H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 10 de julho de 2013, 19h24min

    ANDERSON

    SUA PERGUNTA:
    Até que ponto posso incluir o sobrenome de antecedentes considerando a árvore genealógica? Desculpe se soar estúpido e infeliz minha pergunta, mas se eu tiver documentos de meu trisavô, posso incluir seu sobrenome ao meu? Pergunto por possibilidades. É importante pra mim. É possível incluir mais de 1 sobrenome? A posição do sobrenome que vou incluir.. será por último obrigatoriamente ou posso colocá-lo um pouco antes. Muito obrigado.

    RESPOSTA:
    Na linha de ascendente em linha reta (pai, avô, bisavô, trisavô etc) é infinito. O problema será em incluir sobrenome de ascendente que nunca residiu no Brasil. Neste caso terá que providenciar o registro civil dele no país estrangeiro com tradução juramentada no consulado brasileiro. É possível incluir mais de um sobrenome.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    R

    Rodrigo_Campos Terça, 23 de julho de 2013, 22h39min

    Cristina, Boa noite

    Tenho um caso parecido com o seu. Acho que podemos nos ajudar.
    Segue meu e-mail, você pode entrar em contato por favor?
    [email protected]

    Obrigado

    A

    aninha ms Domingo, 11 de agosto de 2013, 0h31min

    Olá td? Gostaria de saber se posso acrescentar o sobrenome da minha bisavó que no caso se chama Anna Dytz Rydleswki, ou só pode o da avó? queria muito mudar e adquirir cidadania Russa.

    Aguardo reposta se conseguir ficarei muito feliz!!!

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 11 de agosto de 2013, 5h28min

    ANINHA

    É possível incluir os dois sobrenomes de sua bisavó falecida diretamente ao seu sobrenome. Mesmo se a finalidade não fosse dupla cidadania.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    A

    aninha ms Domingo, 11 de agosto de 2013, 12h55min

    Muito Obrigada Dr. Herbert

    A

    aninha ms Domingo, 11 de agosto de 2013, 14h09min

    Dr. sabe me informar se com a identidade da minha vó consigo a inclusão ? Sera que consigo tirar o do meu pai e acrescentar o da bisa pois se nao ficara bem grande
    Ana karla bruno da silva Dytz Rydleswki sem o da silva ficara um pouco menor

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 11 de agosto de 2013, 14h36min

    ANINHA

    Será necessário registro civil (certidão de casamento) de seus pais e de seus avós que comprovem que você é bisneta e que sua bisavó tem o sobrenome pretendido. Nenhum outro documento supre a necessidade do registro civil. Se você não tiver, basta comparecer no cartório de registro civil onde eles casaram e pedir 2a. via.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    A

    aninha ms Domingo, 11 de agosto de 2013, 15h26min

    Dr. certidão de óbito da minha vó copia autenticada serve mais a certidao de casamento de meus pais? Demora muito para sair o resultado?

    A

    aninha ms Domingo, 11 de agosto de 2013, 15h35min

    entao é possivel adicionar o sobrenome ate da trisavó?

    A

    aninha ms Domingo, 11 de agosto de 2013, 16h09min

    Dr. no caso minha bisavó Sophia Dytz Rydleswki casou com meu bisavô Manuel quitana filho sera que mesmo assim consigo colocar o Dytz e o Rydleswki?

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 11 de agosto de 2013, 16h14min

    ANINHA

    Sim, desde que consiga a certidão de casamento dela. Além das demais certidões que escrevi anteriormente. Agora você deve consultar pessoalmente um advogado cível de sua cidade. Encerro por aqui.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    L

    lidia21 Domingo, 01 de setembro de 2013, 22h09min

    Óla!
    Quando me casei eu quis tirar um sobrenome e no cartório me falaram que não podia mais tirar, somente incluir o do marido, mas eu fui percebendo que todo mundo tirava. Minha pergunta é eu posso tirar um dos sobrenomes mesmo já casada e trocar o sobrenome do marido, pois fiquei com o sobrenome diferente do da minha filha?
    E minha outra pergunta é se posso acrescentar outro sobrenome do meu pai ao meu?
    Obrigada!!

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 02 de setembro de 2013, 6h42min

    LIDIA

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL será possível incluir o sobrenome de seu pai ao seu. A oportunidade de excluir sobrenomes de solteira foi no casamento. Agora não é mais possível excluir. Acredito que este impedimento em breve deixará de existir.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    J

    Junior Fleming Terça, 17 de setembro de 2013, 11h02min

    Por favor, me ajudem!

    Pode a mãe incluir um sobrenome no filho sem autorização do pai?

    Tenho um filho de 5 anos e a mãe dele quer incluir um sobrenome dela e eu quero incluir um sobrenome meu, só que ela não quer que seja incluído o meu sobrenome, somente o dela. Ela pode incluir um sobrenome dela no meu filho sem a minha autorização?

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Terça, 17 de setembro de 2013, 11h11min

    JUNIOR

    Processualmente sim, haja vista que a procuração judicial para o advogado pleitear em juízo pode ser assinada somente por um dos genitores. Bem como, não haver necessidade de anuência expressa do outro genitor.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    J

    Junior Fleming Terça, 17 de setembro de 2013, 12h42min

    Dr Herbert, boa tarde!

    Existe uma possibilidade de eu impedir isso?

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Terça, 17 de setembro de 2013, 13h02min

    JUNIOR

    Logo que o processo for ajuizado você poderá o impugnar e pedir a inclusão do seu sobrenome também, via advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    J

    Junior Fleming Terça, 17 de setembro de 2013, 13h04min

    Muito Obrigado Dr Herbert!!!

    C

    Carlinha_sa Segunda, 23 de setembro de 2013, 22h55min

    Olá. Gostaria de saber se é possível incluir o sobrenome da mãe no nome de casada pois tirei quando casei porque achei que era obrigado a tirar, então fiquei só com o sobrenome do pai e do marido.
    É possível fazer essa inclusão? Como devo proceder?

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Terça, 24 de setembro de 2013, 5h30min

    CARLINHA

    É possível incluir o sobrenome materno, mesmo após ter excluído o mesmo sobrenome quando casou. Sendo necessário ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com