O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    B

    Bruna Mannuela Segunda, 02 de setembro de 2013, 15h51min

    Ei meu nome e Bruna Maria Noberto .. sei oq c ta pensando que nome ridiculo ne? tambem n sei oque meu pai tinha na cabeça.. Era para eu me chamar Mariia Luiza mais nos ultimos minutos meu pa troco pra esse nome ridiculo.Mais isso n vem ao caso oq veem e o contrasgimento que esse nome me causa no ano passando na escola sempre pouvia piadinhas principalmente na hora da chamada me chamava de Noberta ou DEMaria noberta e isso me deichava profudamente deprimida ja cheguei a querer me suicidar por causas das piadas..
    Nesse ano com muiito custo minha mae me mudou de escola conversei com os professores e pedi que chamada me chamassem so de Bruna Correa da Silva que e o resto do meu nome ..MAIS como eu nunca fui das mais sortudas entrou um prof novo na escola e na chamada me chamou de Bruna MARIA NOBERTO ai começou tudo de novos as piadinhas passei um noite inteira chorando... Isso quando me pergutam o meu nome tenho uma imensa vergonha de falar BRUNA MARIA NOBERTO CORREA DA SILVA uma vez estava com uma amiga no posto de saude ela ainda n sabia o meu nome completo . mais quamdo me chamaro para ser atedida eu n fui .. sair e fui embora toda envergonhada . Isso quando meu pai bn grita la da esquina da escola Mariiia anda rapido... Tenho vontade d cavar um buraco e entrar dentro dele e nunca mais sair .. Queria saber c posso mudar de nome para Bruna Mannuela Correa Da silva Gomes ..Homenagiado assiim meu avo Pedro Mannuel Gomes ? E COMO FASSO ISSO LEMBRANDO QUE ACABEI DE COMPLETAR 14 ANOS DIA 28 DE AGOSTO D 2013. MAIS JA CONVERSEI COM MINHA POR ODIAR O MEU NOME E ELA DISSE SE EU PAGAR ELA AUTORIZA .. ASSIM COMEÇEI A TRABALHAR NUM SISTEMA DE JOVEM APREDIZ POARA JUNTAR O DINHEIRO.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Terça, 03 de setembro de 2013, 6h45min

    BRUNA

    É possível incluir o sobrenome avoengo GOMES por último. E talvez excluir o segundo prenome MARIA. Tudo através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL ajuizada por advogado cível de sua cidade. As outras alterações que você sugeriu não será possível, ou pouco provável de consiga.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    C

    catia07 Quinta, 05 de setembro de 2013, 14h33min

    Olá, me chamo Cátia. Um nome não tão constrangedor a primeira vista. Mas pra mim ele é!
    Acho um nome muito feio. Não conheço ninguém da minha idade com esse nome. Só vejo velhas. E ainda sou a única com "C". Todas as Cátias que eu conheço são com "K"
    Já fui vítima de muitas piadinhas com aquele "A desgramada da catiassa"
    Enfim, odeio odeio odeio ele!

    É possível mudar esse nome?
    Se eu trocasse o "Cátia" só por "Cássia" já ficaria muuuuuuito feliz!

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 05 de setembro de 2013, 14h43min

    CATIA

    Mudança de seu prenome CÁTIA depende de duas hipóteses simultâneas: 1) prenome atual juridicamente constrangedor; 2) prenome pretendido sendo usado de forma pública e notória. Sem as duas hipóteses simultâneas não será possível. E no seu caso ocorre somente a segunda hipótese.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    C

    catia07 Quinta, 05 de setembro de 2013, 15h41min

    Então não posso mudar completamente meu nome mas posso acrescentar um nome no meio? É isso?

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 05 de setembro de 2013, 16h03min

    CATIA

    Editei minha resposta anterior para melhor entendimento.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    B

    Bruna Mannuela Terça, 10 de setembro de 2013, 13h32min

    E no caso de eu ja ter sofrido apelidos por causa do noberto.. Tenho como provar os professores da minha antiga escola ja preseciaram eles me chamado de "mama" "ria" e de " norberta " assim eu consigo a troca? Com testesmunhas.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Terça, 10 de setembro de 2013, 13h35min

    BRUNA

    Excluir este sobrenome NOBERTO é extremamente difícil, pois embora seja impróprio ele não é constrangedor (muitas pessoas tem um prenome como sobrenome). Como falei anteriormente, é possível incluir o sobrenome avoengo GOMES por último. E talvez excluir o segundo prenome MARIA. Tudo através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL ajuizada por advogado cível de sua cidade. As outras alterações que você sugeriu não será possível, ou pouco provável de consiga. Na sua idade eu também morria de vergonha do meu nome.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    M

    Magno Monteiro Rocha Sexta, 20 de setembro de 2013, 1h52min

    eu tenho o nome de magno monteiro da rocha tenho 19 anos e sou conhecido por todos da minha cidade por BILLI e minha familia me chama de gugu , eu nunca gostei do meu nome pois ele vem do grego que significa grande (um adjetivo ) eu acho que um nome tem que ter um significado melhor e eu gostaria de mudar meu nome para billi magno monteiro da rocha , tipo alexandre o magno

    é possivel ocorrer éssa mudança ?

    quantos em média eu terei que desembolsar ?

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 20 de setembro de 2013, 5h50min

    MAGNO

    Substituir o prenome MAGNO pelo apelido BILLI não será possível, pois estaria excluindo um nome adequado por um apelido estrangeiro diminutivo. Existe previsão na lei para a inclusão de apelido no meio do nome. Mas existe o requisito de notoriedade que tem que ser provado e não poderá haver exclusão de qualquer nome já existente. Consulte pessoalmente um advogado cível de sua cidade.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    M

    Mayara Fernandes Terça, 01 de outubro de 2013, 16h14min

    Olá, moro em São Paulo e meu nome de registro é Mayara, nunca me causou constrangimento algum, mas é muito comum, e sempre me encontro em situações onde há mais de 2 pessoas com o mesmo nome, e isso sempre me confunde, me deixando muito frustrada. Gostaria de saber se posso, legalmente, mudar meu nome para Megan, já que esse é o nome pelo qual acabo me apresentando às pessoas, (pelo fato de muitas vezes esquecer o meu) e porque as pessoas próximas a mim já aderiram a chamar me por ele. Além disso, outros motivos são:

    1- É extremamente comum e me causa frustração
    2- Não é de meu agrado
    3- Claramente, eu não o escolhi.

    Sendo meu nome, e não de minha escolha, eu me sinto no direito de poder trocá-lo, já que vou ter que carregar um título pela vida toda, que seja um de minha preferência.

    Obrigada.

    M

    Mayara Fernandes Terça, 01 de outubro de 2013, 16h14min

    Olá, moro em São Paulo e meu nome de registro é Mayara, nunca me causou constrangimento algum, mas é muito comum, e sempre me encontro em situações onde há mais de 2 pessoas com o mesmo nome, e isso sempre me confunde, me deixando muito frustrada. Gostaria de saber se posso, legalmente, mudar meu nome para Megan, já que esse é o nome pelo qual acabo me apresentando às pessoas, (pelo fato de muitas vezes esquecer o meu) e porque as pessoas próximas a mim já aderiram a chamar me por ele. Além disso, outros motivos são:

    1- É extremamente comum e me causa frustração
    2- Não é de meu agrado
    3- Claramente, eu não o escolhi.

    Sendo meu nome, e não de minha escolha, eu me sinto no direito de poder trocá-lo, já que vou ter que carregar um título pela vida toda, que seja um de minha preferência.

    Obrigada.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Terça, 01 de outubro de 2013, 17h06min

    MAYARA

    Raramente respondo de forma negativa. Mas este é seu caso. O prenome MAYARA não possui requisitos jurídicos para sua substituição. Diferentemente do prenome escolhido MEGAN que contém estrangeirismo.

    O nome é um direito, mas sua substituição não. Depende de requisitos legais e do convencimento judicial para que esta substituição aconteça. Mas você tem o direito de ajuizar uma ação judicial, de fazer provas e aguardar a decisão.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    E

    Elisael Sexta, 04 de outubro de 2013, 22h09min

    Eu odeio esse nome, sempre fui motivo de chacota, e piadinhas como, me chamam de ELISA, ELISABEL, MISAEL, ISRAEL,

    E

    Elisael Sexta, 04 de outubro de 2013, 22h15min

    ELISAEL.

    Odeio esse nome. Tenho 38 anos e nunca tive tempo nem grana pra correr para tentar mudar meu nome.
    Ja participei de concursos públicos e fui colocado em sala que só tinha mulheres pois fui confundido com mulher na hora de separar os candidatos, muito constrangedor.

    Sempre que digo meu nome para alguém preciso repetir umas três vezes, pois ninguém entende a primeira vez, o meu nome.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 05 de outubro de 2013, 6h19min

    ELISAEL

    Ao contrarío das respostas anteriores o seu prenome ELISAEL é muito simples de ser substituído por qualquer outro prenome, pois ele contém AMBIGUIDADE DE GÊNERO, não sendo possível identificar se é masculino ou feminino. O que caracteriza constragimento do ponto de vista jurídico. Será necessário ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado. Processo simples, rápido, barato.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    M

    Maia.Maia Segunda, 07 de outubro de 2013, 8h50min

    Bom Dia,
    Tenho 33 anos e gostaria de saber se é possível mudar o nome Cleonardo para Leonardo, e qual seria o caminho legalmente mais rápido: erro de ortografia??

    Obrigado pela atenção.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 07 de outubro de 2013, 8h54min

    CLEONARDO

    Seu prenome CLEONARDO será muito simples de ser modificado para LEONARDO através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL ajuizada por advogado da cidade onde você reside e no forum desta cidade. O seu advogado poderá fundamentar na impropriedade deste nome (de uso incomum, por ter grafia errada etc).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 07 de outubro de 2013, 9h49min

    Sempre as ordens.
    Boa sorte.