Ola boa tarde Gostaria de saber se tem jeito de trocar o nome do meu filho ele completa um ano em setembro e esta todo errado....o nome dele e Gusttavo Doretto Barbosa ninguém escreve o nome dele correto sempre escrevem com um T so e outra coisa Barbosa é o meu sobrenome e ficou por ultimo como eu pretendo ter mais filhos tenho muito medo que eles fiquem com nome diferente....e outra coisa quando o pai foi registrar ele eu não estava presente ele foi sozinho e nem sou casada com ele

Respostas

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 10 de outubro de 2013, 10h40min

    BARBARA

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL será possível substituir o local do H do prenome HÁGATA para que passe a constar ÁGATA OU ÁGATHA.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    M

    Matteus Segunda, 03 de março de 2014, 17h21min

    Olá,
    Meu sobre-nome e o sobre-nome da minha mãe foram registrados errados na minha certidão.
    Com isso ambos ficamos registrados na mesma como: "Oliveira" ao invés de: "de Oliveira".

    O grande problema é que em toda família inclusive com minha irmã o sobrenome é: "de Oliveira".

    Gostaria de saber se eu consigo fazer essa correção. Eu tenho 18 anos agora, e só descobri isso tem 2 anos.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 03 de março de 2014, 18h00min

    MATTEUS

    Tanto você como sua mãe podem corrigir o sobrenome para incluir a partícula de conjunção DE através de uma única AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. Corrigir diretamente no cartório não é possível.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    C

    Cris Meira Segunda, 03 de março de 2014, 20h17min

    Posso fazer a inclusão do meu sobrenome no nome de minha filha? Quando registrei ela em 2001, só coloquei o sobrenome do pai e hoje a falta do meu sobrenome no nome dela faz falta. É possivel? Obrigada

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 03 de março de 2014, 20h25min

    CRIS

    Sim esta é mais simples de todas as retificações de nome. Mas deve ser feita em juízo, por advogado e ambos os pais devem concordar (ou ambos assinam procuração para o advogado ou um assina a procuração e o outro escreve termo de concordância com firma reconhecida).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    C

    Cris Meira Segunda, 03 de março de 2014, 20h45min

    Agradeço a prontidão em responder. Sucesso...

    P

    Pollyanna Cunha Sexta, 27 de junho de 2014, 7h06min

    Bom dia, Dr. Herbert

    Tenho uma filha de dois meses e o nome dela foi registrado errado, sendo acrescentado o "da". No registro está Rebeca Albergaria da Cunha Rezende e o correto é Rebeca Albergaria Cunha Rezende. Movendo uma ação conseguirei realizar esta alteração?

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 27 de junho de 2014, 7h13min

    POLLYANNA

    Sim, pela via judicial será possível excluir a partícula de ligação "DA" do sobrenome dela. Sendo menor tanto o pai quanto a mãe devem consentir expressamente esta alteração para que o advogado entre com o processo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    P

    Pollyanna Cunha Sexta, 27 de junho de 2014, 12h47min

    Muito obrigada pelo esclarecimentos.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 09 de agosto de 2014, 19h30min

    POLLYANNA

    De nada. Sempre as ordens.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    L

    Leonardo Terça, 21 de outubro de 2014, 21h12min

    Olá! O sobrenome de minha avó era Amin. Meu pai foi registrado como Amim, consequentemente eu e meus irmãos também. Gostaria de saber o que devemos fazer para corrigir isso e manter o nome certo da família.

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 22 de outubro de 2014, 4h39min

    LEONARDO

    Será possível fazer a transliteração da grafia do sobrenome do ascendente através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado no fórum da cidade onde você reside.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Caio Viana

    Caio Viana Segunda, 15 de dezembro de 2014, 0h56min

    Olá! o nome da minha irmã está registrado Luzia, e foi erro de digitação deveria ser Luiza. Movendo uma ação ela conseguiria realizar esta alteração?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 15 de dezembro de 2014, 6h18min

    CAIO

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível tentar alterar o prenome LUZIA por LUIZA.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    P

    Pinto Sexta, 20 de fevereiro de 2015, 8h41min

    Olá, bom dia

    Eu percebi que na certidão de nascimento da minha filha foi escrito errado o nome da mãe dela que veio sem o acento no Bárbara , gostaria de saber como faço para corrigir ?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 20 de fevereiro de 2015, 8h48min

    PINTO

    Peça uma 2a. via dela. Se vier sem o acento ingresse com ação de retificação de registro civil.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    P

    Pinto Sexta, 20 de fevereiro de 2015, 9h07min

    Muito obrigado , apenas mais uma dúvida . Até o nome for corrigido na certidão de nascimento , pode haver complicações como no plano de saúde ou algo do tipo ?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 20 de fevereiro de 2015, 9h33min

    Não havera problema.

    Anaalves Diamantino

    Anaalves Diamantino Sexta, 24 de abril de 2015, 19h09min

    eu tenho meu certidao de nascimento correto nas fiz uma indetidade e eraro ao digitar a ultima letra do meu nome trocarao a letra a pelo o por esse notivo eu casei e divorciei o cartorio nao fez comunicado com o cartorio de nacimento eu tenho 4 filhos 3 esta com nome errado meu porem eu to com o certidao de averbaçao e um certidao de nacimento quando eu fiz a indentidade eu tinha 16 anos nao persebi o erro nas estou com cpef serto aa carteira de trabalho errada eu quero saber se tenho algum direito pelo que to passando foi quem fez a indentidade e o cartorio que errou

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 24 de abril de 2015, 20h13min

    ANA

    A primeira providencia é corrigir o registro que está errado (registro de casamento). A partir dele, você corrige todos seus documentos pessoais e de seus filhos. E para corrigir seu registro de casamento será necessário ingressar com AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com