de março de 2016, 15h44min

    Isso não será possível, pois nenhum Juiz vai dar sentença para a retirada de nome de uma pessoa que figura como pai no Registro, mesmo que este cidadão não seja o pai biológico, no entanto se o pai biológico aparecer e ele requerer a ação de negatória de paternidade com anulação de registro de nascimento, aí sim, pode haver a exclusão do nome dele. Não pode você simplesmente querer tirar o nome do cidadão que figura como pai, a não ser que este peça isso em Juízo, provando que não é o pai.

    R

    Rafael F Solano Terça, 01 de março de 2016, 18h20min

    Karina, se a mãe da criança não tivesse certeza de quem era o pai de seu filho, ela deveria ter iniciado processo de investigação da paternidade do filho indicando ao tribunal (ou no cartório, ao registrar o filho) os nomes dos possíveis candidatos a pai.

    Mas, ao permitir que o não pai registrasse seu filho ela roubou desse filho o direito ao reconhecimento de sua paternidade, o direito a sua origem genealógica. Isso é um crime previsto em nosso codigo penal, art 242, paternidade não é brincadeira, não é um capricho, é um direito de um cidadão que POR MERO ACASO nasceu seu filho.

    Um cidadão só perde o registro de sua paternidade quando a verdade de sua origem é garantida. Portanto, trate de dar seu jeito para localizar o pai biológico da criança para que vc e o pai registral não venham a responder pelo crime que praticaram, o sujeito ainda tem a defesa de alegar que acreditou em sua falsa afirmação dele ser o pai, mas vc não tem desculpa.

    Karina Batista

    Karina Batista Quarta, 02 de março de 2016, 11h17min

    Agradeço muitíssimo o retorno de vocês.

    M

    Maria Quarta, 25 de maio de 2016, 13h17min

    Por gentileza alguem poderia analizar meu caso? Foi adoção legal a 4 anos e meu filho tem hoje 5 anos, mais o pai desapareceu depois da audiencia de adoção,. Posso considerar a opcao de alegar falta de laço afetivo e de contenção emocional. Meu filho nunca o conheceu. Alem disso tambem no futuro sera submetido a constrangimentos pois tera que explicar que é adotado ( pois e visivelmente obvio e as pessoas ate perguntam na rua), tera que explicar que nao conhece o pai que o registrou e tera que explicar que atualmente tem um padastro al qual chama de pai.Agradeço desde ja.

    Michele Varejão Bagdad Elorza

    Michele Varejão Bagdad Elorza Sexta, 02 de setembro de 2016, 9h45min

    Meu filho esta com 11 anos, estou a 6 anos divorciada do pai biologico e 2 anos casada novamente, o pai dele sempre pegava ele para passar o final de semana e um dia meu filho se recusou ir e por esse motivo foi humilhado pelo pai no portão de casa, desde então meu filho não foi mais a casa dele e fala que o pai dele é meu esposo, não quer mais saber do pai biologico é o pai também não quer saber dele, ontem o meu esposo foi buscar ele na escola, no carro só os dois meu filho perguntou ao meu esposo "Pai vc pode me adotar? Quero mudar meu sobrenome é é o seu que quero" não sei como agir e nem sei se isso é possível.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 02 de setembro de 2016, 16h54min

    Para ele ser adotado o pai biológico tem de concordar.

    O máximo que seu marido pode fazer é adicionar o sobrenome dele ao de seu filho.

    Seu filho pode assumir o padrasto como pai adotivo, isso não depende de documentos!!!

    J

    Juliana pereira Sábado, 24 de setembro de 2016, 9h42min

    Olá, tenho uma duvida, meu irmão tem um filho com uma ex namorada e desconfia da paternidade, se ele solicitar o dna e ficar confirmado que o filho não é dele, ele pode solicitar a retirada do nome da certidão. ?

    R

    Rafael F Solano Sábado, 24 de setembro de 2016, 10h29min

    Ele pode sim pedir a investigação da paternidade apresentando duvida razoável, e se confirmada sua suspeita, o direito da criança a ter a verdade sobre a origem dela deverá ser priorizada, portanto, o nome dele será retirado da certidão da criança, e cobrado da mãe os nomes dos possiveis pais do filho dela.

    M

    MONIQUI FERRAZ Sexta, 04 de novembro de 2016, 21h09min Editado

    BOA NOITE TENHO UMA FILHA DE 10 ANOS O PAI BIOLOGICO REGISTROU E ABANDONOU ,SOU CASADA TEM 9 ANOS O PAI QUE ELA CONHECE É MEU MARIDO O QUAL ELA CHAMA DE PAI E O AMA MUITO ,GOSTARIA DE SABER SE MEU MARIDO CONSEGUE REGISTRA COM O NOME DELE

    R

    Rafael F Solano Sábado, 05 de novembro de 2016, 18h09min

    Registrar, não. Mas pode adota-la, se o pai biologico consentir, é claro.

    A

    Ana Carolina dos Santos Silva Sábado, 17 de dezembro de 2016, 23h22min

    Olá meu filho tem 8 anos e o pai biológico só o viu no hospital quando nasceu e o registrou, depois o viu até os 6 meses de idade, depois disso terminamos e ele sumiu, não sei o paradeiro dele e meu filho nem o conhece. Moro junto com meu atual esposo a 6 anos e meio e tenho mais 2 filhas, meu filho até o mês passado achava que meu esposo era pai dele de verdade, porém resolvi contar a verdade para ele... para nossa surpresa não mudou em nada rsrs ele disse que meu esposo é o pai dele!

    Queria tirar o nome do pai biológico do registro dele, será que consigo?

    G

    GLC Domingo, 18 de dezembro de 2016, 9h55min

    Há duas possibilidades para que possa fazer o que deseja: 1. Requerer em Juízo o abandono familiar, o seja abandono afetivo, moral e material. 2 Adoção Unilateral, no entanto nessa hipótese é necessário que o pai biológico dê o consentimento,

    R

    rosangela damiao Terça, 10 de janeiro de 2017, 16h39min

    fui registrada pelo meu "" PAI" entao biologio,hj tenho 35 anos casada nunca convivemos,ele nunca deu pensao, e fiz exame de DNA que deu que ele NAO é meu pai,quero retirar o nome dele ,o juiz aceita nesse caso,posso receber alguma indenizaçao por isso POR DANOS MORAIS,uma vez que odeio esse nome,ele colocou contra vontade da minha mae.

    G

    GLC Quarta, 11 de janeiro de 2017, 10h26min

    Com 35 anos depois, não vejo sucesso nesse pedido, poderia acontecer se você souber quem é o pai biológico, porque ai poderia fazer um novo exame de DNA e se fosse positivo ele ( o pai verdadeiro) entrar com uma ação de negatória de paternidade e anulação de paternidade. Descartada a indenização por Danos morais, não vejo motivo para pedir Indenização por damos morais nessa situação.

    Jessica Neves

    Jessica Neves Quinta, 02 de fevereiro de 2017, 1h31min

    Olá! Estou com um caso pra resolver e não sei como fazer. Meu filho tinha 1 ano quando foi feito o enxame de Dna pelo suposto pai dele que o registrou assim que ele nasceu, o exame de dna deu negativo, meu filho já tinha 1 ano e o pai o aceitou do mesmo jeito. Agora meu filho tem 3 anos estamos separados e pelas brigas constantes ele não quer mais meu filho. Nem ajudar, nem ficar com ele no dias combinado por nós mesmos. Agora eu quero tirar o meu filho do nome dele. Eu posso fazer isso? Tenho um exame de dna como prova que ele não é o pai do meu filho. Oq faço?

    Jessica Neves

    Jessica Neves Quinta, 02 de fevereiro de 2017, 1h35min

    Nem eu e nem ele sabíamos que o meu filho não era dele em toda minha gravidez. Só soubemos quando fizemos o exame de Dna, mas meu filho já tinha mais de 1 ano de idade.

    G

    GLC Quinta, 02 de fevereiro de 2017, 10h55min

    Se ambos aceitaram a fazer essa fraude, então tem que conviver com o nome dele na certidão, a criança não vai ficar sem nome de pai, no entanto somente o pai biológico poderá pedir a negatória de paternidade e registrar o filho, isso em Juízo.. Vale ressaltar que essa atitude de vocês está sujeito a penalidade.