O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    J

    João Victor Sanntos Sexta, 15 de janeiro de 2016, 14h13min

    Olá meu nome e João Vitor das Neves Santos e Santos tenho 17 anos e gostaria de mudar para John Reginald Santos Specter.. é possível?

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sexta, 15 de janeiro de 2016, 14h38min Editado

    João Victor

    Em que pese haver maior facilidade para a alteração de prenome aos 18 anos, as alterações que deseja não me parecem possíveis. Alterar prenomes da língua portuguesa para prenomes em inglês é inviável (o contrário seria possível).

    Quanto aos sobrenomes, a alteração pretendida apenas é possível parcialmente: a exclusão de "Neves" não é possível; já a substituição de um dos "Santos", só se "Specter" for um sobrenome de família.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    A

    All Pabllo Sexta, 15 de janeiro de 2016, 22h48min

    Olá! Eu me chamo Alailton Pablo Alves da Silva, completei 18 anos em setembro de 2015, e gostaria de saber se eu posso e como faço para mudar o nome "Alailton" para Alexandre, pois nunca gostei de Alailton, e geralmente as pessoas tem dificuldade ao pronuncia-lo, me chamando por Alaiton ou Adailton, o que me desagrada.

    S

    Stephen Cameron Hastings-Young Sábado, 16 de janeiro de 2016, 3h08min Editado

    Olá, legalmente me chamo Steven Cameron Young (sou de ascendencia inglesa) mas pretendo mudar a grafia do meu primeiro nome para Stephen e acrescentar Hastings hifenado ao Young.
    No caso do meu prenome, o nome Stephen teria a mesma pronúncia na língua inglesa e seria mais fácil de descrever para evitar confusões, pois é similar ao nome Stephan (pronunciado como Stefan na presença de um A), muito conhecido onde moro em São Paulo, portanto com E no lugar do A. Também acho mais natural ser confundido como Stephan do que regularmente escutar meu nome na pronúncia errada. Sei que não seria correto pelo fato de haver estrangeirismo mas pergunto se é viável mudar um a grafia de um prenome que já é estrangeiro.
    No caso do meu sobrenome, fui vítima de muitos constrangimentos no passado por ter um nome semelhante a um asiático. Muitos já me disseram que pensavam que eu fosse asiático devido ao meu sobrenome. Ao acrescentar Hastings, notaram que o Young é, na verdade, inglês- e resolvi meus problemas de vez. Agora sou reconhecido por este sobrenome. É possível fazer com que esteja reconhecido no cartório também?Grato por sua atenção.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 16 de janeiro de 2016, 6h16min

    STEPHEN

    É possível tentar a alteração do prenome STEVEN para STEPHEN. Também é possível incluir o sobrenome HASTINGS de seus ascendentes. Veja mais nos sites abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarmeunome.blogspot.com
    www.turbuk.wix.com/mudarnome

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sábado, 16 de janeiro de 2016, 11h51min

    All Pabllo

    Com 18 anos de idade é possível requerer judicialmente a alteração do prenome Alailton para Alexandre. A Ação de Retificação de Registro Civil, neste caso, costuma ser rápida e de baixo custo.

    Atenciosamente,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    www.lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 16 de janeiro de 2016, 12h44min

    STEPHEN

    É possível tentar a alteração do prenome STEVEN para STEPHEN. Também é possível incluir o sobrenome HASTINGS de seus ascendentes. Veja mais nos sites abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarmeunome.blogspot.com
    www.turbuk.wix.com/mudarnome

    Nabelco Discotequeiro Serelepe

    Nabelco Discotequeiro Serelepe Terça, 26 de janeiro de 2016, 14h56min

    estou tentando ha mais de 20 anos mudar legalmente o nome de Isael (ECA)para Nabelco (nome de verdade),mais não posso pagar por tal mudança,até porque,tudo que tem dado errado na minha vida está diretamente ligado ao nome citado,quando eu mudar para Nabelco,terei sossego enfim e viver a minha vida,não a do Isael,nome esse que tem me dado muito azar em todos os sentidos,o que me diz?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 27 de janeiro de 2016, 6h25min

    NABELCO

    A probabilidade é pequena. Mas você pode tentar através da AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVILpor intermédio de advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quarta, 27 de janeiro de 2016, 10h06min

    Nabelco

    É possível tentar a alteração pretendida, mas as chances são mínimas.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 27 de janeiro de 2016, 11h22min

    DENIVAN

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível alterar a grafia de seu prenome para DENIS. Veja mais nos site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome

    Karakuri Kitsune

    Karakuri Kitsune Domingo, 14 de fevereiro de 2016, 3h58min

    eu tenho um nome composto, e embora o primeiro não me cause constrangimento direto, eu desgosto tanto dele que não o uso e acabo até me afastando de quem me chama por ele. seria possível excluí-lo e manter apenas o segundo nome? ps: o segundo nome é estrangeiro porque minha família o é, mas eu já estou registrada com ele. realmente, só queria excluir o primeiro.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 14 de fevereiro de 2016, 6h18min

    KARAKURI

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível excluir ou alterar a posição do primeiro prenome. Veja mais nos sites abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Domingo, 14 de fevereiro de 2016, 11h40min Editado

    Karakuri

    É possível, sim, requerer judicialmente a exclusão do seu primeiro prenome, ou, alternativamente, como dito pelo colega acima, alterar a ordem dos seus prenomes. Este tipo de ação é, normalmente, rápida e de baixo custo.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 14 de fevereiro de 2016, 13h27min Editado

    KARAKURI

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível excluir ou alterar a posição do primeiro prenome. Veja mais nos sites abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome
    #mudarnome

    R

    rozimare matias de oliveira Quarta, 17 de fevereiro de 2016, 23h47min

    meu nome e rozimare mas nao gosto,gostaria de saber se posso mudar para rose,porque todos me chamam de rose.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 18 de fevereiro de 2016, 6h24min

    ROSE

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível alterar a grafia do seu prenome ROZIMARE.. Veja mais nos sites abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome
    #mudarnome

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quinta, 18 de fevereiro de 2016, 10h31min Editado

    Rose,

    A alteração do seu prenome é plenamente possível! Normalmente, esta ação judicial é rápida e de baixo custo.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 18 de fevereiro de 2016, 11h34min Editado

    ROSE

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível alterar a grafia do seu prenome ROZIMARE..

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome
    #mudarnome

    W

    Wylker Campos Sexta, 19 de fevereiro de 2016, 11h21min

    Me chamo Washington Wylker, gostaria de saber se é possível retirar o '' Washington '' e deixar o Wylker, pois não me sinto confortável com esse nome, visto que, logo ao ouvir meu nome fazem referência ao Compadre Washington do '' É O TCHAN '' , ou '' Washington dos Teclados'' sem contar as piadinhas com nomes de site '' www'' ! Tenho 21 anos, logo não poderia fazer a troca sem uma justificativa, notadamente sou conhecido como Wylker, essa alteração é possível ?