fiz uma casa no quintal de minha mae, com seu consentimento, financiei a obra na Caixa, por 8 anos, e agora ela não me dá privacidade, invande a casa e diz que é dela.Posso alugar a casa? Gostaria de pedir indenizaçao pela obra, é possível ? Posso força-lá a me vender essa parte do terreno?

Respostas

    E

    elaine vale Quarta, 18 de dezembro de 2013, 10h07min

    coloquei um terreno no nome do meu filho na época menor, construi uma casa a qual a justiça itinerante na minha separação com o meu ex marido determinou que a construção em meu nome, porém o terreno esta no nome do meu filho. Quero saber se meu filho quiser vender o terreno se ele precisa de uma autorização minha, já que possuo um documento dizendo que a casa ficou para mim?

    J

    JustDouglas Suspenso Segunda, 23 de dezembro de 2013, 2h00min

    Não, ele não precisa de sua autorização, mas terá de lhe indenizar pela construção da casa.

    R

    Reinan Scharffer Sábado, 11 de janeiro de 2014, 13h51min

    eu liberei meu padrasto e minha mãe a construir no terreno q esta no meu nome, na escritura consta a metragem e uma casa de moradia, foi destruída essa casa para construção de outra só q agora eles não deixam eu construir no terraço qual são os meus direitos?

    M

    MM Jovel Suspenso Sábado, 11 de janeiro de 2014, 14h13min

    Ao usar o terraço deles amanhã vc pode resolver mandá-los sair, e ai, como vc vai fazer??

    Eles tem direito a negar o uso da laje deles. O terreno é seu, mas a construção não.

    V

    VALDEMEIDA Terça, 22 de julho de 2014, 10h33min

    tenho um terreno com toda documentação em meu nome,dei um pedaço do meu terreno para minha mãe o qual foi constroido com a ajuda de 9 irmãos inclusivo minha mãe, agora meu pai morreu e minha mãi foi morar com minhã irma, a casa está sendo alugada para pagar o aluguel da minha irmã, quero saber se este contrato de aluguel pode ser feito em nome da minha mãe ou em meu nome e e també qual será os direitos da minha mãe,dos meus 9 irmãos e também dos meus direitos caso eu resolva a ficar com tudo já que toda documentação está em meu nome? outra pergunta se minha mãe morrer tenho que pagar alguma coisa para meus irmãos?

    M

    Marilene Reis Terça, 22 de julho de 2014, 14h26min

    Olá! Estamos muito aflitos.
    25 anos atrás meus sogros moravam com a mãe dele que já era viúva. Para q o filho não Fosse embora, a mãe cedeu o fundo do terreno para ele construisse sua casa,ele só aceitou construir mediante documento registrado em cartório dizendo q ela cede o terreno para q ele faça a construção,só não pode alienar sem a autorização dela ou dos outros filhos. Tempo depois meu sogro foi embora pra viver com outra mulher e deixa minha sogra com os dois filhos na época menores. Há alguns anos a mãe dele vem precisando de cuidados e como ela morava apenas com um neto era minha sogra q ajudava apesar de as duas não se darem bem. Agora a sogra de minha sogra está na UTI,e os 7 filhos q nunca se importaram com a mãe estão querendo brigar pelas casas,dizem q minha sogra não tem direito a nada. Hoje mora minha sogra,meu esposo e nosso filho prematuro com 3meses. O que vamos fazer se não temos para onde ir. No divorcio ficou acordado q meu sogro cedia o direito dele para minha sogra. O que pode acontecer? Precisamos de orientação.

    A

    Alan Lilian Jesus Quarta, 03 de setembro de 2014, 19h07min

    Minha casa é herdada. Porém, a trinta anos atrás, meu sogro construiu um muro que excede o tamanho do nosso terreno em 80 centímetros, no lote ao lado. Há 15 anos esse lote ao lado foi vendido para um outra pessoa que sabia dessa situação. Agora essa pessoa que derrubar o muro alegando que vai recuperar a parte dela, porém se eu entregasse esses 80cm eu perderia minha garagem. Espero tentar com uma petição para usucapião, será que consigo?

    G

    [email protected] Domingo, 14 de dezembro de 2014, 17h59min

    construir uma casa no terreno da minha mãe e meu irmão coloco a caixa de água da casa dele encima da minha sem minha autorização como eu posso fazer agora ele quer mada em tudo gostaria de saber os direito de todos que moram no quintal samos em 5 irmão quatro mora no quintal.

    Nayara Izami

    Nayara Izami Terça, 06 de janeiro de 2015, 16h38min

    Boa Tarde! Gostaria de saber melhor sobre construir uma casa em um lote que não e meu.
    Eu e meu noivo estamos pensando em construir no lote que hj ele mora, com a mãe e irmão em uma casa e em outras duas casas moram o tio com a esposa e filha e na outra a tia com uma filha. O lote esta em nome do vô dele que e falecido a maisss de 30 anos e no total são total 6 filhos.... Gostaria de saber detalhes sobre o que podemos ou não e o que temos direito não ??? Qual a melhor escolha para esta cituação, construir ciente de tudo ou não construir de jeito nenhum??

    Paulo Andre

    Paulo Andre Domingo, 11 de janeiro de 2015, 7h34min

    fiz uma casa no terreno do meu pai, casei e separei e minha ex ta querendo q eu venda a casa pra dividir com ela ela tem direito?

    R

    Rafael F Solano Domingo, 11 de janeiro de 2015, 23h31min

    Claro que nao!! O terreno nem é seu!!

    O que ela tem direito é a metade do que vcs gastaram na construção.

    R

    Rafael F Solano Domingo, 11 de janeiro de 2015, 23h32min

    Nayara, o terreno nem é de seu namorado, para algum dia ele vir a ter direito os pais dele terão de morrer e isso sem antes terem se desfeito do referido terreno.

    Ingride Aquino

    Ingride Aquino Segunda, 04 de maio de 2015, 15h03min

    Boa Tarde !
    Meu sogro tem um terreno onde ele possui uma casa onde mora e meu cunhado tem outra casa?
    O terreno não tem escritura, só tem compra e venda e está sendo mapeado por um topógrafo.
    Ele permiti que eu construa no terreno. Quero pedir o construcard da caixa e para isso ele vai fazer um contrato de compra e venda de um pedaço desse terreno, eu não tenho dinheiro no momento para fazer o desmembramento. Gostaria de saber se com esse contrato de compra e venda tenho garantia que a casa é minha e se a Caixa economica aceita o contrato de compra e venda para financiar a construção?
    Desde já agradeço a atenção.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 04 de maio de 2015, 16h20min

    Entendo que vc só terá a posse de um pedaço do terreno, considero dificil da CEF conceder o empréstimo.

    Kessi Diniz

    Kessi Diniz Quarta, 17 de junho de 2015, 21h39min

    A MÃE DA MINHA AMIGA PERMITIU QUE O SEU NAMORADO FIZESSE A CONSTRUÇÃO DE UMA CASINHA ATRÁS DA CASA DE SUA MÃE, MAS O RELACIONAMENTO NÃO DEU CERTO. ENTÃO O EX-NAMORADO DA MINHA AMIGA DIZ QUE NÃO VAI SAIR DE LÁ ATÉ RECEBER TODO O VALOR QUE NA CASINHA GASTOU, E AINDA AFIRMA QUE VAI LEVAR AMIGOS E NOVA NAMORADA PARA FREQUENTAR A CASINHA. O EX-NAMORADO DA MINHA AMIGA TEM O DIREITO DE PERMANECER LÁ NA CASINHA ATÉ RECEBER TODO O VALOR DO QUE GASTOU OU ELE DEVE, CASO A DONA DO TERRENO EXIJA, MORAR EM OUTRO LUGAR ENQUANTO RECEBE O VALOR? > ELA QUER PAGAR A ELE, MAS ELE ESTANDO FORA DO SEU TERRENO E NÃO MORANDO LÁ NO MESMO TERRENO QUE A EX-SOGRA E A EX-NAMORADA!

    R

    Rafael F Solano Quarta, 17 de junho de 2015, 22h05min

    O terreno é da mãe da ex companheira dele, portanto, ela pode exigir que ele saia a qualquer momento, até mesmo podendo registrar BO e o enquadrar na Lei Ma da Penha se necessário, isso não vai tirar dele o direito a indenização, mas o valor será apenas a metade do gasto na construção.

    Kamilla Lima

    Kamilla Lima Terça, 18 de agosto de 2015, 22h44min

    Minha pergunta e o seguinte fiz a minha casa em cima da casa da minha avó. Só q ela faleceu. Agora meu avô quer vender a casa ele pode vender comigo morando em cima da casa ou ele tem q me pagar alguma indenização?

    C

    Carlos Bonfim Quinta, 24 de setembro de 2015, 11h52min

    O imóvel pertence a quem financiou até a quitação, o provável desmembramento só quando o imóvel for quitado, portanto qualquer obrar acrescida sem alvará, é ilegal.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 24 de setembro de 2015, 15h44min

    Kamila, se seus avõs não lhe venderam a laje, esta ainda é deles. Seu avô pode vender a casa dele sem a menor dúvida, ele apenas terá de lhe indenizar pelo gasto na construção.

    N

    Natalia Torres Terça, 08 de dezembro de 2015, 6h59min

    Bom dia.

    Fiz minha casa no terreno da minha tia.com consentimento dela e de seus filhos, a filha mais velha tem a procuração da minha tia e do padrasto dela, e esse terreno esta em processo pois não tem uma documentação completa, e o que parece que advogada ganhou a causa e vai sair a papelada, só que tem um problema, sempre tem uma briga, e gostaria de saber, por eu não ter nenhuma documentação da casa por que ela não quer nem fazer um contrato informando que aquele pedaço de terreno é meu, oque posso fazer. tambem existe outro problema o terreno era 5 por 25 metros, contratei uma empresa de terraplanagem e gastei 4 mil reais, e ela me informou que agora esse pedaço onde gastei esse dinheiro não é meu. oque eu posso fazer.