O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    Vladimir Mayakovsky

    Vladimir Mayakovsky Terça, 28 de julho de 2015, 18h14min Editado

    Obrigado por pular o meu caso. A Justiça é de fato cega.

    B

    Bárbara Terça, 28 de julho de 2015, 23h24min

    Bom dia doutor, meu nome é Elizângela da Silva :( gostaria de mudá-lo, pois além de ser super comum, nunca fui feliz com ele. Quando faço prova, vestibular por exemplo, chamam para pegar a prova e levantam umas 4 elizangelas da Silva. Gostaria de saber se daria para colocar o nome da minha avó completo e acrescentar neta no fim. Ficaria: Bárbara Potelicki da Silva Neta. Tenho 25 anos e não sabia disso enquanto tinha 18 anos. Triste isso. Agradeço a ajuda.

    B

    Bárbara Terça, 28 de julho de 2015, 23h26min

    Ah, gostaria de saber também as possíveis combinações.

    B

    Bárbara Terça, 28 de julho de 2015, 23h32min

    Posso pelo menos mudar pra Elisa Potelicki Silva?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 29 de julho de 2015, 6h33min

    BÁRBARA

    Mudar o prenome não. Mas é possível ELIZÂNGELA SILVA POTELICKI.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    D

    Devanilson Quinta, 30 de julho de 2015, 9h16min

    Bom dia, me chamo Devanilson e tenho 18 anos, gostaria de saber quais são os procedimentos legais para a mudança do meu nome, gostaria também de saber se terei q pagar algo para a mudança.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 30 de julho de 2015, 11h11min

    DEVANILSON

    Enquanto tiver 18 anos de idade poderá alterar seu prenome através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. Pagará o valor que o seu advogado estipular pelos seus honorários advocatícios.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    N

    Niaçanã Sábado, 01 de agosto de 2015, 22h52min

    Olá! Me chamo Niaçanã. Você acha se ha chance de mudá-lo?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 02 de agosto de 2015, 6h36min

    NIAÇANÃ

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível alterar seu prenome NIAÇANÃ.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    G

    Gabriel Segunda, 03 de agosto de 2015, 17h28min

    Meu nome é Gabriel Luis e possuo mais 4 sobrenomes. Quero mudar o Luis para outro pelo qual todos me conhecem e tirar 2 sobrenomes, é possível?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 03 de agosto de 2015, 17h38min

    GABRIEL

    Excluir ou substituir o segundo prenome LUIS somente se você tiver 18 anos de idade (artigo 56 da lei de registros públicos). Excluir algum sobrenome somente se algum deles for ridículo (artigo 57 da lei de registros públicos).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    G

    Gabriel Terça, 04 de agosto de 2015, 10h11min

    Tenho 22, não sabia dessa lei. Desde a menor idade que sou conhecido por outro segundo prenome e isso causa constrangimento na hora de assinar. Além do nome muito extenso me prejudicar em bancos ou documentos que não se pode abreviar.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 04 de agosto de 2015, 13h06min

    GABRIEL

    Mas o constrangimento tratado na lei é por ser prenome ou sobrenome ridículo. O não gostar não basta.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    G

    Gabriel Terça, 04 de agosto de 2015, 14h32min

    Da pra incluir como apelido que nem li no blog do senhor?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 04 de agosto de 2015, 14h48min

    GABRIEL

    Mas tem que ter aparência de apelido e não de sobrenome. E também é só incluir, sem excluir nada. Exemplo do Lula e Xuxa.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    G

    Gabriel Quarta, 05 de agosto de 2015, 8h57min

    Seria Rhylmen. Muito Obrigado.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 05 de agosto de 2015, 9h31min

    GABRIEL

    Pouco provável. O apelido que a lei menciona é o apelido artístico pelo qual a pessoa é conhecida pelo público (normalmente atores, políticos, mágicos, palhaços, tatuadores, etc). E são bem singelos e em português.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 09 de agosto de 2015, 7h51min

    TAINA

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível alterar seu prenome com base no artigo 56 da lei de registros públicos. Veja mais no blog abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blospot.com

    Maria Simplificando Cléo

    Maria Simplificando Cléo Domingo, 16 de agosto de 2015, 20h42min

    Raimunda, no popular, significa boa de bunda e feia de rosto. Eu mudaria. Sofro com o meu tbém, pois sempre dizem que é feio.