Respostas

57

  • 0
    G

    GLC Terça, 01 de março de 2016, 15h44min

    Isso não será possível, pois nenhum Juiz vai dar sentença para a retirada de nome de uma pessoa que figura como pai no Registro, mesmo que este cidadão não seja o pai biológico, no entanto se o pai biológico aparecer e ele requerer a ação de negatória de paternidade com anulação de registro de nascimento, aí sim, pode haver a exclusão do nome dele. Não pode você simplesmente querer tirar o nome do cidadão que figura como pai, a não ser que este peça isso em Juízo, provando que não é o pai.

  • 0
    R

    Rafael F Solano Terça, 01 de março de 2016, 18h20min

    Karina, se a mãe da criança não tivesse certeza de quem era o pai de seu filho, ela deveria ter iniciado processo de investigação da paternidade do filho indicando ao tribunal (ou no cartório, ao registrar o filho) os nomes dos possíveis candidatos a pai.

    Mas, ao permitir que o não pai registrasse seu filho ela roubou desse filho o direito ao reconhecimento de sua paternidade, o direito a sua origem genealógica. Isso é um crime previsto em nosso codigo penal, art 242, paternidade não é brincadeira, não é um capricho, é um direito de um cidadão que POR MERO ACASO nasceu seu filho.

    Um cidadão só perde o registro de sua paternidade quando a verdade de sua origem é garantida. Portanto, trate de dar seu jeito para localizar o pai biológico da criança para que vc e o pai registral não venham a responder pelo crime que praticaram, o sujeito ainda tem a defesa de alegar que acreditou em sua falsa afirmação dele ser o pai, mas vc não tem desculpa.

  • 0
    Karina Batista

    Karina Batista Quarta, 02 de março de 2016, 11h17min

    Agradeço muitíssimo o retorno de vocês.

  • 0
    M

    Maria Quarta, 25 de maio de 2016, 13h17min

    Por gentileza alguem poderia analizar meu caso? Foi adoção legal a 4 anos e meu filho tem hoje 5 anos, mais o pai desapareceu depois da audiencia de adoção,. Posso considerar a opcao de alegar falta de laço afetivo e de contenção emocional. Meu filho nunca o conheceu. Alem disso tambem no futuro sera submetido a constrangimentos pois tera que explicar que é adotado ( pois e visivelmente obvio e as pessoas ate perguntam na rua), tera que explicar que nao conhece o pai que o registrou e tera que explicar que atualmente tem um padastro al qual chama de pai.Agradeço desde ja.

  • 0
    Michele Varejão Bagdad Elorza

    Michele Varejão Bagdad Elorza Sexta, 02 de setembro de 2016, 9h45min

    Meu filho esta com 11 anos, estou a 6 anos divorciada do pai biologico e 2 anos casada novamente, o pai dele sempre pegava ele para passar o final de semana e um dia meu filho se recusou ir e por esse motivo foi humilhado pelo pai no portão de casa, desde então meu filho não foi mais a casa dele e fala que o pai dele é meu esposo, não quer mais saber do pai biologico é o pai também não quer saber dele, ontem o meu esposo foi buscar ele na escola, no carro só os dois meu filho perguntou ao meu esposo "Pai vc pode me adotar? Quero mudar meu sobrenome é é o seu que quero" não sei como agir e nem sei se isso é possível.

  • 0
    R

    Rafael F Solano Sexta, 02 de setembro de 2016, 16h54min

    Para ele ser adotado o pai biológico tem de concordar.

    O máximo que seu marido pode fazer é adicionar o sobrenome dele ao de seu filho.

    Seu filho pode assumir o padrasto como pai adotivo, isso não depende de documentos!!!

  • 0
    J

    Juliana pereira Sábado, 24 de setembro de 2016, 9h42min

    Olá, tenho uma duvida, meu irmão tem um filho com uma ex namorada e desconfia da paternidade, se ele solicitar o dna e ficar confirmado que o filho não é dele, ele pode solicitar a retirada do nome da certidão. ?

  • 0
    R

    Rafael F Solano Sábado, 24 de setembro de 2016, 10h29min

    Ele pode sim pedir a investigação da paternidade apresentando duvida razoável, e se confirmada sua suspeita, o direito da criança a ter a verdade sobre a origem dela deverá ser priorizada, portanto, o nome dele será retirado da certidão da criança, e cobrado da mãe os nomes dos possiveis pais do filho dela.

  • 0
    M

    MONIQUI FERRAZ Sexta, 04 de novembro de 2016, 21h09min Editado

    BOA NOITE TENHO UMA FILHA DE 10 ANOS O PAI BIOLOGICO REGISTROU E ABANDONOU ,SOU CASADA TEM 9 ANOS O PAI QUE ELA CONHECE É MEU MARIDO O QUAL ELA CHAMA DE PAI E O AMA MUITO ,GOSTARIA DE SABER SE MEU MARIDO CONSEGUE REGISTRA COM O NOME DELE

  • 0
    R

    Rafael F Solano Sábado, 05 de novembro de 2016, 18h09min

    Registrar, não. Mas pode adota-la, se o pai biologico consentir, é claro.

  • 0
    A

    Ana Carolina dos Santos Silva Sábado, 17 de dezembro de 2016, 23h22min

    Olá meu filho tem 8 anos e o pai biológico só o viu no hospital quando nasceu e o registrou, depois o viu até os 6 meses de idade, depois disso terminamos e ele sumiu, não sei o paradeiro dele e meu filho nem o conhece. Moro junto com meu atual esposo a 6 anos e meio e tenho mais 2 filhas, meu filho até o mês passado achava que meu esposo era pai dele de verdade, porém resolvi contar a verdade para ele... para nossa surpresa não mudou em nada rsrs ele disse que meu esposo é o pai dele!

    Queria tirar o nome do pai biológico do registro dele, será que consigo?

  • 0
    G

    GLC Domingo, 18 de dezembro de 2016, 9h55min

    Há duas possibilidades para que possa fazer o que deseja: 1. Requerer em Juízo o abandono familiar, o seja abandono afetivo, moral e material. 2 Adoção Unilateral, no entanto nessa hipótese é necessário que o pai biológico dê o consentimento,

  • 0
    R

    rosangela damiao Terça, 10 de janeiro de 2017, 16h39min

    fui registrada pelo meu "" PAI" entao biologio,hj tenho 35 anos casada nunca convivemos,ele nunca deu pensao, e fiz exame de DNA que deu que ele NAO é meu pai,quero retirar o nome dele ,o juiz aceita nesse caso,posso receber alguma indenizaçao por isso POR DANOS MORAIS,uma vez que odeio esse nome,ele colocou contra vontade da minha mae.

  • 0
    G

    GLC Quarta, 11 de janeiro de 2017, 10h26min

    Com 35 anos depois, não vejo sucesso nesse pedido, poderia acontecer se você souber quem é o pai biológico, porque ai poderia fazer um novo exame de DNA e se fosse positivo ele ( o pai verdadeiro) entrar com uma ação de negatória de paternidade e anulação de paternidade. Descartada a indenização por Danos morais, não vejo motivo para pedir Indenização por damos morais nessa situação.

  • 0
    Jessica Neves

    Jessica Neves Quinta, 02 de fevereiro de 2017, 1h31min

    Olá! Estou com um caso pra resolver e não sei como fazer. Meu filho tinha 1 ano quando foi feito o enxame de Dna pelo suposto pai dele que o registrou assim que ele nasceu, o exame de dna deu negativo, meu filho já tinha 1 ano e o pai o aceitou do mesmo jeito. Agora meu filho tem 3 anos estamos separados e pelas brigas constantes ele não quer mais meu filho. Nem ajudar, nem ficar com ele no dias combinado por nós mesmos. Agora eu quero tirar o meu filho do nome dele. Eu posso fazer isso? Tenho um exame de dna como prova que ele não é o pai do meu filho. Oq faço?

  • 0
    Jessica Neves

    Jessica Neves Quinta, 02 de fevereiro de 2017, 1h35min

    Nem eu e nem ele sabíamos que o meu filho não era dele em toda minha gravidez. Só soubemos quando fizemos o exame de Dna, mas meu filho já tinha mais de 1 ano de idade.

  • 0
    G

    GLC Quinta, 02 de fevereiro de 2017, 10h55min

    Se ambos aceitaram a fazer essa fraude, então tem que conviver com o nome dele na certidão, a criança não vai ficar sem nome de pai, no entanto somente o pai biológico poderá pedir a negatória de paternidade e registrar o filho, isso em Juízo.. Vale ressaltar que essa atitude de vocês está sujeito a penalidade.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.