Diego Quarta, 15 de junho de 2016, 23h40min

    Boa noite, minha filha tem quase 2 anos. Colocamos o sobrenome da mãe da minha esposa e não o do avô materno. Logo após pesquisei muito sobre se era possível a alteração, mas nunca tive a certeza se era possível. Queríamos retirar o sobrenome da avó materna e colocar do avô materno junto com o meu. É possível? Qual o primeira coisa que tenho que fazer?
    Obrigado.

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quinta, 16 de junho de 2016, 0h39min

    Diego

    É possível requerer judicialmente a substituição de um sobrenome de origem materna por outro da mesma origem, no nome de menor. Ambos os genitores têm que concordar.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 16 de junho de 2016, 10h46min Editado

    DIEGO

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVI promovida por advogado é possível substituir os sobrenomes avoengos de sua filha menor e ainda reposicionar todos os sobrenomes. dela

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    E

    Eduardo Quarta, 22 de junho de 2016, 17h16min

    Olá, gostaria de saber sobre a possibilidade de incluir um acento agudo em uma da vogais do meu sobrenome materno, pois descobri por meio da certidão de nascimento do meu bisavô paterno que este acento existia mas se perdeu conforme as gerações da família foram surgindo.

    E se for possível realizar esta alteração, qual o procedimento e prováveis custos?

    Att,

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 22 de junho de 2016, 17h40min

    EDUARDO

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVI promovida por advogado é possível incluir o acento fatante. As demais respostas estão no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Mari Bloise Emilião

    Mari Bloise Emilião Sexta, 12 de agosto de 2016, 14h16min

    Dr. Herbert C. Turbuk,

    Boa tarde! Tenho uma dúvida muito grande quanto à essa questão toda.. vou tentar explicar o melhor possível.

    Sou brasileira e, atualmente, moro em Liverpool (UK) com o meu marido. Nos casamos há 1 ano e 1 mês (04/07/2015) no Rio de Janeiro, Brasil, e viemos pra UK no mês seguinte (tenho cidadania italiana também e meu marido veio com o Family Permit; estamos com o processo do Residence Card no Home Office já há uns meses).

    Como já estávamos com a viagem programada e queríamos vir logo, não optamos pela mudança de sobrenome na época, pra evitar a demora que seria mudar todos os nossos documentos. Porém, hoje nos arrependemos de não ter esperado e gostaríamos muito de alterar o nosso sobrenome (eu iria acrescentar um sobrenome do meu marido ao meu nome e ele iria acrescentar um sobrenome meu ao nome dele).

    É possível essa mudança daqui do Reino Unido? Temos que contratar algum advogado pra fazer isso? Qual seria o caminho?

    Qualquer informação que você puder nos dar, nem que seja o email correto pra onde devemos mandar essa questão, será muito bem vinda.

    Muito obrigada!

    Att,
    Mariana

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 12 de agosto de 2016, 14h30min

    MARI

    Quanto aos sobrenomes, é possível. Mas se o casamento ocorreu no Brasil somente um juiz brasileiro pode alterar o registro de casamento através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Pamela Alves

    Pamela Alves Segunda, 15 de agosto de 2016, 11h17min

    Olá, quando eu casei inclui o sobrenome Sousa do meu marido ,depois que tipo meu filho registramos ele com p sobrenome Alvarenga do meu marido ,gostaria de saber se posso excluir o Sousa do meu nome é por o Alvarenga para que eu e meu filho fique com o mesmo sobrenome do pai

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 15 de agosto de 2016, 12h07min

    PAMELA

    É possível tentar esta substituição de sobrenome conjugal através de ação de retificação de registro civil promovida por advogado. Veja mais no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luanda De Almeida Andrade

    Luanda De Almeida Andrade Sábado, 27 de agosto de 2016, 16h16min Editado

    Olá. Tenho um filho de 2 anos que foi registrado pelo pai como Vicente Andrade Juvino, sendo que "Juvino" é o segundo nome do pai. seu sobrenome é Silva. Esta decisão foi tomada contra minha vontade. Gostaria de saber se seria possível mudar o Juvino para o sobrenome da avó paterna, Macêdo, já que o pai não admite que se use o Silva. Existem alguma chance de conseguir isso?
    Se for possível, gostaria de saber para onde devo me dirigir (ele foi registrado em Olinda-PE) para dar início ao processo, e o que mais for necessário. grata

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 27 de agosto de 2016, 17h05min

    LUANDA

    É possível substituir o sobrenome JUVINO pelo sobrenome avoengo MACEDO através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado no forum da cidade onde você reside.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    T

    Tamara Quinta, 15 de setembro de 2016, 12h19min

    Herbert, eu so tenho sobrenome do meu pai, diferente ainda do sobrenome dos meus irmãos. Seria possivel modificar o sobrenome que tenho e incluir o da minha mãe. Como deveria proceder e qual seria a base de custo?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 15 de setembro de 2016, 14h01min

    TAMARA

    É possível incluir o outro sobrenome paterno e o sobrenome materno. As demais respostas estão no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    J

    joao roberto Quarta, 19 de outubro de 2016, 15h57min

    Saudações,
    Amigo, com relação ao sobrenome, gostaria de acrescer o sobrenome de uma avó ao meu nome, teria que proceder como foi dito anteriormente ? E com relação ao casamento, caso eu me case no futuro poderia acrescentar o sobrenome da minha avó no ato ? como deveria proceder ? E com relação à documentação, como ficaria para substituir já tendo a dupla-cidadania italiana ?
    agradeço pela atenção
    um abraço!

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 19 de outubro de 2016, 16h59min Editado

    JOÃO ROBERTO

    No casamento é possível somente incluir sobrenome do cônjuge. Inclusão de sobrenomes de ascendentes somente por ação de retificação de registro civil no forum e por advogado. O novo nome deve ser atualizado no consulado. Veja mais no site abaixo. Havendo mais dúvidas escreva no e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Valter Nascimento Junior

    Valter Nascimento Junior Quinta, 17 de novembro de 2016, 13h44min

    E gostaria de saber se há algum precedente legal ou lei que venha calhar para um individuo que queira mudar os sobrenomes para se desvencilhar de vínculos familiares. Exemplo: Sou filho de João os Santos e me chamo José dos Santos porem, por motivos pessoais, não quero mais ser reconhecido com o sobrenome "dos Santos" mas, não quero excluir a paternidade. Existe algo que eu posa fazer quanto a isso?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 17 de novembro de 2016, 13h54min

    VALTER

    Sim, é possível substituir o sobrenome paterno ou materno por sobrenomes avoengos. E deve ser através de ação de retificação de registro civil no forum e por advogado. Veja mais no site abaixo. Havendo mais dúvidas escreva no e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    Viviane de Sousa

    Viviane de Sousa Terça, 22 de novembro de 2016, 10h57min

    Olá Dr. Herbert.
    A família do meu pai possui um sobrenome mas o meu pai não o possui, somente as minhas tias e primos. No meu nascimento meu pai tentou incluir no meu sobrenome e falaram que não era possível por ele não ter no dele. Tenho 28 anos e acho meu sobrenome muito popular e gostaria de incluir esse sobrenome específico da família, é possível?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 22 de novembro de 2016, 11h11min Editado

    VIVIANE

    Se este sobrenome pertenceu aos seus avós é possível incluí-lo diretamente ao seu nome e em qualquer posição. E deve ser através de ação de retificação de registro civil no forum e por advogado. Veja mais no site abaixo. Para eu poder informar com mais detalhes, escreva-me no e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    I

    isaias Domingo, 25 de dezembro de 2016, 23h44min

    Dr. Herbert C. Turbuk,

    Gostaria de saber se é possivel fazer alteração do meu ultimo sobrenome (nome do meu pai) por outro sobrenome que eu desejar, sendo menor de idade?