O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    Ê

    Êrnandiz Laurindo Segunda, 10 de abril de 2017, 11h02min

    Oi me chamo Ernandis é como sou conhecido pelo pessoal só que minha mae quando foi me registrar ela n notou que registraram errado tipo colocaram Ernandi sem o S no final e eu me encomodo MT quando tenho q assinar em documentos importantes ele assim como na certidão eu simplesmente odeio pq registraram assim queria saber se posso fazer a mudança pra como me chamam com o acréscimo do S.

    L

    Lise Gai Domingo, 23 de abril de 2017, 0h26min

    Oi, gostaria de mudar meu nome para Lisa (o de batismo é Lise), pelo motivo de que toda vez que preciso me registrar em algum lugar ou fazer documentos perco, no mínimo, 5 minutos tentando explicar às pessoas a grafia correta. Normalmente, antes de escreverem meu nome, escrevem os seguintes: Lisa (o mais comum), Elise, Elizie, Elize, Elisa, Eliza, Lisiane, Liziane, Elisiane, Elisiana, Lize, Luize, Luise, Luiza, Luisa, Lisie, Lizie. Esses são apenas os mais comuns que escrevem até mesmo com soletração de minha parte, o que gera transtorno

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 23 de abril de 2017, 9h06min Editado

    LISE

    É possível alterar seu nome para LISA através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado.

    HERBERT C. TURBUK

    D

    Desconhecido Quarta, 03 de maio de 2017, 12h32min

    Recentemente entrei com a Ação de Retificação de Registro Civil, porém em breve farei a inscrição para o ENEM. Gostaria de saber se isso acarretará em alguma complicação visto que ainda não completei o processo e me inscreverei com documentos antigos e até lá já estarei com os dados mudados.Obrigado desde já.

    Sandro André de Oliveira

    Sandro André de Oliveira Quinta, 04 de maio de 2017, 22h55min

    Incrível que uma pessoa pelo menos uma vez na vida , não tenha a opção de modificar seu próprio nome! Se a lei permitisse isso , não apenas entre os 18 e 19 anos , pouparia as mil e umas tentativas das pessoas em criar estórias de que seus nomes as constrangem , quando o que é óbvio é que elas não gostam do nome. Em muitos casos o sujeito força uma alcunha e acaba sim sendo reconhecida por ela até o momento de assinar algo ou responder a uma lista de chamada na escola ou universidade. Isso serve tanto para nome quanto para o sobrenome... quando o que realmente importa são os NÚMEROS de registros (RG, CPF, CIC , CNH , etc...) Pelo menos uma vez deveria ser permitido, evitaria uma vida de desconforto a esses cidadãos , e inúmeras tentativas de mudança de nome não contempladas , causando frustração e raiva contra o sistema de registro nacional. Existe um caminho para que crie-se uma lei que permita trocar por completo o seu nome? A que órgão deveríamos apelar ? A quem deveríamos endereçar um abaixo assinado no caso? desde já agradeço a atenção!

  • -1
    S

    Sa Cardoso Terça, 23 de maio de 2017, 23h27min

    Oi, meu nome é Mileidi e desde a adolescência não suporto esse nome, principalmente após a novela chocolate com pimenta eu era chamada na rua com o sinal que fazem pra cachorros pq usaram o nome Mileidi na cachorra e após isso até hoje sempre tem um conhecido ou alguém que tem uma cachorra com esse nome e não é só isso, foram muitos constrangimentos e não me sinto de forma alguma confortável com meu nome, tanto que nem o uso no facebook, fora quando as pessoas param pra falar que é um pronome em inglês. Seria possível uma mudança? Eu não me sinto confortável em usar esse nome, até profissionalmente ja vi sorrisinho de deboche de quem recolhia meu curriculo. Já tenho 24 anos e sou do ES. Caso entrasse com o processo de mudança eu conseguiria um advogado publico?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 24 de maio de 2017, 6h26min Editado

    SA

    É possível substituir o nome MILEIDI através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL pelo forum e por advogado.

    HERBERT C. TURBUK

    A

    Aldeír Gomes Quarta, 07 de junho de 2017, 12h55min

    Me chamo Aldeir e gostaria de incluir outro nome poque, além de ser um nome incomum, também é um nome que não especifica gênero.Queria saber se isso é possível.

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 07 de junho de 2017, 12h59min Editado

    ALDEIR

    É possível substituir seu nome seja porque ele é incomum seja por ele é ambíguo quanto ao gênero. E deve ser através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL pelo forum e por advogado. Processo digital pela internet entre advogado e forum.

    HERBERT C. TURBUK

  • Removida

    Esta resposta foi removida.