O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quinta, 29 de outubro de 2015, 13h16min Editado

    Bia,

    É possível alterar o seu prenome (e o da sua irmã também) através de Ação de Retificação de Registro Civil. Trata-se de ação rápida e de baixo custo.

    Atenciosamente,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 29 de outubro de 2015, 13h21min Editado

    FABIANE

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível alterar o prenome das duas em um único processo (mas com valor único p/ as duas).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    M

    Mary Silva Quarta, 04 de novembro de 2015, 23h59min

    Meu nome é Maria José, queria mudar, odeio meu nome por motivos de piada e me sinto constrangida pq ficam tirando onda me chamando de mazé, queria tirar o josé pq é nome de homem.. mt chato isso...

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 05 de novembro de 2015, 5h46min

    MARY

    É possível substituir o JOSÉ por outro prenome passando a constar MARIA PAULA ou MARIA EDUARDA através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    C

    Crs Zootecnia Terça, 10 de novembro de 2015, 17h16min

    Me chamo ChrYstophe. Meu nome nao existe. So gostaria de mudar o Y por i. Seria difícil? Sempre sempre gera confusão na escrita.

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Terça, 10 de novembro de 2015, 17h34min Editado

    Chrystophe,

    É possível tentar a alteração que pretende, através de Ação de Retificação de Registro Civil, mas acho pouco provável que consiga, já que Christophe continuaria sendo um nome com grafia de difícil compreensão na nossa cultura. Se a alteração fosse para um nome mais simples e comum e no idioma pátrio, ou para adequá-lo à grafia correta original estrangeira, uma sentença se procedência seria bem mais provável.

    Atenciosamente,
    Luciana Zoudine
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 10 de novembro de 2015, 17h47min

    CHRYSTOPHE

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL provida por advogado é possível algumas alterações em seu prenome para adequá-lo à grafia original estrangeira ou substituí-lo por outro.. Veja mais no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    M

    Marilene Domingo, 15 de novembro de 2015, 5h50min

    Bom dia. Gostaria de saber qual é o procedimento para mudar meu nome. Meu nome é Marilene, mas ninguém do meu círculo de convivência me chama assim,inclusive, em cursos, escola, trabalho, em fim, quando descobrem meu apelido, passam a me chamar por ele. Sou chamada de Lene/Leninha, desde os 7 meses de vida. Muitas vezes, quando falam comigo me tratando por Marilene,ignoro por não perceber que é comigo.Até gosto do meu nome,mas o problema é que ninguém, parente, amigo, conhecido, em fim, me chama pelo nome real. Gostaria de mudar para Lene ou Leninha. No caso de Lene, eu poderia incluir mais um "n" :) ? Quanto tempo demora esse tipo processo? Quanto custa? Terei que mudar toda minha documentação como Certidão de Casamento, CNH, Rg, Cpf ?!Onde e quem devo procurar para seguir com isso? O que quer dizer por "meios administrativos", no caso de pedir essa mudança, pois li muito isso, mas não sei onde encaixar..

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 15 de novembro de 2015, 11h41min

    MARILENE

    Dificilmente a juíza de registros públicos substituiria Marilene por Lene. Faltaria motivo jurídico.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    D

    Denis Moura Segunda, 16 de novembro de 2015, 0h11min

    Meu nome é Valdenisson, mais sou conhecido como Denis, no meu caso só precisaria tirar algumas letras, eu me sinto muito constrangido com esse nome, tenho muito vergonha, o pior é eu uso crachá no meu trabalho. Queria saber se nesse caso ficaria menos burocrático fazer esse processo, e qual o primeiro passo ? Dez de já agradeço.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 16 de novembro de 2015, 6h03min

    DENIS

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL provida por advogado é possível tentar esta alteração em seu prenome. Veja mais no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    M

    Marilene Segunda, 16 de novembro de 2015, 13h01min

    Boa tarde! E quanto a questão de poder mudar o prenome colocando o apelido, não me recordo das palavras formais, mas é isso, substituir, acrescentar, colocar antes do prenome ou depois, em fim. No meu caso, é justamente por eu não ser conhecida pelo meu nome.Em meus negócios (sou dona de um Buffet e também sou Maquiadora profissional), me identifico como Lene, minhas fãs pages, meus cartões de visita,e-mails, minhas rubricas e assinaturas de contas nos bancos, tudo está com meu apelido. Tenho 35 anos, ninguém me conhece por Marilene, é essa a minha grande dúvida. Sou tratada por Lene/Leninha, desde que nasci. Todos os meus clientes,todos os meus amigos, inclusive de infância, me chamam pelo apelido. Ninguém onde já morei e onde resido atualmente,me chama ou me conhece pelo nome verdadeiro. É chato quando fecho um contrato e a pessoa na hora que vai assinar ou pagar, fazer transferência bancária, nomear o cheque,etc, ficar perguntando quem é Marilene? Uai, mas você não é a Lene? Ainda assim não tem "base" para eu trocar meu prenome pelo apelido, ou adicionar meu apelido ao prenome? Ficaria estranho algo tipo "Lene Marilene Gomes Martins" ? Realmente seria melhor "Lene Gomes Martins", facilitaria muito minha vida, ou até mesmo "Leninha Gomes Martins".

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 16 de novembro de 2015, 13h34min

    MARILENE

    É possível tentar a inclusão na forma de apelido, conforme artigo 58 da lei de registros públicos.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Segunda, 16 de novembro de 2015, 15h35min Editado

    DENIS,

    A Ação de Retificação de Registro Civil para requerer a alteração do seu prenome de Valdenisson para Denis é rápida e de baixo custo.

    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 16 de novembro de 2015, 16h35min

    DENIS

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL provida por advogado é possível tentar esta alteração em seu prenome. Veja mais no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    A

    Ane Loyola Quarta, 18 de novembro de 2015, 17h46min

    Boa tarde, me chamo mariane e tenho um sobrenome que não gosto muito além de ser cumprido demais, eu gostaria de mudar meu nome e tirar meu sobre nome, sei que é um nome comum e aparentemente não apresenta nada incomum, mas é algo que me incomoda desde criança, ganhei muitos apelidos como tatuane, eteane e assim vai, sofri bullyng quase minha vida inteira, sou adotiva, desde recem nascida, mas isso tem me incomodado bastante, queria poder recomeçar minha vida, e sei que se eu montar um perfil com outro nome e sobre nome em redes sociais pode ser considerado falsidade ideológica? Eu não gosto muito do meu nome e é algo que tem me incomodado muito. O que devo fazer?

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quarta, 18 de novembro de 2015, 18h15min Editado

    Ane,

    Não é possível excluir sobrenome, a não ser que seja constrangedor. Quanto ao seu prenome Mariana, só seria possível substitui-lo caso você já utilizasse outro prenome público e notório.

    Luciana Zoudine
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 18 de novembro de 2015, 18h35min Editado

    ANE

    A substituição de sobrenome constrangedor ocorre mediante termo de concordância com firma reconhecida daquele ascendente que o transmitiu. E o novo sobrenome que o substituirá deverá ser de outro ascendente (avós ou bisavós) ou cônjuge. Veja mais no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    C

    Charline Rocha Sexta, 20 de novembro de 2015, 16h16min

    Eu gostaria de incluir um nome comum antes, pois meu nome me causa muita dor de cabeça. Ninguém nunca entende a primeira vez, tenho sempre que ficar soletrando, as pessoas nunca lembram. Gostaria que fosse Laura Charline B. Rocha.
    Não tenho pendências judiciais, nem financeira... O que eu precisaria?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 20 de novembro de 2015, 17h15min

    CHARLINE

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível incluir outro prenome na frente do atual ou somente alterar o atual. Veja mais no site abaixo.

    HERBERT C TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com