O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    Lourival Neto

    Lourival Neto Segunda, 14 de setembro de 2015, 2h54min

    Olá , me chamo Lourival Augusto , era o nome do meu avô.Não tenho traumas grandes com isso , não vou fazer drama , mas é um nome que me incomoda sim , é um nome antigo e por vezes me sinto bastante desconfortavel quando vou dize-lo a publico , eu não gosto mesmo , eu já pensei em troca-lo quando era pequeno mas não tinha como , hoje com 21 anos queria mudar.É possivel ? O que eu faço ?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 14 de setembro de 2015, 7h22min

    LOURIVAL

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível tentar excluir o prenome LOURIVAL ou alterar para outra posição.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    M

    maria Segunda, 21 de setembro de 2015, 22h18min

    ola mim chamo maria aparecida e sempre fui vitima de piadinhas como por exemplo: maria desaparecida ,maria mae de jesus enfim e sempre sofri por isso sempre tive medo de falar meu nome por essas razoes e queria saber s eu consigo mudar meu nome pra alice tenho 18 anos e preciso de uma resposta urgente o que devo fazer

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 21 de setembro de 2015, 22h25min Editado

    MARIA

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível substituir seu prenome MARIA APARECIDA por somente MARIANA por exemplo. Mas tem que entrar com o processo enquanto tiver 18 anos de idade para aproveitar o artigo 56 da lei de registros públicos.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    M

    Magemerson Quarta, 07 de outubro de 2015, 7h51min

    Me chamo Magemerson,e quero mudar o nome.
    É possível?

    É constrangedor, pois quando conheço alguém, e mesmo as pessoas que eu conheço, fazem referência do meu nome à brincadeira "Gemerson".

    Ouço bastante "Gemeeeeeeeeersooon"

    As pessoas tem muita dificuldade para pronunciar e escrever.

    Outra piada muito comum, é ser chamado de "Alma Gêmea".

    Por isso e outras, quero trocar para Vicente, que é o nome que sempre quis.

    Algumas pessoas dizem ser nome de velho. Mas acredito que nome não tenha idade, e me sentirei mais incluso socialmente com o novo nome, além de não sofrer nenhum tipo de retalhação!

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 07 de outubro de 2015, 8h06min

    MAGEMERSON

    É muito simples alterar seu prenome para EMERSON, mas não para VICENTE (embora não impossível.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Z

    Zach Motta Quinta, 08 de outubro de 2015, 16h49min

    Bem, espero que este fórum ainda esteja em uso.
    O meu caso é o seguinte: Me chamo Josivaldo, tenho 18 anos recém-completados e odeio o meu nome. Já faz alguns anos que sou conhecido como Zach (pedi para as pessoas me chamares assim; família, amigos, professores etc.) e muitas pessoas nem sabem que meu nome é de fato Josivaldo. Me sinto constrangido por ter que me apresentar a ocasiões formais com esse nome, e gostaria de saber se é possível uma mudança oficial para Zach. Se sim, como devo proceder? É caro? Se a resposta for não, o que posso fazer? Posso mudar pelo menos para outro nome, que não Zach? É possível?

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quinta, 08 de outubro de 2015, 17h02min

    Olá Zach,
    É possível, sim, alterar o seu prenome através de Ação de Retificação de Registro Civil. Aproveite enquanto tem 18 anos, pois o processo fica mais fácil, nos termos do art. 56 da Lei de Registros Públicos. Este processo é rápido e de baixo custo.
    Atenciosamente,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 08 de outubro de 2015, 17h34min Editado

    ZACH

    Não é assim. Mesmo tendo 18 anos de idade, o artigo 56 da lei de registros públicos não pode ser aplicado sem a moderação judicial. Portanto, o juiz aceitará a alteração de seu prenome JOSIVALDO por outro semelhante (JONATAS, etc). Alguns Estados permite a mudança diretamente em cartório (aos 18 anos de idade).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    I

    Isabelle Segunda, 19 de outubro de 2015, 12h03min Editado

    Olá,
    Tenho 18 anos e estive pensando se não posso incluir o sobrenome de meu padrasto. Seria fácil? Sou do Rio de Janeiro e queria saber se posso ir direto ao cartório resolver isso.

    Grata desde já.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 19 de outubro de 2015, 13h48min

    ISABELLE

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível incluir o sobrenome do padrasto. Mas não é possível excluir nenhum sobrenomes.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    G

    Guto Bragança Quarta, 21 de outubro de 2015, 21h03min

    Olá,
    Meu nome é Augusto, e todos os meus nomes derivam de meu pai, com quem não me dou nada bem por ser uma pessoa muito ruim com minha família (Mãe e irmãs) e há diversos processos que comprovam esse fato. Gostaria de mudar meu nome por completo, já que o único que não é diretamente dele é "filho", que remete a ele. Mudar meu nome De Augusto José Pires Machado Bragança Filho para Vitor Rocha (Por ser parecido com meu apelido mais comum, Guto, e do meu gosto) é possível?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 21 de outubro de 2015, 21h06min Editado

    GUTO

    Não é possível excluir sobrenomes ou substituir prenome não constrangedor. Mas é possível incluir algum sobrenome materno ou avoengo e excluir o agnome Filho.

    HERBERT C. TURBUK

    G

    Guto Bragança Quarta, 21 de outubro de 2015, 21h14min

    Mas é constrangedor em meu meio familiar, além do mais eu farei 18 anos próximo ano, certeza que não daria para mudar?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 21 de outubro de 2015, 21h24min

    GUTO

    Entenda nome constrangedor como nome ridículo. Aos 18 anos é possível e é mais fácil conseguir.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Roberlaine Ataídes

    Roberlaine Ataídes Quarta, 21 de outubro de 2015, 22h03min

    Bom meu nome é Roberlaine mais minha família toda mi chama d Milena, tenho 18 anos e quero muda meu nome como faço..

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 21 de outubro de 2015, 22h13min Editado

    Roberlaine

    Um dia antes dos 18 você vai no advogado para ele dar entrada no processo acima. Em um mes estará mudado.

    Www.mudarnome.blogspot.com

    B

    Beatriz Viana Sábado, 24 de outubro de 2015, 21h33min

    Meu nome é Beatriz Rodrigues Viana e acabei de completar 18 anos e gostaria de acrescentar o sobrenome dos meus avós mudando assim meu nome para Beatriz Rodrigues Viana Gianotti, para fazer isso é caro? preciso contratar advogado? e também gostaria de saber se existe a possibilidade de tirar o sobrenome do meu pai já que o mesmo me abandonou e não me sinto parte da família dele. E se eu conseguir o acréscimo vou ter que emitir uma nova certidão de nascimento? isso é caro?
    Desde já agredeço.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 24 de outubro de 2015, 21h41min Editado

    BEATRIZ

    Poderá incluir sobrenomes pretendidos e em qualquer posição. Mas não poderá excluir os atuais sobrenomes. Deve ser por advogado e pelo forum. As demais informações estão no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Fabiani Fernandes

    Fabiani Fernandes Quinta, 29 de outubro de 2015, 13h10min

    Meu nome é Damiana, pois sou gêmea, e minha irma gêmea se chama Cosma (como minha vó é muito supersticiosa achou por bem colocar o nome daqueles santos gêmeos Cosme e Damião) ! Gostaria muito de mudar meu nome, ou seja, sou conhecida pelo apelido de Bia, poucas pessoas me conhece por Damiana... gostaria q nos meus Documentos tivesse Fabiani, pois ja aproveitaria o Bia! Sera que tenho chance de mudar? Ja desisti de 2 faculdade por esse motivo, pois quando penso q vou ser chamada de Damiana tenho pavor... estou entrando em desespero, pois os dias vao passando e nao tenho animo pra nada quando se refere expor meu nome...