Exatamente isso. Seja temporário ou de carreira, o militar que contrai doença durante o serviço militar ativo tem direito à reforma.

São poucos os militares que, efetivamente, conhecem seus direitos. O que se vê com frequencia é que dedicam sua vida pela pátria e, após anos de dedicação, são lançados à própria sorte, sem qualquer benefício previdenciário, ao serem licenciados do quadro ativo militar em decorrência de doença de difícil controle, e que depende de tratamento médico especializado.

Cegueira, esquizofrenia, hérnia de disco, transtorno bipolar, hanseníase, HIV, neoplasia maligna são alguns exemplos de doenças que tem acometido grande parte dos militares das Forças Armadas, e se manifestam, muitas vezes, sem a ocorrência de acidente durante o serviço.

Isso tem motivado a desincorporação e o licenciamento de militares, desamparando-os por completo, privando-os do soldo e do tratamento médico a que tinham direito enquanto na ativa, sob a justificativa de que a patologia não guarda nexo de causalidade com o serviço militar.

E nem se comente que, incorporados em total higidez física, são excluídos com evidente incapacidade para o serviço militar e com incontáveis limitações para o exercício de atividades laborativas na vida civil, em total afronta à clara disposição da Lei nº. 6.880/80 (Estatuto dos Militares), sendo tolhidos dos benefícios a que teriam direito na condição de agregado/adido, ou mesmo reformados.

A referida lei, aliada a Portarias editadas pelo próprio Ministério da Defesa, proíbe expressamente a exclusão de militares que apresentarem incapacidade física para o serviço militar, determinando que sejam incluídos na condição de adido, até que alcancem plena recuperação ou, em se tornando tal incapacidade definitiva, assim permaneçam enquanto aguardam pela tramitação do processo de reforma.

Sim, é isso mesmo: a lei determina. Não se trata, aqui, da discricionariedade da Administração para prorrogar ou não o tempo de serviço do militar. Não se pode negar que a ela é inerente, segundo seu juízo de conveniência, licenciar ou desincorporar o militar temporário, contudo, é indispensável que ele apresente aptidão física.

Respostas

    R

    RENATO Domingo, 06 de dezembro de 2015, 15h23min

    BOM DIA ! SOU POLICIAL MILITAR, SOU 1º SARGENTO, ESTOU PELA PSIQUIATRIA COM LAUDO DE STREES PÓS TRAUMÁTICO E EXAME QUE MOSTRA UMA LESÃO NO CÉREBRO, TALVEZ POR UMA PANCADA OU ESTILHAÇOS, ( LEVEI TIRO NO PEITO E FICOU VÁRIOS FRAGMENTOS, PORÉM A PM FEZ 4 RESONÂNCIAS MAGNÉTICAS QUE É CONTRA INDICADO NESTE CASO, AGORA TENHO FRAGMENTOS POR TODO O CORPO E TALVEZ NO CÉREBRO. ) ESTOU PELA NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA A MAIS DE DOIS ANOS , SEGUNDO MÉDICO EU NÃO TENHO MAIS CURA E TOMO VÁRIOS REMÉDIOS CONTROLADOS, ENTRE ELES 4 PSICOTRÓPICOS ! TENHO DIREITO À REFORMA INTEGRAL ? TENHO OUTROS DIREITOS ? QUAIS SÃO E ONDE OS ENCONTRO ? OBRIGADO !

    R

    Rene Cerqueira Segunda, 18 de janeiro de 2016, 18h16min

    DRA.Elen lhe enviei um email com minhas duvidas.

    João Vitor H Oliveira

    João Vitor H Oliveira Quarta, 20 de janeiro de 2016, 21h22min

    Gostaria de saber meus direitos pois sou militar ativo e estou com Hérnia de Disco, se tiver como me passarem um Email, quais meus direitos ou algo assim:
    [email protected]

    Priscila Diniz

    Priscila Diniz Domingo, 24 de janeiro de 2016, 23h14min Editado

    Priscila Diniz

    Priscila Diniz Segunda, 25 de janeiro de 2016, 11h56min Editado

    Juliana Pimenta

    Juliana Pimenta Terça, 01 de março de 2016, 8h42min

    Mas , infelizmente não e bem assim que acontece aqui fora , meu noivo estava no exercito a 6 anos e 6 meses quando teve que ser afastado por 90 dias para tratamento de hernia de disco , passar os 90 dias ainda não apto ao trabalho , foi afastado por mais 90 dias,porém o quartel não deu o afastamento e o licenciou. Entramos na justiça , mas nos foi negado até a reintegração.

    M

    militar temporario Sábado, 12 de março de 2016, 23h28min

    Tenho 6 anos de serviço militar temporário,tem alguns meses que vinha sentido muitas dores nas costa ,fiz exames de imagem que diagnosticaram hernia de disco .posso se reformado

    Jaime Junior

    Jaime Junior Segunda, 21 de março de 2016, 14h24min

    Olá, preciso de informações sobre reforma por neoplasia maligna, pois fui diagnosticado em dez/2015, com linfoma de hodgkin, e estou bastante confuso com todos os posts que li até agora e não tenho certeza do que deverá ser feito, afinal esse tipo de câncer da o direito da reforma no grau hierárquico acima ? alguém aqui já viu algum caso destes ?

    H

    Hamilton Santos Domingo, 27 de março de 2016, 0h17min

    AS PERICIA JUDICIAL QUE MUITAS VEZES TIRA OS DIREITOS DAS PESSOAS, TODOS OS MEDICO TANTO DOS SUS COM PARTICULAR FALA QUE EX MILITAR QUE ESTAR INCAPAZ PARA EXERCÍCIOS MILITARES FAZER ESFORÇO ETC. A TER A JUNTA MILITAR JULGO INCAPAZ MAS SO O PERITO JUDICIAL QUE FALA QUE PACIENTE ESTA BOM. COMO NO MEU CASO EU TENHO TODOS OS LAUDOS EXAME MAS INFELIZ MENTE PERITO ME PREJUDICO NA PRIMEIRA ESTANCIA.

    H

    Hamilton Santos Domingo, 27 de março de 2016, 0h20min

    http://bk2.com.br/noticia/19675/apos-acidente-em-servico-soldado-da-aeronautica-busca-reintegracao-para-se-tratar

    Thiago Batista Figueiredo

    Thiago Batista Figueiredo Sábado, 04 de junho de 2016, 12h34min

    Saudaçoes, sou policial militar a 9 anos sendo que fui diagnosticado com artrite reumatoide a 6 anos, me informaram que eu não teria direito a reforma pois é necessario causa e efeito do serviço, mas quando eu entrei estava com a saude perfeita, o que posso fazer pois ja nao aguento trabalhar com tanta dor.

    A

    ANDRE CRISTOFO RIBEIRO Terça, 14 de junho de 2016, 22h06min

    Dra Helen, boa noite, fui licenciado a bem da disciplina em 09/11/1988, mesmo tendo problemas psiquiátricos. Voltei para a vida civil, quando após 05 anos, através de uma conversa que tive com um amigo, comecei a buscar provas documentais junto a FAB, desde 2004 venho tentando conseguir documentos junto a FAB. Desde a época sem tratamento adequado até 2010 quando minha doença eclodiu para F31 (TAB), F33 (Transtorno Recorrente), F29 (Transtorno não específico anteriormente), F41.9 (Transtorno de ansiedade), até hoje faço tratamento, e gostaria de saber se tenho direito a reforma e como devo proceder.

    W

    william Sexta, 17 de junho de 2016, 19h08min

    ola tudo bem, tenho nódulos no pulmão, mas não são malignos.sou militar temporario. Porem esses nodulos ja me impediram de passar em outro concurso . tenho direito a reforma::: ou nao

    GILSON ASSUNÇÃO AJALA

    GILSON ASSUNÇÃO AJALA 24492/SC Sexta, 17 de junho de 2016, 19h47min

    Prezado William,
    Para ter direito à reforma, independente se militar de carreira ou temporário, tem que comprovar a incapacidade definitiva para o serviço ativo. Poderá se basear em laudos e pareceres médicos civis e militares para comprovar sua incapacidade.

    Gilson Assunção Ajala - OAB/SC 24.492 ([email protected])

    Leandro Léo Monteiro

    Leandro Léo Monteiro Quarta, 24 de agosto de 2016, 23h31min

    Oi dr foi desincorporado do exército pelo motivo de ter . machucado o joelho.pelo fato de eu ter ficado mais q três meses afastado eles me desincorporaram.. eles ainda sim pagan todo meu tratamento aq fora.. gostaria de saber se tenho algum direito ou se consigo volta pro exército..

    Hirudegarn Horla

    Hirudegarn Horla Domingo, 02 de outubro de 2016, 18h23min

    Dra tenho esquizofrenia do tipo maniaca , vou ser promovido?
    sou soldado ev encostado , recebo 700 e ja nao sou militar a dois meses .
    queria saber se vou me tornar sargento ou soldado enganjado
    email: [email protected]

    D

    diego Sexta, 21 de outubro de 2016, 18h34min

    ola aqui é o diego , a 12 anos sofri um acidente no exercito em um campo de instruçao ,estava correndo e cai num buraco,na época eu éra recruta e des de entao estou apenas como soldado,tenho uma duvida ,após 12 anos se eu for reformado,serei reformado como soldado ou ganharei algum posto?....pois o prosseso ainda esta rolando e continuo sendo SD... nao entendo muito das leis. queria tirar minhas duvidas.

    J

    Jean Carlos Segunda, 31 de outubro de 2016, 10h51min

    Olá Dra . Fui julgado incapaz definitivamente P o serviço do exército em set de 2011 , mediante a demora fui julgado novamente em out de 2014 incapaz definitivamente para o serviço do exército por uma conferência psiquiátrica ,que citou é que tenho uma invalidez que prejudica minhas atividades laborais .sinalizando com isso uma invalidez e até agora nada sou praça de 03 de fev de 87 taifeiro mor . Está demora me causa angústia pavor psicológico e transtornos prejudica meu tratamento até minha psiquiatra já avaliou o prejuízo para o tratamento será que vou ser reformado como é a demora me daria uma indenização . Pelo tempo já sao 5 anos agregado .

    Marcos Oliveira

    Marcos Oliveira Terça, 08 de novembro de 2016, 15h21min

    OLa dr.eu tenho um problema de envelhecimento da coluna pois sinto muitas dores r nao posso fazer esforço físico queria saber se tenho direito a reforma ?

    Tatiane Dias

    Tatiane Dias Terça, 08 de novembro de 2016, 17h46min

    Dra Elen, boa noite! Minha irmã foi diagnosticada com trombose e descobriu a pouco. Ela é temporária e teria que sair esse mês. Ela está de licença por 30 dias. O médico que a internou a 13 dias ao ver o resultado dos exames, disse que o tratamento é de 6 meses e ontem um médico disse que ela está de alta. Com essa doença ela tem direito a reformar já que ela terá limitação em algumas funções? Desde já obrigada.