Tenho uma dívida bancária, de cartões de créditos e CDC's, já há mais de 8 anos. Seguidamente é trocado de empresa de cobrança, que fica me ligando para tentar me cobrar. Esta dívida já não era para estar prescrita? Segundo minhas informações, prescrevem estas dívidas em cinco anos, ou não?

Respostas

    A

    Andresa Venancio Sexta, 10 de junho de 2016, 13h38min

    gostaria de saber como que faço. tenho uma divida em um banco devido ao uso do cheque especial. no mesmo banco tenho um emprestimo de 24 meses debitados em conta corrente. liguei para o gerente e disse que nao consigo pagar no momento e pedir o encerramento da conta. ele me respondeu que nao pode encerrar e os juros serão acumulados. ja se passaram mais de 8 meses e o valor so aumenta. eles nao enviaram o meu nome para o spc ainda. eles podem esperar o emprestimo acabar para incluir meu nome apos a 24ª parcela? ou por lei deveria ter efetuado apos o sexto mes?

    o banco pode recusar o encerramento da conta corrente com debito?

    J

    joão Sábado, 11 de junho de 2016, 14h10min Editado

    O banco não é obrigado a encerrar a conta, enquanto o cliente tiver débitos com a instituição financeira, mas você pode tentar uma negociação para que o pagamento seja feito de maneira avulsa, através de boleto bancário, por exemplo, para que a conta seja encerrada. Quanto a inclusão do seu nome nos órgãos de proteção, o que vale é a data do inicio do débito e não a data que eles enviaram o seu nome.

    Noeli Zeni

    Noeli Zeni Sexta, 17 de junho de 2016, 16h17min

    Preciso de esclarecimentos desta situação, pois uma empresa de cobrança diz que Banco Itaú pagou o IPVA de 2004, o veículo na época era financiado por este Banco, Nunca recebi nenhuma informação sobre esta dívida com o Banco no ano de 2044 e seguintes..
    Gostaria de saber qual a Lei que regulamenta a prescrição desta dívida,

    R

    Rafaela Domingo, 24 de julho de 2016, 15h18min

    Boa tarde.
    Estou com uma duvida enorme.
    Dias atrás recebi uma mensagens informando: Por falta de negociação de divida, estaremos entrando com uma ação judicial.
    Primeiramente fiquei muito assustada com essa noticia porque não sei como proceder.
    Estou com algumas dúvidas e ficarei muito agradecida se elas forem esclarecidas. Mesmo com essa ação judicial, o meu nome sairá do spc e serasa após 5 anos? Com a ação a empresa perde o direito de me cobrar após os 5 anos ou poderá cobrar? Com a ação judicial o prazo para a retirada do meu nome no spc e serasa começa a contar a partir da data de vencimento do meu debito ou a partir da data da ação?
    Aguardo por respostas, desde já agradeço.

    C

    Cristina Quinta, 25 de agosto de 2016, 0h47min

    Olá!

    Há 9 anos ficou uma dívida de cartão de Crédito do Carrefour , tendo em vista que acabei ajudando alguém que não me pagou e me ferrei e por conta disso não paguei por não ter condições ...só que uma vez ou outra me cobram, antes mudava de nomes de empresas que compraram a dívida, hoje, ligaram, isso me abala totalmente e fico revoltada e eu fico nervosa e para não discutir, eu disse q não tinha ninguém com o nome(meu) , para ver se parassem de ligar, Na vez anterior quando ligaram, foi uma mulher, ela começou a falar e eu logo disse que não tinha condições, a voz dela se alterou e disse que como não tinha condições se ela nem tinha falado o valor, mas eu sei bem como é, e não teria condições de qualquer jeito, achei ela abusada e com a voz no tom muito alto..eu tive q a interromper e dizer para ela olhar o tom q estava falando comigo e pedi licença e desliguei...a partir disso, não tenho mais paciência...mas vejo que passa tempo e eles voltam a ligar...será q isso nunca vai acabar?...já são 9 anos e não tenho nenhuma condições mais de negociar. Eles podem fazer isso?. Será que teria alguma coisa que eu possa falar com eles para eles saberem que eu estou por dentro dos meus direitos de não ser incomodada mais, já q já se passaram muitos anos?..Aguardo sua resposta. Grata!

    J

    joão Sexta, 26 de agosto de 2016, 18h42min

    Cristina sua dívida já não pode mais ser cobrada judicialmente apesar de ainda existir. o máximo que podem fazer e continuar lhe cobrando porém, dentro dos limites da lei.

    Iannara Sergio Rocha

    Iannara Sergio Rocha Terça, 20 de setembro de 2016, 8h23min

    bom dia , sou novo aqui no foro ,mais estou desesperado
    o banco bradesco , como sempre nossos problemas sao esses bancos sem almas , bloqueou minha conta corrente no SICOOB informando que tenho uam divida la , de agosto de 2011 , mais a divida era agosto de 2010 e ja tinha caducado , seria possivel eles sem nem terem feito e nem tentado contato comigo uma renegociação de divida ?
    posso solicitar indenização ?