Olá, Me chamo Willian, tenho 22 anos e em todos meus documentos (RG, CPF, Carteira de trabalho, motorista, eleitor, etc.) meu nome é terminado em "N". Portanto, ao longo de minha vida, certificados, publicações cientificas, artigos, diplomas, registros e docs diversos assim estão.

Porém, recentemente perdi meu RG e ao fazer o processo de emissão de um novo descobri que minha certidão de nascimento esta diferente de todo os documentos, inclusive do RG, ela está com nome terminado em M, e meu diploma da graduação saiu igual da certidão.

Para mim, mudar agora o nome nos documentos seria um grande prejuízo, já que tenho publicaçoes, documentos e sempre me indentifiquei e assinei com N, visto que o RG era com N. Gostaria de saber qual o processo para manter meu nome com N, pois se eu der continuidade ao novo RG ele sairá com M e nao com N como antes! Preciso de um juiz?

Agradeço a quem puder orientar-me

Abraços e bom domingo

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 15 de novembro de 2015, 11h43min

    DIENIFFER

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado será possível alterar seu registro civil de nascimento para que conste a grafia que consta no seu RG e demais documentos. O que não pode é continuar a divergência porque terá problema futuro. Eu ainda sugiro alterar para JENIFER.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    S

    SANDRA LACERDA Terça, 01 de dezembro de 2015, 10h07min

    Bom dia! Como faço para alterar o RG? O nome da mãe consta errado uma letra. O certo é como está na Certidão de Nascimento. Só o RG, como se procede?

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Terça, 01 de dezembro de 2015, 13h18min

    Sandra

    Você deve solicitar outra via do RG, esclarecendo o erro no atendimento da SSP.

    Luciana Zoudine
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 01 de dezembro de 2015, 13h40min

    VEJA ABAIXO ALGUNS LINKS SOBRE MUDANÇAS DE PRENOMES E SOBRENOMES:

    jus.com.br/forum/192618/dr-herbert-c-turbuk-alteracao-de-prenome-pela-lei-907898/

    jus.com.br/forum/280155/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenomes-de-avos-falecidos/

    jus.com.br/forum/284098/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-apelido-ao-nome-pela-lei-907898/

    jus.com.br/forum/280120/dr-herbert-c-turbuk-transposicao-da-ordem-dos-sobrenomes/

    jus.com.br/forum/280118/dr-herbert-c-turbuk-casamento-no-exterior-transcricao-no-livro-e/

    jus.com.br/forum/169326/dr-herbert-c-turbuk-mudanca-de-nome-e-sexo-de-transexual/

    jus.com.br/forum/269484/dr-herbert-c-turbuk-como-e-quando-mudar-prenome-e-sobrenome/

    jus.com.br/forum/299708/dr-herbert-c-turbuk--nome-errado-no-registro-tem-como-corrigir/

    jus.com.br/forum/153705/dr-herbert-c-turbuk-origem-e-mudanca-de-nomes-catolicos/

    jus.com.br/forum/292528/dr-herbert-c-turbuk-mudanca-de-nomes-religiosos/

    jus.com.br/forum/153676/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenome-do-padrasto-no-enteado/

    jus.com.br/forum/305324/dr-herbert-c-turbuk-incluir-sobrenome-do-conjuge-apos-o-casamento/

    jus.com.br/forum/158781/dr-herbert-c-turbuk-retificacao-de-sobrenome-para-cidadania-italiana/

    jus.com.br/forum/174841/dr-herbert-c-turbuk-manual-de-atuacao-do-promotor-em-registro-civil/

    jus.com.br/forum/280842/dr-herbert-c-turbuk-correcao-de-sobrenome-estrangeiro-ou-abrasileirado/

    jus.com.br/forum/153645/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenome-de-ascendentes-em-linha-reta/

    jus.com.br/forum/280197/dr-herbert-c-turbuk-troca-de-prenome-e-sobrenome-por-constrangimento/

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarmeunome.blogspot.com

    M

    MIRIÃ BATISTA MACHADO Quarta, 02 de dezembro de 2015, 9h16min

    Olá, tenho uma duvida,
    Meu nome se escreve Miriã, porém nos meus documentos não saiu o acento ~ assim fica Miria, Onde devo arrumar ? tem taxa pra fazer isso ? não sei se é verdade mas me falaram que o sistema deles não colocam acentos '' ~'' em nomes, ficando assim meu CFP e RG sem o ~

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 02 de dezembro de 2015, 9h21min Editado

    MIRIÃ

    Os atuais sistemas informatizados para RG e CPF e outros documentos omitem os acentos. Não há o que fazer quanto a isto. O que seria possível é a alteração de seu próprio nome no registro de nascimento para MIRIAM através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnomenome.blogspot.com

    M

    Marcela De Jesus Quinta, 14 de janeiro de 2016, 17h30min

    Ola levei anos achano que o nome do meu pai era Adenilson e ao da entradas em documentos tive que pedi uma nova certidao o que ocorreu do nome do meu pai vir como Ademilsom voltei no cartorio e o nome que consta no livro e de Ademilsom e na certidao do meu irmao tambem. Agora terei que pagar pra tira uma nova certidão?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 15 de janeiro de 2016, 6h22min Editado

    PATRICIA

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível corrigir o sobrenome CORREA.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    F

    Francisco Segunda, 22 de fevereiro de 2016, 18h33min

    Errei uma letra do meu nome tem problema ? Onde posso ageita

    F

    FABIO COSTA Quarta, 24 de fevereiro de 2016, 16h41min

    Estou repetindo a pergunta, pois a primeiro acho que não publicaram.
    Meu nome na certidão de nascimento é :
    Fábio de Azeredo da Costa.
    Porém em quase todos os outros documento está:
    Fábio Azeredo da Costa.
    Ou seja, sem a preposição "de".
    O que fazer?
    RG, CPF, Passaporte, título de eleitor, CNH...Todos sem a preposição "de".
    Certidão de nascimento, carteira de trabalho, com a preposição citada.

    Fábio Costa.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 24 de fevereiro de 2016, 17h21min

    FABIO

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível excluir a partícula de ligação DE de seu registro civil. Veja mais nos sites abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome
    #alterarnome

    Ariana Matuszewski

    Ariana Matuszewski Quinta, 24 de março de 2016, 15h59min

    Olá, alguém me ajude em minha indagação?
    Estou com cliente de 82 anos que na sua certidão de nascimento seu nome esta como HAILTON, Todavia, nos seus documentos e escrituras de imóveis o seu nome consta como AILTON.
    Gostaria de saber se eu ajuizar uma ação na vara de registros públicos, terei sucesso em fazer a retificação do registro civil de meu cliente

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 24 de março de 2016, 17h42min Editado

    ARIANA

    Sim, com base nestas provas conseguirá alterar o nome dele para AILTON no registro de nascimento e casamento.

    Gabriela Denes Cavalcante

    Gabriela Denes Cavalcante Terça, 19 de abril de 2016, 0h11min

    Todos meus documentos o sobrenome do meu pai consta como Bezerra, porém na minha carteira de trabalho o sobrenome veio escrito Bezzera. Terei problemas???

    R

    Rafael F Solano Terça, 19 de abril de 2016, 4h32min

    Sim, Gabriela, procure logo o orgão emissor e peça a mudança!! Isso tem de ser visto na hora!!!

    Alex De Andrade

    Alex De Andrade Quarta, 04 de maio de 2016, 12h41min

    Ola,meu nome no meu RG,CPF, título de eleitor está Alex Andrade e na certidão está Alex De Andrade e agora está dando problema oque devo fazer?

    R

    Rafael F Solano Quarta, 04 de maio de 2016, 17h45min

    Trocar seu RG e CPF, o erro tinha de ter sido verificado assim que pegou o documento

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 04 de maio de 2016, 17h47min

    ALEX

    É possível excluir a partícula de ligação DE de seu registro de nascimento através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    João Carlos

    João Carlos Domingo, 19 de junho de 2016, 14h49min

    Na minha certidão de nascimento meu sobrenome está como Auzier porém na hora que fui escrever meu nome escrevi errado dessa forma alzier com 'L' e não com 'U' no caso um erro meu de escrita, no meu CPF e o único que vem meu nome errado do sistema com 'L' nos outros documentos são um erro de escrita meu trocando uma letra pela outra.

    Basta eu pedir uma segunda via e assinar da forma correta os documentos que eu escrevi meu nome com a letra errada?
    A respeito do CPF que já vem com meu sobrenome escrito errado como devo proceder?

    Ficaria muito grato se puder tirar estas minhas duvidas.

    Fernanda Machado Greco

    Fernanda Machado Greco Sexta, 24 de junho de 2016, 14h38min

    Olá ...na minha identidade colocaram o sobrenone da minha mãe como se ela fosse casada com meu pai ...meu cpf está certo e a identidade errado como faço para alterar a identidade ? ???