O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    Ð

    Кір Мокашев Domingo, 09 de março de 2014, 15h26min

    O nome para o qual eu gostaria de mudar, é internacional e incomum...
    Eu já vi nas respostas que esses pontos não são aceitos... Mas não entendo o motivo...
    Meu nome atual não é constrangedor nem nada, mas me sinto constrangido quando me apresento pra alguem ou quando sou apresentado, ou mesmo quando tenho que assinar alguma coisa~ Nunca me identifiquei com ele, não gosto nem um pouco dele e estou MUITO interessado na mudança... Há alguma coisa que possa ser feita para eu poder mudar para o nome que eu quero? =(

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 09 de março de 2014, 16h46min

    KIP

    Os prenomes são escolhidos pelos pais no momento do registro de nascimento e de acordo com a grafia, fonética e costumes do país. Os sobrenomes não seguem esta regra e devem ser aqueles que os ascendentes tiveram.

    Ambos são imutáveis por força de lei. As poucas permissões legais são para corrigir erros de prenomes (grafia, constrangimento, ambiguidade) ou inclusão de sobrenomes de ascendentes. Conforme sua pergunta, pouco provável que consiga as alterações.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Ð

    Кір Мокашев Domingo, 09 de março de 2014, 20h53min

    Se eu conseguir assinaturas dos meus pais (e mais familiares) autorizando a mudança, tambem nao muda nada? .-.
    Grato, Kir

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 10 de março de 2014, 11h13min

    KIP

    Estas e outras providência são necessárias para as hipóteses onde existe a possibilidade jurídica de retificação do prenome e sobrenome. Mas como disse, seu caso não está entre as permissões legais.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    D

    DigNeto Suspenso Segunda, 10 de março de 2014, 11h26min

    Se seus pais se recusarem vc terá de esperar completar 18 anos, e terá 1 ano para pleitear essa mudança. Que nem será tão certo assim que consiga.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 10 de março de 2014, 11h36min

    KIP

    Não é bem assim. Tanto a substituição de prenome nacional para prenome internacional quanto a mudança imotivada aos 18 anos de idade (artigo 56 da lei de registros públicos) estão não podem mais ser aplicados, conforme atuais normas da corregedoria.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    E

    Ellie Domingo, 23 de março de 2014, 23h13min

    Olá, gostaria de uma opinião para saber se eu tenho alguma chance de exito num processo de troca de nome...Sou mulher, tenho 20 anos, e meu nome de registro é Choisy... Tenho sofrido muitos constrangimentos desde a infância com esse nome, desde as pessoas não entenderem como se fala ou escreve, até ser chamada de 'senhor', por não saberem se é nome de homem ou mulher, ou piadinhas ridículas e obscenas com meu nome (do tipo "xoxo ta com raiva?"). Isso afeta inclusive a minha vida profissional, pois por lidar diretamente com clientes, em várias ocasiões tive problemas em me identificar, por ter o nome grafado de forma incorreta inúmeras vezes. Já passei por situações difíceis inclusive em alguns concursos públicos que prestei, por não ter o nome encontrado na lista. Mesmo assim, não gostaria de trocar totalmente de nome, por ter sido esse o nome que meus pais me deram; gostaria apenas de acrescentar um prenome, deixando meu nome atual como um segundo nome, em respeito aos meus pais. Isso seria possível? Agradeço um insight se eu deveria tentar ou não o processo. Obrigada

    E

    Ellie Segunda, 24 de março de 2014, 0h01min

    OBS: O prenome que gostaria de incluir é Elyse

  • -1
    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 24 de março de 2014, 5h59min

    ELLIE

    Sendo seu prenome CHOISY será muito simples a substituição para ELYSE (ou somente a inclusão de ELYSE) porque evidentemente ele é constrangedor até de forma presumida, o que dispensa maiores provas. Será necessário ingressar com AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    E

    Ellie Quarta, 26 de março de 2014, 12h18min

    Muito obrigada pela resposta!

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 26 de março de 2014, 15h28min

    ELLIE

    Sempre as ordens. Vale lembrar que quando você ingressar com o processo acima mencionado será necessário fazer prova que já é conhecida socialmente pelo prenome pelo qual deseja ser registrada. E esta prova deverá ser feita com declarações de próprio punho de conhecidos e parentes, além de impressos como cartas, mails, facebook etc. Com estas provas nem será necessário o juiz marcar audiência.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    H

    Hestefani Terça, 15 de abril de 2014, 10h41min

    Bom dia,
    Gostaria de saber se é possível mudar a forma de como é escrito meu nome, me chamo Hestefani, com “H” e isso não é constrangimento, embora em todo lugar que eu vá as pessoas sempre erram a pronúncia e me chamam de Hestêfani, na chamada da faculdade por exemplo isso sempre acontece, e não é legal. Sem falar que sempre que falo meu nome tenho que soletrar, pois todos erram, é algo chato. Eu quero continuar com meu nome, pois gosto dele queria apenas tirar o H e o E do início, ficando assim: Stefani, que é absolutamente normal. Isso é algo possível?
    Desde ja muito obrigada.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Terça, 15 de abril de 2014, 10h54min

    Hestefani

    É possível pela via judicial acima mencionada

    Herbert

    H

    Hestefani Terça, 15 de abril de 2014, 11h32min

    Através de uma Ação de retificação de registro civil?

    Muito obrigada, Herbert.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 15 de abril de 2014, 11h46min

    HESTEFANI

    Sim, através de ação de retificação de registro civil promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    J

    José Carlos do Espirito Santo Junior Sábado, 19 de abril de 2014, 0h32min

    Boa Noite, me chamo José Carlos do Espirito Santo Junior, o mesmo do meu pai,só que o meu tem junior, eu gostaria de mudar de nome pelos seguintes fatos, de nunca ter gostado ter o mesmo nome que ele, e não possuir o sobrenome da minha mãe e no qual meus irmãos tem que é " Oliveira " .O novo Nome que gostaria de ter é Kyle Thorne Oliveira do Espirito Santo.

    Existe possibilidade de eu conseguir efetuar essa mudança judicialmente já que tenho 22 anos de idade.
    ?

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 19 de abril de 2014, 0h47min

    JOSÉ CARLOS

    Somente será possível incluir o sobrenome materno OLIVEIRA (porque é um direito) e excluir o agnome JUNIOR (porque não terá mais o nome igual ao do seu pai). Seu prenome JOSÉ CARLOS não tem nenhum motivo jurídico para ser substituído.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    G

    Guttyerres Pereira Sábado, 19 de abril de 2014, 1h16min

    Gostaria de mudar o meu nome, este mês completei 19 anos e tenho muita vontade de altera-lo, desde infância meus familiares e amigos me chamam de Guttyer. Tenho vergonha de pronúnciar verdadeiro nome, sinto constrangido pois a verdadeira pronúncia do meu nome e Guttyer, acabo sofrendo com as pessoas me chamando de "Gullyeres" "Gutcherres" entre outros apelidos. Por ser de caráter francês, gostaria de ser chamado por Guttyer, e não por Guttyerres, como o brasileiro gosta de fazer invenções meu nome acabou sendo modificado pelo meu pai, ficando "a portuguesado" Será que tenho a possibilidade de fazer essa alteração?

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 19 de abril de 2014, 1h23min

    GUTTYERRES

    Sendo um prenome incomum e considerando sua pouca idade será possível você fazer a modificação pretendida pela via judicial. A probabilidade será maior se você requerer a mudança para um prenome nacional e de simples grafia (ex. Gustavo).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    A

    adelaide 189 Segunda, 02 de junho de 2014, 13h40min

    Gostaria de saber se há a possibilidade de colocar um segundo nome depois do Adelaide,bom os motivos são pessoais constrangimento não de muita importancia ,escrava adelaide devido a uma novela,porem isso não me encomoda muito,mas mesmo assim gostaria de acrescentar outro nome ao meu,bom acabei de fazer 18 anos ha alguns meses e sei bem que no art 56 da lei 6015/73 se eu não me engane diz que tenho direito de mudar mesmo que não haja constrangimento apenas devo permite o espaço de tempo 18 a 19,porem gostaria de saber se terei que entrar com ação judicial e se a defensoria cobre ou devo provurar um advogafo,desde já obrigada