Minha filha tem seis meses, ela recebeu o nome do pai, uma escolha que eu não queria. Sofro muito com isso, tenho crises nervosas e vou começar um tratamento psiquiátrico. Além dela, tenho dois meninos de 8 e 3 anos que também estão sofrendo por me verem sempre tão aflita e chorando. Essa menina é a filha dos meus sonhos que recebeu o nome errado e esse fato tem trazido sofrimento a minha casa. É possível mudar o nome do bebê se isto tem causado problemas psicológicos na mãe? Há precedentes positivos neste caso?

Respostas

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Segunda, 04 de abril de 2016, 16h27min Editado

    Paty Flor

    É possível alterar o nome do seu filho através de ação judicial proposta através de um advogado. O pai terá que concordar. A ação é ráida, o custo é acessível, e os honorários são devidos só no final, se procedente a ação.

    Atenciosamente,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 05 de abril de 2016, 12h47min Editado

    PATY

    Desde que pai e mãe concordem é possível alterar ou substituir nome ou sobrenome de filho menor através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.turbuk.webnode.com
    www.mudarnome.blogspot.com

    Kamila Silva

    Kamila Silva Sábado, 02 de julho de 2016, 15h01min

    Quero mudar o segundo nome da minha filha pois foi o pai quem colocou e eu nao quis o q eu faco

    Kamila Silva

    Kamila Silva Sábado, 02 de julho de 2016, 15h02min

    Também nao tenho dinheiro pra pagar um advogado nao sei o que eu faco estou desisperada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 02 de julho de 2016, 15h22min

    KAMILA

    Tente a nomeação de um advogado gratuito na Defensoria Pública ou na OAB de sua cidade.

    HERBERT C. TURBUK
    www.turbuk.webnode.com

    S

    Suelem Sexta, 29 de julho de 2016, 14h27min

    Posso mudar o nome.do meu bebe? O nome dele ta sendo zuado? E composto so quero tira o primeiro

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 29 de julho de 2016, 14h31min

    SUELLEM

    Pode através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL movida por advogado. E deve haver concordância de pai e mãe devido ser filho menor.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    D

    Danielly Quarta, 02 de novembro de 2016, 14h25min

    Oi minha filha se chama Edhuarda Karolynie ela t 9 anos quando eu e meu esposo escolhemos o nome dela eu queria algo diferente pra ele o que eu fizesse estava bom hoje a Edhuarda tem 9 anos e se incomoda muito com as diferenças no nome dela principalmente o h de Edhuarda eu gostaria de mudar para não constrange-la mais perante as professoras e amigos da escola será que e possível tirar algumas letras dos dois nomes dela assim ficaria Eduarda karoline?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 02 de novembro de 2016, 14h42min

    DANIELLY

    É possível alterar os prenomes de sua filha na forma pretendida através de Ação de Retificação de Registro Civil no forum e por advogado. Veja mais no site abaixo. Havendo dúvidas, pergunte-me no e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    R

    rafaella Terça, 24 de janeiro de 2017, 21h29min

    Eu gostaria de acrecentar o Silva no registro do meu filho ele ten um ano ?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 25 de janeiro de 2017, 11h51min

    RAFAELLA

    Sim, pelo processo acima.

    Karina

    Karina Domingo, 05 de fevereiro de 2017, 10h28min

    É possível alterar primeiro nome composto de criança de 2 anos? Meu filho tem um nome composto, sempre pensei em um nome pequeno e simples, porém na gestação não sei o que aconteceu que acabei aceitando colocar o nome do meu marido no nome do meu bebê, ficando assim um nome composto. Não consigo me acostumar com esse nome composto, sofro muito. Eu o identifico apenas pelo segundo nome e me confundo toda quando o chamam pelo primeiro nome. Minha familia já sabe disse o chama só pelo segundo nome. Tem sido difícil, tento me acostumar com o nome, faço de tudo, tento mesmo. Mas acabo sempre me arrependendo e me sentindo culpada pela escolha. Tenho crises de ansiedade e depressão por isso. O nome composto nao é constrangedor, mas é totalmente desnecessário os dois nomes. Não gosto e me arrependo. Quero tirar o primeiro nome e manter apenas o segundo. Será que seria possivel?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 05 de fevereiro de 2017, 10h34min

    KARINA

    Considerando a pouca idade ainda é possível tentar excluir o primeiro prenome através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas e respostas, documentos, prazos, meu e-mail etc).

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    Karina

    Karina Domingo, 05 de fevereiro de 2017, 10h41min

    Obrigada pela resposta! O senhor tem alguma jurisprudência positiva de casos semelhantes para me indicar? Grata!