Tenho uma dívida bancária, de cartões de créditos e CDC's, já há mais de 8 anos. Seguidamente é trocado de empresa de cobrança, que fica me ligando para tentar me cobrar. Esta dívida já não era para estar prescrita? Segundo minhas informações, prescrevem estas dívidas em cinco anos, ou não?

Respostas

    J

    jlrh Sexta, 17 de maio de 2013, 13h00min

    O banco não pode fazer mais nada. Já prescreveu, e o banco perdeu a oportunidade de cobrar judicialmente a dívida.

    M

    margareth Terça, 28 de maio de 2013, 1h17min

    Em 1996 pedi para minha mãe me enviar por via sedex, um talão de cheques para mim, que me encontrava em outra cidade.Como estava demorando para chegar, imaginei que ela tinha se esquecido.Quando voltei para casa vi o comprovante de sedex e descobri que ela tinha enviado.Então fui na agencia do correio e questionei o porque daquela encomenda nunca ter chegado.O correio alegou , que o veiculo que fez o transporte do malote, onde se encontrava o meu talão de cheques tinha sido roubado pelo caminho. Então fui ao caixa do banco itaiu, tirei um extrato e vi varios cheques ja sendo compesados.Voltei ao correio e informei o que estava ocorrendo por culpa deles.Eles me deram a copia do BO que eles haviam feito e la constava o numero do comprovante de sedex que eu tinha em mãos.Em posse desta copia fui a delegacia e fiz o BO.Voltei ao banco e expos o ocorrido. Questionei o banco porque autorizaram o descontos dos cheques sem conferir a assinatura do correntista.O banco itau alegou naquela epoca (em 1996) que cheques com valores inferiores a R$ 100,00 eram descontados automaticamente sem conferencia da assinatura. Respondi que os cheques eram superior a R$ 100,00 e assim mesmo foram descontados. Fiz uma carta de proprio punho expos a situação ao banco itau, do ocorrido com o talão de cheques e me ressarciram de todas a folhas de cheque roubadas , descontadas ate a presente data, inclusive das tarifas geradas por estes cheques.Agora, 17 anos depois, meu nome esta no SPC , por causa de um destes cheques roubados. A agencia credora, alega que o cheque foi depositado em 12 de abril de 1996 e reapresentado em 17 de abril de 1996, data anterior ao BO que fiz na epoca, que foi 18 de abril de 1996. Mas em meus documentos bancarios o n° deste cheque consta como linha de roubo. Pergunta: a) o credor (Extra) depois de 17 anos, pode negativar o meu nome? b)Porque o banco nunca me avisou que havia um cheque devolvido em minha conta e que nunca apareceu em meus extratos bancarios posteriores a data do BO ? c) Posso pedir judicialmente indenização por danos morais , pelo nome estar negativado no SPC, pelo credor depois de 17 anos ? d) Ou posso pedir indenização por danos morais ao banco itau, por ter sujeitado meu nome a ir ao SPC depois de comunicado o roubo com todos os documentos ? ou processo a empresa cobradora por negativar meu nome depois de 17 anos do ocorrido ? Quem eu posso ou devo pedir indenização por este erro ? Quem esta errado neste caso ?

    W

    [email protected] Terça, 28 de maio de 2013, 5h27min

    Contrate um advogado para que ele verifique a documentação que você possui em mãos .
    Mas com certeza têm direito a uma bela indenização.

    Atenciosamente
    Dr Wilson Vieira
    [email protected]

    D

    Dionison Quarta, 17 de setembro de 2014, 10h35min

    Gostaria de tirar uma duvida: Em 2005 infelizmente tive uma divida com o BB de cartão de credito, CDC e cheque especial, mandaram o meu nome para o SPC/Serasa, depois de cinco anos o meu nome saiu do SPC/Serasa. Agora quase 10 anos depois estou recebendo ligações de uma empresa, a qual os funcionários mau educados estão me pressionando com relação a divida. Eles podem fazer essa cobrança, qual o prazo para a cobrança judicial dessa divida?

    J

    jlrh Quarta, 17 de setembro de 2014, 11h24min

    Dionison, essas cobranças certamente são dessas pragas que se espalharam livremente pelo Brasil sem o mínimo de fiscalização, que são escritórios que compram dívidas já vencidas por uma ninharia e depois ficam aterrorizando os devedores com ameaças totalmente infundadas. Na realidade, para o banco não é interessante cobrar judicialmente a dívida, a não ser que ele tenha certeza que o devedor possui algum bem que seja penhorável caso contrário ele vende a dívida para um esses escritórios, então esses ficam utilizando de métodos espúrios para tentar intimidar o "devedor". Não faça nenhum tipo de acordo pois se o fizer ai sim, recomeça uma nova dívida, nem se deixe intimidar...dê umas boas gargalhadas quando te ligarem e forem mal educados com você. Perderam longe o prazo para cobrança judicial, não podem fazer mais nada com você.

    M

    maria jose carneiro Quinta, 23 de outubro de 2014, 16h21min

    estao mim corbrado uma di q jafaz 5 anos uma d barco d brasil e outra d livia eletroves

    A

    avonildo silva Terça, 13 de janeiro de 2015, 16h02min

    Boa tarde, pois bem isso e mais uma pergunta que resposta... Estou com um grande problema com uma tal BV, este bando de pessoas do bem, me fizeram uma proposta de entrega amigavel de un veiculo, na época eu já avia pago 18.000,00, pegaram o bem e leiloaram por mais 24.500,00, e ainda querem que eu assuma uma divida de 20.000,00, um veiculo da mesma marca e modelo hoje vale uns 35 mil zero... Na época limparam meu nome e me mandaram um documento dizendo que o bem tinha sido leiloado. Eis que não muito tempo depois eu recebi uma cartinha da acp pr, incluindo meu nome em seus cadastros de inadimplencia, esta é outra coisa que eu acho linda de se ver, alguem diz que vc deve, e lá vai a dona sabe tudo lascando com o nome do alheio, sem almenos saber se a historia é veridica ou mentirosa, é muito prematuro jugarmos algo ou alguem sem analise de documentação que comprove a acusação. pois então a dona associação comercial tem este poder...Resumindo quero saber que pode me ajudar a provar que eu não devo p esse bando de aproveitadores???

    A

    avonildo silva Terça, 13 de janeiro de 2015, 18h37min

    Tem alguem ai p me responder?

    Joao Batista

    Joao Batista Terça, 20 de janeiro de 2015, 12h34min

    depois de 5 anos eles os credores pode pedir a penhora on line de minha poupanca pois ja fez 5 anos

    Arnaldo F. Filho Filho

    Arnaldo F. Filho Filho Quarta, 28 de janeiro de 2015, 12h22min

    Olá, estão me cobrando uma dívida de 1997, de um cheque dado às lojas americanas no valor 117,00 . Recebi uma carta do SPC dizendo que dentro 5 dias teria meu nome incluido entre os inadimplentes. A empresa que me cobra é uma tal Inforlux informática e participação. Quando entrei em contato, disseram que realmente eu não devia nada a Inforlux, mas devia às lojas americanas e queria que eu pagasse a eles. É possível essa cobrança?

  • -1
    P

    paulo Quarta, 28 de janeiro de 2015, 13h09min

    Mas explicaremos melhor:

    O Código Civil determina os prazos abaixo como máximos para o devedor seja acionado, porém, quando o credor entra com COBRANÇA JUDICIAL, ela não prescreve mais (mesmo que o processo demore mais que o prazo de prescrição).

    Caso o credor não efetue cobrança judicial da dívida (talvez por considerar que não compense por alguma razão) dentro dos prazos abaixo, a mesma fica prescrita por lei. Vamos aos prazos:

    Prazo

    dívida

    30 anos FGTS

    10 anos Contribuição Previdenciária
    10 anos telefone
    10 anos energia elétrica
    10 anos água
    10 anos Dívidas diversas não mencionadas na presente lista

    5 anos IR (Imposto de Renda) e impostos federais diversos
    5 anos IPVA (após notificação de cobrança)
    5 anos IPTU, ITBI (Imposto de Transferência de Bens Imóveis)
    5 anos boletos bancários
    5 anos cartões de crédito
    5 anos convênios médicos
    5 anos limite de cheque especial

    3 anos Aluguéis
    3 anos Notas Promissórias
    3 anos Empréstimos bancários
    3 anos Letras de Câmbio

    1 ano Hospedagem (hotéis e pousadas)
    1 ano Seguros

    6 meses Cheques*

    P

    paulo Quarta, 28 de janeiro de 2015, 13h14min

    não ceda a pressão de baco ou financeira procure seu direito não faça acordo com divida prescrita, entre com processo contra busque seu direito

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Luis Moura

    Luis Moura Segunda, 13 de abril de 2015, 12h41min

    Não dá pra entender isso: Você involuntariamente faz uma dívida com bancos ou cartões de crédito, atrasa não porquê quer e sim por dificuldades financeiras, aí as entidades de crédito colocam juros e multas impagáveis e o pobre cidadão não consegue quitar o débito nem vendendo a própria alma; passam-se 5 anos e começam a vender as dívidas para os escritórios de cobrança especialistas em impor TERROR. Ameaçam tomar tudo, te processar de diversas formas e você passa a viver num verdadeiro inferno. Se não pode pagar e não concorda com os juros escorchantes cobrados, então relaxe...feche os olhos e ouvidos e entregue a Deus, porque vão te infernizar até o fim de sua existência. Neste país onde a constituição é desrespeitada o cidadão está exposto ao julgo de diversos bandidos de crachá e diploma...aí fica difícil. Meu avó tinha razão: "Quem tem que perder o sono é quem receberia e não o devedor!!!!rsrsrs

    J

    joão Segunda, 13 de abril de 2015, 16h56min

    Luis, você mesmo já respondeu: "Neste país onde a constituição é desrespeitada o cidadão está exposto ao julgo de diversos bandidos de crachá e diploma", junte isso a um judiciário corrompido onde juízes julgam conforme seus "entendimentos", muitas vezes levados por seu ego ou "interesses ocultos", e de advogados fracos e covardes que tem medo de mostrar ao juiz que a decisão dele está errada.

    R

    Rodolpho Cavalcanti Negreiros da Silva Quarta, 29 de abril de 2015, 20h30min

    Boa moite, estou com o seguinte problema e não vejo solução.
    Bem, a uns 10 anos atrás eu obtive uma divida no cartão de crédito do CREDICARD e por motivos de juros absurdos nunca conseguir um acordo viável. A uns 3 anos mudei de empresa onde o banco que tive que abrir uma conta foi o ITAÚ onde abri uma conta simples e sem cartão de crédito, e a mais ou menos 11 meses sai dessa empresa e vim trabalhar em outra onde o banco é a CAIXA e tive todos os créditos já que meu nome não está nos órgãos de proteção ao crédito. O problema é que para minha surpresa até hoje não consegui cancelar minha conta no ITAÚ e não sei o que fazer porque não tenho mais nenhum vinculo e tenho receio de agravar a situação. Eles realmente podem fazer isso? Me ajudem!

    J

    joão Quinta, 30 de abril de 2015, 11h24min

    Rodolpho, faça o pedido de encerramento da conta por escrito, em duas vias, e peça para o funcionário que recebeu dar o recibo em uma das vias e te entregar. Não se esqueça e datar o recibo e não é obrigatório que seja na sua agência, qualquer agência recebe. Guarde bem esse pedido com o recibo, qualquer problema posterior vá ao PROCON da sua cidade.

    Josiane Sales Albuquerque

    Josiane Sales Albuquerque Segunda, 25 de maio de 2015, 19h47min

    Boa noite.

    Tenho conta no banco itau desde 2001 e ate 1 mês atras tinha limite, talões de cheques entre outros,porem a semana passada o meu lis foi cancelado e entrou uma mensagem que eu tinha refinanciamento em atraso mas todas as minhas contratações com o banco está em dia. Fui até a agencia e fui informada pela gerente que uma divida do Unibanco de 2000 porem não tenho nenhuma divida e mesmo que tivesse eles não tem o direito de me cobrar depois de 15 anos. Nunca fui comunicada e agora bloquearam minhas linhas de credito por uma divida que desconheço e de 15 anos trás. O que devo fazer ???

    J

    joão Quarta, 27 de maio de 2015, 19h13min

    Direito em cobrar eles tem pois a dívida existe, o que não podem mais é colocar seu nome nos órgãos de proteção ao crédito e nem cobrar judicialmente. Peça um demonstrativo da dívida para saber do que se trata.

    Alan Aparecido Gonçalves

    Alan Aparecido Gonçalves Terça, 02 de junho de 2015, 21h27min

    Olá
    Recentemente recebi uma Ligação de uma empresa chamada Financred, dizendo que tenho um débito com o Banco Santander...que a qual a divida se refere ao Banco Real, pois o ano da divida é referente a antes de 2010, pois bem, entre 2007 e 2009 eu procurei quitar todas as dividas e fiz acordos diretamente com o Banco Real...foi tudo pago, inclusive nesse acordo foram juntados todos os valores do cartão de credito, paguei todas as dividas...honrei com meu acordo e no ano de 2010 e Maio fechei a conta e pergunta pra gerente, NÃO DEVO MAIS NADA PARA ESSE BANCO?? ELA ME DISSE QUE ESTAVA TUDO EM ORDEM...mas esse credora diz ter comprado a divida desse Banco e depois de 5 anos estão cobrando, falei pra credora que tenho todos os documentos na qual provo que não devo, e que fechei a conta no Banco saudando todos os meus debitos...fica a pergunta...Como fica essa situação?
    OBS: A atendente disse que meu nome vai pro SPC./ Serasa..até onde sei não pode.
    Outra coisa no ano de 2013 eu troquei de emprego e fiz uma varredura em todas as dividas e nunca apareceu essa, tenho inumeras pesquisas de spc e serasa guardadas.