O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 17 de agosto de 2015, 8h59min

    MARIA

    De acordo. substituir o prenome RAIMUNDA é muito simples. Mas é necessário ingressar com AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado. Veja mais no blog abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blospot.com

    A

    Amy Quinta, 03 de setembro de 2015, 19h52min

    Olá, completei 19 anos em abril deste ano.
    Não me identifico com o meu nome, como posso fazer pra mudar de nome?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 03 de setembro de 2015, 20h18min

    AMY

    Até os 18 anos de idade foi possível alterar o prenome imotivadamente. Após os 18 anos de idade, somente é possível alterar prenomes ridículos ou unissex.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blospot.com

    C

    Célia Silva Sexta, 04 de setembro de 2015, 0h47min

    Gostaria de saber se é possível a mudança de meu nome que é Josefa Célia, Tenho hoje 45 anos e minha mãe desde a gravidez escolheu o nome de Célia Regina, porém na hora exata do meu nascimento, a parteira anunciou que eu estava envolvida com cordão umbilical e que deveria ser trocado meu nome para Josefa, ela trocou a contra-gosto, e toda minha família só me chamam de Célia. Quando as pessoas ficam sabendo meu primeiro nome, dizem que eu "menti" .O fato é que não suporto ouvir o som desse nome, e isso quando não colocam apelidos do tipo "ZEFA" não o reconheço como sendo meu, tanto que diversas vezes ao me chamarem por ele, acabo não respondendo, muitas vezes na época de escola ficava com falta, por não ouvir pronunciar "Célia". Embora não seja vexatório fazem piadas quando ficam sabendo, e isso me constrange demais. Quando fui me casar perguntei no cartório se poderia fazer a troca, mas me disseram NÃO.
    Gostaria de saber se ainda posso mudar para Célia Regina ou Regina Célia... e qual seria o procedimento que devo fazer.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 04 de setembro de 2015, 6h32min Editado

    CELIA

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível substituir o prenome JOSEFA (que foi o 3o. prenome que mais substitui nos últimos 25 anos).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blospot.com

    C

    Célia Silva Sexta, 04 de setembro de 2015, 11h32min

    Obrigada Dr. você não sabe como estou feliz de saber que isso é possível!

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 04 de setembro de 2015, 11h47min

    CELIA

    De nada. Sempre as ordens.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blospot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sexta, 04 de setembro de 2015, 13h59min

    Boa tarde, Célia

    Além disso, no seu caso, a Ação de Retificação de Registro Civil é um procedimento simples, de baixo custo e bastante rápido.
    Boa sorte!
    Luciana
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 04 de setembro de 2015, 15h36min Editado

    ROLAINE

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível alterar a grafia do seu prenome ROLAINE ou para LORRAINE ou para ELAINE ou substituir por outro prenome pelo qual gostaria ou é conhecida. Mas nesta última hipótese o juiz solicita um outro tipo de prova. Processo simples, rápido e de baixo custo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    DjJohn Soares

    DjJohn Soares Terça, 08 de setembro de 2015, 8h11min

    Me chamo JUSLANIO, tenho 27 anos e gostaria de saber se é possível mudar para JOHN, e o que devo fazer.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 08 de setembro de 2015, 9h00min

    JOHN

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível alterar seu prenome JUSLANIO pelo pretendido ou por outro semelhante. Processo simples, rápido e de baixo custo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    B

    Brendom Terça, 08 de setembro de 2015, 20h21min

    Raimundo Machado quem te falou que vc não pode trocar de nome que não da é mentira da pra trocar sim , no seu caso que vc sofre com o problema que te chamam de professor Raimundo , primeiro procure um bom advogado que de preferencia ele te indique um psicólogo que vai te ajudar e vai criar um laudo que o juiz vai ver que é uma pessoa sadia não louca, e no seu caso seria uma baixa estima que vc passa em sua vida mas que muitos passam por isso com nomes muito piores e que não tem coragem ou não sabem e ta na lei que pode trocar sim claro que depois dos 19 vc precisa de um advogado um psicólogo ou psiquiatra , ( lembre se vc precisa de um laudo que o juiz entenda que a a necessidade de trocar o nome , boa sorte!!

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 08 de setembro de 2015, 21h00min

    RAIMUNDO

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível tentar a alteração do prenome RAIMUNDO, embora, na prática, alterar o prenome RAIMUNDA seja mais simples e com maior probabilidade.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Júnior Oliveira

    Júnior Oliveira Sábado, 12 de setembro de 2015, 0h46min

    Me chamo Josevaldo e tenho 18 anos, gostaria de saber como posso agir para mudar de nome ou retirar o "Valdo", como provar o constragimento ?
    Também tenho Junior, se por acaso conseguisse mudar o nome, o Junior também seria excluído, por não possuir mais o mesmo nome do meu pai, q alias n é o mesmo pois o dele é separado e o meu junto, mudando até a pronuncia?
    Preciso de advogado ? E o Fórum pode ser de qualquer cidade?
    Muito Obrigado desde já

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sábado, 12 de setembro de 2015, 1h09min

    Caro Josevaldo (Júnior Oliveira),

    É possível fazer as alterações pretendidas através de uma Ação de Retificação de Registro Civil, a ser ajuizada por um advogado, na cidade onde você reside. Propondo a ação com exatos 18 anos, tudo fica mais fácil, menos burocrático e rápido... não espere completar os 19 anos! O custo desta ação é bastante razoável.

    Atenciosamente,
    Luciana Zoudine
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 12 de setembro de 2015, 8h02min

    JUNIOR

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível substituir seu prenome por qualquer outro devido sua idade (18 anos). Apóa esta idade ainda é possível, porém mais difícil.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Júnior Oliveira

    Júnior Oliveira Sábado, 12 de setembro de 2015, 17h45min

    Pode ser em qualquer cidade ou tem que obrigatoriamente ser na cidade me registrei? Pois não resido mais na mesma.

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 12 de setembro de 2015, 18h07min

    JUNIOR

    O processo judicial acima deve ser pelo forum da cidade onde você reside.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    J

    Juscicleide Sábado, 12 de setembro de 2015, 21h40min

    Olá! Gostaria de saber se eu conseguiria alterar meu nome Juscicleide, pois desde minha infância sofro constrangimentos por conta do mesmo, onde além dele ter esta junção de nomes, a escrita ainda possui o "sc", onde causa mais constrangimento ainda quando informo as pessoas, outro motivo é o nome da minha irmã mais velha (Jucineide). Tenho 21 anos, e tambem gostaria de saber se conseguiria entrar com uma ação por meio da assessoria pública.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 12 de setembro de 2015, 22h04min

    JUSCICLEIDE

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível substituir seu prenome por outro iniciado por JU. Veja mais no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Leia mais: jus.com.br/forum/505934/como-alterar-nome-prenome#ixzz3lZnBvN7l