Daniele Quarta, 02 de março de 2016, 19h41min

    Dr. Herbert., boa noite.
    Tenho uma filha de 6 anos e ao registrá-la, colocamos nela 4 sobrenomes. incluindo um que é da avó paterna e que não consta no nome do meu marido, fizemos isso como forma de homenagem e nem pensamos bem no que estávamos fazendo, mas ocorre que esse nome grande a incomoda bastante. Teria como deixar o nome dela apenas com um sobrenome de cada pai ou suprimir o sobrenome da avó pelo menos, esse que nem mesmo o pai possúi? Grata

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 02 de março de 2016, 19h48min

    DANIELLE

    Desde que permaneça um sobrenome paterno e outro materno é possível. Sendo menor, será necessário pai e mãe concordar.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome
    www.mudarnome.blogspot.com
    #mudarnome

    D

    Daniele Quarta, 02 de março de 2016, 20h14min

    Que boa notícia Dr. muito obrigada! Tenha uma boa noite.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 03 de março de 2016, 10h05min

    DANIELLE

    De nada. Sempre as ordens.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome
    www.mudarnome.blogspot.com
    #mudarnome

    Marcia Prado

    Marcia Prado Sexta, 08 de abril de 2016, 11h05min

    Bom dia Dr. Herbert!

    Meu filho tem 18 anos e gostaria de retirar o sobrenome do pai, e acrescentar meu sobrenome de solteira. Isso é possível? Qual seria o valor da ação?

    Obrigada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 08 de abril de 2016, 11h09min Editado

    MARCIA

    É possível incluir seu sobrenome de solteira e em qualquer posição. Mas não é possível excluir o sobrenome paterno (exceto se for constrangedor = ridículo).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sexta, 08 de abril de 2016, 11h25min

    Marcia

    Á inclusão de sobrenome materno é processo simples e rápido, e, aos 18 anos de idade, muito menos burocrático. As despesas são bastante acessíveis, e os honorários ad êxito.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 08 de abril de 2016, 12h05min Editado

    MARCIA

    É possível incluir seu sobrenome de solteira e em qualquer posição. Mas não é possível excluir o sobrenome paterno (exceto se for constrangedor = ridículo). [...] Fazer isto aos 18 anos de idade (nem antes nem depois) é bem mais simples e bem mais barato.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    T

    Thais Sexta, 08 de abril de 2016, 12h06min

    uma duvida meu filho so esta em meu sobenome Oliveira Raquel. agora o pai dele vai reconhecer e o sobrenome e Barbosa, pode no cartorio solicitar para tirar o raquel e so ficar oliveira barbosa ???

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 08 de abril de 2016, 12h26min

    THAIS

    Não. No reconhecimento de paternidade EXTRAJUDICIAL o cartório somente pode incluir o sobrenome paterno ou deixar como está. Somente no reconhecimento de paternidade JUDICIAL é que o juiz pode excluir ou substituir sobrenomes.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    V

    VCBP Quinta, 28 de abril de 2016, 15h00min

    Olá.
    O sobrenome do meu pai é Peña, conforme a grafia no idioma espanhol. Meus irmãos e eu somos a primeira geração brasileira da família.Nosso sobrenome foi registrado como "Pena", sem o til, o que provoca mudança na pronúncia e faz com que meus irmãos e eu tenhamos o sobrenome diferente do resto da família paterna. Sempre assinei como Peña e é assim que todos me conhecem. O nome da família não é Pena. Gostaria de saber se é possível requerer a mudança para a grafia correta.
    Obrigada.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 28 de abril de 2016, 15h08min

    VCBP

    Sim é possível incluir o til faltante através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. Processo simples, rápido e de baixo custo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quinta, 28 de abril de 2016, 16h02min

    VCMP

    A grafia dos sobrenomes sempre pode ser corrigida, mesmo que seja apenas quanto a um acento (que, no seu caso, faz toda a diferença), desde que comprovada a grafia original correta, através da certidão de nascimento do seu pai.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 28 de abril de 2016, 16h38min

    VCBP

    Sim é possível incluir o til faltante através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. Processo simples, rápido e de baixo custo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 02 de maio de 2016, 8h39min

    VCBP

    Sim é possível incluir o til faltante através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. Processo simples, rápido e de baixo custo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    D

    Desconhecido Quarta, 01 de junho de 2016, 14h14min

    Dr. Herbert C. Turbuk,

    Quando meu irmão foi registrado, ele recebeu o mesmo nome do nosso pai, levando o Júnior no final. Quando eu fui registrada, meu pai querendo que meu irmão e eu tivéssemos o mesmo sobrenome (Rodrigues de Oliveira). Sendo assim, eu não tenho o sobrenome da minha mãe e da família na qual eu pertenço e tenho convivo, já que não falo com meu pai e não tenho contato com a família dele. Gostaria de saber se e possível incluir o Pereira no meu nome. Não faço questão de remover o sobrenome que tenho hoje, eu gostaria só de incluir o Pereira da minha mãe.
    Além disso, irei me casar e se for possível, eu posso fazer essa inclusão no processo do casamento, porém sem incluir o nome do meu futuro marido?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 01 de junho de 2016, 14h17min

    LIVIA

    No casamento não. Somente pela via judicial (antes ou após o casamento).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Raphael Leandro

    Raphael Leandro Sexta, 03 de junho de 2016, 9h55min

    Dr. Herbert C. Turbuk,

    Meu pai possui dois filhos além de mim, ambos com o sobrenome diferente do meu, eu carrego o sobrenome Azevedo e eles Kopp (o nome de solteiro da minha bisavó). Seria possível eu trocar o sobrenome alegando que meus irmão carregam um sobrenome diferente do meu?

    Grato,
    Raphael Azevedp

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 03 de junho de 2016, 13h17min

    RAPHAEL

    É possível, desde que comprovado que sua bisavó tinha este sobrenome.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com