O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    W

    Will Oliveira Domingo, 20 de dezembro de 2015, 22h06min

    Meu nome é WICYJARA eu queria mudar, tenho 19 anos, será que ainda tem como eu mudar sem ter que recorrer a ação judicial?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 21 de dezembro de 2015, 6h18min

    WILL

    É possível alterar seu prenome. Mas somente por AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. Veja mais nos site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.wix.com/mudarnome
    www.mudarmeunome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Segunda, 21 de dezembro de 2015, 11h46min Editado

    Will

    É plenamente possível alterar o seu prenome incomum e de difícil grafia e compreensão, porém somente através de ação judicial. Este processo é rápido e de baixo custo.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 21 de dezembro de 2015, 12h07min

    WILL

    É possível alterar seu prenome. Mas somente por AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. Veja mais nos site abaixo.

    ERICH L. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.hcturbuk.wix.com/mudarnome

    M

    Murilo August Quarta, 23 de dezembro de 2015, 20h44min

    Olá, meu nome é Murilo Augusto Silva da Silva... sim como pode ver é um nome ridiculo... sofro muito bullying por causa do primeiro nome e dos dois ultimos que sao duplicados, sou frequentemente chamado de Murilo Ao Quadrado, Murilo Quadrarinho, E Muriçoca Quadrado. Tenho 18 anos e gostaria de saber se é possível mudar meu nome para Arthur Augusto Silva.
    Tal nome é possível a vir ser alterado?

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quarta, 23 de dezembro de 2015, 21h37min Editado

    Murilo

    É possível substituir um sobrenome Silva por outro sobrenome dos seus pais ou avós. Quanto ao prenome, se você já for conhecido por Arthur fica mais fácil a substituição. A Ação de Retificação de Registro Civil é rápida e de baixo custo, e se você ajuizá-la com 18 anos, fica menos burocrática.

    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 24 de dezembro de 2015, 7h16min

    MURILO

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível excluir ou substituir um dos DA SILVA. Veja mais nos site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.hcturbuk.wix.com/mudarnome

    D

    Denivan Castro Quarta, 30 de dezembro de 2015, 23h30min Editado

    Olá, meu nome é Denilo Braga, além de quase nunca ser pronunciado corretamente por todos, sofro bastante constrangimento com esse nome. Queria trocá-lo por Denis, por alguns já me chamarem assim, mas sei que o mesmo é de origem francesa. Mesmo assim tenho a possibilidade de êxito?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 31 de dezembro de 2015, 6h32min

    DENIVAN

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível alterar a grafia de seu prenome para DENIS. Veja mais nos site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.hcturbuk.wix.com/mudarnome

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quinta, 31 de dezembro de 2015, 12h09min Editado

    Denivan

    É possível, sim, alterar a grafia do seu prenome para Denis, através de Ação de Retificação de Registro Civil.Trata-se de processo rápido e de baixo custo.

    Atenciosamente,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 31 de dezembro de 2015, 14h11min

    DENIVAN

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível alterar a grafia de seu prenome para DENIS. Veja mais nos site abaixo.

    ERICH L. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.hcturbuk.wix.com/mudarnome

    P

    Pedro Henrique Quarta, 06 de janeiro de 2016, 23h19min

    oi meu nome e pedro porem nao gosto muito desse nome e queria muda-lo sera que e possivel?
    obs:tenho 14 pra 15 anos

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 07 de janeiro de 2016, 6h46min

    PEDRO

    Será possível aos 18 anos de idade (nem antes nem depois), conforme atigo 56 da lei de registros públicos. E através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. Veja mais nos site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.hcturbuk.wix.com/mudarnome

    M

    Marie Brandão Quarta, 13 de janeiro de 2016, 18h32min

    Olá meu nome é Mariane Brandão Mariano, no momento do registro foi colocado como Mariane, mas era pra ser Marie Anne, já passei por inúmeras vezes, pelo constrangimento, inclusive de acharem que eu era transsexual, pelo fato do Mariano, por exemplo em aeroporto, ou outros lugares ficar como "Mariano Mariane" infelizmente já sofri também algumas piadinhas de mal gosto quanto a isso, seria possível a mudança? Se sim como devo proceder?

    Obrigada!

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quarta, 13 de janeiro de 2016, 18h55min Editado

    Marie,

    No seu caso específico, é possível tentar a alteração pretendida no seu prenome, através da propositura de Ação de Retificação de Registro Civil.
    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    www.lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 13 de janeiro de 2016, 19h20min

    MARIE

    Se utilizar estes fatos o juiz aceitará somente a inclusão de algum sobrenome de avós para ocupar a posição do sobrenome MARIANO, pois esta solução está prevista em lei. Enquanto que substituir ou alterar o prenome MARIANA não. Veja mais nos site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.hcturbuk.wix.com/mudarnome

    H

    Helton John Dias Carvalho Quinta, 14 de janeiro de 2016, 15h58min

    Quero mudar meu nome e sobrenome legalmente,como faço?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 14 de janeiro de 2016, 16h02min Editado

    HELTON

    O caminho único para tentar alterar prenome e/ou sobrenome é através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.hcturbuk.wix.com/mudarnome

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quinta, 14 de janeiro de 2016, 16h56min Editado

    Helton

    Em certas situações é possível alterar o prenome e até o sobrenome, mas sempre através de ação judicial.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    www.lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 15 de janeiro de 2016, 6h23min Editado

    HELTON

    O caminho único para tentar alterar prenome e/ou sobrenome é através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.hcturbuk.wix.com/mudarnome