Olá, Me chamo Willian, tenho 22 anos e em todos meus documentos (RG, CPF, Carteira de trabalho, motorista, eleitor, etc.) meu nome é terminado em "N". Portanto, ao longo de minha vida, certificados, publicações cientificas, artigos, diplomas, registros e docs diversos assim estão.

Porém, recentemente perdi meu RG e ao fazer o processo de emissão de um novo descobri que minha certidão de nascimento esta diferente de todo os documentos, inclusive do RG, ela está com nome terminado em M, e meu diploma da graduação saiu igual da certidão.

Para mim, mudar agora o nome nos documentos seria um grande prejuízo, já que tenho publicaçoes, documentos e sempre me indentifiquei e assinei com N, visto que o RG era com N. Gostaria de saber qual o processo para manter meu nome com N, pois se eu der continuidade ao novo RG ele sairá com M e nao com N como antes! Preciso de um juiz?

Agradeço a quem puder orientar-me

Abraços e bom domingo

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 29 de junho de 2016, 13h59min

    FERNANDA

    Peça 2a. via atualizada de seu registro de nascimento. Em seguida, compareça no Poupatempo (ou equivalente) e peça 2a. via de seu RG.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    L

    Lucas Cardoso Domingo, 31 de julho de 2016, 18h47min

    Esse ano fui atrás da nacionalidade portuguesa.
    Ocorre que o nome do meu bisavô é NICOLAU, mas na sua certidão de nascimento consta NICULAU. Ainda, na certidão de casamento dos meus bisavós, consta que o nome da minha bisavó é ALZIRA, quando na verdade é ELVIRA. Fora isso, os sobrenomes estão como CARDOZO, quando o certo seria CARDOSO.

    É possível que meu avô ajuize uma ação para mudança de todos esses erros nos documentos dos seus parentes/ascendentes?

    Obrigado

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 31 de julho de 2016, 21h06min

    LUCAS

    Será necessário contratar um advogado especialista para fazer a TRANSLISTERAÇÃO de prenomes e sobrenomes para fins de cidadania.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Laís Araújo

    Laís Araújo Terça, 02 de agosto de 2016, 9h58min

    Olá, meu nome na certidão de nascimento consta como Lais ... sem o assento na letra i, e no meu CPF também está sem o assento, porem no meu titulo de eleitor tá com assento porque eu coloquei em casa, antes de plastifica-lo.
    E agora quero tirar meu RG, mais quero concertar meu nome, para que ele seja pronunciado da maneira correta. O que devo fazer ???

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 02 de agosto de 2016, 10h05min

    LAÍS

    Todos os documentos devem ser emitidos conforme consta no seu registro de nascimento. E para alterar o registro de nascimento seria necessário ingressar com ação de retificação de registro civil por intermédio de advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    L Claudio Lima

    L Claudio Lima Terça, 09 de agosto de 2016, 19h25min

    Olá
    Minha vó tem uns empréstimos consignado desde 2008 q ela paga só que no contrato está o nome dela como suely mas no rg esta como sueli e ela assinou como sueli todos será que tem algum problema esse erro no contrato o primeiro nome dela esta errado ela pode cancelar ?

    Wagner Kaique

    Wagner Kaique Sexta, 16 de setembro de 2016, 15h53min

    ola eu quero retirar meu documentos so tenho a identidade e o cpf queria saber se fica muito caro estou alguns anos querendo fazer e n deu certo

    R

    Rafael F Solano Sexta, 16 de setembro de 2016, 21h25min

    Vc quer retirar seus documentos de onde??

    Se vc queria dizer tirar seu titulo de eleitor, é só procurar o cartório eleitoral da região onde vc mora.

    Lis Teixeira

    Lis Teixeira Terça, 18 de outubro de 2016, 20h50min

    Olá minha reservista está com cpf errado como corrigir

    kkk

    kkk Sexta, 21 de outubro de 2016, 19h14min

    minha data de nacimento esta errado como e que eu faço pra ajeita

    Adriana Rangel

    Adriana Rangel Quarta, 08 de fevereiro de 2017, 9h51min

    Bom dia. Preciso de uma ajuda para um cliente. Ele esta registrado como Francisco Aparecido de Freitas.. mas quando fez o RG colocaram Francisco Aparecido Freitas (sem o de).. Agora que ele precisou tirar a 2ª via do RG. eles estão alegando o erro.. Ele ja fez de tudo e não consegue resolver.. Qual o procedimento , alguem poderia ajudar.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 08 de fevereiro de 2017, 9h58min

    ADRIANA

    Ele deve pedir 2ª via atualizada do registro de nascimento ou de casamento e pedir emissão de 2ª via do RG exatamente como consta nestes registros. Ou pedir a exclusão da partícula de ligação DE através de ação de retificação de registro civil que é muito mais caro e demorado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Dany Ribeiro

    Dany Ribeiro Terça, 14 de fevereiro de 2017, 8h48min

    ola me chamo danyelle na minha certidao ta farias e nos demais documentos se encontra faria o que devo fazer? fazer novamente outros documentos?