Bom dia atodos, Vendi um veiculo ano 95 e o comprador ficou no dia da compra, à vontade para fazer toda as inspeções visuais, andou com o carro e por fim o adquiriu. Andou mais uns 100 km até sua residencia e no dia seguinte me telefonou que estava ouvindo ruido estranho no motor. Levou a um mecanico de sua confiança que disse que o ruido poderia ter sido por falta de oleo, etc e agora está com problemas. Estou em uma situação que vendi o carro de meu uso diairio, de boa fé, sem ter nenhum problema e agora o comprador está solicitando que eu cubra a manutenção . O que eu faço ?

Respostas

    Daniel Do Prado Amaral

    Daniel Do Prado Amaral Segunda, 23 de março de 2015, 14h34min

    De acordo com o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor, na compra de bens duráveis o consumidor tem o prazo de 90 dias para reclamar de vícios (defeitos) de fácil constatação.

    A garantia legal de 90 dias abrange todas as peças que compõem o veículo e o fornecedor não poderá se exonerar da obrigação de responder por todo o produto, conforme prevê o artigo 24 do mencionado Código:

    "A garantia legal de adequação do produto ou serviço independe de termo expresso, vedada a exoneração contratual do fornecedor".

    S

    sergio paulo Sexta, 24 de abril de 2015, 16h14min

    ola comprei um carro e dois dias depois levei ao mecânico e constatou o carter rachado e colado com durepox, por onde vazava óleo, mas vazava somente quando o óleo estava quente...quando esfriava parava de vazer...... essa colocação de durepox caracteriza má fé? (o carro apresentou outros problemas também..)

    Sidney Wirth

    Sidney Wirth Quinta, 14 de maio de 2015, 20h20min

    amigo vendi um carro ano 94 deixei eles olharem tudo e fazer tudo com o carro porem o veiculo tinha um vazamento de oleo avisado por min para o comprador ue tinha de arrumar imediatamente e eles me deram mil reais de entrada e parcelaram 6.000.00 no cheque sendo que nao arrumaram o veiculo como combinado deu ploblema no motor como previsto e vieram me devolver o veiculo e me ameasaram pra devolver a entrada e pagar por despesas .nao devolvi a entrada pois fiquei com um prejuizo de muito mais da entrada mais continuo recebendo ameaças o gue fazer

    A

    ALEXANDRE Sexta, 10 de julho de 2015, 18h37min

    É bem complexo esta questão, por um lado temos o comprador, que como foi dito aqui, assume o risco da compra, então o minimo que o comprador tem a fazer, é submeter o veiculo a todas as avaliações possíveis.
    Notamos que em alguns argumentos aqui postados, que na verdade houve arrependimento da compra, e no intuito de desfazer a negociação, alguns usam o CDC a seu favor.
    É muito simples, leve o veiculo ao seu mecanico, funileiro, eletricista etc..., e se tome sua decisão.
    Presenciei casos que uma simples instalação de um aparelho de som, comprometeu todo o sistema de injeção do veiculo. Ai eu pergunto: É culpa do vendedor, é vicio oculto?, como provar a causa do problema, ja que certamente o comprador negara a instalação do som.
    Se instalarmos um jogo de rodas não original no veiculo, toda a suspenção é comprometida, a simples troca de lampadas originais por mais potentes causa danos.sem contar a manutenção, que talvez por ignorancia do comprador não é correta.
    Carro usado é um risco, pode ser um bom ou mau negocio, talvez a de se pensar em sacrificar um pouco mais e adquirir um veiculo Ok.
    Resumindo: existem vendedores que agem de má fé, mas também a compradores que agem de má fé.

    Dionisson Andrade Michelotto

    Dionisson Andrade Michelotto Sexta, 18 de setembro de 2015, 10h42min

    Olá pessoal. Tenho uma nova pergunta.
    No caso que comprei um carro com o problemas no motor e ter como comprovar que quem me repassou o carro sabia das avarias e não me informou dos problemas, tem como cobrar as despesas do conserto?
    Pois casualmente comprei o carro, levei no mecânico fazer as preventivas e revisões, pois de vez enquanto ouvia umas pequenas batidas no motor, e na revisão o mecânico constatou que o carro estava com óleo mais grosso do que o recomendado pelo fabricante. Após troca do óleo pelo o correto, o barulho das batidas no motor ficaram muito intensas, onde autorizei o mecânico abrir o motor para ver o que tinha de errado. Resumindo, o motor estava com desgastes excessivos nos tuchos, balancins e nos anéis dos pistões, onde óleo mais grosso mascarava esses defeitos, defeitos não por desgaste normal, mas sim por preventivas mal feitas, como provável falta de óleo ou utilizar o mesmo olho por muitos km rodados...
    Bem, a principio eu já sabia que se comprar carro de pessoa física não existe garantia alguma. Mas casualmente deu um problema de documentação na hora da transferência, pois tinha pendência de troca de placas da transferência anterior. E como o carro de quem eu comprei estava ao poder do mesmo com procuração, ele não poderia resolver o problema, então eu tive que entrar em contato com o que vendeu o carro a ele para regularizar a placa para dar inicio à transferência do carro a mim. Daí eu sem falar nada a ele, ele perguntou se quem me vendeu o carro me avisou que o carro está com problema do motor e eu respondi que não. E informalmente, através por conversa de mensagens tem como provar que ele sabia que o carro estava com problema. Alguém pode tirar dúvida se tem como recorrer nessa questão? E se nas próximas compras com pessoas físicas tem como fazer um contrato de garantia via cartório, não necessariamente de 3 meses mais no mínimo umas duas semanas para o comprador conhecer o carro? Obrigado!

    senhor x

    senhor x Sábado, 24 de outubro de 2015, 17h08min

    Oi eu vendi uma moto 2006 o comprador dias antes olhou a moto e fechou negócio acinou o documento de compra e venda cinco dias depois ele falo que a moto apresentou um monte de defeito se eu não pagasse ele ia recorre na justiça oque eu faco?

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    J

    Jonas Santos Domingo, 22 de novembro de 2015, 23h25min

    Boa noite, comprei um veículo de particular e percebi que ele é sinistrado, o vendedor não me informou nada. Posso acusar o vendedor de estelionatario? Obrigado boa noite

    W

    Wilson São Paulo/SP 319436/SP Terça, 24 de novembro de 2015, 6h52min

    Jonas

    Estelionatário não, mas pode tentar desfazer o negocio juridicamente por vícios.

    Basta contratar um advogado e entrar com ação contra o vendedor.

    Wilson

    K

    Kah Gomes Terça, 01 de dezembro de 2015, 15h49min

    Boa tarde , eu tinha um tempra e troquei em uma rd 350 , ao fazer o negocio eu disse ao comprador que o carro estava com o motor batido e que estava saindo agua pela junta do cabeçote,e disse para ele que eu nao sabia o que teria que ser feito para concertar o motor e disse que tinha caido em uma possa de agua com o carro e dai entao o carro nao funcionou mais ai ele perguntou se eu tinha dado tranco eu disse que sim, ai no ato da troca eu voltei o valor de 1.500 reais em dinheiro para ele ,e vendi o carro para ele sem as rodas, ele veio com umas rodas colocou menos parafusos e no caminho a roda se soltou amacando o paralama, ai depois de quase um mes ele vem me disser que o motor por dentro esta emferrujado e que vai ter que fazer a parte de cima e de baixo e ele quer que eu dou um cabeçote porque o que esta la nao da mais retifica e quer que eu dou as peças para ele concerta o motor , no ato da troca ele me fez assinar um contrato de compra e venda no qual eu assinei e la esta dizendo que eu dei garantia no motor mas como eu vou dar garantia em uma coisa que esta com problema ? Ai agora ele quer que eu pague o concerto sendo que ele ja comprou sabendo que estava com problema, eu propus desfazer o negocio mas que ele me devolva os 1.500 e que concerte o paralama amacado e pinte e me devolva o som do carro que ele vendeu tambem e agora ? se ele entrar na justica eu perco ?

    João Victor Guedes

    João Victor Guedes Segunda, 12 de setembro de 2016, 13h44min

    Boa tarde, eu comprei um gol 2006/2007 exatamente a 1mes atrás , levei no mecânico e show comprei o carro! O carro estava fazendo barulho e eu não sabia o que era, levei no mecânico e ele me disse que é a caixa de marcha , eu só percebi o barulho pq atingi a velocidade de 80km/h que se nota ! Como o mecânico ia saber desse defeito ? Comunique o dono e ele nem me responde direito

    WS

    WS Quarta, 01 de fevereiro de 2017, 21h19min

    Boa noite , vendi um veículo Classic 2007em perfeitas condições e depois de 3 dias o comprador levou ao mecânico e me ligou falando que precisava trocar a ventuina e a junta da tampa de válvula . Eu fui lá e paguei . E se passaram 24 dias o comprador me manda mensagem dizendo que o motor parou e um vídeo do cabeçote aberto em em seguida o valor do conserto , e em baixo a ameaça dizendo que se eu não pagasse ele ajuizaria uma acao na justiça e seria pior ! Nesse caso o que posso fazer ? Pois sou leigo no assunto !

    WS

    WS Quarta, 01 de fevereiro de 2017, 21h19min

    Preciso da ajuda de vcs !

    WS

    WS Quarta, 01 de fevereiro de 2017, 21h21min

    Obs o carro ele vendeu pra outra pessoa ! Ele poderia ter vendido mesmo ele pondo na justiça ,? Pq acho que vai passar por perícia !

    Henrique Neres

    Henrique Neres Segunda, 06 de março de 2017, 13h03min

    Bom dia,

    Tinha um veículo, um fiat stilo e coloquei ele a venda para poder pegar o dinheiro e dar como parte da entrada em um apartamento. Apareceram dentre algumas propostas, uma que me interessou. A troca por um ford ecosport com o valor aproximado de tabela do meu fiat stilo. Realizei a troca normalmente e fiz a transferência para o meu nome, fiz a troca devido o ford ecosport ser um carro mais fácil de vender. E realmente foi. Um mês mais ou menos após anunciar ele, apareceu uma compradora, ela andou com o carro, fez alguns comentários acerca do estado do veículo, inclusive acerca de um vazamento de óleo que ela teria que verificar e pediu para dar um prazo no pagamento após dar uma entrada no veículo, eu aceitei sem problemas e realizei a venda. No momento da transferência, cerca de 3 semanas depois, ela me ligou, disse que o verificador do detran de Belo Horizonte disse que o motor tinha sido trocado e que iria apreender o veículo e que iriam atrás de mim para prender se não fosse lá no mesmo dia, saí correndo de onde estava e chegando lá, fui com elas até o detran da minha cidade (Ibirité) para pegar um documento que pediram, pegamos e o policial civil disse que o outro vistoriador estava doido e que não tinha nada disso, que quando eles fizeram a transferência para o meu nome, verificaram tudo isto e estava 100% ok. Voltamos correndo para o detran e chegando lá ele disse que agora queria o mesmo documento de uma outra cidade, de 4 anos atrás quando o motor havia sido trocado e que o motor era um motor inferior e que só iria liberar se a vistoria fosse feita por um despachante. Nisto ele tinha retido o recibo do carro. Então antes de ir na outra cidade, conversamos com o chefe da vistoria e ele olhou no sistema e disse que estava normal, e mandou o outro policial civil devolver o documento. Ele devolveu e ficou falando na cabeça da compradora que o motor não era o mesmo, que era inferior. Como não entendo nada disso, fiquei calado, mas depois descobri que o motor é exatamente o mesmo, que nem é possível colocar o motor de um carro em outro se não for o mesmo modelo de motor, um idêntico e que esteja regular. E este estava. Na saída ele ainda veio falar comigo que não ia liberar o carro a não ser que nós passássemos o carro para um despachante fazer a vistoria por nós. Depois disso tudo, a compradora disse que não queria mais o carro e queria o dinheiro de volta. Disse que já havia passado o dinheiro pra frente e depois de vermos algumas possibilidades, pedi que me autorizassem a vender o carro, anunciar ele e ele continuasse na casa delas. Elas disseram tudo bem, mas sempre insistindo que queriam o dinheiro de qualquer forma e que elas tem o direito de desistir e queriam senão iriam entrar na justiça. Passados uns dois dias, ela transferiu o veículo já pro nome dela e falou que agora queria negociar, o que eu podia propor pra ela (sendo que antes ela não queria nem ver mais o veículo e que era pra eu pedir a segunda via pro meu nome pra podermos desfazer o negócio). Disse que poderia diminuir mil reais do valor original que havíamos negociado de 19 mil para 18 mil, ela negou e então eu disse que não queria prejudicar elas e que queria resolver logo isso e que poderia devolver então dois cheques dos 5 que ela me passou, sendo cada um de R$ 800,00 dando um total de R$ 1.600,00.
    Mesmo assim ela não aceitou e eu fiz a minha última proposta já tomando muito prejuízo para resolver isso de forma amigável, falei que passaria o carro para 17 mil, dando 2 mil reais de desconto por causa desse detalhe da troca de motor (que está 100% regular) que não sabia. Então ela veio com a seguinte declaração: "Não aceito e não vou pagar mais nenhum centavo do que já paguei", dando a entender, que ela queria que eu deixasse o carro por R$ 15.000,00 que foi o valor que ela me passou de entrada e eu devolvesse os 5 cheques de R$ 800,00 cada que aceitei que dividissem o restante para completar os R$ 19000,00. Ou seja, ela quer que eu pague um motor novo para o carro. Disse que não poderia aceitar pois já estava tomando muito prejuízo sem ter culpa e nem saber desse detalhe que inclusive diferentemente do que o rapaz do detran disse, o carro está sim 100% regular, tanto que já passou por 3 transferências depois da troca (com a dela 4), sem problema nenhum e que não posso jogar meu dinheiro tão suado no lixo por algo que não tem problema nenhum. O motor é 100% regular e idêntico ao original, sendo este um processo comum de acontecer. Só que nem eu nem ela sabíamos disso e também não verificamos quando negociamos. Agora ela me ameaçou de entrar na justiça. Disse que não posso abaixar mais o preço e que ela pode entrar. Mas que vou continuar correndo atrás do dinheiro para desfazer a negociação, pois não quero dar prejuízo em ninguém. Neste caso, como devo proceder? Já procuro um advogado? Pois já estou ficando sem dormir de preocupação por causa desse problema. Obrigado. Abs.

    I

    Ivna Ponte Sexta, 05 de maio de 2017, 17h27min

    Comprei um carro na terça-feira (2), é cerca de 40 minutos a 1h após recebermos o carro, o mesmo começou a esquentar e fumaçar. Parei o carro, chamei um mecânico, e o mesmo ao abrir o capô constatou que o radiador não continha uma gota d'água, o ventilador do radiador estava quebrado bem como outras peças danificadas. Uma das mangueiras estava com uma gambiarra amarrada com liga e fita isolante. O prejuízo só de peças ficou em mais de 800 reais fora a mão de obra. Na mesma hora do ocorrido entrei em contato (via whatsapp) com o vendedor que me informou que o carro tinha que por água no radiador toda semana, que ele esquentava. Quando questionei como ele vendia um carro com problemas, ele me respondeu que não tinha obrigação de me avisar dos "bizus" do veículo. O mecânico informou que se eu tivesse rodado mais 5km o motor tinha batido. Gostaria de saber como devo proceder?! O carro foi comprado a vista, o dut eletrônico foi feito. Eu tentei negociar que eles pagassem pelo menos uma das peças pra amenizar o prejuízo, mas eles querem me passar uma peça usada, de segunda mão, eu não acho justo. Vi voces falando do vício redibitório ou oculto. E gostaria de uma ajuda!