Olá! Estou ha 3 anos em uma união estável. Meu companheiro tem um filho do primeiro casamento. Estamos com planos de construir uma casa juntos. O terreno é de herança minha, mas o dinheiro para a construção, de ambos. Gostaria de saber, se caso meu companheiro falecer, quais serão os meus direitos e os de meu enteado, sendo que não tenho filhos.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quarta, 26 de agosto de 2015, 15h16min

    Qualquer dos beneficiados podem cuidar do espolio do falecido, contudo, se a então companheira/esposa for a meeira nestes bens nada mais natural que ela cuide do que tmb é dela. Valores como aluguel e etc que resultem dos bens terão de ser divididas entre os herdeiros e meeiro, cada um assumindo e recebendo conforme a proporção do direito que o assiste, claro.

    D

    Danielly Quinta, 31 de dezembro de 2015, 1h19min

    Meu caso é semelhante ao da Ana Paula.
    Moro junto e tenho dois filhos com um homem, entretanto ele é divorciado e tem 4 filhos apenas dele.
    Tenho meus bens e ele os dele. Gostaria que resguardar os meus bens apenas aos meus filhos, o que devo fazer?
    Essa solução que deram para Ana Paula de casar-se no civil com separação total de bens com o pacto pré nupcial daria certo? Mesmo a gente já morando junto a 8 anos e mantendo relacionamento a 25 anos (que é a idade da nossa filha mais velha).
    Aguardo resposta.
    Agradeço desde já!

    H

    Hellen Quarta, 13 de janeiro de 2016, 9h42min

    A minha casou com meu pai no regime comunhão total de bens.Eles tiveram 3 filho,construíram uma casa e compraram alguns terrenos.
    A minha mãe faleceu,e o meu pai(viúvo)casou com outra mulher(regime parcial de bens)Ele vendeu a casa que construiu com a minha mãe e construi outra casa para morar com a outra mulher.meu pai faleceu.deixou 4 filhos (3 do casamento com a minha mãe e 1 do casamento com a outra mulher).como fica a divisão dos bens?

    R

    Rafael F Solano Quarta, 13 de janeiro de 2016, 15h06min

    Fizeram o inventário de sua mãe? Metade de tudo era dela. Entendo que para seu pai vender algum dos bens ele deve ter aberto o inventário.