Boa tarde. Preciso de uma orientação e desde já agradeço aos que puderem me ajudar.

Sou divorciada há 8 anos, tenho um filho de 10 anos, o qual possuo o guarda. Reconstrui minha vida e tenho hoje uma relação de 3 anos e um filho de 8 meses do meu atual companheiro. Meu marido, foi chamado a trabalhar numa empresa em outro estado. A questão é: posso me mudar de estado tendo a guarda do meu filho? É preciso autorização judicial? Ou autorização do pai? Ele pode me vetar de alguma forma?

Como ocorre este processo?

Grata.

Respostas

    Katlen Ferraz

    Katlen Ferraz Terça, 20 de janeiro de 2015, 23h46min

    Corrigindo a mensagem a cima ja que estou no celular e ela foi incompleta e errada.
    Tenho um filho de 2 anos e 7 meses.. Nao fui casada com o pai dele morei junto por quase 3 anos. No momento da separacao ele ficou comigo e o pai pegando de 15 em 15 dias por 3 dias SOMENTE e pagando a pensao todo dia 05.
    Hoje estou complanoa de me mudar para vila velha no espirito santo (hoje moro no rio de janeiro).
    Minhas duvidas sao: A guarde dele eh minha ?! Ele pode impedir minha ida ?! (eu ja o informei e ele ja disse q nao aceita q eu o leve) Posso perder a guarda dele pro pai ?! Como devo proceder ?!
    PS: Estou disposta a vicitar a visitacao entre os dois.. Minha intencao de me mudar sao melhores condicoes de vida pra mim e pra ele. Mais facilidade de emprego, moradia melhor e num custo mais execivel. Enfim, qualidade de vida pra nos.

    J Flávio Moraes Aracele Moraes

    J Flávio Moraes Aracele Moraes Terça, 26 de maio de 2015, 21h08min

    Tenho uma enteada de 14 anos e ela não tem pai em seu registro e agora ela que ir mora em São Paulo com a irma de sua mãe e nos moramos em Maceió que que tipo de documento minha esposa deve fazer para a minha cunhada pode viaja com a menina e podeatriculala na escola etc

    R

    Rafael F Solano Terça, 26 de maio de 2015, 23h27min

    Viajar é o de menos, a questão é quem será o responsavel legal pela menina até que ela complete 18 anos.

    Sua esposa deve transferir a guarda judicial para a tia da menina.

    Melissa Ricardo

    Melissa Ricardo Quarta, 24 de junho de 2015, 16h19min

    Olá, eu tenho um filho de 8 anos, e sou casada e tenho um bebê, de 9 meses, O pai do meu filho de 8 anos, mora em São Paulo e eu em Santa Catarina, já entrei com processo e já peguei a guarda, e o valor de 25% de valor da pensão, porém o pai dele agora quer que eu pague as viagens do meu filho pra São Paulo julgando que sou obrigado devido ele já pagar pensão, então eu é que tenho de comprar as passagens pra ele ir ver o pai. Eu gostaria de saber se sou obrigada a retirar da pensão dele o valor para comprar as passagens?

    N

    nubia Quarta, 15 de julho de 2015, 21h24min

    olá, boa noite! estou divorciada há dois meses e fiquei com a guarda dos meus filhos,estou pretendendo ir embora do Brasil futuramente,e gostaria de saber se preciso de autorização do pai dos meus filhos. aguardo resposta, obg.

    Camilla Araújo

    Camilla Araújo Quinta, 30 de julho de 2015, 10h12min

    eu mim separei tenho um filho de 2 anos o pai dele nao deixou eu leva comigo e ele levou o menino embora com ele sem mi dar nem huma noticia onde eu vou atras de resolver isso e o que faço

    G

    Gabrielle Segunda, 03 de agosto de 2015, 0h54min

    Olá boa noite,espero que alguém possa me ajudar!! A ex do meu marido quer mudar de estado e levar o filho de 4 anos dificultando a relaçao dos dois pois ele não tem condiçoes de ficar viajando sempre. A criança vive com a gente e todas as despesas sao pagas por nos,a criança estuda e faz outras atividades extras e esta totalmente familiarizada com o ambiente em que vive,por outro lado quando esta com a genitora volta com a cabecinha totalmente modificada,na maioria das vezes magro e doente! A genitora nao trabalha,nao tem residencia fixa,se nega a falar o endereço atual e ainda possui um rekacionamento com um rapaz que pelo pouco que conhecemos nao conseguimos confiar e o medo de que algo aconteça!

    A

    anônimo Terça, 25 de agosto de 2015, 8h46min

    Quanto tempo demora para o juiz autorizar a mudança de estado? Quanto tempo leva esse processo?

    R

    Rafael F Solano Terça, 25 de agosto de 2015, 11h24min

    Isso depende do movimento do forum onde tem de entrar com o pedido.

    A

    anônimo Domingo, 30 de agosto de 2015, 9h47min

    O adv entrou com a peticao há uns 15 dias, meu ex marido mora no exterior e passa uma semana por mê aqui. Ele continua com rresidência. Temos guarda compartilhada e desde fevereiro ele foi a trabalho para lá. Porém eu me casei em maio e meu esposo é do rio de janeiro e queremos ir para llápela ooportunidade de trabalho para ambos. Meu ex marido n autorizou e eentão estou pedindo ao juiz. Atéagora n tive resposta. Aqui eé em salvador.

    R

    Rafael F Solano Domingo, 30 de agosto de 2015, 21h03min

    Anônima, considero dificil vc conseguir autorização se ao menos 1 vez ao mês o pai passa com os filhos, o que vai pesar não é se o pai vive viajando (quantos filhos de caminhoneiros tem no Brasil??? Acaso eles não tem pai por isso?). O que vai contar é a qualidade da relação deles.

    A

    anônimo Segunda, 31 de agosto de 2015, 10h14min

    Obrigada Rafael Solano, gostei muito deste site. Estou realmente sem saber o que fazer, pois meu esposo não pode morar aqui em Salvador por conta do trabalho dele. Não sei o que será desta decisão do juiz.

    E

    ednilson Quinta, 03 de setembro de 2015, 9h14min

    tenho um filho de um ano e seis mêses,só muito apegado a ele,só muito apegado a ele,a mãe dele tá querendo ir embora com ele para são paulo-SP,Obs. eu moro na paraiba,não tenho condições de ir até são paulo pois eu vivo só de um salario minimo,tô sem noção du que fazer,queria que vocês mim desse uma luz du que ser feito para o meu filho não sair de perto de mim?

    A

    anônimo Sexta, 11 de setembro de 2015, 14h30min

    Alguem aqui conseguiu a autorização?

    R

    Rafael F Solano Sexta, 11 de setembro de 2015, 15h50min

    Anônimo, o pai de seu filho teria de mudar a vida dele para ir morar onde seu marido vai morar. Não tem lógica. O domicilio do pai e do filho é o mesmo, por isso acho muito dificil vc conseguir autorização.

    Ednilson, ingresse imediatamente com pedido de guarda provisória e denuncie a intenção da genitora de levar a criança para longe, praticando assim alienação parental.

    F

    Flávio Caffer Sábado, 26 de dezembro de 2015, 20h16min

    estou com um caso semelhante acontecendo comigo, moro em goiania e acabei de me separar, agora a ex quer ir embora com minha filhinha de 1 ano e meio pro Para, como posso impedir isso se ainda nao falamos sobre guarda, pois sempre fui a favor q mae fique com os filhos, somente nao quero ficar longe da minha filhotinha, nao sou egoista, somente amo demais meu bebe

    D

    Desconhecido Sexta, 18 de março de 2016, 13h36min

    Boa tarde, preciso de orientação agradeço desde já. Sou casada tenho um filho de 1 ano, estou querendo me separar e morar em outro estado pois onde moro atualmente não tenho familiares e meu marido não me dá um centavo pra nada desde que fiquei grávida e mesmo estando no direito de esposa de pedir que ele me ajude nas minha necessidade não peço pq ele está vendo minha situação e não se emporta assim como ele mesmo diz.Ele não tem dispeza nenhuma comigo,não paga aluguel.Eu não tenho condição de viver num lugar onde eu nao tenho niguem por mim.A questão é posso me mudar de estado? Eu preciso da autorização do Juiz ou do pai? Como ocorre esse processo?
    Grata!

    G

    Gabrielle Quinta, 05 de maio de 2016, 0h13min

    Ola, eu tenho uma filha de um ano, atualmente estou em brasilia, sou de curitiba, conheci meu ex em curitiba e vim pra brasilia pra morar com ele, dois anos se passou tivemos uma filha, mais nos separamos e desde entao estou na casa da minha ex sogra a 4 meses pq eu nao tenho nenhum familiar e nem amigos aqui, e estou aqui por que ele nao deixa eu ir embora com minha filha, ele nao ajuda ela em nada vem ver ela as vezes, ele disse q sem a autorizaçao dele eu nao posso ir embora com ela... me ajudem pois eu nao sei se é realmente verdade isso, nao entendo de lei, e quem sempre criou ela fui eu, ate quando eu estava com o pai dela ele nunca fez nenhum esforço pra ajudar na criaçao e tudo mais, e se eu deixasse minha filha aqui, quem iria cuidar era a mae dele, pois ele nao tem um pingo de responsabilidade de criar ela, nunca deu nem um banho na menina. To vivendo o verdadeiro inferno, pois toda vez q eu toco nesse assunto com ele, ele ameaça, diz q se eu fizer isso eu vou pagar com a lei, e eu nao quero me separar da minha filha, e tbm nao quero distanciar ela com ele, pois afinal ele é o pai dela, nao quero q ela deixa de ver ele, mais so quero voltar pra minha cidade, pois nao estou mais com ele, e ele ja esta com outra companheira e nao me deixa em paz. Oq eu faço?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 05 de maio de 2016, 22h19min

    Gabrielle, vc é livre para ir e vir, vc tem o direito de ir viver perto de seu pai e de sua mãe. Mas os direitos desta pessoa que não pediu pra nascer vem antes dos seus direitos, ela tem mais que vc o direito de ficar com o pai dela, e se possivel tmb com a mãe se esta desistir de ir embora.

    Enfim, a criança só muda-se de cidade/estado se o pai autorizar ou o juiz

    Carla Barros

    Carla Barros Segunda, 09 de maio de 2016, 14h16min

    Olá Boa Tarde
    Meu irmão possui guarda compartilhada dos seus dois filhos na idade de 4 e 10, essa semana a mãe dos meninos o ameaçou dizendo que iria se mudar pra uma cidade com os filhos, ele ver os meninos de 15 em 15 dias. ela tem esse poder sem que ele não queira?